quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Câmara de Açailândia faz balanço positivo do Ano Legislativo 2013

prontafotooficial

Açailândia - A gestão pública possui uma peculiaridade inerente à população, vista principalmente nos pequenos municípios brasileiros – “Quando mais eficiente e eficaz, mais cresce a demanda” – É o que vem acontecendo com a atual legislatura da câmara municipal de Açailândia, sem sombras de dúvidas, a composição mais atuante dos últimos anos.

A procura da população é constante na busca de soluções para os problemas do município e como a maioria delas são prontamente solucionadas, torna-se crescente a demanda – reuniões com sindicatos, associações, lideranças sociais e comunitárias, promotorias, iniciativa privada, religiosos e a sociedade civil organizada, acontecem praticamente todos os dias.

O ano de 2013 da câmara de Açailândia ficou também marcado pela realização de inúmeras audiências públicas, onde foram discutidos diversos assuntos inerentes à melhoria da qualidade de vida da população. Temas como drogas, acessibilidade, horário de funcionamento de bares e shows, transporte público, instalação de um aeroporto no município, o reassentamento da população de Pequiá de Baixo e o tempo de filas de bancos, foram a tônica desse primeiro ano legislativo da atual legislatura 2013/2016.

Neste primeiro ano legislativo foram apresentadas para discussão em plenária, 392 proposições, entre requerimentos e indicações. Foram aprovados ainda 26 Projetos de Leis de grande relevância para a sociedade, dentre eles o chamado tripé de funcionamento da máquina administrativa: A LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2014; além da Lei Orçamentária propriamente dita que projeta o município para o ano vindouro que vai garantir investimentos importantes nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento urbano, e, finalmente, o PPA – Plano Plurianual que estabelece as diretrizes gerais e os programas prioritários para a administração pública municipal, com seus respectivos objetivos, indicadores de metas e custos, com abrangência sobre despesas de capital, assim como as atividades de duração continuada.

“Foi um ano de muitas dificuldades, mas também de muitas conquistas; e o sentimento dessa câmara composta por estes 17 vereadores é do dever cumprido, mas que, essa é apenas a primeira etapa de uma jornada de 04 anos e precisamos ter a certeza que jamais vai faltar energia para os desafios dos próximos anos”, declarou a presidente Lenilda Costa (PMN).

A câmara de Açailândia pela primeira vez na história política do município é comandada por uma mulher, a presidente Lenilda Costa. Com muito zelo e traquejo político conquistado ao longo do tempo em que sempre acompanhou o esposo Irmão Carlos (ex-presidente de câmara e ex-deputado), Lenilda vem conduzindo com maestria a chamada “Casa de Leis” do município.

Nenhum comentário: