segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vete lidera maior comitiva no 24ª COMEFC em Bom Jesus das Selvas

DSC06144

Itinga do Maranhão - O Consórcio doa Municípios da estrada de Ferro Carajás (COMEFC), um dos maiores movimentos municipalistas já realizados no Sul do Maranhão, encerrou sua primeira rodada de debates com 24ª Audiência Pública realizada no último dia 05 em Bom Jesus das Selvas. Recentemente Itinga sediou a 19ª Audiência Pública do COMEFC, que reuniu também centenas de pessoas da comunidade interessadas em conhecer a luta do Consórcio em prol das comunidades residentes nos municípios sob a influência da Ferrovia Carajás.

O Consórcio foi criado há pouco tempo, é presidido pela prefeita Cristiane Damião, de Bom Jesus das Selvas e recebeu adesão de quase todos os prefeitos dos municípios na área de influência da ferrovia, tendo à frente do movimento as prefeitas Cristiane Damião, Vete Botelho, Karla Batista e Lidiane Rocha, que abraçaram a causa e mobilizaram pessoas com a realização das Audiências Públicas, dando corpo ao movimento que se tornou conhecido a nível internacional.

Graças a bravura e luta dessas mulheres, a multinacional Vale S.A., maior mineradora do mundo, passou a reconhecer a degradação e o impacto ambiental causado aos municípios maranhenses onde ela tem a maior parte dos seus serviços e começa a distribuir recursos para minorar a desvasta causada às comunidades sob a influência da ferrovia.

O COMEFC conseguiu mobilizar milhares de pessoas em prol da mesma causa e forçadamente os poderosos da Vale tiveram que se curvar aos gritos das comunidades atingidas. Como primeira conquista do Consórcio a mineradora acaba de liberar 85 milhões de reais para a Fundação Vale do Rio Doce, recurso que será rateado entre os municípios sob a influência do Corredor Carajás e empregado pelos respectivos municípios nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, conforme a priorização de cada comunidade.

Para Itinga tocou um montante de 2.184.000,00 (dois milhões, cento e oitenta e quatro mil reais), recurso priorizado pela prefeita Vete para a construção do Hospital Municipal, benefício de maior anseio da comunidade itinguense.

Vale ressaltar, que prefeita vete foi uma das primeiras a levantar a bandeira de defesa do seu povo com relação a degradação e impacto ambiental causados pela Vale, quando ainda no início da sua primeira gestão em 2009, ao saber que Itinga sofreria a influência da ferrovia, começou a lutar pela inclusão do seu município no Corredor Carajás, conquista alcançada em abril de 2011, quando a Vale reconheceu essa condição e assinou o compromisso. A criação do Consórcio no início desse ano veio a solidificar uma idéia há muito sonhada pelas comunidades e só agora abraçada pelos novos gestores.

Nenhum comentário: