terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Boataria volta à cena, em São Luis. A turma do “quanto pior melhor” está fazendo a festa!!!

Imagem de posto de Imperatriz foi usada como sendo de estabelecimento de São Luís

Imagem de posto de Imperatriz foi usada como sendo de estabelecimento de São Luís

Os ataques a ônibus e delegacias na Região Metropolitana de São Luís – todos já devidamente elucidados e com autores presos – deram vazão, na tarde de ontem, a mais uma onda mórbida de boatos na mídia e nas redes sociais maranhenses. E, novamente, disseminados como rastilho de pólvora por setores da oposição nesses meios, logicamente com objetivos políticos.

Inicialmente, anunciaram desde o sábado (4) a morte da menina Ana Clara, de 6 anos, vítima da crueldade de assassinos desumanos. A criança, que teve 90% do corpo queimado, acabou morrendo, na manhã de ontem (6).

Não satisfeitos, os mesmos autores continuaram. Inventaram uma suposta interceptação telefônica em que os bandidos anunciavam ataques a postos de combustível. O jornalista Gilberto Léda, então, publicou em seu blog mais de 20 minutos de gravações telefônicas do crime organizado tratando dos ataques – antes e depois dos atos (ouça aqui). Em nenhum momento sequer se aventou a possibilidade. Mas os boateiros não se deram por satisfeitos.

whatsappPublicaram nas redes uma foto de um incêndio em um posto ocorrido no ano passado, em Imperatriz, como se fosse de ontem, na Vila Embratel. E ainda usaram aliados na mídia para anunciar um tal assalto, com reféns, em um supermercado no Maiobão.

Em outubro do ano passado, o senador José Sarney (PMDB-AP) já havia alertado, em sua coluna dominical em O Estado, para o perigo da disseminação de boatos. “Os boatos e querer tirar proveito político de uma situação provocada por infratores penais são mais perigosos do que um trágico e lamentável entrevero entre facções criminosas e marginais que destroem suas próprias vidas”, escreveu.

Nos casos de ontem, a polícia está investigando as origens de todos eles. E os autores devem ser exemplarmente punidos.

Nenhum comentário: