quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mais de 221 mil adolescentes serão imunizadas contra HPV no Maranhão

Serão enviadas ao estado 464,4 mil doses ao longo de 2014.
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção.

A partir do dia 10 de março, adolescentes com idade entre 11 e 13 anos podem ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Maranhão, 221,1 mil adolescentes serão imunizadas, apenas em 2014. A estratégia de vacinação nas unidades da rede pública do país e nas escolas, além da campanha de mobilização do público-alvo, foram apresentadas, nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para o estado serão enviadas 464,4 mil doses ao longo de 2014. A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde serão incentivadas a promover, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para tanto, foi distribuído informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.

Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

Nenhum comentário: