quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeitura de Açailândia resolve de vez problemas de abastecimento d’água no Jardim Glória City, Glória II e III.

SAAE2(1)

Açailândia - O problema crônico instalado nesse eixo de bairros foi mais uma herança deixada pela administração anterior que se deixou instalar no município uma sequência de loteamentos sem a mínima estrutura exigida por lei, como foi o caso dos bairros Jardim Glória City, Glória II e Jardim Glória III que foram instalados pela iniciativa privada através da empresa Vasconcelos Empreendimentos Imobiliários Ltda. A empresa ao criar tais loteamentos deveria entregar ao SAAE o direito de operacionalizar o abastecimento de água para toda essa localidade, conforme determina os artigos 12 a 12 do Decreto nº 518, de 18 de fevereiro de 2009, que regulamenta os serviços de água e esgoto do município de Açailândia.

SAAE1 Em reunião realizada entre os diretores do SAAE e o representante da imobiliária Mauro Luiz Ferreira da Silva teria ficado acordado que, como forma de solucionar o problema daquela comunidade, uma parceria seria feita entre as partes, ficando sob a responsabilidade da iniciativa privada a instalação de uma subestação elétrica para fornecimento da energia necessária para o abastecimento d’água nas torneiras de todos os moradores. Em contrapartida, o SAAE estaria adquirindo um painel elétrico que permitiria o correto funcionamento da bomba, que seria trocada por uma de maior potência e ainda iria ceder e instalar um reservatório de 300.000 litros visando atender a demanda daquela localidade.

No entanto, a empresa não cumpriu em nada do que foi acordado e criou-se junto àqueles moradores um problema crônico que já perdurava cerca de 30 dias – o líquido precioso ficou todo esse tempo sem chegar às torneiras dos moradores.

A prefeita Gleide Santos então resolveu enfrentar o problema de frente e solucionar em definitivo o problema do abastecimento d’água daquela comunidade.

Na tarde da última terça-feira (27) uma equipe de manutenção do SAAE, se dirigiu até o local, detectou o problema e sem medir esforços virou à noite para normalizar todo o abastecimento de água nos bairros atingidos com o problema da falta de água. Os profissionais da autarquia seguindo as orientações do diretor Saul Gigante e do Coordenador José Cardoso de Araújo, o “Caibim”, realizaram dentro do tempo previsto, o reparo, trocando a bomba velha por outra nova e com este trabalho o sistema de abastecimento de água voltou ao normal solucionando toda a problemática.

O problema só pôde ser resolvido em definitivo após a troca da bomba, o que foi possibilitada pela instalação de uma nova rede de alta tensão proporcionada após visita do Diretor da Cemar Dr. José Jorge, atendendo a solicitação da prefeita Gleide Santos. A população que sofria com a falta de água, agora já pode respirar aliviada com a normalização do abastecimento. A direção do SAAE garante aos moradores que tão cedo, eles não enfrentarão outros problemas desta natureza.

Telexfree e BBom: pena para quem organizar pirâmides financeiras poderá ser maior

RIO — A força-tarefa do Ministério Público Federal e de promotores estaduais que investiga no momento cerca de 80 denúncias sobre pirâmides financeiras no país — sendo  as empresas Telexfree, BBom e Priples, que tiveram bens bloqueados, os casos  mais conhecidos — quer alterar a legislação para aumentar a pena aplicada  contra quem pratica este crime. Os promotores consideram muito branda a pena  prevista atualmente, de seis meses a dois anos de prisão.

O projeto de lei, que será encaminhado ao Ministério da Justiça semana que  vem, sugere punição de dois a oito anos de prisão. O Ministério da Justiça  também participa das investigações sobre empresas suspeitas de promover  pirâmides financeiras por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Mariane de Melo Guimarães, procuradora federal em Goiás, acredita que a  elevação da pena poderá desencorajar os organizadores das pirâmides.

— Decidimos fazer essa proposta diante do aumento do número de denúncias que  temos recebido sobre casos em todo o país. Há alguns meses, eram 18. Depois, 30.  Agora, estamos investigando quase 80 casos e, em breve, mais três empresas  deverão ter anunciada a sentença de suspensão de atividades. Creio que o governo  também deveria promover campanhas maciças de esclarecimento da população sobre  esse crime.

O Ministério Público não divulga os nomes das empresas até que seja anunciada  a decisão da Justiça.

Atualmente, a manutenção de uma pirâmide financeira é considerada crime  contra a economia popular (Lei 1.521, de 1951) que prevê multa e até dois anos  de detenção. Segundo Mariane Guimarães, porém, muitas vezes essa pena acaba  sendo convertida em prestação de serviços comunitários ou pagamento de cestas  básicas.

O Globo

Programa Resgate: Parcerias entre prefeitura e câmara fortalecem projetos sociais em Açailândia.

REsgate1

A prefeita Gleide Santos, a presidente da câmara Lenilda Costa e vereadores comemorando os resultados do Projeto Resgate

Açailândia - A sintonia que envolve a prefeita Gleide Santos (PMDB) e a presidente da câmara Lenilda Costa (PMN) nos projetos sociais instalados no município já está proporcionando uma melhor qualidade de vida á centenas de famílias açailandenses.

resgate3 Na última segunda-feira (26), a convite de Gleide, a maioria dos vereadores que compõem o legislativo municipal visitou o “Projeto Resgate” instalado com recursos próprios do município, na Vila Ildemar. Esse projeto visa promover ação social de EXCELÊNCIA na inserção das pessoas ao convívio familiar, de forma a elevar suas autoestimas, possibilitando o equilíbrio psicológico, a harmonia e a paz na construção de laços fraternais, maior proposta do Projeto Resgate da Família - de segunda a sexta-feira, além de todas essas iniciativas implementadas todos os dias, a prefeitura de Açailândia ainda oferece uma alimentação de qualidade para centenas de pessoas acolhidas no programa.

Um almoço foi oferecido à Prefeita de Açailândia Gleide Santos, que foi socializado com a presidente da câmara de vereadores Lenilda Costa (PMN), além dos vereadores Carlinhos do Fórum (PR), Márcio Aníbal (DEM), Bento Camarão (PMDB), Fábio Pereira (PSDC), Fânio Mania (PRB), Joseli (PSDB), Diomar (PRTB), Ancelmo (PPS), Pedro Coelho (PDT) e toda equipe de trabalho do governo municipal.

Para a coordenadora do PROJETO FAMÍLIA RESGATE DA VILA ILDEMAR, Jane Maria Moraes, o projeto está alcançando o seu objetivo que é proporcionar para essas pessoas o convívio familiar e comunitário. “O nosso objetivo de todos os dias é ofertar aos acolhidos e cadastrados as condições essenciais para o desenvolvimento pessoal e social através do apoio afetivo e espiritual, com alimentação (almoço), oficinas educativas e cursos oferecendo aqui um convívio familiar harmonioso, através das várias atividades oferecidas para centenas de pessoas carentes”, destacou.

Projeto Resgate na Câmara

Na última quarta-feira (28) a Secretária de Ação e Promoção Social, Zetinha Sampaio (PDT) esteve na sala de reuniões da câmara, onde na oportunidade foi sabatinada pelos vereadores a respeito do Programa Resgate e seus pormenores. Por horas a fio os vereadores indagaram a secretária sobre como essas famílias estão sendo atendidas, a qualidade da alimentação e quantas pessoas já foram atendidas por esse programa social.

resgate2

Secretária de Ação Social Zetinha Sampaio em visita à câmara de Açailândia

De posse desses dados a câmara de Açailândia acredita poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento e ampliação desses projetos, pois quem vai ganhar com isso é toda a sociedade.

COMPETÊNCIA: Presidente Lenilda Costa conduzindo o parlamento de Açailândia com Harmônia e Independência

DSC01689

Presidente Lenilda Costa dando uma aula de como conduzir o Legilslativo Municipal

O primeiro semestre de atuação da Câmara Municipal de Açailândia, deixou evidente de que a forma como a presidente Lenilda Costa vem conduzindo o parlamento está dando certo.

O legislativo tem cada dia mais participação ativa no que se refere as discussões do poder executivo o que concerne a melhoria da qualidade de vida da população. Isso faz com que a câmara municipal  esteja a cada dia mais presente no seio da sociedade.

A presidente Lenilda Costa tem cumprido sua tarefa com eficiência, defendendo e zelando pela imagem do poder legislativo, bem como mantendo a tradicional harmonia e a ordem na casa de leis. Além disso, Lenilda juntamente com os vereadores e o líder do governo Sarney Moreira, tem buscado constantemente junto ao poder público municipal melhorias para a população.

Dessa forma, o parlamento segue resgatando a cidadania de seu povo.

GTA ministra curso de ‘Abordagem’ para policiais da 5ª CI de Açailandia

Açailândia – Uma equipe do grupo tático aéreo – GTA de São Luis estar ministrando aos policiais da quinta companhia independente de Açailândia, um curso sobre técnicas de abordagens.

00_0100_2008-01-02_000143.AVI.Still001

Aula prática de abordagem ministrada pelo GTA de São Luis.

Segundo experientes profissionais de segurança, a abordagem é sempre um momento que requer muita atenção do policial, pois um simples “Vacilo” pode culminar em uma tragédia.

Durante o treinamento que teve 75 horas de duração ininterruptas, incluindo aulas teóricas e práticas, os policiais viram cinco disciplinas: Abordagem em geral, patrulha urbana e rural, tiro policial tático, armas e munições não letais e explosivos.GTA 2

Simulação de abordagens

De acordo com o Sargento Cezar (GTA) um dos instrutores do curso, se especializar em explosivos se fez necessário para a polícia, por conta do grande numero de roubo a caixas eletrônicos em todo Brasil, onde na grande maioria dos casos os bandidos usam explosivos.

A qualificação de pessoal para prestar um serviço de qualidade para a população tem sido um das preocupações do comandante da 5ª companhia independente de Açailândia, major Eurico Alves, que vem desenvolvendo um relevante serviço em Açailândia.

Fonte: amarcosnoticias.com.br

Operação Hiléia Pátria: Continua o combate ao desmatamento ilegal em Buriticupu

dscn1988

Buriticupu – Dentro das estratégias traçadas pelo Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental – PNAPA/2013, o Ibama está executando a operação Hiléia Pátria, cujo objetivo é combater o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia, nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Maranhão.

Até o momento, no Maranhão

, foram apreendidos quatro tratores, três armas, três caminhões, 16 serrarias, além de mais de 4.370m³ de madeira, o equivalente a 110 carretas lotadas. Foram aplicadas multas que ultrapassam os R$ 2,3 milhões.

Na etapa ostensiva, iniciada em junho/2013, a operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru, sendo as duas últimas limítrofes com a Reserva Biológica do Gurupi. A extensão total dessas áreas federais é de 10.898,53 Km². Atualmente sediada em Buriticupu, importante pólo madeireiro situado ao lado da Reserva Biológica, a operação mantém bases em vários municípios da região, onde agentes do Ibama ocupam áreas protegidas com histórico de exploração ilegal de madeira.

dscn2012O Maranhão é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o nordeste brasileiro. Em Buriticupu, foram registradas 95 serrarias no Cadastro Técnico Federal CTF, contudo durante a operação foram observado que existem apenas 25. Dessas, 22, ou seja, quase 90% estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo. No Maranhão há poucas áreas privadas com floresta, além disso, dos poucos planos de manejo existentes, alguns estão suspensos.“Isso pressupõe que a madeira utilizada nas serrarias e fábricas de móveis sai de áreas protegidas, onde foram constatadas evidências de extração ilegal”, avalia o coordenador da operação Hiléia Pátria, Eder Carvalho dos Santos.

De acordo com o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, a madeira apreendida já entrou em processo de doação. Segundo ele, dos seis municípios que solicitaram madeira, cinco são da região atingida pela operação: Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Gov. Newton Belo, Bom Jardim e Santa Luzia do Paruá. Esses municípios receberão 1500m³ de madeira. “Produto de crime ambiental será revertido para benefício da própria comunidade”, afirma Leão.

Em parceria firmada entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, o Exército Brasileiro, por meio da Força Tarefa Pátria Brasil, participa da operação. “O apoio do Exército ao Ibama é fundamental para o êxito da operação, pois a experiência de suas tropas garante a logística necessária para a retirada dos produtos apreendidos”, coloca Eder. O comandante da Força Tarefa Pátria Brasil, Cel Rocha, entende que a parceria firmada é altamente positiva.

Participam também da operação Hiléia Pátria o Batalhão de Polícia Ambiental – BPA/MA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e Fundação Nacional do Índio – Funai.

Da Assessoria de Comunicação do IBAMA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Profissionais da Imprensa de Açailândia participam de palestra sobre os desafios de coberturas jornalísticas.

DSC02256

Palestrante Humberto Werneck posando para foto com membros da Imprensa de Açailândia

Açailândia – O palestrante foi o conceituadíssimo jornalista da Folha de São Paulo Humberto Werneck que a convite da Mineradora Vale discorreu amplamente sobre o assunto, e assim pôde promover um belíssimo diálogo sobre o processo de produção de matérias jornalísticas e de como enfrentar os desafios com os quais o jornalista habitualmente se depara em cada uma das etapas de seu trabalho.

Marcaram presenças os comunicadores de Açailândia Orlando Menezes, Valdenir da Conceição Silva (Dennes), Wilton Lima, Paulo Moraes, Deidson Mesquita, Rair Silva, Isisnaldo Lopes, Reníldo Jácome, Ronny Silva e Marly Alves.

O evento aconteceu ontem à noite, 27 de agosto, e teve início às 18:00hs, no Posseido Hotel, na cidade de Imperatriz.

Secretária de Educação de Açailândia solicita Tribuna da Câmara para prestação de contas à sociedade.

DSC02298

Galeria da Câmara municipal de Açailândia

Açailândia – Em uma demonstração de alta transparência na aplicação dos recursos públicos na secretaria de educação do município, a títular da pasta encamihou ofício à presidente da câmara municipal solicitando o uso da “Tribuna Livre” da “Casa de Leis” do município para apresentação de dados concretos da aplicação correta dos recursos públicos na melhoria da educação de Açailândia.

A sessão ordinária da câmara acontece nesse momento (às 20:11hs) e o espaço destinado a secretária Ivanete Carvalho acontecerá logo mais...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Luís Fernando Silva, o articulador…

http://www.tribunadomaranhao.com.br/images/luis-fernando-silva-vistoria-obras-e-ministra-palestra-em-imperatriz-75140.jpg

Luis Fernando em palestra: amplo conhecimento

Técnico dos mais competentes do Maranhão, profundo conhecedor de todos os setores do estado e gestor de incontestável e comprovada solidez, osecretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva (PMDB) tem se demonstrado também um exímio articulador político.

Desde que recebeu o aval político do ministro Edison Lobão para representar o PMDB na disputa pelo Governo do Estado, Luís Fernando caiu em campo e demonstra, em pouco tempo, a forte capacidade de atrair, inclusive os contrários.

O pré-candidato peemedebista ao governo tem em sua base de apoio todos os partidos que compõem a base do governo Roseana Sarney (PMDB), mas vai além.

Com ele, já estão prefeitos importantes do PSDB, do PDT, do PPS, do PSB e até do PCdoB.

http://www.tribunadomaranhao.com.br/images/secretario-de-infraestrutura-luis-fernando-silva-cumprimentando-o-povo-em-caxias-75656.jpg

Com lideranças, em meio ao povo: articulação

Lideranças como o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) – totalmente engajado na campanha – seguem Luís  Fernando por acreditar em sua capacidade e confiar na sua integridade.

Outros, como Luciano Leitoa (PSB), de Timon, se ainda não se posicionaram favorável ao projeto peemedebista, também demonstram clara admiração pelo seu trabalho.

É desta forma que Luís Fernando segue sua pré-campanha, numa articulação que tem surpreendido politicamente pelos resultados – e isso sem que o grupo da governadora tenha entrado efetivamente em campo.

Imagina em 2014…

Jornalistas e Radialistas de Açailândia participarão de palestra promovida pela VALE, em Imperatriz.

wilton lima

Açailândia – O palestrante é o conceituadíssimo jornalista da Folha de São Paulo Humberto Werneck que a convite da Mineradora Vale discorrerá sobre “Os desafios da cobertura jornalística”, a fim de promover um diálogo sobre o processo de produção de matéria jornalística e os desafios com os quais o jornalista habitualmente se depara em cada uma das etapas de seu trabalho.

Presenças confirmadas dos representantes da Tv Açailândia (REDE TV) apresentador Orlando Menezes, do Cinegrafista Valdenir da Conceição Silva (Dennes) e do apresentador e blogueiro Wilton Lima. Da Rádio Clube Fm de Açailândia confirmou presença o radialista das madrugadas Paulo Moraes.

Da Rádio Marconi Fm também já confirmaram presenças os comunicadores Deidson Mesquita, Rair Silva, Isisnaldo Lopes e Professor Dorgival Gerônimo da Silva.

O evento acontece hoje, 27 de agosto, a partir das 18:00hs, no Posseido Hotel, na cidade de Imperatriz. Após o evento os convidados pernoitarão no hotel, onde reservas já foram efetuadas pela empresa VALE.

Semana de Execução do TRT-MA terá dois leilões de bens variados

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizará dois leilões durante a 3ª Semana Nacional da Execução Trabalhista com o objetivo de arrecadar fundos para subsidiar o pagamento das dívidas trabalhistas dos processos em fase de execução, apreciados na pauta do evento. Os pregões serão realizados pelo pregoeiro oficial do TRT-MA, Vicente Paulo, da empresa VIP Leilões.

O primeiro leilão será realizado na Vara do Trabalho de Santa Inês (Av. Castelo Branco, nº 2442) na quarta-feira (28), às 10h, e conta com oito lotes de bens, dentre os quais constam imóveis, veículos e materiais diversos.  O pregão se dará nas modalidades presencial e on line. Os interessados em participar do leilão de Santa Inês podem se cadastrar, ter acesso à lista de bens e baixar o edital aqui:http://www.vipleiloes.com.br/leilao/280813J

Na sexta-feira (30), às 9h30, o segundo leilão da Semana de Execução será realizado no pátio da VIP Leilões, em São Luís (BR-135, Km-7, nº 5 – Maracanã). Na ocasião, serão leiloados, via pregão presencial e on line, 27 lotes com bens variados, incluindo veículos e imóveis, dentre outros. Quem tiver interesse em participar do leilão de São Luís, pode acessar a lista de bens, fazer cadastro e baixar o edital correspondente aqui: http://www.vipleiloes.com.br/leilao/300813J

A Semana de Execução acontece na Justiça do Trabalho de todo o país no período de 26 a 30 de agosto e, no TRT-MA, estão em pauta audiências em todas as Varas do Trabalho e na Seção de Execução do Foro Astolfo Serra, visando à solução dos processos em fase de execução, que são aquelas ações trabalhistas nas quais ainda não foi feito o pagamento da condenação ou do acordo.

Neste sentido, magistrados e servidores envidam todos os esforços para atender ao maior número possível de jurisdicionados interessados em finalizar suas ações em trâmite, nessa fase processual, e, para tanto, as VTs continuam agendando audiências com esta finalidade, por meio do link exclusivo disponível na página inicial do site do TRT-MA (www.trt16.jus.br). Nas audiências, será dada ênfase à conciliação entre as partes, buscando a solução desses processos.

Semana Nacional da Execução Trabalhista – Instituída pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana Nacional da Execução Trabalhista é realizada anualmente, com o objetivo de promover ações coordenadas que confiram maior efetividade a essa fase processual.

Deputado mantém inativa sala paga com verba pública

Neste mandato, Cléber Verde já gastou mais de R$ 78 mil com aluguel de escritório em São Luís pertencente a amigo, eleitor e financiador de campanha. Deputado admite que sala só é usada “eventualmente”

Cléber Verde diz que utiliza a sala eventualmente para se encontrar com prefeitos

Uma sala localizada em um bairro de classemédia de São Luís, no Maranhão, fica praticamente fechada o ano inteiro. O caso não mereceria destaque não fosse o fato de que sua manutenção é bancada com dinheiro de todos os cidadãos brasileiros. Ela é alugada pelo deputado Cléber Verde (PRB-MA) por R$ 3 mil mensais. Esse valor é integralmente ressarcido pela verba da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o chamado cotão.

De acordo com pessoas que trabalham no edifício Mendes Frota, localizado no bairro São Francisco, o deputado “quase nunca” aparece por lá e alguns funcionários vão de vez em quando para limpar e organizar a sala. Só neste mandato, ele já gastou R$ 78 mil para ter o local à disposição. A sala (veja foto abaixo) pertence a Luiz Sousa da Silva, amigo e eleitor de Cléber Verde. Em 2010, Luiz doou R$ 3 mil para a campanha à reeleição do deputado, segundoinformações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A doação foi feita “de livre e espontânea vontade”, conta o parlamentar.

A sala funciona como escritório político, onde “assessores, eventualmente, vão desenvolver alguma atividade orientada pelo gabinete”, diz o deputado. Por e-mail, Cléber Verde informou, ainda, que utiliza o local para encontros com prefeitos e lideranças do interior do estado, em compromissos relacionados ao mandato. Ele ressaltou que viaja o Maranhão todo, estado com 217 municípios, mas quando precisa estar na capital, utiliza o local para reuniões. O proprietário da sala contou ao Congresso em Foco que trabalha para o deputado em São Luís. O nome dele, porém, não aparece na relação dos funcionários contratados pela Câmara.

Como representante do Maranhão na Câmara, Cléber Verde pode gastar até R$ 35,6 mil por mês para custear despesas inerentes ao exercício do mandato. Entram nesta cota gastos com gasolina e aluguel de carros, divulgação da atividade parlamentar, emissão de bilhete aéreo e manutenção de escritório parlamentar, dentre outros. O valor é cumulativo, ou seja, o que não for usado em um mês pode ser gasto em outro, desde que não ultrapasse o total da dotação anual. Há limitação de gastos apenas para a compra de gasolina, limitada a R$ 4,5 mil mensais.

Imóvel é de amigo, eleitor e financiador de campanha do deputado maranhense

Farra com o cotão

Há três semanas, o Congresso em Foco tem mostrado como os parlamentares utilizam a bel-prazer a cota para custear despesas do mandato. A Câmara já gastou mais deR$ 31 milhões em aluguéis de veículos e R$ 22,8 milhões com combustíveis e lubrificantes desde 2012. Mas o valor pode ser ainda maior, pois os deputados têm até 90 dias para prestar contas. Destino de mais de R$ 500 mil pagos pela Casa desde o ano passado, a locadora de carros que mais aluga para deputados pertence a Parmênio Francisco Coelho Serra, que, segundo registros oficiais, foi funcionário da Câmara de fevereiro de 2007 a janeiro de 2013. Ele diz ainda ser assessor parlamentar, mas não revela para qual deputado trabalha.

Entre todos os deputados, o campeão no aluguel de veículos é Arnon Bezerra (PTB-CE). Desde o ano passado, ele gasta todo mês R$ 21,3 mil para locar cinco carros, sendo três de luxo. Outro parlamentar cearense também se destaca nesse tipo de despesa. É Manoel Salviano (PSD-CE), que aluga quatro carros, dois deles de luxo, inclusive umaMercedes, para percorrer o Ceará. Funcionários chegaram a informar que empresa proprietáriados automóveis pertence ao próprio parlamentar. Ele também utiliza a cota em um hotel do qual é acionista.

No Senado, a situação não é diferente. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) gasta R$ 6,6 mil para locar um veículo top da marca Kia. Após a publicação da reportagem, ele disse que mandará a conta, a partir de agora, para o diretório estadual do PSDB, cuja presidência assumiu no mês passado.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Crescimento desordenado de loteamentos em Açailândia traz transtornos à população com a falta d’água.

Comunicado SAAE

O SAAE por meio de sua Diretoria vem a público esclarecer sobre o problema de abastecimento de água dos loteamentos Glória City, Glória II e III.

Em primeiro lugar, cabe ao SAAE esclarecer perante aos moradores daquela localidade e a sociedade em geral, que até o presente momento a empresa responsável pelo loteamento Jardim Glória City de propriedade da empresa Vasconcelos Empreendimentos Imobiliários Ltda. CNPJ/MF:11.095.947/0001-40; não fez a entrega oficial do mesmo para que a autarquia possa operacionalizar de forma legal e regular o abastecimento de água para aquela localidade, conforme o que determina os arts 12 á 17 do Decreto nº 518, de 18 de fevereiro de 2009, que regulamentou os Serviços de Água e Esgoto do SAAE de Açailândia.

Que em 17 de maio de 2013, foi realizada uma reunião na sede do SAAE, onde estiveram presentes a DIRETORIA DO SAAE e o representante da empresa responsável pelo loteamento o Sr. Mauro Luiz Ferreira da Silva, onde ficou acordado que como forma de resolver o problema de abastecimento de água daquela localidade seria feita uma parceria, conforme as respectivas responsabilidades conforme descrito abaixo:

O Sr. Mauro Luiz Ferreira da Silva, comprometeu-se em realizar a instalação da subestação elétrica com todos os equipamentos necessários para fornecer energia elétrica para o correto funcionamento da bomba, o que por Lei já é de responsabilidade da empresa responsável pelo loteamento.

Em contrapartida, o SAAE estaria adquirindo um painel elétrico que permitiria o correto funcionamento da bomba, que seria trocada por uma de maior potência e ainda iria ceder e instalar um reservatório de 300.000 litros visando atender a demanda daquela localidade, o que também por LEI é de responsabilidade da empresa responsável pelo Loteamento, cabendo ao SAAE apenas administrar o sistema após o mesmo ter sido entregue a autarquia, conforme determina o Decreto nº 518, de 18 de fevereiro de 2009, o que conforme já foi dito anteriormente até o presente momento não ocorreu.

Ficou estabelecido ainda que após a conclusão de toda a infraestrutura necessária para o correto funcionamento do sistema de abastecimento de água, seria elaborado o termo de doação do poço do loteamento Glória City, onde constaria todas as especificações técnicas e equipamentos abrangidos na doação, conforme consta na ata da reunião em anexo assinada pelo Sr. Mauro Luiz Ferreira da Silva.

Ocorre que, até o presente momento o Sr. Mauro Luiz Ferreira da Silva, mesmo tendo sido formalmente e antecipadamente convocado por duas vezes para uma reunião para tratar do  cumprimentodo que foi acordado, o mesmo não compareceu, cabendo ao SAAE arcar sozinho com o custo de manutenção da bomba, do consumo mensal de energia e com o custo com funcionários para operacionalizar a bomba, sem receber nenhuma contra partida do responsável pelo loteamento ou dos consumidores já que até o presente momento não há cobrança de tarifa pelo abastecimento de água.

Tendo em vista a necessidade de água para toda essa população o SAAE, se propôs em aumentar o fluxo de água do Poço do Jardim de Alah, para que isso pudesse acontecer necessitaríamos do auxilio da Cemar para instalar no local um ramal de alta tensão, pois no local só havia de baixa tensão, o mesmo não suportaria fornecer energia para o pleno funcionamento de uma bomba de vazão maior, mas, esbarramos na Cemar que por sua vez não cumpriu com o acordo feito em reunião na sala da Diretoria do SAAE.

Ainda assim, informamos que estamos colocando todo o nosso corpo operacional e administrativo a disposição da população daquela localidade, no intuito de resolver o quanto antes o problema de abastecimento de água e que estaremos tomando todas as medidas necessárias para responsabilizar a quem deu causa a todo este transtorno.

Pedimos a colaboração de toda a comunidade do loteamento Glória City, Gloria II e III, e que estaremos buscando resolver dentro da legalidade, o quanto antes o problema de abastecimento de água do loteamento.

A DIRETORIA

Assédios de soldados do Exército em Buriticupu são boatos plantados por madeireiros

Uma onda de boatos se espalhou na cidade de Buriticupu dando conta de que soldados do Exército teriam estuprados e assediados moças na cidade de Buriticupu.

Até a deputada Francisca Primo ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer acusações contra os militares que estão alojados nas dependências do IFMA naquele município.

Na verdade, os soldados estão ali para evitar o desmatamento ilegal de madeiras. O marido da deputada, o ex-prefeito de Buriticupu, Primo, é ligado aos madeiros, que foram os responsáveis pelos boatos.

exercito

Madeira reúne mais de 40 prefeitos em favor de Luis Fernando

Luis Fernando e Sebastião Madeira

Luis Fernando e Sebastião Madeira

O jogo da sucessão estadual teve o primeiro treino sexta-feira (23) à noite na cidade de Imperatriz. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Ele reuniu em sua residência mais de 40 prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais da Região Tocantina para discutir à sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB). Durante o jantar, algumas surpresas: deputados federais e vereadores do PSDB.

Convidado especial o secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao Governo do Estado, Luis Fernando, falou aos presentes como conseguiu fazer uma revolução na cidade balneária de São José de Ribamar. Explicou que, com força de vontade e políticas publicas e transparente é possível transforma sonhos em realidade. Bastante aplaudido pelos prefeitos e lideranças políticas, Luis Fernando deixou claro o seu posicionamento municipalista.

Ao final do evento, o prefeito Sebastião Madeira afirmou que seu apoio ao pré-candidato era por acreditar no seu projeto de mudar o Maranhão, que não é pessoal.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Após negociação BR 222 é liberada em Buriticupu

No final da tarde de ontem, 22, uma equipe de policiais rodoviários federais foi para Buriticupu para negociar a liberação da BR-222, no município.

As negociações entram pela noite e  hoje por volta das 2 e meia da madrugada os manifestantes decidiram liberar a rodovia.

A rodovia estava bloqueada desde esta terça-feira (21) por manifestantes que pedem o fim da operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) contra a retirada de madeira ilegal na região. Com a interdição, muitos veículos ficaram  parados em postos de combustíveis ou mesmo à beira da estrada.

De acordo com a chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama, Ciclene Brito, o órgão acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão para fazer a desobstrução da rodovia.No final da tarde dessa quarta-feira (22), um dos manifestantes foi morto a tiros e outro ficou ferido.

Eles cobravam pedágio dos motoristas que tentavam usar desvios dos locais interditados na rodovia. Após discussão, um motorista atirou em um homem identificado como Francinaldo da Silva Rodrigues, de 24 anos, que morreu no local. Antônio da Silva Rodrigues, de 64 anos, pai da vítima foi esfaqueado e está internado, em estado grave, em um hospital da cidade.

Há pouco mais de dois meses, o Ibama com o apoio do Exército faz na região a Operação Hileia Pátria de combate a crimes ambientais na Reserva Biológica do Gurupi e municípios no entorno da área da reserva, onde ocorrem desmatamentos ilegais. Antes de Buriticupu, a operação passou pelos municípios de Zé Doca, de Centro do Guilherme e Santa Luiza do Paruá.

Vereador Ancelmo tem indicação que cria a Tarifa Social de água e esgoto atendida pela prefeita Gleide Santos.

vereador Ancelmo

Açailândia - O Projeto de Lei nº 09/2013 que dispõe sobre a implantação da tarifa social destinada a aposentados, idosos, portadores de deficiência e família de baixa renda, foi aprovado por unanimidade na câmara de Açailândia, na semana passada e foi uma indicação do edil que foi prontamente atendida pelo executivo municipal.

Após a aprovação na câmara fica criada a Lei de tarifa social de água e esgoto, conforme previamente determinado pela Lei Federal nº 11.445/2007, em seu artigo 2º, inciso VI, e segundo o que estabelece a destinada aos usuários aposentados, idosos e portadores de necessidades especiais que comprovem renda per capita inferior ou igual a ¼ do salário mínimo e a família de baixa renda que estejam cadastradas em qualquer programa social.

A tarifa social será aplicada exclusivamente as unidades habitacionais unifamiliares cujo consumo mensal não exceda a 15.000 litros cúbicos de água, e desde que o usuário não esteja inadimplente.

Essa decisão do executivo com a aprovação do legislativo municipal resultará em uma redução significativa na conta da água do usuário beneficiado, quando comparada com a tarifa normal cobrada pelo SAAE, que realizará divulgação referente ao estabelecimento da tarifa social, por meio de mensagens inseridas nas faturas de água e esgoto, bem como, por meio de comunicações de massa.

O vereador Ancelmo justificou sua indicação ao executivo, após constatação “in loco” das dificuldades da população mais carente como aposentados e pensionistas em cumprir com seus compromissos com a autarquia pública. “Para alguns pode até significar pouca coisa, mas para essas famílias de baixa renda vai fazer a diferença em seu orçamento”, disse.

Vereadores Carlinhos do Fórum e Fátima Camelo solicitam do executivo a instituição de um Código Sanitário para Açailândia.

carlinhos do fórum fátima camelo

Açailândia - Através da indicação conjunta nº 023/2013 os vereadores Carlinhos do Fórum (PR) e Fátima Camelo (PSDB) sugere ao executivo municipal o envio à câmara de um Projeto de Lei instituindo o Código Sanitário do Município de Açailândia.

Os vereadores justificam que em visita ao órgão de Vigilância Sanitária do município, ficou constatada através de uma conversa com a coordenação da necessidade da criação de uma Lei que possa instituir o Código Sanitário Municipal fundamentado nos princípios expressos na Constituição Federal, na Lei de criação da Vigilância Sanitária, nas Leis Orgânicas da Saúde – Leis Federais nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, no Código de Defesa do Consumidor.

Segundos os Edis, através dessa Lei visa-se garantir ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal, a adotar medidas preventivas norteadas pelo princípio da precaução, assegurando a promovendo ações que visem o controle de doenças, agravos ou fatores de risco de interesse à saúde; promovendo a melhoria da qualidade do meio-ambiente, garantindo condições de saúde, segurança e bem-estar público.

Sessões Ordinárias da Câmara de Açailândia acontecerá agora as quartas e quintas-feiras.

Sessão da câmara

Açailândia - Através do Projeto de Resolução nº 006/2013 de autoria da presidente da câmara de Açailândia, Lenilda Costa (PMN) e subscrito pelos demais 16 vereadores fica alterada a redação do caput do Art. 108 da Resolução 001/92 do Regimento interno da “Casa de Leis” do município.

O caput do Art. 108 passará a partir da próxima sessão ordinária, quando será aprovada a resolução que muda os dias das realizações das reuniões do Legislativo municipal, para o seguinte texto: As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Açailândia realizar-se-ão, impreterivelmente, as quartas e quintas-feiras, a partir das 19h30min.

A medida visa agilizar os trabalhos do legislativo municipal, de forma a atender melhor a população, centralizando os dois dias da semana seguidos para a realização dos trabalhos da câmara.

Apesar das sessões acontecerem somente em dois dias da semana, o trabalho dos vereadores acontecem todos os dias com atendimentos em seus gabinetes e nas visitas às suas bases eleitorais, além do acompanhamento dos trabalhos realizados pelo executivo nos bairros da cidade. Nas últimas semanas a câmara de Açailândia aprovou projetos de suma importância para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Secretário de saúde convoca coletiva para lançamento da campanha de multivacinação em Açailândia

A Coletiva aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), no prédio da secretaria municipal de saúde, localizada à Rua Maranhão S/N. Na oportunidade foi explanado para os profissionais da Imprensa Local tudo sobre o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação que acontecerá neste sábado, 24 de agosto.

A Coletiva com a Imprensa Açailandense tem como objetivo alertar os pais e responsáveis para a importância de levar os filhos aos postos de vacinação no sábado, dia 24 de agosto dia “D”, quando terá inicio a vacinação.

O atendimento no sábado será feito das 8 às 17h, em todos os postos de Saúde da Família nos bairros da cidade e assentamentos da  zona rural, como também em Postos Volantes.

A Secretaria da Saúde de Açailândia informa que deverão ser vacinadas todas as crianças com menos de 5 anos de idade, e que os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança para atualização do documento.

A Campanha de Multivacinação 2013 vai até o dia 30 de agosto com aplicação de vacinas contra a Paralisia Infantil, Hepatite B, Rotavírus e a vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

A meta da Campanha em Açailândia é imunizar todas os bebês menores 5 anos. Para isso a Prefeitura de Açailândia organizou uma estrutura para a vacinação formada por postos fixos, além de postos volantes, que garantirão o atendimento em casos de crianças com dificuldades ou impossibilidade de deslocamento. Em todo o município haverá mobilização de todos os profissionais para garantir o êxito na Campanha de Multivacinação.

Fonte/Folha de Cuchá

Prefeitura de Açailândia vai entregar de forma gratuita títulos definitivos da Vila Ildemar e Vila Capeloza

Gleide Santos
Açailândia – Definitivamente contra fatos não existe nenhum argumento. Depois de mais um factoide espalhado pela “indústria da mentira” do grupo derrotado nas urnas de que estaria havendo cobranças exorbitantes sobre a entrega de títulos definitivos dos moradores da Vila Capeloza e Vila Ildemar, a prefeita Gleide Santos surpreende e convoca todos os moradores dessas localidades que ainda não titularizaram suas residências que, compareçam na sede da prefeitura, na próxima segunda-feira (26), para as devidas regularizações e tudo de forma GRATUITA.
 
Os títulos definitivos, principalmente dos moradores da Vila Ildemar, já foram usados como massa de manobras eleitoreiras pelo ex-prefeito que não conseguiu emplacar o sobrinho como sucessor. Na eleição passada alguns títulos foram entregues, mas como prática comum de compra de votos de alguns políticos, ficaram outros títulos como promessa para entrega depois da vitória nas urnas – o povo não caiu nessa “tramoia” e elegeu Gleide Santos – agora a população colhe os frutos de não venderem seus votos e agora receberão seus títulos definitivos que sempre tiveram direito.
 
Enfim, fica a lição para os políticos retrógrados que ainda acham que podem enganar a população – a cada dia que passa o povo de Açailândia está mais politizado.



Ações Sociais melhoram a qualidade de vida da população mais carente do Distrito Industrial de Pequiá.

CRAI2

Açailândia - A População de baixa renda de Piquiá tem na Prefeitura de Açailândia uma grande aliada e através da Secretaria de Ação Social e do CRAI (Centro de Referência em Atendimento ao Idoso), diversas ações têm sido desenvolvidas, como também no PROJETO RESGATE DA FAMÍLIA que está beneficiando inicialmente mais de trinta 30 famílias carentes cadastradas, entre idosos, crianças, mulheres e pessoas desassistidas de uma alimentação digna, além de outros serviços sociais.

No CRAI DE AÇAILÂNDIA E DO PIQUIÁ são oferecidas atividades recreativas e alimentação visando sempre o bem-estar e vivacidade dos idosos, fazendo com que eles estejam sempre em movimento, melhorando seu condicionamento e autoestima. São oferecidas atividades de dança popular entre várias outras, para cerca de mais de cem 100 idosos todos os dias.

Homens e mulheres da melhor idade contam também com o projeto resgate da família, que trabalha a qualidade de vida no seu aspecto geral, cuidando das famílias carentes do nosso município, onde as pessoas atendidas recebem assistência psicológica, espiritual, médica, social e acompanhamento familiar.
Segundo Sônia Bezerra, coordenadora do projeto resgate da família e do CRAI Piquiá, o mesmo atendimento que há no município também foi implantado naquele Distrito.

CRAI1

A equipe se esforça para prestar um serviço de atenção exclusivo para todas as pessoas carentes, cuidando com a mesma qualidade que os profissionais que atendem na sede do município.

Essa iniciativa da prefeita Gleide Santos vem ao encontro dos princípios dos direitos de cidadania e qualidade de vida das comunidades. É também a contribuição com o desenvolvimento humano, social, e por que não destacar que é sem dúvida uma iniciativa que no conjunto contribui com as formas de mudar a cidade em todo seu contexto social.

Na tarde da última terça-feira (20), aconteceu uma grande integração entre os idosos da sede do município e os idosos do Distrito de Piquiá realizada na sede do CRAI PIQUIÁ (Restaurante José e Maria), com muita música ao vivo animada pela BANDA ESPERANÇA DO FORRÓ, com a distribuição de lanches e refrigerantes para todos os idosos, além de brinquedos para a criançada.

Secretaria de Educação de Açailândia participa da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

PGE - PALESTRA 01

Açailândia - “Todos somos iguais perante a Lei, afirma o Artigo 5º da Constituição Federal Brasileira”. A questão é: Somos de fatos iguais perante a Lei? Fazendo uma retrospectiva na história, observamos que se fazem necessárias articulações do povo brasileiro nas suas respectivas comunidades e instituições em parceria com o Poder Público Federal, Estadual e Municipal lutar por esse Direito Sagrado e vital para vida. Como disse Nelson Mandela, “A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo” e, abraçada a essa causa, a senhora Ivanete Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Açailândia – Ma, enviou uma equipe (Doralice Neponucena e Joana Lisboa), para contribuir na III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL quanto à socialização e eleição do Estatuto da Igualdade Racial, Artigo 47 da Lei 2.288 / 2010 que está acontecendo nos dias 14, 15 e 16 desse mês, em São Luís - Ma. Vale ressaltar que O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, Centro Espiritualista Luzes do Oriente, a Secretaria Municipal de Cultura, ambos também no Município de Açailândia, estão participando do relevante evento.

Enquanto educadores, trabalhamos no Currículo Didático e Pedagógico dos nossos educandos nas escolas da Rede Publica Municipal, o respeito à religião, à cultura, á cor da pele, à aquisição social, à igualdade de direito, e (temas transversais) promovendo o combate ao Bullying dentro de um processo de aprendizagem significativa e prazerosa, haja vista que, o espaço escolar é uma parte da nossa casa bacana de ser vivida, com respeito mútuo e barulho de aprendizagem.

Por Doralice Neponucena Ferreira

Secretaria de Educação realiza 1ª Formação de Incentivo a Leitura e a Escrita.

FORMAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA 01

Açailândia - Nos dias 14, 15 e 16/08, a equipe da Casa do Professor ministrou palestras e oficinas para 50 professores responsáveis pelas salas de leitura nas Escolas da Rede Municipal.

O objetivo dessa formação é treinar e preparar melhor esses profissionais para atender os alunos e usuários dos espaços de leituras nas escolas do município.

A secretária de educação professora Ivanete Carvalho e a técnica da Seduc, professora Elaine Beatriz, estiveram na abertura do evento. Ambas lembraram que o prazer pela leitura precisa ser despertado cada vez mais, pois essa prática é o caminho para o conhecimento.

O conteúdo da formação foi bem diversificado e as formadoras repassaram técnicas de como organizar uma biblioteca com planejamento do espaço, fichários, arquivos, suporte, aquisição do acervo e a importância da tecnologia no espaço de leitura.

Os responsáveis pelas salas de leituras das escolas municipais terão o acompanhamento da equipe da Casa do Professor, que a partir de agora estarão visitando e orientado quando houver necessidade.

O projeto de incentivo à leitura é mais uma ação do governo da prefeita Gleide Santos, que vem tratando a educação como prioridade.

Diretor Geral do IFMA/Campus Buriticupu rebate denúncias de supostas orgias realizadas na piscina da instituição.

ifma

Buriticupu - O Sr. Ronald Ribeiro (diretor Geral do IFMA Campus Buriticupu), através de nota encaminhada a imprensa na tarde desta quinta-feira (22), esclarece fatos que ganhou repercussão, envolvendo o nome da instituição.

De acordo com o diretor, as noticias veiculada na mídia não condiz com a verdade.

Veja a integra da nota:

O IFMA Campus Buriticupu vem a público repudiar as notas vinculadas na impressa onde mencionam de forma vergonhosa o nome da Instituição e fazem afirmações caluniosas. Diante da notícia vinculada na imprensa onde se afirma que o exército que se encontra hospedado nas dependências do IFMA Campus Buriticupu vem cometendo atos libidinosos, desrespeitosos e de atentado a moral é infundada, imoral e irreverente.

A presença do Exército na cidade é por uma ação do IBAMA contra a extração e exploração ilegal de madeiras. Lamentamos que situação como essa aconteça com o nome de uma Instituição de Educação que vem promovendo mudanças significativas de crescimento cognitivo e melhoria dos indicadores sociais, instituição essa quem tem dado, ao longo de sua existência em Buriticupu, contribuições importantes para a comunidade Buriticupuense gerando conscientização para um desenvolvimento mais sustentável em prol da cidade de Buriticupu e região.

Em relação às acusações que nos fazem, não recebemos qualquer denúncia formalizada em relação a assédio ou estupro de nossas alunas, infelizmente tais comentários maldosos e que envolvem interesses escusos acabam comprometendo a integridade moral dos alunos e servidores desta Instituição. Jamais iríamos compactuar com tais práticas dentro desta Instituição que vem trabalhando em parceria com a comunidade Buriticupuense na luta por melhorias e desenvolvimento da região.

O IFMA Campus Buriticupu condena este tipo de comentário inescrupuloso e lamenta pela fala e escrita proferida a Instituição. Em relação às acusações temos a dizer:

1º – O Exército encontra-se na cidade de Buriticupu realizando uma ação coordenada pelo IBAMA para coibir a extração/exploração ilegal de madeiras; na chamada FORÇA-TAREFA PÁTRIA-BRASIL;

2º – As dependências do IFMA Campus Buriticupu foram solicitadas pelo Comando Militar do Nordeste para abrigar médicos, soldados e o Comando Geral, como apoio às suas atividades na região. Dentre suas atividades, está também, o atendimento no Hospital de Campanha, montado dentro do IFMA, sendo realizados até o momento, 1380 atendimentos médicos e odontológicos aos alunos, servidores e moradores de comunidades adjacentes. Vem ainda dando colaboração ao ensino desta instituição, proferindo palestras educativas com diversos temas, como drogas, trânsito, gravidez na adolescência e dando suporte a professores pesquisadores em seus trabalhos científicos. – Além, disso, o Exército Brasileiro, por meio de Ações Cívico-Sociais, vem buscando cada vez mais uma aproximação da população Buriticupuense, com a entrega de cestas básicas, kits de higiene bucal, recuperação de instalações físicas de escolas e órgãos públicos, bem como a exposição de materiais militares pela cidade de Buriticupu, reforçando a informação;

3º – A piscina da Instituição foi utilizada para promover uma competição/ torneio entre alunos e militares, com o acompanhamento de professores e da comunidade, torneio esse solicitado pelo grêmio desta Instituição escolar e foi também solicitada pelo comando da operação para prática de atividades físicas, sendo essas atividades uma praxe do exército, o fomento as atividades físicas;

4º – O traje utilizado em uma piscina trata-se de fato de uma sunga, portanto nada que venha desabonar a conduta moral ou incitar a concupiscência;

5º – A não liberação da piscina antes para os alunos deve-se ao fato de não termos os produtos químicos para tratamento da água da piscina e médicos para o exame de nossos alunos, ações essas que só puderam acontecer com a chegada do exército que trouxe os produtos e os médicos, por isso a piscina foi liberada neste período;

6º – A afirmação de que cerca de 200 mulheres ficam entrando e saindo do IFMA Campus Buriticupu para fazer sexo com os militares é infundada, desrespeitosa e imoral, somos uma Instituição de Ensino, pesquisa e extensão todos os dias adentram a essa Instituição um quantitativo grande de pessoas que trabalham, estudam e tem acesso a nossa biblioteca e demais serviços, tal calúnia é uma afronta à integridade moral de toda a comunidade, ao longo do dia temos pessoas circulando o tempo todo dentro da Instituição, bem como segurança do patrimônio público 24 horas;

7º – Sobre o uso de alguns espaços acadêmicos, como piscina, laboratórios, com permissão da direção do campus, uma vez que, em momentos que não comprometem o andamento de nossas atividades.

O IFMA Campus Buriticupu condena qualquer tipo de comentário inescrupuloso à comunidade acadêmica e lamenta pela fala e escrita proferida à instituição.
Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos sobre o assunto.

Atenciosamente: Ronald Ribeiro
Diretor Geral do IFMA/Campus Buriticupu

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Operação prende advogados em Imperatriz

"Máfia do DPVAT"

“Máfia do DPVAT”

Na manhã desta quinta-feira (22), dois advogados e uma advogada, foram presos em uma operação realizada por policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais  em conjunto com a Delegacia Regional de Imperatriz, sob o comando do delegado Assis Ramos.

Eles estariam envolvidos na “Máfia do DPVAT”, que fraudava seguros recebidos alegando supostos acidentes de trânsito. Segundo informações da Sei, estaria prevista mais prisões ainda hoje.

O delegado Augusto Barros informou que foram expedidos oito mandados de prisão e sete de busca e apreensão contra a quadrilha. Outros quatro advogados poderiam ser presos, mas esta informação não foi confirmada.

Com informações do Idifusora.

TSE barra justa causa para saída de Simplício; TRE libera Othelino

simplicio

Simplício: barrado

O deputado federal Simplício Araújo e o estadual Othelino Neto tiveram destinos diferentes no intento de conseguir da Justiça Eleitoral a justa causa para deixar o PPS.

Os que já não se sentem bem na legenda desde o ano passado, quando o ex-presidente do Diretório Estadual, Paulo Matos, renunciou ao cargo e deu posse à deputada estadual Eliziane Gama, então vice-presidente. Simplício e Othelino tentaram reverter a decisão e realizar eleição de nova diretoria, mas foram frustrados pela executiva Nacional. Desde então, pretendem sair.

Na segunda-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu por unanimidade o direito de Othelino sair do partido sem perda de mandato. Ele tem 30 dias para dizer se quer mesmo desfiliar-se, ou não. Há conversas do parlamentar com o pessoal do PDT.

Othelino: liberado

Othelino: liberado

Já no caso de Simplício, ação foi julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pelo arquivamento. E contato com o titular do blog, ele informou que já protocolou embargos para tentar reverter a decisão.

Além do controle do partido, os dois deputados lutam com Eliziane por teses diferentes. A deputada que que a sigla lance candidatura própria em 2014 – e até já aprovou um indicativo nesse sentido, via Diretório Estadual, na semana passada ; Simplício e Othelino preferem coligação com o PCdoB e os aliados da oposição.

Por enquanto – e mais uma vez -, Eliziane vai levando a melhor…

Clima tenso em Buriticupú. BR 222 continua interditada por manifestantes que pedem a saída do Exército.

Protestos é contra a permanência de homens do Exército em Buriticupu, os moradores do município acusam os militares de abusar crianças 


A manifestação é motivada pela presença do exército no município, onde está sendo realizado a mais de trinta e dois dias a operação intitulada: Hileia Pátria, que visa combater crimes contra o meio ambiente, porém os militares são acusados pelos moradores de estupro a vulnerável, abuso de menores e de promoverem orgias com mulheres no local onde estão hospedados.

O advogado, André Vasconcelos, morador do município, falou sobre o assunto. "A economia da cidade é fruto da agricultura, pecuária e das madeireiras instaladas na região.Desde quando começaram a ser fechadas que os comerciantes vem sofrendo e Buriticupu tem ficado sem a circulação de dinheiro.

O que revolta a população é o fato de que movelarias de pequeno porte estão recebendo multas milionárias, porém o que tem deixado a população ainda mais revoltada é o fato de alguns militares estarem tocando o terror na cidade. Segundo moradores os milicos abusam sexualmente de menores e promovem orgias em uma instituição escolar.

O local onde estão hospedados é no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Buriticupu, segundo denuncias varias mulheres vão para o local participar de orgias.

Algumas festas promovidas na instituição por policiais tem inicio as 08:00 da noite e terminam pela madrugada. Ao todo são cerca de 700 homens do Exército e 24 do IBAMA.

A população já cansada de verem crianças serem abusadas por militares e de serem afrontados resolveram tornar público a situação considerada vergonhosa. Centenas de pessoas decidiram ir as ruas protestar, alguns veículos de comunicação chegaram inclusive a divulgar que os donos de serralheiras eram quem estavam protestando, mas diferente disso foram comerciantes que decidiram fechar seus estabelecimentos e apoiar o movimento.

Desde a manhã desta quarta feira (20) que a BR 222 está interditada. Alguns caminhoneiros desistiram de seguir viagem e resolveram dormir em Postos de combustível de Buriticupu. Ás 01:00hr desta quinta feira (21) as chamas ainda bloqueavam a rodovia. Antes de dormirem manifestantes colocaram mais pneus no fogo.

Morte durante a manifestação


Homem foi morto porque teria exigido dinheiro

Meios de comunicação divulgaram que a manifestação em Buriticupu resultou em agressão e morte. Ocorre que um lavrador, Fracinaldo Rodrigues, foi morto a tiros e o pai da vitima, Antonio Rodrigues, foi esfaqueado e levado para o hospital, mas passa bem.

A morte não ocorreu na manifestação dos moradores de Buriticupu. Ocorre que por conta da rodovia estar interditada algumas pessoas aproveitaram para lucrar. Uma estrada vicinal possibilitava um desvio que faziam com que os caminhoneiros furassem o bloqueio e os motoristas começaram a optar pela a rota e logo indivíduos resolveram interditar a estrada e cobrar pedágio.

O próprio delegado de Buriticupu, Roberto Menezes, relatou que no momento do ocorrido os dois estavam exigindo dinheiro para deixar os motoristas furar o bloqueio e seguir viagem. Um homem ainda não identificado pagou o valor, estacionou o veiculo a poucos metros, voltou e efetuou os disparos que mataram Fracinaldo; e o pai foi agredido com uma facada. O local onde ocorreu o fato é conhecido como Terra Bela, e fica a poucos metros do local onde o movimento se concentra.

Com informações do Blog Maicon Sousa

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Madeira vai reunir prefeitos e aliados para discutir pré-candidatura de Luis Fernando

madeira

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) dará uma demonstração de força na sua região. Ele reunirá nesta sexta-feira, dia 23, em um jantar na sua residência, em Imperatriz, cerca de 40 prefeitos, para discutir a pré-candidatura do ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva (PMDB) ao Governo do Estado em 2014.

O movimento de apoio à pré-candidatura de Luís Fernando Silva é articulado pelo prefeito Sebastião Madeira PMDB, e conta com o apoio da maioria das lideranças políticas da Região Tocantina.  Pereira é um dos responsáveis pela organização do jantar, e convida os prefeitos e lideranças políticas. O democrata informou que no jantar serão tratados apenas assuntos políticos relacionados com a pré-candidatura de Luís Fernando Silva.

Já o deputado Antônio Pereira, que é da região, reconheceu que Luís Fernando Silva tem preparo político, administrativo e principalmente compromisso com a população e com a coisa pública, o que já foi  demonstrado na excelente gestão que o pré-candidato do PMDB realizou no município de São José de Ribamar. “Tenho certeza que a população de Imperatriz e de toda Região Tocantina abraçarão a pré-candidatura de Luís Fernando”, afirmou.

Buriticupu: população denuncia estupros e orgias de militares do Exército na cidade

buriticupu1

Açailândia - Revolta e graves denúncias contra o Exército Brasileiro marcaram uma manifestação promovida pela população do município de Buriticupu na manhã desta quarta-feira (21).

A maioria dos manifestantes era formada por mães e pais que denunciaram casos de orgias e até supostos estupros que estariam sendo praticados por soldados do Exército. A indignação dos buriticupuenses foi além das ruas e ganhou as redes sociais onde várias pessoas expressaram suas revoltas e deram total apoio à manifestação que interrompeu a BR 222 por várias horas.

Psicóloga do Centro De Referência Especializado De Assistência Social – CREA, Sâmia Cavalcante, usou seu perfil no Facebook para denunciar o comportamento despudorado e criminoso por parte dos militares do Exército.

A população de Buriticupu revoltada com os 700 homens do exército, interditaram a BR222 e estão queimando pneus e toras de madeira e as faixas dizem “Dilma venha ver o exército aliciando menores em Buriticupu”, escreveu a psicóloga.

buriticupu

Segundo informações do Portal Veras, alunos do Ifma, local onde os soldados estão hospedados, também fizeram parte do movimento e exibiram faixas com as seguintes afirmações: “O IFMA não é cabaré” e “Chega de abuso sexual”.O Portal noticiou ainda que os comerciantes de Buriticupu fecharam seus estabelecimentos e foram participar do movimento.

população também fez várias faixas pedindo a intervenção da presidente Dilma no caso, bem como a presença da imprensa para divulgar e ajudar nas denúncias que atingem em cheio uma instituição respeitada como é o Exército Brasileiro.

Espera-se que o Comando do 24º Batalhão de Caçadores, órgão máximo do Exército no estado do Maranhão, consiga esclarecer o mais rápido possível as graves denúncias feitas pela população de Buriticupu.

População de Buriticupu revoltada com exército e IBAMA interdita BR 222

Daqui a pouco todas as informações…

AGUARDEM!

1003216_635500916483846_1666259704_n

Foto: Alexandre Mgalhães (facebook)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reproduzir notícia de outro veículo não gera dano moral

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve sentença que absolveu o jornalista e blogueiro Políbio Braga de indenizar, por dano moral, um ex-candidato a vereador.

O autor da ação queria que Braga o indenizasse por ter reproduzido reportagem da Revista Época que apurou a violação do sigilo fiscal do PSDB. Na época dos fatos, o autor foi um dos fiscais da prestação de contas do partido e, curiosamente, também saiu candidato a vereador pelo PT de sua cidade. Logo, recaiu sobre si a suspeita de vazamento de dados protegidos pela Receita Federal.

O relator da Apelação, desembargador Túlio de Oliveira Martins, tal como o juízo de primeiro grau, não viu ilícito na publicação, pois só houve reprodução de texto já veiculado, seguido de comentários externando o ponto de vista do blogueiro. Para o juiz, ainda que as notas trouxessem algum equívoco, deve ser levado em conta que a atividade de informar é essencialmente especulativa, investigativa e inexata.

‘‘Fosse de outra forma, bastaria à população consumir os diversos jornais dos três Poderes, acompanhar a transmissão de emissoras públicas de televisão e ler boletins informativos, ficando, assim, absolutamente informada das verdades oficiais e não mais sujeitas a controvérsias (na visão de quem detém o poder)’’, ponderou o relator, no acórdão.

Para o desembargador-relator, a opinião pública forte e bem-informada é a maior garantia do Estado Democrático de Direito. E é construída a partir da informação, do questionamento, do desafio, da contestação e do debate. ‘‘Mesmo para aquelas correntes do pensamento jurídico que admitem alguma restrição à veiculação de notícias (com o que não concordo), tal se dará apenas em condições excepcionais’’, finalizou. O acórdão foi lavrado na sessão de julgamento do dia 27 de junho.

O caso
Nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2008, o blog mantido pelo economista e jornalista Políbio Braga publicou, pela ordem, as seguintes manchetes: ‘‘Novo dossiê: auditor gaúcho, ex-candidato do PT, investigou o PSDB e dados vazaram’’; ‘‘Novo dossiê demonstra que o governo trabalha por um estado policial e fascista no Brasil’’; e ‘‘Conheça este auditor petista da Receita que investigou as contas do PSDB’’.

Originalmente, a história envolvendo o auditor e o vazamento de dados foi descoberta e divulgada pela Revista Época (Grupo Globo), com desdobramentos em outros veículos, que passaram a ampliar e cobrir o caso, como os grandes jornais do Centro-Sul. dentre esles o diário gaúcho Zero Hora e o paulista O Estado de S. Paulo. Além de reproduzir o material, Políbio deu opiniões e novas informações sobre o caso.

Na Ação de Indenização por Danos Morais, o auditor fiscal Júlio Severino Bajerski alegou que a reportagem da Revista Época não espelha a verdade dos fatos e que as informações reproduzidas no blog de Políbio extrapolaram o direito à informação, pois se mostraram de cunho sensacionalista.

Além disso, os comentários ‘‘caluniosos’’ lhe atribuíram responsabilidade pelos vazamentos de informações sigilosas da Receita Federal. Logo, causaram ofensa a sua honra e dignidade.

Citado, o jornalista apresentou defesa. Disse que o fato era objeto de investigação pela própria Receita Federal e que havia dados concretos que indicavam o autor como suspeito pela violação do sigilo fiscal. Sustentou que noticiou fato verdadeiro e emitiu a sua opinião sobre os desdobramentos, na condição de jornalista, agindo no exercício regular de um direito — o da liberdade de expressão e de crítica, ainda que desfavorável a qualquer pessoa.

A sentença

A pretora Nina Rosa Andres, da 1ª Vara Cível da Comarca de Santo Ângelo, julgou o pedido de indenização improcedente, por não ocorrência de ilícito civil. Afinal, os textos veiculados no blog, acrescidos de comentários, segundo ela, apenas reproduziram texto já veiculado.

‘‘Assim, ainda que os comentários tenham causado desconforto e abalo moral ao autor, o demandado [Políbio Braga] não pode ser responsabilizado, haja vista que a matéria que expôs o fato é de autoria de Leonardo Loyola e de responsabilidade deste e da Revista Época’’, concluiu.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Viatura da SEJAP é incendiada em frente ao CDP de Açailândia

SONY DSC

Viatura da SEJAP em chamas.

Açailândia – Uma viatura da secretaria de estado da justiça e da administração penitenciária – SEJAP, a serviço do centro de detenção provisória de Açailândia (CDP), foi incendiada na noite deste domingo (19).

Segundo levantamentos feitos no local, à viatura, (um veículo modelo Eco-sport) se encontrava estacionado em frente à unidade prisional quando um homem até o momento não identificado chegou e ateou fogo no carro, em seguida tomou rumo ignorado.

Ainda segundo informações, o “Incendiário” estava em uma motocicleta, cujas características a testemunha que presenciou tudo não soube dizer.

Imagens gravadas pelo circuito de câmera que monitora toda a movimentação da rua deve ajudar a polícia identificar o criminoso.

Uma brigada do corpo de Bombeiros da vale foi ao local, mas quando chegou o fogo já havia destruído o veiculo literalmente.

SONY DSC

Fonte: amarcosnoticias.com.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Incêndio destrói posto de combustível em Imperatriz, MA

Incidente aconteceu durante abastecimento de caminhão. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa teve ferimentos leves.

Do G1 MA

Posto de combustíveis ficou destruído após incêndio (Foto: Divulgação/Antonio Pinheiro)Posto de combustível foi destruído pelo incêndio
(Foto: Divulgação/Antônio Pinheiro)

Um incêndio destruiu, no início da tarde destaquinta-feira (15), um posto de combustível localizado na entrada da Avenida Pedro Neiva de Santana (Babaçulândia), na BR-010, emImperatriz. De acordo com informações do tenente André Silva, chefe de Resgate do 3º Grupamento do Corpo Bombeiros de Imperatriz, o incêndio deixou danos materiais e apenas uma pessoa ficou ferida levemente.

O incidente aconteceu por volta das 14h e teria iniciado no momento em que um caminhão abastecia no local. O fogo rapidamente se espalhou e destruiu todo o local. Segundo os Bombeiros, as chamas atingiram mais de dez metros de altura, atingindo a fiação elétrica.

Devido ao problema, técnicos da Cemar desligaram a rede elétrica de toda a área. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para controlar o incêndio próximo ao local.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou que uma loja de conveniência ao lado do posto de combustível foi atingida, embora não tenha ficado, completamente, destruída. No entanto, pelo menos dez veículos ficaram destruídos, entre eles um caminhão, oito carros de passeio e uma motocicleta.

Incidente aconteceu por volta das 14h, em Imperatriz (Foto: Divulgação/Henrique Bueno)Incidente aconteceu por volta das 14h, em Imperatriz (Foto: Divulgação/Henrique Bueno)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

INSS abre concurso para 300 vagas de nível superior

Cargo é de analista do seguro social. O salário é de R$ 7.147,12.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu na última segunda-feira (12) as inscrições do concurso público para 300 vagas de analista do seguro social, sendo 274 vagas para os candidatos de ampla concorrência e 26 vagas para os candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12. No site da Funrio, é possível ver o edital (acesse aqui o edital).

As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes
às competências do INSS.

As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.

As inscrições estarão abertas no período de 12 de agosto a 13 de setembro pelo sitewww.funrio.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 67,21.

As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:

Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).

Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às
Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração
A prova objetiva está prevista para o dia 13 de outubro, no período da manhã, e acontecerá em 98 cidades, que estão listadas no anexo III do edital. As disciplinas que estarão nas provas de todos os cargos são língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.

O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.

Prefeita Gleide Santos entrega à população o 4º Restaurante Popular através do Programa Resgate.

GEDC4456

Açailândia - A Prefeitura de Açailândia através da Secretaria de Ação Social inaugurou no sábado (10) mais uma etapa do Projeto Resgate que visa cuidar das pessoas no seu bem-estar físico, psíquico, jurídico, social, psicológico e espiritual. O espaço destinado à comunidade de Novo Bacabal, Distrito do município de Açailândia, vai atender as pessoas menos favorecidas que possa estar sendo desassistidas pelas políticas públicas do município.

Esse investimento social é mantido com recursos próprios do município e já é o 4º restaurante popular entregue à comunidade em apenas 07 meses de mandato da prefeita Gleide Santos. Nessa etapa serão inicialmente atendidas em Novo Bacabal, cerca de 50 cinquenta famílias já cadastradas no PROJETO RESGATE DA FAMÍLIA.

Por ocasião da sua fala a refeita Gleide Santos, parabenizou toda a sua equipe que não mediram esforços para tornar realidade a este projeto de grande valia para a população mais carente de Açailândia e fez questão de explicar em detalhes todo o funcionamento do projeto, onde todas as famílias já cadastradas irão receber durante 90 noventa dias alimentação gratuitas e atenção especial em outras áreas sociais. Relatou também que o RETAURANTE POPULAR começou a ser abastecido desde terça-feira (13) e funcionando inclusive, com espaço especial para as crianças que receberão atividades educativas e recreativas.

A secretária da Assistência Social, Zetinha Sampaio por sua vez apontou as dificuldades para conseguir inaugurar o estabelecimento, principalmente pelo fato de a prefeitura de Açailândia ter que assumir todos os custos de sua operação. Também destacou o esforço do administrador de Novo Bacabal Joaquim Oliveira e as demais pessoas envolvidas das outras secretarias municipais e o empenho pessoal da prefeita Gleide Santos, pois sem a determinação dela [Gleide] seria impossível tudo acontecer em um tempo tão hábil.

Zetinha ainda acrescentou que Açailândia ganhará nos próximos dias, mais duas novas unidades do Restaurante Popular, sendo uma na Vila Capeloza e a outra no Centro da Cidade. Esta última unidade será exclusivamente preparada para atender aquelas pessoas do centro comercial e que terão a oportunidade de comprar comida boa e barata ao custo de R$ 2,00 - este valor será cobrado somente no restaurante popular do CENTRO.

O Deputado Estadual Hélio Soares (PP) cumprimentou o povo e todas as lideranças presentes parabenizando a prefeita Gleide Santos, dizendo que a gestora municipal tinha uma grandeza imensurável no modo como administra o município, sempre com muita responsabilidade e honestidade junto ao seu povo, porque mesmo em tempos difíceis, ela [Gleide] continua investindo pesado no social, com ênfase no combate as desigualdades sociais do município, sempre com ações eficientes de auxilio aos menos favorecidos.

Helio Soares também relatou que Açailândia, diferente de outras prefeituras maranhenses, está realizando bem o seu trabalho, com esforço e responsabilidade de todos agentes envolvidos no setor público. Finalizou garantido que, juntamente com a prefeita Gleide Santos fará a instalação de uma torre de sinal de celular que já está sendo viabilizada, dependendo somente da liberação pelos órgãos competentes na esfera federal, para que a entrega aconteça ligando a comunidade de “Novo Bacabal” ao mundo.