quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Detentos recebem assistência médica da Secretaria Municipal de Saúde dentro do CDP

CDP (4)

Açailândia - Os presos que atualmente cumprem pena no Centro de Detenção Provisória de Açailândia (CDP) receberam a visita inesperada, já que trata-se de uma ação inédita da saúde municipal, do coordenador Gilberth Pereira Barreto Filho, do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), ambos, departamentos da Secretaria Municipal da Saúde de Açailândia. A ação é parte de uma parceria firmada entre o Secretário de Saúde Denison Gigante e o diretor do CDP Bruno Marcus Peixoto da Costa.

A parceria tem como finalidade, a assistência médica aos detentos dentro do próprio presídio, levando em conta que este trabalho sendo realizado dentro da cadeia é mais viável e sem dúvidas muito mais seguro, do que ter que levar o preso até ao hospital ou posto de saúde, exceto nos casos gravíssimos. Valendo lembrar que toda pessoa que cumpre pena em presídios ou cadeia pública tem o seu direito garantido na Constituição Brasileira a ter assistência médica, jurídica, bem como a religiosa.

Os presos vivem em situação de vulnerabilidade dentro das celas e correm grande riscos de serem infectados por quaisquer doença contagiosa, principalmente por conta da superlotação no sistema penitenciário e também pelas péssimas condições das celas no quesito higienização que não existe nos presídios.

CDP (1)

Por conta de todas estas necessidades foi que o Secretário de Saúde percebeu a situação precária em que vivem os presos do CDP e com o olhar de humanidade e coração cristão resolveu dar melhor assistência na área de dentro do sistema carcerário de Açailândia, no caso em questão o Centro de detenção Provisória, o CDP.

Atualmente no CDP, existem cerca de 140 detentos cumprindo pena em regime fechado e semi-aberto e de acordo com informações do próprio diretor está superlotada. Superlotação é um estopim para vários tipos de problemas, a começar pelas rebeliões que consequentemente traz problemas de saúde em caso de ataques a outros presos e estes venham a ser feridos. Neste caso, com muita emergência precisam de atendimento médico.

Teste de HIV

Na última semana a equipe da Secretaria de Saúde de Açailãndia realizou o trabalho de assistência aos detentos com exames de HIV. Cerca 21 detentos entre homens e mulheres foram submetidos ao exame. Este exame será realizado em várias etapas, em grupos de 20 detentos até que todos os 140 presos tenham passado pelo exame. No primeiro grupo de presos, em uma mulher, o resultado do exame deu positivo.

Para Bruno Marcus Peixoto, diretor do CDP, a parceria da prefeitura é de fundamental importância. Ele explicou à reportagem que mesmo o presídio sendo de responsabilidade do Estado, o município tem se tornado um grande parceiro, dando todo suporte e suprindo as necessidades do CDP, tanto no abastecimento de medicamentos e agora com a assistência médica, além da realização do exame de HIV que segundo ele é a primeira vez que está acontecendo.

O Secretário de Saúde Denison Gigante, disse que a sua preocupação como titular da pasta da saúde é a de levar a saúde onde o cidadão esteja, independente do local onde ele esteja ou a sua posição social. O nosso compromisso é o de melhorar cada vez mais a qualidade da saúde do nosso município. “Os detentos do CDP não são diferentes. Eles são seres humanos iguais a nós e tem as mesmas necessidades. Estamos projetando vários programas para serem desenvolvidos dentro do CDP e desta vez, eles foram beneficiados com o teste de HIV, sem falar que dentro do próprio presídio já existe uma Unidade de Saúde para prestar o atendimento de primeiros-socorros, além do acesso a farmácia básica. Lembrando que o município não tem nenhuma obrigação de manter este trabalho dentro do presídio. “Fazemos puramente pela necessidade dos detentos e pelo compromisso que temos com esta população, mas toda a responsabilidade de suprimento daquela casa de detenção é de competência do Estado”, finaliza o Secretário, lembrando que no CDP já existe um detento do sexo masculino que contraiu o vírus HIV e está recebendo o acompanhamento médico por conta do município.

Nenhum comentário: