quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde se prepara para campanha de vacinação contra HPV

HPV (1)

Açailândia - Por determinação do Ministério da Saúde, desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Imunização, vem reunindo professores, enfermeiros, agentes de saúde e endemias, além de médicos e diretores de escolas da rede municipal, estadual e particulares. O encontro tem como objetivo a deflagração da Campanha da vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do Câncer do Colo do Útero.

Por intermédio da Secretaria de Saúde e de Educação a campanha de vacinação contra o HPV acontecerá com a aplicação da 1ª dose, no período 10 de março a 10 de abril, nas escolas da rede pública e privadas, além das Unidades Básicas de Saúde, tendo como público alvo adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003).

A segunda dose da vacina será administrada seis meses após a aplicação da primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A terceira dose só será administrada cinco anos após a aplicação da primeira, também nas Unidades Básicas de Saúde. A vacina contra o HPV é gratuita e também estará disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

O Câncer do Colo do Útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Os subtipos do HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do Colo do Útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV.

A Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a vacinação das adolescentes ocorrerá sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar a tempo, o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

Para Adriana Parra, coordenadora do Departamento de Imunização do Município, por ordem do Secretário de Saúde Denison Gigante, o departamento de Imunização já está reunindo as pessoas que deverão ser envolvidas durante a campanha para que as metas sejam verdadeiramente cumpridas. “A campanha acontecerá em parceria com a Secretaria de Educação, objetivando montar as estratégias para alcançar o público alvo que são as adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade. Por isso, reunimos com os diretores e professores para que eles nos ajudem na divulgação e conscientização da campanha dentro das escolas”, finaliza Adriana Parra.

Nenhum comentário: