quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Realizado com sucesso em Açailândia o 1º Congresso Municipal de Educadores.

CONGRESSO 02

Açailândia - Com o tema “Educadores que Transformam”, aconteceu nos dias 14 e 15, o 1º Congresso Municipal de Educadores no Município de Açailândia. O evento foi uma realização da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e reuniu 1.300 trezentos professores da rede pública de ensino.

A abertura contou com a presença de várias autoridades locais, os vereadores Bento camarão, professor Pedro, Sarney Moreira e a presidente da câmara Lenilda Costa.

A prefeita Gleide Santos abriu oficialmente o congresso, e em seu discurso reafirmou o compromisso de trabalhar muito para melhorar a educação do município - agradeceu a sua equipe pelo o empenho e pediu para aos professores que se apropriassem das informações dos palestrantes e socializassem no dia-a-dia do ambiente escolar.

A palestra de abertura foi sobre “Gestão educacional: o que revela o espaço escolar”? Ministrada pela a professora Thaís Guterres da Editora Moderna. A segunda palestrante foi nada menos que Sandra Bozza, uma das mais respeitadas escritora do país. Ela falou por mais de duas horas e meia com maestria sobre o tema “A importância da leitura e da escrita na apropriação de novos conhecimentos, no trabalho com projetos e formação dos professores. O que é possível fazer”?

CONGRESSO - SADRA BOZZA 1

Sandra Bozza foi aplaudida em vários momentos, pela forma clara de passar o conhecimento. No término todos queriam fazer uma foto ao seu lado e parabenizá-la pela palestra. A escritora agradeceu pela receptividade, e disse ter gostado muito da forma como a educação está sendo construída pela atual gestão municipal.

No segundo dia do congresso foram duas palestras: pela manhã com o educador de reconhecimento internacional, o mineiro Alexandre Gobbo, que discorreu sobre o “Conflito de Gerações”, “Usando seus Talentos pessoais para Falar às Novas Gerações”, e “Talentos pessoais”, “Transformando aulas em Momentos inesquecíveis”. Gobbo deu um “show” de conhecimento - ele envolveu a plateia de forma impressionante - atencioso, muitos se emocionaram durante a sua fala. Alexandre Gobbo foi aplaudido de pé, em um sinal de que realmente valeu a pena ouvi-lo e se faz necessário refletir sobre a forma de ensinar a nova geração.

No período da tarde, a palestrante foi Lina da Silva Santos, professora na Universidade Federal do Maranhão. Ela falou também com muita competência sobre o tema: “O uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação”.

Os participantes elogiaram a iniciativa da prefeita Gleide Santos em trazer para Açailândia um evento deste porte para os educadores do município. “Saímos daqui renovados e conscientes de que precisamos rever nossa prática como educadores e oferecer o que temos de melhor para os nossos alunos”, afirmou emocionada a professora Francisca Hélia Diniz.

A comissão organizadora já pensa no próximo congresso ano que vêm. “Foram superadas todas as expectativas. Estou muito feliz, e me dou por satisfeita pela a realização e o sucesso deste primeiro congresso. Tenho convicção de que estamos no caminho certo na busca de melhorias para a educação do nosso município”, conclui a secretária de educação, professora Ivanete Carvalho.

E para encerrar com “chave de ouro” a programação alusiva aos educadores, a prefeitura de Açailandia realizou um baile para os professores. O show foi comandado pela banda “Máquina do Tempo”. Mais de duas mil pessoas lotaram o clube da Maçonaria Heitor Correa de Melo e se divertiram a valer.

Nenhum comentário: