terça-feira, 1 de outubro de 2013

Itinga do Maranhão terá Hospital Municipal

Muitas ações para o setor de saúde do município nos próximos meses.

clip_image002

Planta do Hospital Municipal de Itinga do Maranhão

Após muita luta e reivindicações junto às esferas governamentais, a prefeita Vete Botelho consegue junto a Fundação Vale do Rio Doce a viabilização dos recursos necessários para a construção do Hospital Municipal de Itinga do Maranhão. A entidade doará ao município uma verba no valor de R$ 2.184.000,00 (dois milhões, cento e oitenta e quatro mil reais), que será destinada à construção de um Hospital Municipal.

O tão sonhado projeto, idealizado ainda no início da sua primeira administração, esteve próximo de sua realização ao ter os recursos disponibilizados ainda pelo governador Jackson Lago, antes de ser deposto do cargo. Recursos esses, que com a queda do governo, por determinação judicial tiveram que ser estornados aos cofres do estado.

A partir daí começou a nova luta da prefeita junto às esferas governamentais estaduais e federais para conseguir o tão sonhado e necessário Hospital Municipal de Itinga do Maranhão, projeto que só agora sairá do papel, após o convênio firmado com a Vale, através do COMEFC – Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás, movimento encabeçado pelos prefeitos dos 23 municípios que estão sob a influência do ferrovia.

O Consórcio (COMEFC), que tem o apoio dos 23 prefeitos dos municípios sob a influência da ferrovia, tem como presidente a prefeita Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), que conta com três fortes aliadas, as prefeitas Vete Botelho (Itinga do Maranhão), Karla Batista (Vila Nova dos Martírios) e Lidiane Rocha (Bom Jardim), que juntas têm lutado bravamente para que a Vale reconheça o impacto socioeconômico que vai gerar em seus respectivos municípios e retribua o que é de direito às suas comunidades, baseadas no tripé: saúde, educação e geração de renda.

De acordo com a prefeita Vete Botelho, uma das maiores carências de Itinga hoje é no setor de saúde, por isso ela optou pela construção do Hospital Municipal. Portanto, 100% dos recursos destinados pela Fundação Vale do Rio Doce serão revertidos para esse fim e a comunidade de Itinga terá finalmente o tão sonhado e necessário Hospital Municipal, construído dentro de todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e equipado com tecnologia de ponta.

A prefeita Vete está muito feliz com mais uma realização e o povo de Itinga de parabéns com essa grande conquista para o setor de saúde.

Novas conquistas para a saúde

Mais as conquistas para o setor de saúde do município não param por aí. A prefeita Vete deverá entregar brevemente uma Unidade de Saúde com anexo de uma Academia de Saúde para o bairro Célio Brás, obra já concluída faltando apenas os equipamentos e acaba de assinar convênio junto ao Ministério da Saúde para a reforma e ampliação do Centro de Saúde I (Sesp) e CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, bem como recursos destinados à construção de cinco Unidades de Saúde, uma na Vila Pimentel II e quatro para a zona rural. Os assentamentos beneficiados serão Vavalândia, Ipanema, Santa Izabel e Bandeirantes.

Nos próximos dias deverá ser inaugurado mais uma Unidade de Saúde no Célio Brás com anexo de uma Academia de Saúde, obras em fase de conclusão.

Nenhum comentário: