sexta-feira, 31 de maio de 2013

Consórcio defende compensação da Vale para municípios

COMEFC

As compensações que deverão ser feitas pela mineradora Vale aos 23 municípios cortados pela ferrovia Carajás, por onde a Mineradora escoa seu minério, foi o tema debatido nessa terça-feira (28) no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. A audiência reuniu deputados, prefeitos dos 23 municípios que formam o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás – Comefc, moradores de áreas das ferrovias e representantes da sociedade civil organizada.


A prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião (PTdoB), presidente da Comefc, destacou a luta do Consórcio e convocou todos os políticos do Maranhão a abraçar essa causa contra a Mineradora Vale.


“O consórcio vai lutar para que a Vale cumpra a lei, que prefeitos tentaram individualmente e não conseguiram. Nesse momento nós lançamos o Comefc, que reúne 23 municípios, onde vamos tratar de forma coletiva com a Vale para que ela pague o que é devido aos municípios. Além da Vale ter que pagar a parte econômica, social e ambiental, também deve a responsabilidade e o compromisso com toda a devastação que ela vem causando todos esses anos no estado do Maranhão”, salientou Damião.


A presidente falou sobre as metas o Comefc para curto e médio prazo. A curto prazo, a Vale tem que, imediatamente, fazer com que o fundo de privatização seja fornecido aos municípios com maior urgência. Essa promessa já tem 17 anos e até hoje os municípios não têm acesso. A outra meta é que ela cumpra com a lei de compensação ambiental. A médio prazo, fazer com que a Vale cumpra com o fundo de participação dos municípios para melhorar o IDH, promessa antiga, mas nunca atendida.


A prefeita de Bom Jesus das Selvas também destacou a importância do apoio da Assembleia Legislativa nessa causa. Segundo ela, a participação dos deputados mostra quem realmente está do lado do povo do Maranhão nesse momento. “Quero frisar a importância do apoio de todos, não só dos deputados desta casa e dos 23 prefeitos que formam esse consórcio, mas de todos os políticos do Maranhão que foram votados pelo povo desse Estado. E se a Vale tem causado toda essa devastação, os políticos devem ser os primeiros a levantar essa bandeira.


O presidente da Comissão de assuntos econômicos da casa, deputado Birá do Pindaré (PT), defendeu que as compensações devem ser direcionadas para um fundo específico, onde deverão ser aplicados, principalmente, nas áreas da saúde e educação.


O deputado disse ainda que a comissão de Assuntos Econômicos da Casa irá participar ativamente dessa causa com o objetivo de garantir que a Vale cumpra com seus compromissos nesses municípios.


Com breves pronunciamentos, os deputados presentes elogiaram a iniciativa de organizar um Consórcio com esse objetivo e se colocaram a disposição do Consórcio na causa a favor dos 23 municípios.

O primeiro grande administrador do mundo

É curioso como nenhum livro de Administração, nenhum livro de história da Administração, menciona esse homem. Você precisa conhecê-lo

Hemiunu é identificado como o homem responsável pela construção da Grande Pirâmide. Ele também era "real selo portador", "Chefe do Exército" e "Expedições Guide"

Quem foi o primeiro grande administrador do mundo? É curioso como nenhum livro de Administração, nenhum livro de história da Administração menciona esse homem. Foi alguém que administrou 20 mil funcionários há 4.600 anos, deixou um produto que dura até hoje, criou o primeiro sistema just in time e a primeira cadeia de logística em grande escala.

E para durar 4.600 anos, sem dúvida, foi o primeiro a adotar o padrão de qualidade total. Empresas com mais de 20 mil trabalhadores só iriam reaparecer 4.550 anos depois. E vale salientar que não eram escravos, mas sim trabalhadores pagos, que precisavam ser motivados e não chicoteados.

Estou me referindo a Hemiunu, o administrador da maior obra do planeta por muitos séculos: a Pirâmide de Giza, no Egito. A proporção é o seguinte, para construir o monumento em 20 anos seria necessário colocar um bloco de cinco toneladas em seu devido lugar a cada dois minutos. Compare isso com a lentidão do PAC.

Infelizmente muitos livros o consideram apenas o primeiro arquiteto do mundo. Mas, honestamente, desenhar oito linhas iguais à pirâmide não requer muitos conhecimentos de Arquitetura. Os engenheiros também o consideram o primeiro engenheiro civil e, nesse caso, é mais difícil de refutar de fato. Havia muitos cálculos a serem feitos e estresses a serem superados. Mas, ainda sim, colocar essencialmente uma pedra em cima de outra, não requer tantos conhecimentos de engenharia civil assim. Criar a ponte Pênsil, de San Francisco, ou a torre Eiffel, esses sim requerem cálculos estruturais complexos.

A verdade é que a Pirâmide de Giza foi construída graças às técnicas de Administração que Hemiunu inventou. Ele desenvolveu o planejamento da produção, controle de qualidade, coordenação de alimentação e alojamentos dos trabalhadores, hierarquia, ordens de produção em tempo real e contabilidade de estoques. Ou seja, as inovações em Administração são muito maiores do que as de Engenharia Civil e a Arquitetura.

Tanto é que engenheiros civis sequer estudam pirâmides hoje. Portanto, sem querer negar os dotes de arquitetos e engenheiros, gostaria de propor a tese que Hemiunu foi, sem dúvida, o primeiro grande administrador da história, cuja obra pode ser contemplada nos dias atuais.

Era exatamente esse o propósito da pirâmide: durar ao longo do tempo, como vem durando até hoje. Acho que nós administradores temos uma dívida com Hemiunu, por termos o esquecido por 4.000 anos. Dívida que da minha parte está paga. Visitem-me de tempos em tempos no blog.kanitz.com.br/ para matar as saudades.

Abraços!

Implantação dos Portais da Transparência é debatida em oficina

Com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Região Tocantina, foi realizada nesta terça-feira, 28, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Imperatriz, a oficina "Implantando os portais da transparência como ferramenta de democratização das administrações públicas municipais". O objetivo é garantir o acesso, sem restrições, às informações relacionadas às gestões no âmbito dos municípios. Imperatriz 03

"Precisamos ampliar a transparência. Permitir o acesso aos gastos públicos é um direito da sociedade", avaliou o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, que representou a procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha no evento.

Para o corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, o portal da transparência é um aliado estratégico do cidadão. "Assim, o controle social torna-se mais efetivo. Estimular a adoção desses canais de comunicação é um passo importante".

Na avaliação do presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim, a oficina demonstra que o MP não é o órgão que faz apenas cobranças, mas também dialoga com os atores sociais. "O Ministério Público maranhense ganhou destaque na imprensa nacional como um dos mais transparentes do país, por atender, integralmente, todos os requisitos da Lei de Acesso à Informação".

Já o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, afirmou que o melhor caminho para o administrador público é tratar as informações com maior transparência possível. "Nesse sentido, entendo a atuação do Ministério Público como um órgão parceiro da população e do gestor".

O evento contou com representantes dos municípios de: Montes Altos, São Pedro dos Crentes, Imperatriz, São Pedro da Água Branca, Buritirana, Vila Nova dos Martírios, Açailândia, Itinga, Porto Franco, Lajeado Novo, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, Davinópolis, Amarante do Maranhão, Sítio Novo, Campestre, São João do Paraíso, Estreito e Cidelândia.

Imperatriz 02

PALESTRA
A titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Comarca de Imperatriz, Nahyma Ribeiro Abbas, apresentou a palestra "Princípio da publicidade, transparência e administração".

A promotora explicou que, pelo princípio da publicidade, todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo, salvo nos casos de matéria de segurança ou soberania nacional. Ela explicou, ainda, que sob o ponto de vista histórico, com a redemocratização e o advento da Constituição de 1988, houve o fortalecimento das instâncias de participação popular e das atuações sistemáticas e pontuais dos cidadãos e da imprensa no acompanhamento da coisa pública.

"A interação do poder público com a sociedade pode se tornar um grande aliado político, fortalecendo o governo e gerando maior confiança e popularidade no ambiente social", enfatizou aos gestores municipais presentes.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vereador Sarney Moreira é escolhido como Líder do Governo Gleide Santos na Câmara de Açailândia.

sarney moreira

Vereador Sarney Moreira líder do governo municipal na câmara de Açailândia.

Açailândia - A prefeita Gleide Santos indicou através do ofício 074/2013 encaminhado a presidente Lenilda Costa, nessa terça-feira (28), o vereador José Sarney Moreira (PRP) para exercer a função de líder de governo na Câmara Municipal de Açailândia. A indicação veio ao completar quase 05 meses da administração da nova prefeita de Açailândia e tem como objetivo dar sustentação às propostas da Prefeitura dentro do Legislativo, além de intermediar as relações entre os dois poderes.

A escolha do vereador Sarney Moreira para ser o líder do governo na Câmara Municipal é mais uma ação que os poderes Executivo e Legislativo de Açailândia realizam para consolidar uma caminhada positiva e democrática, em defesa dos interesses da população. A experiência no parlamento e a forma como o vereador se posicionou durante este período junto ao executivo municipal, pode ter sido o fator preponderante para conquistar a confiança da prefeita Gleide Santos, culminando com a sua escolha para líderar os assuntos do executivo municipal junto ao parlamento mirim.

“Recebi a indicação com naturalidade, pois tenho uma grande afinidade com o programa de governo da prefeita Gleide Santos, e sei que os dois poderes Legislativo e Executivo trabalhando de forma harmônica poderemos transformar a cidade de Açailândia em uma cidade muito melhor para criarmos nossos filhos”, disse o vereador Sarney Moreira.

Sarney Moreira foi eleito vereador em Açailândia pelo PRP, obtendo 1.024 votos.

Estatuto do Educador: Roseana autoriza assinatura de acordo com profesores

A governadora Roseana Sarney (PMDB) autorizou na tarde de ontem (28) a assinatura do acordo entre o Estado e os professores que confirma as conquistas das negociações entre o  Sinproesemma e o Governo durante a greve da categoria.

O acordo será assinado hoje (29) entre a direção do sindicato e o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim. A autorização da governadora era a condição para que os trabalhadores da educação estadual retornassem às escolas, encerrando uma greve pela aprovação do Estatuto do Educador e outros direitos, iniciada em 23 de abril deste ano, segundo informa o Sinproesemma em seu site.

Na segunda-feira da semana que vem, dia 3 de junho, o Governo do Estado fará a entrega do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, em solenidade simbólica pela manhã

Prefeitura de Açailândia realiza 5ª Conferência Municipal das Cidades

GEDC0195

Prefeita Gleide Santos abriu os trabalhos da Conferência realizada em Açailândia.

Açailândia - “Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”, foi realizada na última terça-feira, 28, no auditório da A Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, a 5ª Conferencia Municipal das Cidades no município de Açailândia, onde durante todo o dia foram discutidas as políticas de desenvolvimento urbano do município.

O evento foi promovido pela prefeitura de Açailândia através da secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, com apoio de secretários municipais, Câmara Municipal e do Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES).

A prefeita Gleide Santos (PMDB) abriu o encontro e ressaltou a importância da Conferência das Cidades, dizendo que é preciso que todos façam sua parte, tanto os movimentos sociais e populares, como as entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas, dentre outros.

O evento contou com um grande número de pessoas e teve como objetivo reunir diversos setores da sociedade para discutir assuntos voltados ao desenvolvimento do município, por meio de temas do cotidiano como, serviços públicos, controle social, habitação, saúde, turismo e infraestrutura urbana.

GEDC0200

Centenas de pessoas participaram da 5ª Conferência Municipal das Cidades, em Açailândia.

O encontro ainda contou com diversas atividades, como palestras, debates e a escolha dos delegados que representarão Açailândia na Conferência Estadual. Entre as autoridades estavam secretários do governo municipal, representantes do Poder Judiciário, representantes de entidades civis, imprensa e representantes do Poder Legislativo Municipal.

Para a Representante do Conselho Estadual das Cidades, Benedita Gonçalves, todas as sugestões discutidas na 5ª conferência realizada em Açailândia serão analisadas para serem apresentadas na Conferência Estadual que acontece em agosto deste ano na Capital Maranhense.

A prefeita Gleide Santos ressaltou que a população vem acompanhando ao longo do tempo um crescimento muito grande em nosso município, tanto físico, quanto demográfico e econômico, hoje, a cidade caminha pra ser destaque e um município de grande porte e é necessário que o poder público e a população acompanhe esses avanços.

“No mundo moderno em que vivemos o planejar é de suma importância; e as pessoas podem até não enxergar, mas é importantíssimo, sobretudo para o futuro da nossa cidade, para as novas gerações. Não adianta a gestora municipal fazer as coisas de qualquer maneira, sem um planejamento, porque isso acaba dando muito trabalho no futuro. É por isso que é muito importante a participação da nossa sociedade nessa conferência. É nela que vamos discutir o planejamento e encontrar as soluções de nossa cidade”, observou a gestora municipal Gleide Santos.

GEDC0203

Dr. Pedro Dantas da Rocha Neto Controlador Geral do Município e palestrante no evento.

No Período da manhã foi realizada uma palestra tendo como foco o plano diretor de infraestrutura e urbanismo, criado em 2006, falando sobre as soluções de se construir uma cidade para o futuro dando como exemplo os vários focos importantes como a mobilidade urbana, segurança, turismo e acessibilidade. Dr. Rocha Neto, Alertou todos os participantes para se envolverem nas pequenas transformações dentro do município e que comecem pelas mais fáceis como a calçadas de suas próprias casas, relatou o Controlador Geral do Município Dr. Rocha Neto, dando como exemplo a casa onde reside que foi alterada e quebrada toda a calçada que não estava em conformidade com o código de postura do município.

Após as explanações do Palestrante, membros de diversas áreas discutiram através de debates relativos aos eixos principais abordados na conferência: Reforma Urbana, Habitação, Políticas Urbanas, Saneamento, Acessibilidade, Transporte e Mobilidade. As proposições apresentadas pelos grupos serão encaminhadas aos delegados eleitos no evento que levarão à edição estadual do evento em agosto.

Para o Secretário Municipal de infraestrutura e urbanismo, Dr.Wagner Nascimento, a conferencia se transformou em um instrumento de debate popular e principalmente de participação da sociedade envolvida e preocupada com os rumos que a nossa cidade vai tomar para um futuro melhorado.

“Entendo que não há como desenvolver uma cidade sem o seu devido planejamento, sem a estruturação necessária e sem a participação popular. E essa conferência teve esse objetivo, de andar para frente e planejar o nosso crescimento. Não adianta a gente pensar no avançar de Açailândia de forma isolada, temos que pensar a habitação, o saneamento e a mobilidade urbana como se fosse uma política única. Não tenho a menor dúvida que nesta conferência damos um grande passo, até porque precisamos crescer de forma sustentável”, destacou Dr.Wagner Nascimento.

O Conselho das Cidades é um importante instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, em processo de construção. Ele é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da PNDU, bem como acompanhar a sua execução.

A Conferencia Estadual das Cidades será realizada em São Luís no período de 22 a 24 de agosto/2013.

A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, religião raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

Com informações do Blog Folha de Cuxá.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sem assinatura de acordo, greve dos professores é mantida no Maranhão

Assinatura estava marcada para a tarde de ontem (27), na Segep.
Alguns termos do documento não estariam finalizados.

Do G1 MA

A greve dos educadores da rede pública estadual de ensino no Maranhão deve continuar. Não foi assinado o acordo que contempla o resultado das negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e o governo do Estado, como estava previsto.

Ao todo, foram realizadas 19 assembleias regionais, sendo aprovada a suspensão do movimento em 15 delas e, a continuidade, em quatro regionais. O resultado demonstra que a maioria dos educadores aceita os termos negociados entre o sindicato e o governo do Estado com relação à proposta do novo estatuto.

A assinatura estava marcada para a tarde de ontem (27), na Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep). Segundo o sindicato, o acordo não foi assinado porque faltava finalizar alguns termos do documento. O secretário Fábio Gondim deu uma nova previsão de assinatura para hoje (28), mas não definiu a hora.
Embora a maioria das assembleias regionais de educadores tenha aprovado a suspensão da greve, enquanto não for assinado o acordo, a orientação da direção do Sinproesemma é de continuidade do movimento. Além da assinatura o acordo, o governo deve definir a data de envio da proposta do novo Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, assim como dos projetos de lei que garantem direitos aos funcionários de escolas.

Os professores entraram em greve no mês passado para reivindicar a aprovação do estatuto da categoria, que já foi o motivo de uma paralisação de mais de dois meses no ano passado. O movimento deste ano completou um mês na última quinta-feira (23).

Caixa pede desculpas por informar errado sobre Bolsa Família

bolsa-família

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, pediu desculpas nesta segunda-feira (27) pelas informações incorretas divulgadas pelo banco sobre a liberação antecipada dos recursos do programa Bolsa Família. No fim de semana retrasado, boatos sobre o fim do programa levaram milhares às agências em ao menos 12 estados do país.

Na segunda-feira (20) passada, o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano, informou em entrevista que a antecipação do pagamento só foi realizada no sábado (18), após a divulgação dos boatos, para preservar a integridade física dos beneficiários que fossem em busca do seu benefício.

Em nota divulgada neste sábado (25), porém, o banco voltou atrás e disse que os pagamentos foram liberados na sexta-feira (17), um dia antes do início dos boatos de que o programa seria suspenso.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, Jorge Hereda disse que a Caixa viveu uma situação de crise, o que motivou a divulgação das informações erradas.

“É sabido, tem se falado muito que a Caixa mentiu na hora na hora que ele [José Urbano, vice-presidente de Habitação da Caixa] foi fazer a entrevista. No momento em que estamos vivendo uma crise, o único pensamento que a Caixa tinha era esclarecer as pessoas. Tivemos uma informação equivocada com relação à data que se abriu o sistema e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa”, disse Hereda.

“Essa imprecisão só se justifica pelo momento que a gente estava vivendo, e eu peço desculpa a todos por essa manifestação da gente. Só quem viveu uma crise sabe é o que ter, naquele momento, todas as informações necessárias e ser preciso nas informações”, afirmou.

Jorge Hereda negou que a antecipação dos pagamentos tenha contribuído para a propagação dos boatos e disse que não houve “colapso” no sistema da Caixa. “Não existe a possibilidade de o sistema da Caixa ter provocado uma coisa desse tamanho”, disse.

O presidente explicou que houve antecipação dos saques fora da data prevista no calendário individual devido a alterações no Cadastro de Informações Sociais do governo, sistema pelo qual são pagos diversos benefícios sociais, entre eles o Bolsa Família.

Uma atualização do sistema feita entre março e abril deste ano, de acordo com Hereda, identificou 700 mil a 1 milhão de beneficiários portadores de mais de um Número de Identificação Social (NIS). Com a atualização, essas pessoas passaram a ter apenas o número mais antigo do NIS, o que poderia gerar confusão na hora do pagamento, segundo o presidente.

“Se esse cidadão que teve seu NIS alterado chegasse no dia do pagamento dele e não recebesse, ele não ia entender que ele estaria em outro dia. Para evitar que o cidadão chegasse à Caixa e ficasse sem essa informação, nós abrimos o pagamento”, justificou Hereda.

A decisão de liberar o pagamento a partir do início da manhã de sexta-feira (17) foi “operacional” e não passou pela diretoria do banco, segundo o presidente.

A antecipação, porém, não foi informada aos beneficiários e ficou restrita à área técnica da Caixa. O próprio vice-presidente de Habitação, quando prestou os esclarecimentos iniciais, não sabia que os saques estavam liberados desde sexta-feira.

“No meio da crise, essa informação circulou com imprecisão dentro da Caixa. Essa não é uma decisão que passa pela diretoria. É uma decisão específica de uma área da Caixa que paga o Bolsa Família há dez ano. Essa área não pede autorização da diretoria para fazer o seu trabalho”, disse Hereda.

À noite, o banco divulgou nota buscando esclarecer a mudança no cronograma normal de pagamentos. Leia a íntegra:

NOTA DA CAIXAHistoria-Caixa-Economica-Federal

A Caixa Econômica Federal afirma que não há qualquer relação entre a movimentação verificada a partir das 13 horas de sábado (18), em alguns estados (13 estados no total), e a flexibilização do saque do benefício do Bolsa Família fora da data prevista no calendário de pagamentos do Programa. Ao contrário, o fato de o calendário estar liberado evitou um problema maior caso as famílias não tivessem acesso ao seu benefício.

Diante dos acontecimentos do fim de semana, a preocupação do banco naquele momento era transmitir segurança e tranquilidade aos beneficiários de que os pagamentos estavam assegurados, além de evitar quaisquer outros fatos que provocassem o surgimento de novos tumultos, principalmente em razão das consequências danosas dos boatos. A partir de segunda-feira (20), o pagamento foi normalizado em todos os estados.

A CAIXA faz a gestão do programa Bolsa Família há dez anos. Em 2012, o banco realizou 156,1 milhões de pagamentos de benefícios do Programa, no valor de R$ 20,2 bilhões. No primeiro quadrimestre de 2013, foram pagos 52,2 milhões de benefícios, no valor de R$ 7,6 bilhões.

Em março deste ano, foi implantado o novo Cadastro de Informações Sociais, que conta com cerca de 200 milhões de número de inscrições, com o objetivo de aprimorar o sistema e controles.

Nesse processo, aproximadamente 700 mil beneficiários tiveram seu NIS (Número de Inscrição) unificado, fazendo com que aqueles que tivessem mais de um número de inscrição passassem a ter apenas um, valendo o NIS mais antigo.

Para garantir que esses beneficiários não estivessem impedidos de buscar os seus benefícios nas datas que usualmente tinham por referência, considerando o número que prevaleceu,  foram adotas medidas operacionais de atendimento e acompanhamento dos saques.

As medidas adotadas visaram  assegurar o pagamento aos beneficiários por meio dos cartões que já possuem, garantindo a facilidade do acesso do benefício às famílias.  O comportamento das famílias observado ao longo de dez anos de gestão do Programa é de busca do pagamento do benefício na data do calendário.

Assim, foi implementada a flexibilização, provisória e temporária, para o início do calendário da folha do mês de maio, tendo como determinante o comportamento histórico da procura pelo saque dos benefícios e, principalmente, a premissa de sempre e necessariamente assegurar o acesso ao Bolsa Família,  já que o Programa tem entre suas finalidades a transferência de renda para promoção do alívio imediato da pobreza.

Considerando que as condições de saque do programa são conhecidas pelos beneficiários, inclusive quanto à validade de 90 dias das parcelas mensais do Programa e que existe um comportamento habitual de procura mensal pelo benefício, no qual 20% a 30% das famílias não buscam o benefício na data prevista, não houve divulgação das medidas adotadas.

Tanto é assim, que não houve alteração da quantidade histórica de pagamento. Na sexta-feira (17), o volume de saques foi inclusive inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649 mil saques. Em abril de 2013, foram realizados 852 mil saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e também na manhã do sábado (18) em todos estados do país.

Somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques particularmente em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Os demais estados mantiveram a normalidade dos pagamentos.

Os dados reforçam que não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências e canais de atendimento da CAIXA.

Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos durante o fim de semana, independente da data prevista no calendário de pagamentos.

O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos.

Presidência da República recebe pedido formal de investigação de denúncias contra a Vale

Esquema de espionagem e infiltração em movimentos sociais foi denunciado há um mês, sem nenhuma ação do Estado.

LOGO DA VALE

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Rede Justiça nos Trilhos cobram investigação e resposta do governo brasileiro quanto as graves denúncias de espionagem contra a empresa Vale S.A. As organizações estarão em Brasília nesta terça-feira (28), na companhia de representantes de organizações brasileiras e internacionais, para entregar um pedido formal de investigação. 

Uma comissão levará os pedidos à Presidência da República, ao Ministério da Justiça, ao Ministério de Direitos Humanos, à Procuradoria-Geral da República, à Procuradoria-Geral do Trabalho, à Direção-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e às presidências da Câmara e do Senado. Os encontros começam às 10h, quando o grupo se reunirá com parlamentares na sede da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

“No último período, intensificou-se a perseguição e ameaças de morte a dirigentes, principalmente no estado do Pará. Também há casos de processos judiciais, pelo simples fato de organizar os trabalhadores que são atingidos pela exploração mineral da Vale do Rio Doce. O Governo brasileiro tem que se posicionar a respeito desta grave situação”, afirma Francisco Moura, integrante da coordenação nacional do MST.

No Parlamento, a comissão de representantes das organizações apresentará os comunicados e cartas assinadas por dezenas de outras entidades, como a Federação Internacional de Direitos Humanos, a Organização Mundial contra a Tortura e a Frontline.

Para o padre Dario Bossi, da Rede Justiça nos Trilhos, não há nada que justifique a falta de ação do governo brasileiro no caso, uma vez que as denúncias se acumulam, inclusive com suspeitas de cumplicidade do Estado. "Há indícios de participação de agentes da Abin no esquema de espionagem. Agora, cabe ao governo cumprir seu papel de fiscalizador das ações ilegais, assim como de defensor de seus cidadãos. Apesar das denúncias terem saído há mais de um mês, nada foi feito até agora".

As acusações, divulgadas pela imprensa desde o dia 20 de abril, partiram de um ex-gerente de inteligência da mineradora e denunciam a quebra ilegal de sigilo telefônico e bancário bem como acesso irregular a dados do Infoseg (sistema que reúne informações de segurança pública, justiça e fiscalização) e da Receita Federal de jornalistas, trabalhadores, ambientalistas e membros de organizações sociais. Além disso, a empresa também foi acusada de infiltrar agentes na Rede Justiça nos Trilhos e no MST para monitorá-las.

Rede Justiça nos Trilhos com informações da Assessoria de Imprensa do MST

segunda-feira, 27 de maio de 2013

PMDB realiza 1º Encontro Estadual na cidade de Açailândia

GEDSC DIGITAL CAMERA

Prefeita Gleide Santos anfitriã do Encontro do PMDB

Açailândia - O PMDB regional realizou neste domingo (26) um grande encontro que reuniu centenas de filiados e simpatizantes de vários municípios de toda a região tocantina.

A anfitriã do encontro foi a prefeita Gleide Santos, eleita prefeita de Açailândia pela sigla partidária do PMDB e a grande responsável pela estruturação do partido no município. Em seu discurso Gleide fez uma breve análise da importância do partido no cenário nacional, estadual e municipal e apresentou um vídeo às autoridades presentes e a plenária lotada, suas ações nesses primeiros meses de governo e os desafios a serem enfrentados pela sua administração – muitos desses desafios serão enfrentados com apoio do partido que possui grande representatividade na câmara dos deputados e no senado federal, além, claro, do apoio da governadora Roseana Sarney que também é do PMDB.

O presidente do diretório municipal do PMDB em Açailândia Aldemir Nunes Guimarães foi lembrado por todos que usaram da palavra no evento, sendo parabenizado pela organização do evento.

GEDSC DIGITAL CAMERA 

Jasiel Alves futuro presidente do PMDB Jovem, Remi Ribeiro Presidente em exercício do PMDB no Maranhão e Aldemir Nunes Guimarães presidente do Diretório Municipal de Açailândia.

O Encontro de Açailândia ainda teve como Convidados Especiais o Presidente em Exercício Remi Ribeiro; o Presidente do PMDB Jovem Assis Filho; a Presidente do PMDB Mulher Drª Kátia Lobão; o Presidente do Partido Senador João Alberto; o Deputado Federal Chiquinho Escórcio; o Deputado Federal Sétimo Waquim; além do Secretário Estadual de Governo Jura Filho, prefeitos, vereadores, secretários municipais, e ex-prefeitos e lideranças políticas de todo o estado do Maranhão.

Durante o Encontro os Peemedebistas falaram de vários assuntos pertinentes ao encontro, dentre eles sobre a sucessão estadual – o partido disse está preparado pra vencer as eleições estaduais do ano que vem e Já tem um nome forte para disputar o pleito. O deputado Sétimo Waquim foi ainda mais enfático a usar a palavra dizendo que, “ninguém governa este país, sem o apoio do PMDB”, portanto, precisamos cada vez mais valorizar este partido.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Plenário da Câmara lotado de correligionários e simpatizantes do PMDB

A presidente do PMDB Mulher Drª Kátia Lobão manteve uma conversa amistosa e reservada com as mulheres de Açailândia que foram convidadas a ingressarem no PMDB Mulher que na ocasião foi instituído oficialmente na cidade.

Outro ponto discutido em reunião reservada após o encontro foi a instalação do PMDB Jovem, onde o presidente Assis Filho e as lideranças jovens conversaram com a juventude local para discutir o rumo a ser seguido com a implantação da ala Jovem do partido no município.

Após o encontro a caravana Peemedebista participou de um almoço servido para os simpatizantes e correligionários.

ATENÇÃO POPULAÇÃO DE AÇAILÂNDIA!!! Acontece amanhã (28) a 5ª Conferência Municipal das Cidades.

CONVITE
5 CONFERNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
A Comissão Preparatória Municipal, com o apoio do Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES), Convida o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada Para a 5ª Conferência Municipal das Cidades, a ser realizada neste Município.
Venha participar e faça parte da Mudança que a sua Cidade Precisa.
Açailândia-Ma, dia 28 de Maio às 08:00hs
Local : A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Rua Santos Dumont, n° 490 - Centro
Esquina com Rua Bom Jesus.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pres. da Câmara Municipal Lenilda Costa e o Vice Prefeito Juscelino Oliveira são homenageados durante aniversário de 20 anos da 5ª CIA.

Vereadora Lenilda Costa (PMN) recebe troféu do Major Eurico Alves  

Açailândia - Na manhã desta sexta feira (24) a Presidente da Câmara Municipal, Lenilda Costa (PMN) e o Vice- Prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira (PP), foram homenageados. A homenagem ocorreu durante a programação de aniversário dos 20 anos da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Vice Prefeito Juscelino Oliveira (PP) é agraciado com premiação

A entrega do troféu aos agraciados trata-se de uma forma de agradecimento da companhia às autoridades pela contribuição dada por estas pessoas ao efetivo policial. Juscelino Oliveira esteve na solenidade representando na oportunidade a prefeita Gleide Santos. A vereadora Lenilda Costa parabenizou o trabalho que vem sendo exercido pelo Major Eurico Alves,atual comandante da companhia.

"É um trabalho que está sendo visto pela a sociedade e quero dizer que o comandante está de parabéns”, disse.

Motocicletas e viaturas à disposição da população

Durante a comemoração dos 20 anos de existência da companhia, seis motocicletas foram entregues para os policiais realizarem rondas em Açailândia. Ainda na oportunidade duas viaturas policiais foram entregues sendo uma para Vila Nova dos Martírios e outra para Cidelândia.

Com informações do Blog Maicon Sousa.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vereadores de Buriticupu vão aos tapas na Câmara

Léo Nando teria acertado um soco no rosto de Careca que tem 70 anos

vereador-careca-ESSA vereadLEO-LANDO1

Vereador Careca                                        Vereador Nando

Buriticupu - Na sessão da última sexta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Buriticupu, uma discussão entre os vereadores Antônio Leandro Lima do Nascimento (PMN), o “ Léo Nando” e o vereador José Correia da Silva (PSD), o careca terminou em agressão.

De acordo com interlocutores, os dois conversavam normalmente sobre política, quando começaram a se alterar. Careca não aceitou a opinião de Léo Nando e os dois acabaram indo aos murros.

O vereador Careca, por já ter idade mais avançada,70 anos, levou a pior.  De acordo com informações, “Léo Nando” teria lhe acertado um soco no rosto, deixando visíveis hematomas. O vereador estaria com uma cirurgia marcada devido problema de saúde.

Desestabilizado, o vereador idoso ameaçou denunciar o colega de parlamento à policia, mas a “turma do deixa disso” impediu que Léo Nando fosse denunciado.

Secretaria de Educação de Açailândia monta equipe para estudos de impacto sobre redução de jornada de trabalho de professores.

DSCF1796pronta

Secretária Interina de Educação do Município Ivanete Carvalho despachando em seu gabinete.

Açailândia – Muito diferente do que foi noticiado na “mídia do contra”, foi o que este blogueiro encontrou hoje, ao visitar a secretaria municipal de educação de Açailândia. A secretária interina Ivanete Carvalho está despachando normalmente com a ausência da titular da pasta Elaine Beatriz que se encontra de licença para tratamento de saúde.

A portaria que concedeu a licença à secretária de educação prevê que a mesma retorne aos trabalhos normais no início de julho, enquanto isso na interinidade, a professora Ivanete comanda a pasta de forma extremamente técnica desenvolvendo todos os programas antes iniciados, e já determinou a criação de uma equipe de estudos para analisar o impacto que poderá causar a redução da jornada de trabalho dos professores da rede municipal de ensino – uma grande reivindicação da classe.

Outro ganho importantíssimo dos professores foi a intervenção da professora Ivanete Carvalho junto a prefeita Gleide Santos para o pagamento de 1/3 de férias que foi negado pela administração anterior – todos os professores já receberam esse benefício, e aqueles que não receberam nesse momento é porque já haviam recebidos anteriormente, conforme análise da secretaria.

Enfim, muito diferente do que disse a “mídia do contra” a secretaria de educação tem comando sim, e, de uma equipe técnica extremamente qualificada e preparada para oferecer aos estudantes da rede pública de ensino, uma educação de excelência e prepara-los para o futuro.

Greve dos professores da rede estadual deve chegar ao fim amanhã

A greve dos professores da rede estadual de ensino no Maranhão caminha para encerrar amanhã, quando será realizada uma assembleia geral para deliberar sobre o Estatuto do Magistério, proposto pelo Governo do Estado.

Das nove regionais ouvidas pelo sindicato da categoria, oito já aprovaram a proposta, excetuando apenas o município de Timon que prefere tocar o movimento paredista pra frente.

A última regional, a de São Luís, discutirá amanhã em assembleia geral o estatuto, mas a tendência é de que opine pela aprovação.

A greve já ultrapassa 30 dias, deixando milhares de alunos fora da sala de aula. Nos últimos anos, ou melhor, nos últimos governos, a categoria tem sempre paralisado suas atividades.

A cada gestão uma nova reivindicação e mais uma paralisação. E sempre na pauta a questão salarial, embora os salários dos professores do Maranhão não estejam defasados em relação aos outros estados.

Discutir o nível da qualidade de ensino, que é um dos piores do Brasil, ao que parece, não tem sido prioritário no elenco de reivindicações da categoria.

Gestores da região Tocantina destacam importância do Município em Foco‏

Gestores públicos de vários municípios da região Tocantina destacaram a importância do evento “Município em Foco – Convergindo Ideias para o Desenvolvimento”, iniciativa da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), cuja primeira edição foi realizada na cidade de Imperatriz nesta quarta-feira (22).

famem

(Foto: Silas Serra/ASSCOM FAMEM)

O evento fortalece as cidades maranhenses através de ações que, além de nortear as boas práticas administrativas, visam elaborar políticas públicas eficientes para cada uma das regiões do Maranhão. Trabalhando desta forma, a Famem se aproxima, cada vez mais, dos municípios e cumpre a sua missão institucional”, afirmou a prefeita de Vila Nova dos Martírios e presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMIRT), Carla Cabral.

O evento em Imperatriz aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil, situada no Centro da cidade, e reuniu dezenas de prefeitos e prefeitas, além de gestores públicos municipais e estaduais e representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil organizada.

Durante todo o dia, o público presente participou de uma vasta programação (composta de palestras, painéis e oficinas) que abordou temas relacionados a otimização da administração pública, tais como desenvolvimento sustentável, compras governamentais; formalização de programas e convênios; controle e transparência dos gastos públicos; consórcio público intermunicipal; resíduos sólidos; Siconv; previdência própria; dentre outros.

“Não existe Estado forte sem Municípios fortes. A iniciativa que estamos promovendo objetiva orientar os prefeitos e prefeitas a promoverem administrações enxutas, transparentes e que promovam as políticas públicas que os maranhenses tanto necessitam”, disse o presidente da Famem e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.

Representando o Governo do Estado no evento, o secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, salientou a importância pedagógica e informativa do “Município em Foco”. “Como um ferrenho defensor do municipalismo, parabenizo a Famem, na pessoa do presidente Gil Cutrim, que está promovendo uma iniciativa pioneira e norteadora das boas práticas administrativas”, avaliou o secretário que proferiu a palestra “Desenvolvimento Sustentável/Gestão Pública Eficiente”.

Avaliação semelhante fez o prefeito de Imperatriz e membro da diretoria da Famem, Sebastião Madeira. De acordo com ele, o Maranhão experimenta um momento importante de desenvolvimento e os municípios precisam estar unidos no sentido de aproveitar as oportunidades que irão surgir.

Balsas – A segunda edição do “Município em Foco” acontece nesta sexta-feira (24), no auditório do Hotel Águas do Vale, na cidade de Balsas. A programação completa do evento municipalista, assim como informações detalhadas sobre o seu formato, estão disponíveis no http://www.municipioemfoco.org

Para atingir todos os municípios, a Famem dividiu o Maranhão em 11 regionais/sedes – Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Chapadinha e São Luís – e as demais edições acontecerão nos próximos meses.

A iniciativa conta com os apoios do Governo do Estado, Confederação Nacional dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Governo Federal, além das prefeituras/municípios que estão servindo como sede.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bandidos levam R$ 23 mil do jornal O Imparcial


Do GI Portal

Um funcionário identificado apenas por Edimilson, acaba de ser vítima de assalto. Edimilson exerce a função de gerente de circulação na empresa jornalística e foi vítima do assalto dentro do próprio jornal.

De acordo com informações, ele teria sido seguido por dois elementos a partir de uma agência bancária de São Luís, onde fazia uma movimentação bancária.

Só quando chegou à recepção, ele percebeu que estava sendo seguido. Ele tentou acelerar os passos, mas os elementos agilizaram na ação e o abordaram.

Eles levaram cerca de R$ 23 mil que estava sendo conduzido por Edilson. Imagens internas do sistema de monitoramento da empresa já estão em poder da polícia que já estão em busca dos autores.

Prefeitura de Itinga fecha acordo e professores retornam as salas de aulas.

Após acordo de conciliação realizado na Vara do Trabalho de Açailândia, os professores da rede municipal de Itinga retornaram às salas de aula desde segunda (20).

Itinga do Maranhão - Os professores de Itinga do Maranhão se encontravam em greve há duas semanas, desde a aprovação pela Câmara do Projeto do Lei Nº 183 enviado à casa pelo Executivo Municipal, regulamentando o aumento de 7,5% para os professores, percentual não aceito pela classe, o que gerou duas semanas de paralisação e enorme prejuízo para os alunos.

Na tarde dessa quinta-feira (16), representantes da prefeitura de Itinga, bem como do SINTEEIMA – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Itinga do Maranhão.

Na audiência representando a prefeitura de Itinga o prefeito em exercício, Francisco Bosco Nascimento, o Chefe do Departamento de Contabilidade, Carlos Magno Viana e o advogado Dr. Amadeus Pereira da Silva. Representando o SINTEEIMA o presidente da entidade, José Francisco de Sousa Mendes, acompanhando dos advogados Dr. Eduardo de Fábio Lima e Dra. Shirlene Cabral Silva Nascimento.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolsa Família: pagamento segue normal, diz ministra Tereza Campello

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, ela pediu aos beneficiários que fiquem tranquilos e fez apelo para que eles mantenham atualizados os dados cadastrais

Brasília – “A população tem que se tranquilizar, seguir o calendário. Garantimos que os pagamentos continuam acontecendo normalmente”, reforçou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao participar nesta terça-feira (21) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços. Ela também pediu que as famílias mantenham atualizados os cadastros, inclusive os números de seus telefones de contato.

O governo federal, assinalou a ministra, jamais cogitou extinguir o Bolsa Família. O programa hoje beneficia 13,8 milhões de famílias e conta com orçamento de R$ 24 bilhões em 2013, quando completa 10 anos.

De acordo com a ministra, o governo está buscando formas rápidas de entrar em contato com os beneficiários do programa, como, por exemplo, com o envio de mensagens por telefones celulares. “Hoje já temos condições de acompanhar qualquer coisa que aconteça no Bolsa Família, em qualquer lugar do país”, disse Tereza Campello, que falou com 12 rádios de estados do Norte e Nordeste durante o Bom Dia, Ministro.

Ela esclareceu ainda que quem já retirou o dinheiro em maio só deve voltar a procurar a agência ou postos de atendimento da Caixa Econômica Federal em junho, nos dias previstos pelo calendário para pagamento da parcela mensal. É importante que o beneficiário faça o saque na data prevista para evitar filas.
A Polícia Federal já abriu inquérito para apurar o que ocorreu no último fim de semana, quando informações falsas levaram pessoas às agências da Caixa em 12 estados.

O calendário de pagamentos do Bolsa Família está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Calendário – Os beneficiários têm até o dia 31 para sacar os valores do Bolsa Família, conforme prevê o calendário de maio. São cerca de R$ 2 bilhões transferidos pelo MDS para famílias em todos os municípios. Os recursos ficam disponíveis para o beneficiário por 90 dias.

Tabela com pagamento do Bolsa Família em maio de 2013, por estado e região

O pagamento é feito de forma escalonada nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em maio, ocorre entre 17 e 31.

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Prefeitura de Açailândia assina acordo de cooperação com a CEF

acordo_açail

A prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB), assinou esta semana um termo de cooperação técnica com a Caixa  Econômica Federal (CEF), por meio do qual a instituição financeira se comprometeu a fornecer assistência técnica com o objetivo de promover eficiência e efetividade na gestão dos contratos operacionalizados pela Caixa visando ao aperfeiçoamento da gestão municipal.

“O objetivo é promover eficiência e efetividade na gestão dos contratos operacionalizados pela Caixa e melhorar o atendimento na agência local”, destacou a peemedebista.

Segundo o representante da Caixa no ato, Helio Luiz Duranti, a ideia é minimizar entraves técnicos e administrativos que impedem a adequada execução dos contratos. “Queremos também aumentar a qualidade no atendimento aos clientes na execução dos serviços oferecidos a população de Açailândia acompanhados pela Caixa”, explicou.

Durante o encontro, o superintendente da Caixa entregou para a prefeita Gleide Santos um tablet contendo todos os aplicativos da Caixa direcionados as administrações municipais.

A Caixa está disponibilizando tablets aos municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes. A ideia é facilitar o acesso aos programas da Caixa Econômica. O superintendente da Caixa destacou ainda que a Caixa está disponível para prestar orientações sobre os encaminhamentos que devem ser feitos para que Açailândia possa ser incluída em outros Programas Importantes com por exemplo  “Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis” entre outros.

A prefeita aproveitou a oportunidade para discutir os projetos que estão sendo executados pela Prefeitura com financiamento da Caixa Econômica. “Essa reunião foi Importante porque precisamos dessas orientações técnicas para alcançarmos uma menor burocracia para que as coisas andem na execução de todos os projetos para o desenvolvimento da nossa cidade”, sustentou.

Reassentamento de Piquiá de Baixo é tema de audiência pública em Açailândia e São Luís

A entrega do projeto representa um avanço na luta por uma moradia digna às famílias de Piquiá de Baixo.

Area onde sera contruido o bairro

Área onde será construído as novas residências dos moradores de Pequiá de Baixo.

Na próxima terça-feira (21) acontece audiência pública para apresentação e entrega do projeto urbanístico e habitacional do novo bairro para os moradores de Piquiá de Baixo. A audiência foi convocada pelo Promotor de Justiça Leonardo Rodrigues Tupinambá, da segunda Promotoria de Justiça e acontece às 9 horas, na Câmara Municipal de Açailândia.

De acordo com a assessoria da segunda Promotoria de Justiça do Município, foram convidados para a audiência, a Prefeita do Município, Gleide Santos, o Procurador do Município, Dr. Mendes, o Secretário Executivo do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), Dr. Marcos Souza, o Defensor Público, Dr. Igor Arruda e o Secretário de Estado de Agricultura e Presidente do Sebrae, Cláudio Azevedo, dentre outras autoridades.

Os representantes dos moradores vão apresentar oficialmente o projeto que foi elaborado com a assessoria técnica do Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (Usina CTAH) em conformidade com as necessidades das famílias que compõem o bairro.

A entrega do projeto às autoridades do município representa um avanço na luta por uma moradia digna às famílias de Piquiá de Baixo. Há décadas elas sobrevivem ao lado de cinco siderúrgicas, sofrendo com a poluição. Após muito trabalho da Associação Comunitária dos Moradores com o apoio da igreja e de entidades não governamentais como Rede Justiça nos Trilhos e Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH), a população conseguiu na justiça ser reassentada para um novo local.

No dia seguinte (22) o mesmo acontece em audiência, às 14h30, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em São Luís. Após a aprovação, começa o trabalho de procura das linhas de financiamento para a construção do bairro.

“Essa é apenas uma das etapas do reassentamento. Muitas outras ainda têm que ser efetivadas para tornar o reassentamento possível e retirar as famílias dessa condição indigna. Por exemplo, é necessário que a em presa Vale também assuma a sua  responsabilidade pela situação e repare esse dano contribuindo com recursos para a construção das casas”, afirma Sislene Costa, membro da Rede Justiça nos Trilhos. O projeto é a base para a continuidade do processo de reassentamento dos moradores.

Rede Justiça nos Trilhos

Após boataria que causou tumulto nas agências da CEF Ministério desmente suspensão do Bolsa Família

caixa2

Agência da Caixa Econômica Federal de Açailândia

Açailândia - Após boatos que o benefício  repassado pelo Governo Federal, referente ao Bolsa Família, seria suspenso e que os beneficiados tinham até  noite de sábado (18) para retirar o dinheiro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se manifestou através de nota negando a informação.

Segundo o MDS não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. Em nota, foi assegurado ainda que o calendário de pagamentos está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.  

O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias.   Entenda o caso Agências bancárias lotam por conta de beneficio   (DOL)

Durante este fim de semana milhares de pessoas em todo o Nordeste do país causaram tumulto em agências da Caixa Econômica e Loterias, por conta de boatos que o atual programa do Governo Federa, Bolsa Família iria acabar. No Maranhão não foi diferente.

O superintendente da CEF no Estado, Hélio Duranti, em entrevista a rádio Mirante AM,confirmou que ontem (18), pelos menos nove locais de atendimento foram depredados pelos usuários. Hoje (19), a situação ainda continuou em algumas agências.

Os boatos chegaram à população de três maneiras: A primeira é que o programa iria acabar a segunda é que um benefício extra teria sido depositado e a última é que a data final para o pagamento do benéfico, seria durante o fim de semana. Com isso, muitas pessoas formaram quilomentros de fila, em praticamente, todas as agências do estado.

Por conta da confusão, a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que esta data seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.

O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101

sábado, 18 de maio de 2013

Policia Militar recupera moto roubada e prende traficantes

Açailândia - Duas ações deflagradas, na última quarta-feira (15), pelo 15º BPM, sediado em Bacabal, resultaram na recuperação de uma moto roubada e na detenção de duas pessoas, suspeitas de utilizarem suas residências como ponto de venda de drogas.

A primeira ação, ocorreu por volta das 12h30, na rua da Areia, bairro Pedro Brito, em Bacabal, após levantamentos estatísticos realizados pela polícia apontarem que aquele bairro e Trizidela eram os principais locais de venda e alto consumo de substâncias entorpecentes daquele município.

De posse dos dados, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Egidio Amaral determinou que fossem realizadas diligências a fim de prender os envolvimentos com aquela prática criminosa. Na ação foram detidas, Lilia Maria de Sousa Lima Silva, 29 anos, e Poliana Maria Lima, 21. As duas estavam sendo monitoradas pelo Serviço de Inteligência do 15º BPM, devido às diversas denúncias que informavam que a dupla estava comercializando drogas em suas residências.

Durante uma revista, a PM apreendeu 61 pedras crack; a quantia de R$ 270 em espécie; dois televisores, três aparelhos celulares e uma munição de calibre 762 milímetros deflagrada. Lilia Maria e Poliana Maria foram conduzidas ao distrito policial e autuadas pelo delegado Carlos Alessandro.

Em outra ação, realizada no Povoado Alto Fumaça, militares do Destacamento da PM em Lago Verde, efetuaram a prisão de Jaime Cardoso Carvalho, conhecido como “Zé Curica”, 22 anos.Ele e um comparsa identificado apenas como “caçamba” tomaram de assalto uma moto modelo Honda NXR, sem placas, de cor preta. O fato ocorreu entre as cidades de Lago da Pedra e Lagoa Grande.

Após investigações, a PM identificou o principal suspeito e recuperou o veículo. No momento em que foi preso, “Zé curica” estava em um bar ingerindo bebida alcoólica.Jaime Cardoso foi conduzido para Regional de Polícia Civil em Bacabal, onde foi autuado. As polícias civil e militar ainda realizam buscas a fim de capturar o outro suspeito.

Fonte: maiconsousa.com

Prefeita Gleide Santos recebe Governadora Roseana Sarney em visita de cortesia

Prefeita Gleide Santos ao lado de Rosena Sarney e Luis Fernando

Açailândia - A prefeita de Açailândia, Gleide Lima Santos (PMDB), na tarde desta quinta feira (16) recebeu a Governadora Rosena Sarney durante visita de cortesia feita pela gestora do estado ao município. Ocorre que municípios do Sul do Maranhão receberam o Governo Itinerante nesta semana.

Roseana Sarney cumpriu agenda em Benedito Leite, São Domingos do Azeitão, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Governador Edison Lobão e São Francisco do Brejão. Pelo fato de Brejão ficar próximo de Açailândia a governadora resolveu por fim visitar Gleide Santos e saber como está o seu governo neste 115 dias.

Roseana Sarney ao chegar ao município acompanhada dos deputados Hélio Soares e Chiquinho Escórcio foi recebida pela prefeita. Inicialmente a governadora conheceu o local onde será dado aulas para pessoas da terceira idade, logo em seguida Rosena foi conhecer o restaurante popular na Vila Ildemar inaugurado por Gleide Santos dias atrás e considerada uma das maiores obras deste seu início de governo.

Logo em seguida Roseana Sarney visitou moradores na Vila Ildemar e se deslocou junto com sua comitiva para o Centro de Referencia de Atendimento a Mulher (Cram). No local uma coletiva foi dada para a imprensa presente. Diversas autoridades fizeram parte da mesa podendo destacar-se a presença da presidente da Câmara Municipal, Lenilda Costa, Deputado Estadual, Hélio Soares, Deputado Federal Chiquinho Escórcio e a do secretário de infraestrutura e futuro candidato ao governo do Maranhão, Luis Fernando.

Durante sua fala a prefeita Gleide Santos voltou a afirmar que fará um governo de excelência baseado no que Deus lhe mandar e justificou o porque de não ter feito ainda o que prometeu em sua campanha. "É fato que não está tudo resolvido. Eu recebi a cidade com uma divida de 80 milhões e outro problema foi a questão da garantia de aposentadoria dos servidores do município que fiz um acordo e parcelei a conta mas garanto tudo será resolvido" afirmou Gleide.

Após a coletiva, Roseana acompanhada de sua comitiva e da prefeita foi para o auditório do Santa Maria Hotel onde realizou a entrega dos novos coletes exigidos pela lei para os Mototaxistas,estes que acompanharam todo o trajeto percorrido pela governadora. Roseana Sarney resolveu dormir na cidade para tanto se hospedou em um luxuoso hotel bastante conhecido no município. Ela deverá ir para São Luis de onde deverá dar inicio a nova agenda do Governo Itinerante.

Fonte: maiconsousa.com

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Governo Itinerante de Roseana Sarney chega hoje (16) a Açailândia

roseana112 

Açailândia - A governadora Roseana Sarney (PMDB) e toda a sua comitiva visita a cidade de Açailândia nesta quinta-feira (16) e tem agenda institucional com prefeita Gleide Santos (PMDB), onde visitará em um primeiro momento o Centro de Capacitação criado pela gestora municipal para preparar centenas de mulheres para o mercado de trabalho.

gleide1Acompanhada da prefeita Gleide, a governadora ainda visitará o recém-inaugurado Programa Resgate Família, responsável em alimentar e preservar o bem estar social, psíquico, físico, psicológico e espiritual, de mais de trezentas pessoas da comunidade carente a cada três meses, instalado na Vila Ildemar.

O CRAM – Centro de Referência e Assistência a Mulher também receberá a visita da governadora Roseana Sarney – na ocasião será oferecido um coquetel aos presentes, oficializando a entrega deste grande benefício às mulheres açailandense.

Por último, a prefeita Gleide Santos irá apresentar a obra em andamento do Hospital da Criança de Açailândia, uma promessa de campanha e um sonho de toda a população.

O governo itinerante de Roseana já esteve presente em dezenas de municípios maranhenses inaugurando e anunciando obras, além de firmar parcerias, estreitando cada vez mais a relação com o Estado e aproximando as cidades do interior com as políticas públicas que estão sendo empreendidas pela sua equipe de governo – agora chegou à vez da região tocantina.

A governadora deve pernoitar em Açailândia e segue a itinerância de seu governo por outros municípios.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

15:00hs – Visita ao Núcleo de Capacitação - Endereço: Br-222 – Vila São Francisco;

16:30hs – Visita ao “Projeto Resgate” - Endereço: Av. José Reinaldo Tavares – Vila Ildemar;

17:00hs – Visita ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM) - Endereço: Av. Dr. José Edilson Caridade Ribeiro – Residencial Tropial – Vila  Ildemar.

Funcionário da AGED em Açailândia recebe ameaça de morte

Açailândia - Um funcionário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - AGED, Mateus Rodrigues, está sendo ameaçado de morte em Açailandia, município localizado a 559 km de São Luís que é considerado o terceiro maior PIB do estado. De acordo com o funcionário produtores de queijoinforme ano 3 numero 19_funcionario aged recebe se juntaram para ameaçar e intimidar funcionários da AGED através de recados para esposa, pai e família dos servidores.

"Ajudem-me! Não vou morrer de graça aqui nesta cidade." são as palavras do servidor. Ele explica que pessoas foram à casa do seu pai na cidade com tom ameaçador. "Não podemos ficar parados esperando acontecer algo vamos reagir e rapidamente, com operações, apreensões e intimações na justiça para esclarecimento das ameaças. Para eles verem que não estamos parados. É o que eu peço aos senhores que não me deixem só nessa, mas façamos valer nossos esforços aqui na regional de Açailandia". Afirma ainda o servidor

TIROS

O SINFA já vem noticiando casos de ameaças, no ano passados em outubro um carro oficial do Governo do Estado, ligado a AGED, Agência Estadual de Defesa Agropecuária, ocupado por dois funcionários desta agencia foi alvejado por um disparo no pára-brisa por um veículo que vinha na contramão. Na ocasião não houve feridos.

houveram registros de escritórios da AGED invadidos por criadores, ameaça de morte a servidores de várias regionais e tentativa de explosão de viatura. Servidores da AGED de diversas regionais relatam ameaças constantes de produtores e criadores, principalmente em vaquejadas e fiscalizações em fazendas. Todos os casos gravíssimos e que clamam por atenção dos responsáveis pela segurança pública no nosso estado.

Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido pela AGED tem relação direta com a saúde pública do cidadão, com a qualidade dos alimentos que chegam as nossas mesas e que fazer vista grossa a esses acontecimentos é não se importar com a qualidade de vida da população, com a saúde do nosso povo.

"Temos recebido estas notícias com muita preocupação, tendo em vista que os servidores do AFA estão permanentemente em ações de campo, portanto, sujeito a atentados constantes". afirma o Presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária no Maranhão (SINFA) Francisco Saraiva.

O SINFA pede a todos os filiados que qualquer anormalidade, qualquer ameaça, deve ser registrada através de boletim de ocorrência, encaminhadas para a AGED através de requerimento solicitando providência, e também para a assessoria jurídica do SINFA.

fonte http://www.sinfa.org.br/mostrar_noticias_destaque.php?cod=179

terça-feira, 14 de maio de 2013

ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS!!! Como receber de volta DESCONTOS INDEVIDOS no seu contracheque.

IPSEMA_thumb[7]_thumb[1]

Açailândia – Descontos indevidos e como recebê-los são só uma das pautas que serão debatidas em reunião do IPSEMA, a ser realizada nesta quarta-feira, dia 15 de maio, a partir das 17h00min, na Câmara Municipal de Açailândia.

O IPSEMA está convidando todos os servidores públicos efetivo para de forma democrática ainda debater assuntos de interesse dos trabalhadores, que contribuem e veem em seus contracheques todos os meses os descontos devidos ao órgão, como conceito de RPPS e a Função do IPSEMA.

Segundo a presidente do IPSEMA, Josane Maria Sousa Araújo, esse é o momento em que os servidores poderão tirar suas dúvidas sobre como esse órgão funciona e de que forma estão sendo geridas as suas contribuições que poderão representar suas aposentadorias no futuro.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeto Resgate: Açailândia ganha o primeiro restaurante popular da sua história.

boa3

Sala destinada às crianças para atividades educativas enquanto os pais são atendidos pelo programa.

Açailândia – a prefeitura de Açailândia inova nesses primeiros 4 primeiros meses do governo Gleide Santos com a implantação de vários programas sociais, mostrando a cara de uma administração extremamente populista, ou seja, direcionada em benefício das comunidades mais carentes. Foi assim com a inauguração do primeiro restaurante popular da história político/administrativa de Açailândia, na manhã de ontem, 12, dias mães.

O projeto não se resume somente a servir uma refeição diária de forma gratuita às famílias cadastradas, mas é muito mais ousada a determinação da prefeita Gleide Santos, pois além do alimento, 50 famílias inicialmente cadastradas que poderá perfazer um total de mais ou menos 350 ou 400 pessoas, serão atendidas em seu bem estar físico, psíquico, jurídico, social, psicológico e ESPIRITUAL.

O Projeto Resgate de Açailândia está localizado na Avenida Senador Alexandre Costa, Pólo Moveleiro, Vila Ildemar, próximo ao Abrigo dos Idosos.

boa2

Restaurante Popular “Programa Resgate Família”

O restaurante popular como está sendo conhecido pela população mais carente da Vila Ildemar, vai beneficiar principalmente aquelas famílias de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A obra apontada como uma das mais importantes destes primeiros 115 dias de Governo, foi entregue a população em tempo recorde e com recursos do próprio município.

Em seu discurso a prefeita Gleide Santos disse estar muito feliz em entregar esse benefício à comunidade, mas que o seu trabalho em favor da população mais carente está apenas começando, pois em breve estará anunciando mais dois restaurantes populares, 01 no Pequiá e outro no Centro da Cidade – esse dois em uma modalidade diferente, onde será aberto a toda sociedade que terá direito a uma refeição por apenas 1 real, ou até mesmo 2 reais como irá requerer a necessidade desse projeto.

“Esse é o melhor dia das mães da minha vida, pois além de estar reunida com a minha família, como passei os meus últimos anos, ainda, com a força de meu Deus, posso proporcionar essa festa ao meu povo que tanto amo, estou muito feliz”, disse Gleide.

boa melhor

Bosco assume por trinta dias a prefeitura de Itinga

POSSE BOSCO1

Itinga do Maranhão - Tomou posse na última sexta-feira (10), o vice-prefeito de Itinga do Maranhão, Francisco Bôsco Nascimento, e durante os próximos 30 dias ele será o prefeito em exercício no município. A solenidade de posse aconteceu durante uma sessão solene na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades políticas, civis e eclesiásticas, do município e da região.

A transferência do cargo aconteceu em função do estado de saúde da prefeita Vete Botelho, que se encontra na Capital do Estado em recuperação de delicada cirurgia. A prefeita teve um sério problema de saúde em virtude do agravamento de hérnias de disco, o que resultou num rompimento de medula e a levou a delicado procedimento cirúrgico. Ela operou na tarde do último dia 29, no Hospital São Domingos em São Luis (MA) e foi assistida pela equipe do Dr. Periguari Luiz Holanda de Lucena, um dos melhores neurocirurgiões do país.

Vete se recupera bem da cirurgia, já está de alta hospitalar, mas por ordens médicas, durante os próximos trinta dias deverá manter repouso absoluto para que o sucesso do tratamento se complete.

Segundo a prefeita, a transmissão do cargo para o vice Francisco Bosco é um procedimento legal e normal, até porque o município não pode ficar sem gestor e no momento ela precisa pensar na recuperação da sua saúde.

A prefeita reafirmou ainda, que tem plena confiança na competência do seu vice, seu amigo e parceiro político há 25 anos. “Sempre compartilhamos dos mesmos ideais políticos e sociais e tenho certeza que ele será um prefeito à altura das necessidades do nosso município” – diz Vete.

Francisco Bosco Nascimento

O prefeito em exercício, Francisco Bosco Nascimento, popularmente conhecido como “Bosco”, é um velho amigo dos itinguenses, pois já se encontra no município há 37 anos.

Bosco é natural de Tuntum (MA), é filho do Sr. Lupicínio Barra do Nascimento e Sra. Maria Ermínia Carvalho (em memória) e é o segundo dos oito filhos do casal. Ele veio para Itinga quando o povoado ainda estava se formando, atraído como muitos pelo ciclo madeireiro e até hoje exerce atividades no comércio de madeira.

Como itinguense de coração era impossível não participar da política local e em virtude da consonância de idéias, há 25 anos, em parceria com a atual prefeita, Vete Botelho, abraçou a bandeira de luta por melhorias pela terra que escolheu para viver e desde então caminharam juntos na busca pelos mesmo ideais políticos e sociais. Na primeira gestão de Vete Botelho (2009/2012), ele participou ativamente da administração como Secretário Municipal de Finanças e nas últimas eleições foi o vice da prefeita reeleita.

Bosco assume o cargo de prefeito em exercício pelo período de trinta dias e se diz profundo conhecedor dos problemas do município, bem como das melhorias e transformações que Itinga recebeu nos últimos quatro anos. “Tenho consciência da minha responsabilidade e durante esses dias em que estiver à frente da gestão tudo farei para que o município continue trilhando os caminhos do desenvolvimento” - diz Bosco.

AÇAIFOLIA 2013: Confira as atrações deste ano!!!

Açailândia - A Comissão Organizadora do Açaífolia 2013, colocou no ar o portal na internet, confirmando blocos bandas e data do evento. As datas e algumas atrações que agitarão a maior micareta da região sul do Estado já estão disponíveis na página.

O evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de Junho na avenida do Quartel na Vila Ildemar, em Açailândia. De acordo com as informações, a festa contará com a mesma estrutura dos anos anteriores.

Clike na imagem abaixo Veja as atrações e blocos confirmados:

image

sexta-feira, 10 de maio de 2013

SINE de Açailândia agora com funcionamento “Online” na emissão de Carteiras de Trabalho.

GEDC1165

Açailândia - Na manhã desta quinta-feira, 09, aconteceu na sede do SINE de Açailândia o lançamento oficial do sistema Online do serviço de confecção de CTPS oferecido aos trabalhadores de Açailândia e Região.

O lançamento foi feito pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Nelson Bragato, acompanhado do Técnico do Ministério do Trabalho (MTE – São Luis), José Raimundo, do Delegado e Gerente da Agência Açailândia Ismael Lima, e toda equipe de profissionais que trabalham na Agência de Empregos de Açailândia.

No novo sistema, as carteiras são digitalizadas com todos os itens de segurança pra melhorar a vida dos trabalhadores, confeccionadas com papel moeda e plastificadas, onde constam o número do PIS, RG, CNH e CPF. O material é resistente e dificulta qualquer tipo de adulteração, pois possui códigos de barras e folhas perfuradas e numeradas.

GEDC1167

De acordo com o Diretor do SINE Heliomar Laurindo, Açailândia hoje superou a cidade de Imperatriz em números de Atendimentos. É o que mostra o Relatório de Situação de Produção de Posto do Atendimento (IMO) no período de 01/04/2013 à 30/04/2013 onde fechou o mês com o total geral 16.778 Trabalhadores cadastrados. Em Imperatriz que dispõe de três postos de Atendimento, fechou o mês de abril/2013 com 7.599 Trabalhadores cadastrados. Segundo Heliomar, no SINE de Açailândia são atendidos diariamente 180 usuários.

Heliomar ainda apresentou um relatório da nova realidade da Agência do Trabalho, agora no governo da prefeita Gleide Santos e pontuou sobre a conquista da renovação dos contratos de parcerias do Município com o Estado facilitando a vida do trabalhador que procura o SINE, além de outros tantos avanços como: realização de cursos no centro de capacitação, agora também no período noturno, renovação das parcerias com as empresas para intermediação, parceria com a empresa Suzano  Celulose no Curso de Formação de Operadores de Máquinas Florestais, convênio com o SENAI para cursos profissionalizantes oferecidos para funcionários públicos e a população de um modo em geral, visando a qualificação profissional para formação de Pedreiros, Bombeiros Civis, Serventes de Pedreiros e Eletricistas.

GEDC1170

O SINE funciona na Rua Pau D´Arco S/N, Jardim Glória II, e atende de segunda a sexta feira a partir das 08 horas.

O SINE tem como principal finalidade, promover a intermediação de mão de obra, implantando serviços, além desenvolver uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal que é organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão de obra para a elaboração de suas programações.

Para o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nelson Bragato, a Prefeita Gleide Santos (PMDB) deu as condições necessárias para  que ele trouxesse essa novidade tecnológica para o município que vai facilitar a vida dos trabalhadores que agora não precisam ir mais para a cidade de Imperatriz tirar a sua CTPS.

Com informações do Blog Folha de Cuxá.