quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura promove reunião com agricultores e pecuaristas para tratar sobre projeto agroflorestal inovador

Agroflorestal2

Açailândia - O projeto tem como objetivo contribuir com ações de implantação de reflorestamentos mistos em áreas alteradas, promovendo uma recomposição de matas ciliares associadas à produção de alimentos. Nele é enfatizada a necessidade de conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do avanço das leis que disciplinam a ação humana sobre florestas públicas.

Atualmente é crescente o interesse em fazer despertar os milhares de produtores para os programas de recuperação de áreas degradadas e de revitalização de matas ciliares em áreas de APP (área de preservação permanente), exigindo que os conhecimentos técnico-científicos sejam aprimorados às suas necessidades locais, repassados aos potencializadores desses programas, que interagem para que os mesmos sejam incluídos no processo produtivo do “Plano Safra 2013/2014” e constituintes na agricultura familiar, através do PRONAF.

O Plano Safra representa um grande avanço no Estado do Maranhão para organização da cadeia de produção, a integração das políticas públicas voltadas a esse segmento, e no fomento aos projetos de reflorestamento “Profloresta”, consorciados com agricultura de grãos, frutíferas ou silvicultura, pois ele deve começar com a aprovação dos projetos de reflorestamento e manejo florestal de floresta plantada.

O reflorestamento é uma atividade econômica de resultados concretos a médio e longo prazo com resultados socioeconômicos muito superiores a qualquer atividade da cadeia produtiva, na pecuária tradicional ou na produção de alimentos.

O Código Florestal Brasileiro – Lei Nº 4771 de 15 de setembro de 1965, em seu artigo 16, parágrafo 3º, prevê que em propriedades rurais, para efeito de compromisso da reserva florestal obrigatório, em relação à Amazônia Legal e Pré-Amazônia deve ceder 80% para propriedades rurais.

A técnica desenvolvida pela Embrapa, denominada Agroflorestal ou Sistema Agroflorestal é interessante para os diferentes setores empresariais e produtivos (pecuária e agricultura familiar), por reunir vantagens econômicas, além da produção de alimentos, dando ênfase a questão socioambiental. O plantio de árvores florestais ou frutíferas em sistema intercalados em consórcio com espécies nativas é facultativo.

A participação de um grande número de agricultores e pecuaristas da região marcou a reunião, que trouxe esclarecimentos sobre as formas de implantação desses projetos de replantio e de renda através da seringa, cupuaçu e lavoura alternativa. Essa medida deve assegurar aos produtores que o futuro de suas gerações tenha uma fonte rentável para que a prática agrícola de reflorestamento e produção de renda não seja esquecida.

Além de promover o reflorestamento, o programa também visa cuidar melhor da questão ambiental, pois as áreas que serão usadas são exatamente as que foram degradadas ao longo do tempo.

Representantes do Sebrae, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, apresentaram em palestra, as formas de consórcio com o Pronaf, e os participantes demonstraram bastante interesse e satisfação com a atitude do poder público em dar a eles toda a informação necessária para que todos tenham condições e conhecimento para entrar no projeto.

Câmara de Açailândia prepara Audiência Pública para discutir o combate às drogas no município.

pronta

Reunião realizada no gabinete da presidente da Câmara de Açailândia, Lenilda Costa

Açailândia - Pelo menos duas reuniões já foram realizadas na sala da presidência da Câmara de Açailândia, ultimando preparativos para a realização de uma grande Audiência Pública que irá discutir as formas de combate ao consumo de álcool e drogas no município de Açailândia.

Além de conscientizar a população do grave problema enfrentado pelas famílias açailandenses a Audiência também visa mobilizar a sociedade e o Poder Público no intuito de conseguir uma área que possa abrigar internos do Projeto Bom Samaritano – Esse projeto é desenvolvido em Açailândia há vários anos, e vem dando tão certo que cresceu a ponto de carecer agora de um local mais apropriado para a busca de recuperação de drogados do município e região.

A presidente Lenilda Costa (PMN) chamou para si a responsabilidade de intervir junto à prefeita Gleide Santos (PMDB) e uma resposta positiva poderá ser anunciada na própria Audiência Pública prevista para ser realizada no dia 19 de novembro. Segundo Lenilda, a prefeita mostrou-se sensível ao problema e determinou ao órgão competente da prefeitura que busque no município uma área pública que possa atender as necessidades dessa classe que vive a mercê das drogas. “A prefeita é sempre sensível a essas questões e desta feita não seria diferente, e ela me garantiu que, se o município tiver uma área que possa resolver esse problema, ela encaminhará a câmara solicitação para doação dessa área”, disse Lenilda.

Nas reuniões que antecedem a Audiência Pública estiveram presentes: vereadores, representantes da Polícia Militar e do Bom Samaritano, bem como, vários outros atores envolvidos em todo esse processo.

Prefeitura de Açailândia revitaliza cemitérios municipais para o “Dia de Finados”

Cemitério7

Cemitério Municipal Campo da Saudade recebe bloqueteamento e iluminação moderna.

Açailândia - Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência.

O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus. Nesta data as famílias como de costume deixam cedo suas residências e de posse de flores e velas se deslocam para os cemitérios onde repousam seus entes queridos.

Cemitério6

Cemitério Jardim de Aláh está também sendo preparado para receber as famílias açailandenses no Dia de Finados

Para dar maior comodidade a essas famílias, a Prefeitura de Açailândia realizou através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, uma força-tarefa para recuperação dos dois cemitérios públicos do município. O cemitério Jardim de Aláh recebeu serviços de capinas, pinturas e melhorias na iluminação na parte interna e externa do local.

Avenida1 (3)

Avenida Venezuela, via que liga a BR-222 ao Cemitério Campo da Saudade será toda asfaltada

O “Campo da Saudade” principal cemitério do município está sendo totalmente revitalizado. Além do serviço de limpeza de toda área interna e externa e a pintura de muros, uma grande área foi pavimentada com bloquetes. O local ainda recebeu uma moderna iluminação e o acesso pela enorme Avenida Venezuela já está recebendo em toda a sua extensão pavimentação asfáltica, facilitando os cortejos e a visitação da população.

Em uma extensão de quase 1 quilômetro e meio, a Avenida Venezuela, via que liga a BR-222 ao cemitério Campo da Saudade, ainda serão construídas uma pista para caminhada e uma ciclovia de mais de 1.200 metros.

Origem do Dia de Finados

As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Crendices populares dizem que não se deve levar terra de cemitério para dentro das casas, pois pode levar azar. Outros afirmam que comer a última bolacha de um pacote pode causar a morte da pessoa que comê-la.

No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade.

Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

Cemitério7 Cemitério8 Avenida1 (2) Cemitério3 Cemitério5

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Profissionalização: Vereador Márcio Aníbal propõe criação de estágio para estudantes

A proposta estende-se à Administração Direta e Indireta do Município

Da Assessoria

márcio aníbal

Açailândia - Através da Indicação nº 119/2013, o vereador Márcio Aníbal (Partido Solidariedade), propôs ao Executivo Municipal o envio de projeto de lei à Câmara, criando programa de estágio na estrutura organizacional do município.

De acordo com o autor da proposição, com a criação e implantação de um programa de estágio no município, estudantes do Ensino Superior, Médio, Fundamental e Técnico, terão oportunidade de acessar os diferentes setores da Administração Pública, para aquisição de conhecimentos profissionais. “É uma importante oportunidade para os jovens açailandenses, principalmente para aqueles que necessitam de estágio por obrigatoriedade dos seus cursos, bem como àqueles que ingressarão no mercado”, justificou o vereador.

Márcio pontua ainda em sua indicação, que estudantes da Educação Especial devem ser incluídos neste programa. “Já é mais que provado que pessoas com necessidades especiais têm plenas condições de desempenhar atividades profissionais, então nada mais justo que o Poder Público estender a oportunidade de estágio também a este público”, disse.

Concluindo, o vereador lembra que sua proposição estende-se não apenas à Administração Direta, ou seja, os órgãos do Poder Executivo, como também à Administração Indireta, com suas fundações e autarquias, incluindo-se neste caso, IPSEMA e SAAE.

Lobão declara apoio a Luis Fernando para 2014 após abdicar de pré-candidatura

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), abdicou ontem da pré-candidatura ao Governo do Estado e declarou formalmente apoio ao colega de partido Luis Fernando Silva, secretário de Estado da Infraestrutura.

A reunião na qual se definiu o quadro da sucessão de 2014 pela base governista aconteceu na residência do presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, e contou com a participação das principais lideranças peemedebistas do Maranhão, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney entre elas. Foi a confirmação de um discurso de união pregado ainda em março, por ocasião do encontro estadual do PMDB e a deflagração oficial do processo que culminará com a eleição do novo governador do Maranhão, em outubro do ano que vem.

Segundo o ministro, o grupo sempre apoiou seu projeto de disputar a eleição do ano que vem, mas ele havia deixado claro que decidiria seu posicionamento levando em conta, também, o trabalho que vem desenvolvendo à frente do Ministério das Minas e Energia (MME). Para o, agora, ex-pré-candidato, pesou na decisão a importância do MME para o Brasil e, principalmente, para o Maranhão.

“Todos, desde o início, pretendiam a minha candidatura ao Governo do Estado. E, desde o começo, ficou em mim a capacidade de decidir se eu seria, ou não, candidato a governador. Pensei muito e cheguei à conclusão de que o Ministério que eu ocupo é extremamente importante para o Brasil, mas em especial para o Maranhão”, declarou.

Lobão destacou o fato de que Luis Fernando foi aceito pela unanimidade do comando partidário para enfrentar o que considerou “luta” a ser travado no ano que vem. “O Luis Fernando foi o escolhido por unanimidade pelo nosso grupo – ele é o pré-candidato do PMDB, que tem uma aliança larga com diversos partidos – para enfrentar essa luta que virá no próximo ano”, comentou.

Honra – O secretário Luis Fernando classificou como “honra” o fato de ter sido escolhido por unanimidade pela cúpula do PMDB para representar o grupo na sucessão da governadora Roseana. Para ele, a tranquilidade com que foi tomada a decisão foi possível pela característica de unidade do grupo.

“É natural que os partidos, e o PMDB também, comecem a se articular para as eleições de 2014. E o nosso grupo tem uma característica muito forte de união. E eu sempre disse e repito que, como político, o meu nome está sempre colocado à disposição do partido”, reforçou.

O pré-candidato disse ter noção da responsabilidade que será representar o grupo do qual faz parte na disputa eleitoral de 2014. “Se a base do PMDB entende que em 2014 eu possa disputar a eleição, me coloco, sim, com muita honra, com muita alegria, com muita satisfação, mas com muita responsabilidade, sobretudo, à disposição do partido para isto”, frisou.

“Farei todo o esforço pela candidatura dele”, diz Lobão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), não se limitou a sair da disputa em favor do secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB). Garantiu, também, empenho pela candidatura do colega de partido no ano que vem, dentro das limitações que o cargo de ministro impõem.

“Farei todo o esforço que puder pela candidatura dele. Irei para as praças públicas, estarei nas reuniões partidárias, durante o tempo que minhas atribuições permitirem. O Luis Fernando contará comigo em todos os momentos para levar adiante essa candidatura, que não é só dele, é nossa, é do estado do Maranhão, é do grupo político que está governando o estado”, declarou.

O auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) destacou, ainda, as qualidade do pré-candidato do PMDB como administrador público. E lembrou também da passagem de Luis Fernando pela sua equipe de governo, nos anos 90.

“Trata-se de um nome da melhor qualidade, foi um prefeito exemplar, de uma grande cidade, que é Ribamar, é secretário de Estado, foi meu secretário quando eu fui governador do Estado. É leal, inteligente, talentoso. Tem todas as qualidades para ser o candidato deste grupo”, concluiu.

Ministro e secretário ressaltam trabalho que têm pela frente

Mesmo o ato político representando o início do processo eleitoral de 2014, peemedebistas dizem que o momento é de focar no trabalho.

Embora reconheçam que o ato político de ontem deflagra oficialmente o processo sucessório no Maranhão, tanto o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), quando o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), ressaltam que, passado o momento da decisão, a hora é de focar no trabalho que precisam desenvolver nas pastas que comandam.

De acordo com Lobão, o MME tem “obras gigantescas” a serem realizadas no Brasil e no Maranhão. A Refinaria Premiu I, em Bacabeira, lembrou, é uma das principais. Ele também destacou a continuação do programa Luz Para Todos.

“Nós temos obras gigantescas por realizar aqui. Uma delas é a refinaria. Temos o Luz Para Todos, que precisa continuar; são as cinco hidrelétricas que estão em andamento; as termoelétricas; as redes de transmissão de energia elétrica; os minérios; o petróleo aqui na costa do Maranhão, que existe. Tudo isso faz com que eu tenha tomado essa decisão de permanecer no ministério, enquanto a presidente da República e as lideranças políticas do meu partido desejarem, é claro”, afirmou.

Luis Fernando pontuou que uma das vantagens de ter um grupo eminentemente formado por políticos lhe dá a segurança de que a articulação política da pré-candidatura seguirá sendo feita em conjunto, enquanto ele se dedica, “até o próximo ano” a tocar o programa de pavimentação de estradas do Governo do Estado, o Viva Infraestrutura.

“No nosso grupo, ninguém trabalha sozinho. Nossa articulação política sempre existiu. Não é este momento agora que vai definir uma articulação diferente. Nós somos políticos e quem é político faz política. Mas a nossa missão principal, até o próximo ano, é tocar um grande programa de obras que a governadora Roseana Sarney coloca à disposição do Maranhão”, reafirmou.

O auxiliar da governadora Roseana Sarney reiterou os principais pontos do programa. “Nós vamos interligar todas as cidades do Maranhão por estrada asfaltada, estamos recuperando uma parte muito significativa da malha viária do estado. Enfim, são essas as nossas preocupações, é esse o nosso desafio e nós vamos cumprir”, concluiu.

Mais

Roseana Sarney não falou à imprensa após a reunião da cúpula do PMDB, mas comentou durante as conversas da satisfação de ter visto o grupo decidir-se harmonicamente. Estiveram presentes à reunião o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os deputados federais Sarney Filho (PV) e Pedro Novais, o secretário Ricardo Murad e o líder peemedebista Remi Ribeiro.

O Estado

Ministério Público oferece denúncia contra ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios

Edival Batista da Cruz, ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios

Edival Batista da Cruz, ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios

A 6ª Promotoria de Justiça de Imperatriz ofereceu denúncia, no dia 14 de outubro, contra Edival Batista da Cruz, ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios, no período de 2005 a 2008. O denunciado deixou de realizar a prestação de contas em convênio do município com a Secretaria de Estado das Cidades.

A conduta é tipificada como crime de responsabilidade e sujeita o ex-prefeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, conforme dispõe o decreto-lei 201/1967.

Firmado em 2005, o convênio, no valor de R$ 350 mil, que tinha o objetivo de construir 50 casas populares, estabelecia a prestação de contas até 60 dias após a data de liberação da última parcela transferida.

Devido ao descumprimento da obrigação, o município de Vila Nova dos Martírios, que é termo judiciário da Comarca de Imperatriz, foi incluído no cadastro de inadimplentes da Secretaria de Estado das Cidades, o que lhe impede de realizar outros convênios, além de obrigar-lhe a ressarcir os valores não apresentados.

Diante da situação, a atual administração do município ajuizou Ação Civil de Reparação, que constatou a responsabilidade de Edival Batista pela inadimplência do convênio. “As investigações demonstram, ainda, que o réu quedou-se inerte, demonstrando seu profundo desrespeito pelo ordenamento jurídico”, argumentou o promotor de justiça Albert Lages Mendes.

MPMA

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013

Sábado, 26/10

CADERNO 1 – AZUL

CADERNO 2 – AMARELO

CADERNO 3 – BRANCO

CADERNO 4 – ROSA

Domingo, 27/10

CADERNO 5 – AMARELO

CADERNO 6 – CINZA

CADERNO 7 – AZUL

CADERNO 8 – ROSA

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura de Açailândia realiza o “1º Semas em Ação”.

semas5

A Prefeitura Municipal de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu na noite do último sábado (26), na Avenida Edilson Caridade Ribeiro (Residencial Tropical), enfrente ao CRAM, um conjunto de atividades sociais denominadas “Semas em Ação”.

O Grande evento contou com a exposição de todos os vinte e cinco programas e trabalhos sociais desenvolvidos no município como o Peti, Casa Abrigo, Creas, Cras, Crais, Bolsa Família, Projeto Resgate da Família, Comucaa, Salão de Beleza do Sesp, Conselho dos Idosos, Condim, Cram, Núcleo de Capacitação Profissional Família Cidadã, Contua BPC e etc...

A secretária Zetinha Sampaio, em seu discurso, falou da emoção de realizar o 1º Semas em Ação agradecendo a prefeita Gleide Santos (PMDB) pelo apoio recebido na área da Assistência Social que culminou com a capacitação de mais de 400 quatrocentas pessoas. A secretária ainda acrescentou que, o evento só alcançou esse sucesso, devido as parcerias com Secretaria Municipal de Cultura, do Senac/Pronatec e de todos os coordenadores envolvidos na realização desta grande exposição dos trabalhos desenvolvidos de forma atuante desde do dia 1º de janeiro de 2013, até agora no mês de Outubro.

semas6 semas8

A representante do Senac Marlívia Macatrão, supervisora pedagógica do Senac Regional, falou da importância das capacitações para a comunidade açailandense e das parcerias entre o governo federal através do Pronatec, da Secretaria Municipal de Ação Social, Prefeitura de Açailândia e Senac, na capacitação desses 78 novos profissionais para o mercado de trabalho. Marlívia destacou como salutar a realização do “Semas em Ação”, afirmando do seu entusiasmo de fechar com sucesso mais um grupo de 06 seis turmas de alunos, ficando em processo de conclusão mais cinco turmas para o final de 2013.

Para 2014, há uma previsão de mais cursos em diversas áreas – Nessa última etapa os cursos oferecidos foram de Auxiliar de Cozinha, Artesão em Pinturas e Tecidos, Camareira e Meios de Hospedagem, Porteiro e Vigia, Frentista e Operador de Computador.

Na oportunidade os idosos atendidos pelo Crai do Jardim de Alá mostraram seus talentos, em um momento de cultura e arte. A ação teve como objetivo também, incentivar a terceira idade a praticar atividades culturais, recreativas e artísticas, visando ampliar as perspectivas de qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações.

semas3  semas4

A prefeita Gleide Santos marcou presença no evento, reforçando o comprometimento da sua administração na garantia dos direitos básicos e fundamentais dos cidadãos de Açailândia, inserindo todas as pessoas nesses programas sociais há muito tempo desassistidos por essas políticas públicas.

Gleide parabenizou a Secretária Municipal de Ação Social, Zetinha Sampaio, pelo excelente trabalho desempenhado à frente da sua pasta. “Estamos entregando para Açailândia mais de 700 setecentos profissionais nos seus cursos de Cabeleireira, Manicure, Artesanato, enfim, de acordo com a vocação das pessoas, capacitando-as para o mercado de trabalho. Fico muito feliz, com o trabalho da Zetinha, a empolgação e a organização dela, o amor, que ela tem demonstrado, ela está antenada com meus sonhos, até porque, ela me acompanha passo a passo. Acima de tudo somos amigas a mais de 20 vinte anos. Ela, já conhece o que está dentro do meu coração. Então aproveito para parabenizar de público mais uma vez a secretária Zetinha, por esse trabalho maravilhoso - essa organização foi dela - Uma grade exposição, uma coisa assim que abala Açailândia, de forma positiva, é claro, porque as pessoas vieram prestigiar com muita felicidade e eu acredito que por aqui já passou em torno de cinco 5 mil pessoas e isso alegrou meu coração profundamente”, disse emocionada Gleide.

Para a presidente da câmara de vereadores Lenilda Costa (PMN), era preciso que ela como representante do legislativo municipal e, principalmente, como assistente social que é de profissão, precisava sentar com suas colegas de profissão para que juntas busquem melhorar este importante trabalho da Ação Social. Agradeceu as coordenadoras e parabenizou a supervisora do Senac por estar entregando a essas famílias os seus certificados dos cursos ministrados.

semas9 semas10

Lenilda enfatizou que acabou o assistencialismo, acabou a esmola, acabou o vem aqui que eu te dou, porque qualificar o cidadão é dizer pra ele que ele tem direito a saúde, tem direito a educação e o mais importante, tem direito a qualificação. A presidente finalizou fazendo um chamamento à todos os presentes, para se coadunem com a força que tem o governo da prefeita Gleide Santos, mas que precisa do apoio de a população para fazer o melhor governo da história política de Açailândia.

No encerramento da programação todos os profissionais responsáveis pela execução dos programas sociais, subiram no palco para desfilarem com suas equipes, em agradecimento coletivo e como forma de homenagear a prefeita Gleide Santos e a Secretária Zetinha Sampaio pelo zelo e carinho dado às pessoas mais carentes do município – Gleide e Zetinha receberam das mãos das profissionais do Salão de Beleza Sesp, buquês de flores e presentes.

Unidade da Jucema será instalada em Açailândia

Escritório começará a funcionar a partir de quarta-feira (30).
PIB da cidade é o terceiro maior do Maranhão, com mais de R$ 1.76 bi.

Do G1 MA

Açailândia possui a maior renda percapta do Estado (Foto: Divulgação/Jucema)Açailândia possui a maior renda percapta do Estado, com mais de 12 mil por habitante (Foto: Divulgação/Jucema)

Açailândia - Terceiro maior PIB do Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Açailândia ganhará, a partir de quarta-feira (30), uma unidade da Junta Comercial do Estado doMaranhão (Jucema). O novo escritório funcionará na agência de atendimento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizada no centro da cidade.

“A intenção é expandir o número de escritórios para fazer chegar os serviços do registro mercantil o mais próximo possível dos empresários maranhenses, dando suporte aos empreendedores no desenvolvimento econômico do Estado”, disse a presidente Sueline Fernandes.

Conhecida por ser um importante polo agroindustrial do Maranhão, Açailândia é uma das cidades mais promissoras do Estado, onde a exportação de ferro gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas é a principal fonte de renda. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais dos mais diversos ramos do comércio e serviços, além de ser detentora do maior rebanho bovino do Maranhão.

É o oitavo município mais populoso do Estado, com um total de 104.013 habitantes segundo estimativa do IBGE. O PIB da cidade, em 2008, chegou a R$ 1.76 bi, tornando Açailândia o terceiro maior maranhense, e possuindo a maior renda per capta do Maranhão, com R$ 12.865,82 por habitante.

Prefeita Vete dá suporte a segurança no município

vete - x

Itinga do Maranhão - Desde que assumiu a prefeitura de Itinga no seu primeiro mandato em 2009, que a prefeita Vete Botelho tem proporcionado todo o suporte necessário para que a polícia Civil e Militar cuide da segurança no município, apesar do fator segurança pública ser de responsabilidade do estado. Infelizmente, a falta de segurança não atinge só o município de Itinga, mas sim todo o estado, dado ao insuficiente efetivo policial.

Em Itinga, por exemplo, a polícia militar conta com duas viaturas, uma moto e apenas três policiais para fazer a ronda e tentar coibir o tráfico de drogas, o roubo e a violência causados por variados fatores. O pequeno contingente policial inviabiliza o sucesso de qualquer operação, já que se trata de um município de fronteira e com uma extensão rural muito grande (29 assentamentos), tanto que a prefeita Vete conseguiu junto Secretaria de Segurança Pública e a 5ª Companhia a criação da Ronda Rural, uma equipe de três policiais que fazem a ronda na zona rural, fato que ajudou muito a coibir a violência nos assentamentos. O trabalho também é mantido pela prefeitura de Itinga.

São constantes as reuniões entre a prefeita Vete Botelho e o Major Eurico Alves, Comandante da 5ª Companhia de Polícia em Açailândia para tratar da segurança no município e um dos temas mais discutidos nessas reuniões é o aumento do efetivo, o que independe da 5ª CI em função de ser um problema generalizado em todo o estado. Na próxima quarta-feira (30), a prefeita tem audiência agendada com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes para tentar mais uma vez conseguir aumentar o efetivo policial em Itinga.

Vale ressaltar, que apesar da segurança ser uma atribuição do estado, em Itinga a prefeitura sempre deu todo o suporte necessário para o funcionamento do reduzido sistema de segurança como combustível, manutenção de peças das viaturas, alimentação para os policiais e até as necessidades mais ínfimas como materiais de expediente, tanto para a Delegacia de Polícia Civil quanto para o Departamento de Polícia Militar, objetivando o bom funcionamento do trabalho e mesmo trabalhando em condições de desvantagens com relação ao número crescente da violência no estado e no país, o pequeno contingente policial sob o comando do Sub-Tenente Sampaio vem conseguindo responder satisfatoriamente à comunidade como foi a prisão dos bandidos responsáveis pelos dois casos de latrocínio nos últimos dias.

De acordo com a prefeita Vete, ela continuará prestando todo o apoio logístico necessário para o DPM de Itinga, bem como reivindicando do governo do estado melhores condições de segurança para seu município.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PARABÉNS SERVIDORES PÚBLICOS PELO SEU DIA…

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

MA:Sampaio arranca empate histórico e garante acesso para a Série B

Sampacesdest261013

Foi sofrido, suado, fora de casa. Mas a torcida do Sampaio, um ano após conquistar o título brasileiro da Série D, tem um novo motivo para comemorar. Após um jogo dramático neste sábado (26), no estádio Moacyrzão, o Tricolor empatou em 1 a 1 contra o Macaé e conquistou uma vaga nas semifinais da Série C e também o acesso para a Segunda Divisão em 2014. William marcou o gol do Macaé, enquanto Eloir deixou tudo igual para o Tubarão.

Vencedor no primeiro jogo em São Luís, por 5 a 3, o Tricolor conquistou o seu segundo acesso em dois anos e agora vai para a disputa das semifinais da Série C, contra o vencedor do confronto entre Treze (PB) e Vila Nova (GO), que decidirão a vaga neste domingo (27), em Goiânia. No primeiro jogo, vitória dos paraibanos por 1 a 0.

O jogo

Com a necessidade de uma vitória por dois gols de diferença e com o apoio de sua torcida, que compareceu em bom número ao Moacyrzão, o Macaé iniciou o jogo no ataque, apostando nos cruzamentos para a área do Sampaio. A defesa tricolor tomou um susto em dois lances do capitão Gedeil, aos sete e aos nove minutos, mas as duas cabeçadas foram para fora. O time maranhense respondeu aos 11 minutos, com Arlindo Maracanã: em chute de longa distância, o capitão obrigou Luis Henrique a fazer uma defesa em dois tempos.

Após a pressão inicial do Macaé, o Sampaio passou a equilibrar o jogo e a adiantar a marcação, desacelerando a partida. Com o Tricolor avançando, restava ao Alvianil arriscar nos chutes de fora da área, levando perigo em um deles: Marcelo, aos 22 minutos, assustou o goleiro Rodrigo Ramos, mas a bola foi para fora. Norton, dois minutos depois, também tentou, mas não conseguiu furar o bloqueio.

Na reta final da primeira etapa, o Macaé voltou a pressionar diante de um Sampaio mais recuado. Ziquinha, aos 40 minutos, fez bela jogada pela direita e chutou, mas Rodrigo Ramos estava atento e fez uma defesa tranquila. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Marcelo arriscou de longe e o Paredão fez uma grande defesa com os pés, evitando o primeiro gol dos cariocas.

Sampaio busca o empate e faz história

Tendo apenas 45 minutos para reverter o quadro adverso e precisando de dois gols para conquistar o resultado que lhe daria o acesso, o Macaé mexeu logo no intervalo. E o técnico Gerson Andreotti arriscou, ao substituir o zagueiro Laerte pelo atacante Sérgio Júnior, artilheiro da equipe na Terceirona. E não demorou muito tempo para a alteração surtir efeito: logo aos dois minutos, Sérgio Júnior chamou a marcação, que deixou William isolado na área. Após cruzamento de Daniel na direita, o camisa 9 desviou para as redes, fazendo a festa da torcida no Moacyrzão.

Com o gol, era de se esperar que o Macaé seguisse pressionando, mas não foi o que aconteceu. Seguro em campo, o Sampaio passou a segurar mais a bola, equilibrando as ações e diminuindo a empolgação do Leão carioca. Com a equipe atenta, as chances foram aparecendo: Cleitinho, aos 11 minutos, arriscou de fora da área e assustou Luis Henrique.

Paciente, o Sampaio seguiu fechando os espaços e procurando uma brecha no contragolpe. E ela veio, aos 16 minutos: após jogada pela esquerda, Cleitinho cruzou para Eloir, na grande área, que chutou, igualou o placar em Macaé e deixou o Sampaio a meia hora do acesso.

De novo com a vantagem de dois gols no placar agregado, o Bolivão resolveu recuar e o Macaé acordou novamente para a partida, precisando novamente marcar para manter o sonho da Série B vivo. Norton, aos 21 minutos, apareceu livre na área, mas desperdiçou. Em uma rara subida ao ataque, o Sampaio voltou a balançar as redes com Lucas, mas a bola desviou na mão do meia-atacante na dividida com o goleiro Luis Henrique e a arbitragem anulou o lance.

No desespero, o Macaé seguia na ofensiva e criando chances. Novamente de fora da área, o volante Marcelo chutou, a bola desviou em um atacante da equipe e passou perto do gol. O time do Sampaio teve a chance de matar o jogo com Lucas, que recebeu livre na área após bela troca de passes, mas chutou fraco, para uma defesa tranquila de Luis Henrique.

Nos minutos finais, não teve jeito: todo o time do Macaé, incluindo os defensores, foram para o ataque, com o Sampaio recuado em seu campo de defesa. E foi essa defesa a responsável por garantir o resultado: William, aos 40 minutos, apareceu livre e Rodrigo Ramos salvou de forma espetacular. Sérgio Júnior, já nos acréscimos, desperdiçou sozinho uma grande oportunidade. E, em meio à pressão dos macaenses, a festa dos mil torcedores do Sampaio no Moacyrzão já se iniciava. E acabou se confirmando aos 50 minutos, após o apito final de Ricardo Marques. O Sampaio está classificado. O Sampaio está na Série B.

FICHA TÉCNICA

MACAÉ: Luis Henrique; Daniel (Valdir), Cleber Carioca, Laerte (Sergio Junior) e Marco Goiano; Gedeil, Marcelo, Lucas e Norton; Ziquinha (Marquinho) e William. T: Gérson Andreotti

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Tote, Mimica, Paulo Sérgio e Airton (Deca); Jonas, Arlindo Maracanã, Eloir (Ribinha) e Cleitinho (Robson Simplício); Lucas e Leandro Kivel. T: Flávio Araújo

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

7 mudanças do Facebook que você precisa saber

A rede muda constantemente e conhecer bem essas atualizações é importante para a eficácia da estratégia de sua empresa na rede social

O Facebook muda tão rápido que, frequentemente, eu perco algumas novas características ou atualizações. Já que recentemente aconteceram algumas mudanças, eu pensei que seria útil fazer um resumo do que o Facebook colocou à disposição.

facebook

1. Imagens agora são maiores e mais largas

Algumas mudanças recentes em como o Facebook mostra as miniaturas de imagens significa que nós precisamos estar mais atentos ao tamanho e proporção de qualquer foto que postamos. O Facebook automaticamente redimensiona as imagens que não correspondem a essas especificações. Então, nós realmente precisamos lembrar desses detalhes para nossas imagens ficarem certas.

A proporção é muito específica: a largura da imagem precisa ter 1.91 vezes a altura da mesma. Isso significa que a escala das imagens irá se encaixar perfeitamente tanto no feed de notícias do computador quanto na versão móvel. As imagens agora estão mais largas quando mostradas no feed de notícias, então manter a proporção certa fará com que suas imagens pareçam ótimas por quem quer que as veja.

O tamanho recomendado para as imagens também mudou para a visualização do feed de notícias no computador e no dispositivo móvel. Para o computador, o Facebook recomenda que a miniatura tenha 400x209 pixels. Imagens menores do que isso serão redimensionadas ou para 154x154 ou 90x90 pixels.

Para a versão móvel, o Facebook recomenda imagens com 560x292 pixels. Imagens menores serão redimensionadas para 100x100 pixels.

Parece estranho que as imagens no dispositivo móvel sejam mais largas do que as miniaturas para o feed de notícias no computador, mas Jon Loomer sugere que isso pode ser por causa da ausência da barra lateral no dispositivo móvel, deixando mais espaço para imagens mais largas, e o aumento do uso de tablets, que tem telas maiores do que smartphones.

2. O Feed de notícias está mais inteligente

Há algum tempo, eu escrevi sobre como o algorítmo do Facebook, EdgeRank, trabalha para determinar quais posts são mostrados no feed de notícias de um usuário. O algorítimo está sendo desenvolvido juntamente com o crescimento do Facebook, e agora usa mais de 100 mil fatores para determinar quais posts aparecem no feed de notícias.

A última interação do algorítimo pode ser comparada com o crescimento de mecanismos de pesquisas como Google e Bing. Ambos usam algorítimos complicados com muitos sinais inclusos, como o social e a personalização para determinar quais resultados de busca mostrar para o usuário. O algorítimo do Facebook se tornou mais sofisticado de uma forma similar.

Quando o Facebook lançou o feed de notícias, em 2006, ele era designado para mostrar aos usuários o conteúdo mais importante de seus amigos em um único lugar. A parte difícil era decidir o que era importante para cada usuário:

"O Facebook diz que um usuário comum tem cerca de 1.500 histórias que podem aparecer no feed de notícias em cada visita."

O que aparece no feed de notícias de um usuário é determinado medindo os sinais que mostram o quão próximo um usuário é de um amigo ou uma página, assim como sinais globais de interação:

"Por exemplo, se nós mostramos uma atualização para 100 usuários, mas apenas alguns interagem com ela, nós podemos não mostrá-la em seu feed de notícias. Mas, se muitas pessoas estão interagindo com isso, nós podemos decidir mostrar para você também."

A forma que os usuários acessam o Facebook afeta o que eles veem também. O algorítimo considera que alguns tipos de conteúdo não funcionam bem em alguns dispositivos - por exemplo, alguns conteúdos são impossíveis de serem mostrados em telefone com configurações mais antigas.

O algorítimo também reconhece quando um usuário tem uma conexão lenta com a internet, e então mostra mais atualizações de texto que carregam mais rápido.

O Facebook recentemente anunciou uma série de postagens no blog chamado News Feed FYI que irá "destacar grandes atualizações do Feed de Notícias e explicar o pensamento por trás delas". Se você quiser se manter atualizado nas mudanças do algorítimo do feed de notíticas, é um ótimo lugar para começar.

3. Há novas e melhoradas informações sobre as páginas

As informações do Facebook para as páginas recentemente ganharam uma atualização que as tornam mais úteis para as empresas.

As novas informações incluem um gráfico do crescimento no número de "curtidas" da página, alcance da postagem e engajamento. Também inclui uma sessão de cliques no post, onde é possível ver quantas vezes um post recebeu um clique furtivo (que não resulta em uma história).

Agora você pode adicionar parâmetros, para testar o quão bem sua página está se saindo em um espaço de tempo. Isso pode ser de grande ajuda para testar diferentes tipos de posts, horários ou duração por pequenos períodos.

Estatísticas de engajamento agora foram desmembradas para se tornarem mais úteis - mostrando o feedback negativo e o colapso entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

Se você já leu sobre o melhor horário para compartilhar no Facebook, você sabe que é um assunto difícil. O horário certo pode diferir de página para página, dependendo da audiência. Então o melhor é descobrir o que funciona melhor para você. Felizmente, as novas informações do Facebook tornam isso mais fácil do que nunca. Você pode ver quanto tempo seus fãs estão passando no Facebook (em geral, não apenas na sua página) em cada dia da semana.

Você também pode detalhar um dia em específico para ver como os horários mudam.

Por último, você pode desmembrar o seu engajamento para ver quanto do mesmo está vindo de usuários que já curtem sua página versus usuários que não curtem. Isso pode ser muito útil para postar conteúdo que os seus fãs irão curtir.

4. Você pode editar posts já publicados

Uma recente mudança que o Facebook fez foi a introdução de uma função de editar os posts. Essa configuração está sendo espalhada gradualmente da web para os usuários de Android, com iOS a caminho.

Esta é a primeira vez que nós temos permissão de mudar os posts em vez de simplesmente deletá-los quando percebemos que houve um erro.

Assim como depois de editar um post após a publicação, a nova função permite que os usuários mantenham um histórico de mudanças que fizeram.

5. Você pode reproduzir automaticamente vídeos

Uma característica menos conhecida, que está em fase de testes agora, é a reprodução automáticade vídeos no feed de notícias.

"Agora, quando você ver um vídeo no feed de notícias, ele começará automaticamente. Os vídeos, incialmente, começam sem som, e você pode clicar para ver com som em modo de tela grande. Desloque para o lado se você não quiser assistir."

Inicialmente, apenas vídeos de perfis pessoais, páginas oficiais e páginas de bandas e músicos, terão vídeos reproduzidos automaticamente.

Para começar, essa característica está apenas sendo testada pelo Facebook para aplicativos móveis, e deverá estar sendo passada para frente nas próximas semanas.

6. API de feed público e API para palavras-chaves

Em um esforço para fazer as discussões no Facebook parte das conversas globais em torno dos trending topics, o Facebook recentemente abriu duas novas APIs para parceiros selecionados de notícias, como CNN, Buzzfeed e Slate.

A API de feed público vai mostrar "em tempo real posts públicos para uma palavra específica." Apenas posts que são públicos (por exemplo, de páginas ou perfis com a opção "seguir" ativada) fará parte desse feed. Isto irá permitir que os parceiros de notícias mostrem um feed dos posts do Facebook sobre notícias de última hora, assim como suas coberturas.

A API para palavras-chave usa dados de todos os usuários de Facebook e extrai informações anônimas sobre o número de menções a um item específico. Isso também pode incluir dados demográficos, como gênero, idade e localização.

Até agora essas ferramentas são exclusivas para um pequeno grupo de parceiros de notícias, enquanto elas são testadas e melhoradas. Isso é, definitivamente, uma área para se ficar de olho, entretanto. Com tantos dados nossos em suas mãos, vai ser interessante ver como o Facebook os colocará para uso.

7. Você pode incorporar os posts do Facebook

No final de julho, o Facebook anunciou que os posts poderiam ser incorporados em outros sites. Postagens públicas de perfis e páginas (não grupos ou comentários), incluindo todos os tipos de mídia, podem ser incorporados.

Os usuários podem interagir com os posts que são incorporados de outros sites, curtindo a página, seguindo usuários, curtindo ou comentando em posts e assistindo aos posts com vídeos.

Kristi Hines fez uma ótima pontuação no Social Media Examiner sobre como usar posts incorporados de forma certa, incluindo a substituição de capturas de tela por posts incorporados, para então os usuários possam engajar com seus exemplos e criando maior interação com a sua página no Facebook. Kristi também pontua o quão útil isso pode ser no aumento de curtidas da sua página. "Enquanto você pode sempre comentar ou curtir no post incorporado sem ser levado para o Facebook, você pode clicar no botão no canto superior direito do post para curtir a página. Isso significa que qualquer post incorporado da sua página do Facebook irá ajudar a aumentar seu número de fãs!"

Homem é preso em Açailândia suspeito de desviar combustível

Ele era funcionário de um posto de combustível de Imperatriz. Prisão ocorreu após ser denunciado pelo próprio patrão.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Um homem foi preso em Açailândia suspeito de desviar combustível. Ele era funcionário de um posto de combustível de Imperatriz, onde trabalhava há 10 meses como motorista de um caminhão que transportava combustível do pólo de Açailândia para Imperatriz.

Ele foi preso depois de ser denunciado pelo patrão, que desconfiou da demora das viagens e da falta de combustível. O empresário confirmou o desvio depois de colocar um rastreador no caminhão, que também passou a ser seguido por outra pessoa.

"Ele alegava que a companhia não abastecia ele. A gente pedia para ele ligar e ele não ligava. Quando ligava dizia que tinham três, quatro caminhões na frente dele, e na hora não tinha nenhum. Então coloquei um rastriador no caminhão", conta o empresário João Evangelista Costa.

O homem foi preso em flagrante quando, segundo a polícia, saía  do local onde o combustível era vendido de forma irregular. No local funciona uma empresa  que trabalha com reforma de tanques. O proprietário não quis falar e nem permitiu a entrada da reportagem da TV Mirante.

A polícia vai investigar se ele tem  autorização para exercer a atividade. "Vamos averiguar as questões técnicas para o funcionamento da empresa", explicou o delegado Vital Rodrigues.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer uma vistoria na empresa.

Serviço público terá ponto facultativo na segunda-feira (28)

O serviço público do Maranhão terá ponto facultativo. Além dos servidores estaduais, servidores municipais também não irão trabalhar. O dia do funcionário público é comemorado na próxima segunda-feira (28). O Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de São Luís decretaram ponto facultativo na segunda-feira (28), por causa do dia do funcionário público.

Não haverá expediente nas secretarias estaduais e municipais e outros órgãos. Apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente, como hospitais, guarda municipal e limpeza pública.

Em Açailândia, a prefeita Gleide Santos também decretou ponto facultativo e somente os serviços essencias estarão em funcionamento.

Ex- prefeito Quininha “De Olho” na prefeitura de Itinga em 2016

Francisco Valbert, Quininha, ex-prefeito de Itinga

Francisco Valbert Ferreira de Queiroz, o Quininha, ex-prefeito de Itinga e ex-candidato a Deputado Estadual sonha com a prefeitura do município em 2016. Para tanto, Quininha já se adiantou e desde já está trabalhando nos bastidores políticos para que sua volta ao cargo se torne possível.

O ex-gestor em conversa com o Deputado Hélio Soares (PMDB) declarou seu apoio a candidatura do mesmo em 2014, quando o parlamentar irá tentar sua reeleição.  Segundo informações, o apoio oferecido por Quininha é “incondicional”.

Ocorre que o ex-prefeito fez acordo para ajudar Hélio Soares em Açailândia e Itinga com a contrapartida de que uma vez reeleito o deputado irá lhe ajudar a ser novamente prefeito de Itinga.  O projeto está sendo levado muito a sério,. Além do acordo firmado com Hélio Soares, Quininha já transferiu seu domicilio eleitoral de Açailândia para sua cidade, Itinga.

Em 2010, quando concorreu uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, Quininha obteve cerca de quatro mil votos em Açailândia, o referido afirma ainda ter esta quantidade de votos em mãos e que será capaz de transferir tais votos para Hélio Soares e sonha tirar a prefeitura de Vete Botelho em 2016 e ter a caneta de prefeito de volta nas mãos.

Fonte: Maicon Sousa

Afinal, por que um projeto de lei que inclui a criação de um Conselho LGBT ainda gera tanta polêmica?

A segurança da cidade pode dar um grande salto, porém uma polêmica criada em torno do projeto de Lei pode deixar Açailândia sem participar do Programa Federal de Segurança Pública.

Comentário do Blog: O Projeto de Lei nº 025/2013 que criava o Conselho da Diversidade Sexual foi retirado de pauta na sessão ordinária de ontem (24), na Câmara Municipal de Açailândia e o município agora terá que se desdobrar para não perder um dos melhores programas de Segurança Pública já existente no país, o SISTEMA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS – QUE FAZ PARTE DO PROGRAMA CIDADE DIGITAL. O vereador Márcio Aníbal usou a Tribuna e lamentou a falta de discussão do projeto e ressaltou os direitos da classe LGBT e demonstrou sua insatisfação com o prejuízo que o município pode ter por falta de um diálogo maior e até mesmo intransigência de outros setores. (Wilton Lima)


Sistema de segurança que pode ser implantado na cidade, com a aprovação

Desde quarta-feira (23) que se instaurou em Açailândia uma grande polêmica em torno da possibilidade de haver na cidade um Conselho municipal LGBT, principalmente nas igrejas do município. Trata-se do Projeto de Lei nº 025/2013 lido ontem na Câmara Municipal e que deverá ser aprovado nesta quinta feira (24).

A população não se fez presente no momento em que tal projeto foi lido pelos vereadores, porém recebeu o recado por meio da imprensa que taxou o projeto como “Projeto Gay”. Focaram-se somente em torno do conselho LGBT, mas esquecem do benefício que tal projeto pode trazer para a população, caso seja aprovado.

Ocorre que Açailândia está concorrendo a implantação do Sistema de Monitoramento Eletrônico de Logradouros Públicos, que faz parte do Programa Cidade Digital bem como a implantação da Guarda Municipal, que não existe na cidade. O recurso é do Ministério da Justiça.

Para que os municípios incluídos alcance pontos e consiga o beneficio, é preciso que a cidade cumpra alguns itens. Um deles requer a implantação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública e uma série de Conselhos Institucionalizados por Lei.

Dos Conselhos exigidos pelo Ministério da Justiça para a liberação do dinheiro, Açailândia não possui o Conselho Comunitário de Segurança Pública, Conselho Municipal de Juventude, Conselho Municipal de Igualdade Racial e o agora polêmico Conselho LGBT.

O projeto está pronto e uma vez aprovado vai atender as exigências do Ministério da Justiça. Então além do conselho LGBT, com a aprovação outros conselhos também serão criados. Ora, por que então tanta polêmica? Os gays são cidadãos, portanto possuem o mesmo direito que os demais. Agora por conta da criação de um conselho LGBT o projeto tem que ser reprovado e Açailândia ficar fora de um Programa Federal de Segurança Pública?

O que a cidade ganha com a aprovação do projeto


A população reclama da violência em que vive Açailândia, com a aprovação do projeto enviado para a Câmara Municipal, o município contará com um sistema de segurança que inclui a implantação de várias câmeras de 36x, full HD, com sistema infravermelho para gravação de imagens no escuro, com capacidade para implantação de um programa que reconhece rostos de criminosos e placas de veículos roubados.

Além disto, prevê a criação da Guarda Municipal, com recursos para custear treinamentos e comprar viaturas. O mesmo sistema de segurança que pode ser implantado em Açailândia, será implantado em Imperatriz, é no mínimo vergonhoso que a cidade fique fora do Programa Federal por conta de uma polêmica criada em torno da criação de um conselho GLBT.

Mais vergonhoso é o recurso que pode não vir por conta de politicagem.

Simples Assim

Fonte: Blog Maicon Sousa

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Intransigência e falta de conhecimento pode deixar Açailândia fora de um grande Programa Federal de Segurança Pública

Criação de Conselhos municipais como Segurança, Igualdade Racial, Juventude e Conselho da Liberdade Sexual (LGBT), são pré-requisitos para que as cidades possam ser inseridas em um Programa de Segurança Pública do Governo Federal, que também cria uma Guarda Municipal.

clip_image002

Açailândia – criou-se uma grande polêmica, principalmente no meio evangélico, em torno do Projeto de Lei nº 025/2013 que cria o Conselho LGBT, encaminhado e lido na câmara na sessão de ontem (23). O que parte da comunidade não tomou conhecimento e quando tomou foi de forma maldosa ou politiqueira de quem pleiteia mandato eletivo nas eleições do ano que vem, são os benefícios oriundos da aprovação desse Projeto de Lei, bem como, os mesmos PL’s que criam o Conselho Comunitário de Segurança Pública; o Conselho Municipal de Juventude; o Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Mesmo sendo evangélica, a prefeita Gleide Santos (PMDB) resolveu apostar no bom senso da população e encaminhar tal projeto ao Legislativo Municipal porque entende que os benefícios para população de Açailândia na área de Segurança Pública é infinitamente maior do que qualquer intransigência ao sentimento individual ou de uma classe religiosa, sobre orientação sexual.

O que o  município de Açailândia está pleiteando é a implantação do SISTEMA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS – QUE FAZ PARTE DO PROGRAMA CIDADE DIGITAL e também a implantação da GUARDA MUNICIPAL, Projetos com Recursos do Ministério da Justiça. Edital de Chamada Pública no. 09 de 04 de outubro de 2013.

Para pontuação dos municípios inscritos, o Edital estabelece uma sequencia de itens que o município proponente precisa apresentar, dentre eles a implantação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública e uma relação de Conselhos institucionalizados por Lei, demonstrando o fortalecimento da sociedade civil representada por tais conselhos.

Dos Conselhos exigidos no Edital do Ministério da Justiça, Açailândia não possui institucionalizado o Conselho Comunitário de Segurança Pública; o Conselho Municipal de Juventude; o Conselho Municipal de Igualdade Racial e o Conselho Municipal LGBT. O Projeto está pronto atendendo as demais exigências do Ministério.

Nesta semana, foi encaminhado a Câmara Municipal os Projetos de Leis de criação dos 04 (quatro) conselhos pendentes no Edital do MJ, mas infelizmente àquele que cria o Conselho da Liberdade Sexual (LGBT), causou uma grande polêmica no meio evangélico e pode ser retirado de pauta da câmara de Açailândia e o município poderá perder um dos maiores Programas Federais no que diz respeito a Segurança Pública que beneficia as cidades brasileiras. Para se ter uma idéia, no Maranhão somente a capital do estado está inserida nesse programa.

clip_image004

O PROJETO

O projeto prevê a utilização de cabos de fibra ótica e a implantação de várias Câmeras de 36x, full HD, com sistema infravermelho para gravação de imagens no escuro, com capacidade para implantação posteriormente de um software de monitoramento inteligente, com capacidade para reconhecimento da face humana de criminosos e de placas de veículos roubados constantes em seu banco de dados.

Prevê também a implantação da Guarda Municipal, com recursos para custeio do treinamento, realização de concurso público e aquisição de equipamentos e viaturas.

clip_image006

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DA SEGURANÇA PÚBLICA, instituído pelo Decreto no. 15\2013 de 10 de abril de 2013.

Os participantes do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, realizaram reuniões e discutiram as exigências do Edital no. 09 do MJ e decidiram pelo envio dos Projetos de Leis que criam os conselhos exigidos no Edital\MJ, à Câmara Municipal, objetivando atender as exigências ali contidas e contemplar a cidade com um Projeto de alta relevância social e imprescindível importância para a segurança pública de nossa cidade. O Sistema de controle e gestão do monitoramento será instalado no Quartel da 5ª CIA de Polícia Militar sendo suas imagens e informações, utilizadas também pela Polícia Cívil, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Municipal de Trânsito, Ministério Público e Poder Judiciário.

O Sistema também será instalado em Imperatriz, clique no link e veja a matéria.

Projeto Rondon chegará a Itinga do Maranhão em 2014

Projeto Rondon - 1

Itinga do Maranhão - No decorrer dessa semana dois coordenadores do Projeto Rondon estiveram em Itinga fazendo reconhecimento de área e reafirmando a proposta de estar aqui de 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014. Os coordenadores se reuniram com os secretários da administração municipal, com uma equipe da Secretaria de Educação e também com a prefeita Vete Botelho, que estava muito contente com a visita da equipe à cidade.

A vinda de uma equipe do Projeto Rondon para a cidade foi mais conquista da prefeita Vete Botelho para o povo de Itinga, visto que o objetivo de proporcionar a nossa comunidade maiores conhecimentos e experiências em diversos setores da sociedade, Já que o trabalho e a vivência proporcionados pelos universitários engajados no projeto são de fundamental importância para o crescimento de variados setores.

Projeto Rondon - 2

Esteve em Itinga o Professor Dinael Correia de Campos, da Faculdade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESPA) e Faculdade de Ciências de Bauru (SP), Doutor em Psicologia e em janeiro de 2014 retornará a esse município coordenando um grupo de ações relacionadas a Cultura, Educação, Saúde e Diretos Humanos e Justiça. A outra rondonista é a professora Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), Doutora em Administração e estará coordenando ações ligadas à Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Junto com eles virá uma equipe de 16 universitários que trabalharão por duas semanas aplicando as oficinas nos setores relacionados.

Conhecendo o Projeto Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Mutirão de Catarata atua em Itinga

Mais de cem pessoas foram operadas de catarata na última segunda-feira.

mutirão da catarata - 1

Itinga do Maranhão - Após um mutirão que mobilizou cerca de 60 pessoas durante todo o final de semana em Itinga, 104 pessoas foram operadas de catarata entre os dias 21 e 22 do mês em curso.

O mutirão teve início na sexta-feira (18), quando uma equipe médica de Imperatriz credenciada pelo governo federal esteve na cidade para detectar os casos. Cerca de quatrocentas pessoas passaram pelos exames preliminares, das quais 87 foram diagnosticadas e consideradas pela equipe médica como aptas para a cirurgia.

Durante todo o final o mutirão teve continuidade com a equipe de saúde de Itinga na realização dos exames pré-operatórios como eletrocardiograma, biometria, glicemia, coagulação, entre outros necessários para a segurança dos pacientes que seriam operados.

Na segunda-feira (21) pela manhã a equipe médica iniciou as cirurgias, que se entenderam até a última terça-feira (22), totalizando um número de 104 pessoas operadas, sendo 54 de Itinga do Maranhão, 24 de Açailândia e 26 do município de Cidelândia. O benefício aconteceu graças ao convênio realizado pela prefeita Vete Botelho entre a Prefeitura de Itinga e o Ministério da Saúde com o objetivo de contribuir para minorar o problema.

mutirão da catarata - 3 mutirão da catarata - 2

O que é

A Catarata é uma alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. A doença é mais comum entre as pessoas acima de 60 anos, quando o envelhecimento natural do organismo ocasiona a perda da transparência dessa lente, dificultando a chegada da luz à retina e diminuindo a visão. Alguns idosos não precisam operar logo que aparece a doença, daí a necessidade de um exame especializado. Foi o que aconteceu na última sexta-feira (18) em Itinga, quando cerca de quatrocentas pessoas foram examinadas em Itinga, mas apenas 87 foram diagnosticadas. Porém só 54 compareceram para o procedimento cirúrgico no início dessa semana.

Representante do Ministério da Cultura visita Açailândia

Além de fiscalizar o andamento de obras, José Gilson Matias Barros aproveitou para discutir vários projetos que viabilizarão recursos para a pasta da cultura.

P1070246 -  enviar

Açailândia - A secretária de cultura, professora Eulália Dias do Norte, recebeu na última terça-feira, 22, a visita do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, José Gilson Matias Barros. Durante a visita, Gilson Barros convocou a secretária Eulália e o coordenador de cultura Yuri de Sousa para uma conversa onde aproveitaram para estreitar relacionamentos e principalmente discutirem sobre projetos de interesse maior para a secretaria municipal de cultura.

O representante do Ministério da Cultura veio à Açailândia com a responsabilidade de vistoriar as obras de construção do Centro de Artes, Esportes e Cultura Unificada (CEU’s), que começou a ser edificado ainda na administração anterior e deveria ser entregue à população até o final do ano passado, mas, no entanto, por motivos desconhecidos os serviços foram interrompidos.

De acordo com informações do próprio representante do Ministério da Cultura, os trabalhos de construção no Centro Cultural e Esportivo foram reiniciados agora na administração da prefeita Gleide Santos e conforme está exposto na lei federal, exige que o benefício seja concluído e entregue à população dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Cultura, sob pena de bloqueio de recursos.

O encontro entre Eulália do Norte e Gilson Barros serviu para estreitar relacionamentos, discutir a diversidade cultural que possui o Estado do Maranhão, identidade cultural de Açailândia e a criação de editais para a captação para o Município na área, além de outros interesses que poderão vir a beneficiar a cultura de Açailândia.

P1070235 -  enviar

Gilson Barros ficou muito entusiasmado quando a secretária Eulália do Norte ressaltou durante a conversa que se sente muito à vontade para trabalhar essa matéria devido ao apoio incondicional vindo da prefeita Gleide Santos, e por esse motivo, está se tornando uma garimpeira de cultura. Para tanto, já aproveitou a estadia do representante cultural, agendando com Gilson Barros uma oficina para o próximo mês de novembro.

Conforme informações da secretária Eulália do Norte, o objetivo da visita do representante do Ministério da Cultura é fiscalizar o andamento da construção do Centro de Cultura Unificada da Vila Ildemar, bem como discutir os projetos que o governo federal está construindo e que são destinados para a pasta que ela comanda e que estão vindo para Açailândia, que é o caso deste Centro que vai atender nossas crianças e adolescentes. “Estamos também viabilizando uma Oficina de Mobilização Cultural, além de buscar apoio direto do Ministério da Cultura para que possamos executar os nossos projetos no próximo ano. O Gilson Barros está muito solícito e aberto em estender apoio. Estamos muito felizes com a sua visita e Açailândia vai ganhar muito com isso”, disse Eulália.

“A nossa vinda em Açailândia foi muito proveitosa, mesmo sendo o nosso primeiro contato oficial com a Secretaria de Cultura, com a professora Eulália e o coordenador Yuri. Por outro lado, a construção deste centro nos contempla e nos deixa alegres. Segundo os operários, esta obra está prevista para ser concluída no próximo mês de dezembro. Vale lembrar que o mais importante é que conseguimos estreitar laços institucionais entre o Ministério da Cultura e Açailândia. Esperamos apenas que este projeto gere frutos para o futuro e o principal motivo da nossa vinda à Açailândia foi o Edital de Ocupação dos CEU’s das Artes para as pessoas jurídicas. Vamos deixar os documentos com a secretária para que ela possa convidar os produtores e as instituições para que possam inscrever os seus projetos. Finalizando, estamos agendando uma próxima visita para discutirmos outros projetos e encaminhamentos culturais para Açailândia. O município já está adequado às exigências do Ministério. A secretaria já fez a adesão, tem um Conselho de Cultura, já tem um fundo, o que nós chamamos de CPF da cultura”, finalizou Gilson enaltecendo o trabalho de Eulália, elogiando suas ações e principalmente a receptividade.

Espionagem da Vale é tema de Audiência Pública no Senado nesta quinta (24).

Provas apresentadas ao Ministério Público revelam o esquema de inteligência montado pela empresa para monitorar pessoas e organizações que denunciam suas violações de direitos.

Vale hipócrita Outdoor da Vale pichado na cidade de Açailândia

Brasília –  Maior mineradora de ferro do mundo, a empresa Vale S.A. será o principal foco da Audiência Pública Interativa que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realizará nesta quinta-feira (24). Distante de qualquer júbilo, o motivo da convocação da “gigante da mineração” são as ações de espionagem e infiltração que ela realiza em movimentos sociais e organizações não governamentais nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Maranhão.

As denúncias de espionagem de lideranças, movimentos sociais, jornalistas e até mesmo de funcionários da empresa foram feitas no dia 18 de março de 2013, quando o ex-funcionário do Departamento de Segurança Empresarial da Vale, André Luis Costa de Almeida, entrou com uma representação no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) contra a empresa. E-mails, planilhas, fotos e notas fiscais foram apresentadas por ele como evidências de que a Vale fez: a infiltração de agentes em movimentos sociais; o pagamento de propinas a funcionários públicos da Polícia Federal e de órgãos da Justiça em São Paulo, com o objetivo de obter informações para “investigações internas”; a quebra de sigilo bancário; o acesso ilícito a informações reservadas da Receita Federal e do sistema Infoseg (que reúne dados de segurança pública de todo o país); e grampos telefônicos e dossiês de políticos e representantes de movimentos sociais.

Demitido em março de 2012, após oito anos atuando no que ele define como a central de espionagem da Vale, Almeida afirma que lideranças da rede Justiça nos Trilhos (que atua em defesa das comunidades afetadas pela Estrada de Ferro Carajás, da Vale) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e os jornalistas Lúcio Flávio Pinto, do Jornal Pessoal, e Vera Durão, então do Valor Econômico, estão entre os alvos da espionagem realizada pela Vale. Segundo ele, qualquer pessoa ou organização que pudesse denunciar a mineradora, pelas constantes violações de direitos que ela comete, poderia se tornar uma vítima destas condenáveis práticas da Vale. As denúncias ainda revelam que tais práticas se iniciaram ainda quando a companhia era estatal, se intensificaram na gestão de Roger Agnelli (2001-2011) e foram mantidas pela gestão atual.

Em 2012, a Vale ganhou o prêmio Public Eye People's Award, uma espécie de Oscar da Vergonha, ao ser a mais votada por internautas do mundo todo como a pior empresa do planeta. A premiação foi feita pelas ONGs Greenpeace e Declaração de Berna e, segundo estas organizações, o que levou a Vale a ganhar o prêmio foram as repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho, pilhagem do patrimônio público e a exploração cruel da natureza, que caracterizam a sua atuação agressiva no Brasil e nos outros 38 países em que ela opera. “Há um acúmulo de graves denúncias contra a Vale em que o Estado brasileiro nunca tomou as atitudes necessárias. Agora, além de uma contundente investigação sobre estas denúncias de espionagem e infiltração, nós exigimos que a Vale seja responsabilizada pelas violações de direitos, como o acesso a dados cuja prerrogativa é apenas de agentes do Estado”, afirma Gabriel Strautman, da organização de direitos humanos Justiça Global.

Em julho, uma comissão de organizações sociais, entre elas o MST e a Justiça nos Trilhos, pediram formalmente a apuração das denúncias à Presidência da República, ao Ministério da Justiça e à Secretaria de Direitos Humanos, dentre outros órgãos do governo. “A presidente Dilma não escondeu de ninguém a sua profunda indignação em relação à espionagem feita pelos Estados Unidos e pelo Canadá e tomou várias medidas no sentido de denunciar e combater esta prática, que ela mesma qualificou como violadora dos direitos humanos. Esperamos que ela adote a mesma postura diante da repulsiva espionagem praticada pela Vale. Não é aceitável que o governo tenha dois pesos e duas medidas”, cobra Danilo Chammas, advogado da Justiça nos Trilhos.

Já confirmaram participação na Audiência Pública: André Almeida (ex-funcionário da empresa Vale S.A.); Gabriel Strautman, da Justiça Global; Javier Mujica, advogado da Federação Internacional dos Direitos Humanos; Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Igor Martini, coordenador nacional do Programa de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos; e a procuradora Nayana Fadul, do Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA). Além deles, foram convidados Marcelo Veiga, do Ministério da Justiça, um representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a própria Vale. No entanto, estes últimos ainda não responderam ao convite da Comissão de Direitos Humanos de Legislação Participativa do Senado Federal.

Serviço:

O quê: Audiência Pública Interativa sobre as ações de espionagem e infiltração feitas pela Vale S.A.

Quando: Dia 24/10, às 8h

Onde: Plenário 2 da Ala Nilo Coelho, Senado Federal

A Audiência será transmitida ao vivo na íntegra pelo portal e-cidadania (http://bit.ly/CDHVale) e pelo Pós-Tv (http://canalpostv.blogspot.com.br/). A Tv Senado (http://www.senado.gov.br/noticias/TV/) fará a transmissão ao vivo entre às 8h e às 10h.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação - Patrícia Bonilha: 61 8138-7739, bonilhapatricia@gmail.com

Projeto “Família na Escola” chegará também à Zona Rural de Açailândia

FAMILIA NA ESCOLA  2

Açailândia - Os últimos dois meses tem sido de muito trabalho para a equipe do projeto “Família na Escola”. Coordenado pelas Educadoras Elaine Beatriz e Cássia Mônica várias reuniões já foram realizadas com os pais e familiares de todas as Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do setor urbano.

As reuniões aconteceram sempre à noite com o fim de ter maior participação da comunidade escolar. O projeto tem como objetivo elevar a aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos na escola e na vida. Dentre as várias ações desenvolvidas está à elaboração do processo “Integração: SME/Escola/Família”.

“Estamos ministrando palestras em todas as escolas e/ou comunidades educacionais, discutindo os nossos dados, nossas ações e o que coletivamente podemos realizar para os alunos aprenderem mais; unindo os esforços da secretaria municipal de educação com os pais, escolas, educadores, igrejas, comunicação, políticas públicas e a comunidade, com o foco no sucesso dos nossos educandos”, afirma a professora Elaine Beatriz.

Pelo o visto, o resultado até agora é animador. Os encontros têm sido marcados por um grande número de participantes, onde são mostrados slides, vídeos e há discussões dos pais nas questões em debate. “Eu já acompanho meus filhos na escola, gostei muito da reunião e garanto que aprendi ainda mais, acredito que as outras pessoas gostaram também”, completa o senhor José Rodrigues, pai de um aluno.

Agora, a equipe do projeto “Família na Escola” vai começar a levar esse projeto, com reuniões nas comunidades rurais, como está previsto no calendário montado para este ano.

“EDUCAÇÃO: Prioridade em AÇAILÂNDIA, agenda de todos NÓS”.

Acreditamos que a participação da família na vida escolar das crianças, adolescentes e jovens tem um grande impacto no sucesso dos nossos alunos e, por este motivo, precisamos e queremos a presença e ajuda dela para melhorarmos a aprendizagem dos estudantes de Açailândia.

É possível analisarmos os dados postados no site do CONVIVA, o censo 2012, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério da Educação INEP/MEC. Esses dados revelam uma fotografia preocupante, pois temos 29,8% de reprovação e evasão no ensino fundamental, sendo 10,5%de 1º ao 5º ano e 19,3% do 6º ao 9º ano. Além disso, o resultado da aprendizagem dos alunos demonstrado pela Prova Brasil 2011, Inep/CONVIVA, indica que apenas 25% e 18% dos alunos do 5º ano avaliados em Português e Matemática aprenderam adequadamente conforme a série/ano, e 16% e 7%, respectivamente, do 9º ano.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012, mostram que crianças inseridas em contextos socioeconômicos vulneráveis, apresentam o dobro de risco de ter um aproveitamento escolar fraco. Porém acreditamos que a situação cultural e socioeconômica não pode impedir ninguém o direito de aprender.

Com o compromisso de trabalharmos com o objetivo principal de elevarmos a aprendizagem e o melhor desempenho de nossos alunos na escola e na vida, dentre várias ações, elaboramos o processo “Integração: SME x Escola x Família”. Estamos ministrando palestras em todas as escolas e/ou comunidades educacionais, discutindo os nossos dados, nossas ações e o que coletivamente podemos realizar para os alunos aprenderem mais, unindo os esforços da Secretaria Municipal de Educação com os pais, escolas, educadores, igrejas, comunicação, políticas públicas e comunidade com o foco no sucesso dos nossos educandos.

A rede pública municipal de ensino de Açailândia é imensa, são 46 escolas na zona urbana e 32 localizadas no campo totalizando 78 escolas, com quase 5.000 alunos e enorme é o nosso desafio para superarmos nossas dificuldades.

Ouvindo bastante, observamos que os pais do município valorizam o espaço educacional Escola e acreditam nela como meio de ascensão profissional e social dos filhos, querem investir neles. A família precisa ser convidada, ser envolvida nas ações escolares, compreender as estratégias e planejamentos da escola e o quê a escola espera deles enquanto principais parceiros dos educadores, pois ambos – escola e família -estão do mesmo lado, o lado de todos os alunos que precisam aprender.

Esperamos com este trabalho, a adesão da equipe gestora, professores, pais, alunos e demais comunidade educacional para integrar ações e compromissos em benefício da população estudantil de Açailândia.

A Educação precisa estar na agenda de todos e a família e a escola precisam estar em sinergia em relação à Educação das crianças, adolescentes e jovens de nossa cidade, do nosso país.

Fontes: INEP/MEC – CONVIVA; Censo 2012 INEP, Revista Nova Escola junho/julho2013 - Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes