quinta-feira, 13 de março de 2014

Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV teve início essa semana em Açailândia.

HAPV2HPV (1)HPV (2)

Açailândia - Desde segunda-feira (10), em todo o Brasil, adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade, começaram a receber a 1ª dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV. Em Açailândia, a campanha está sendo desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação.

Nessa primeira etapa, a campanha de vacinação está sendo realizada nas escolas da rede municipal, bem como em escolas particulares que muito antes da vacinação já haviam recebido a visita da equipe do setor de imunização da Secretaria de Saúde para palestrar aos pais e responsáveis pela adolescente, professores e diretores, explicando a importância da vacinação e como a campanha seria realizada.

Segundo informações da coordenadora do setor de imunização da saúde, Adriana Parra, a campanha tem como meta alcançar 80% do público-alvo, com a disponibilização inicial de 3.410 doses da vacina para atender a demanda de Açailândia. “Nós realizamos vários encontros com professores, diretores de escolas, agentes de saúde, além de médicos, com o objetivo de fortalecer e falar da importância da vacina”, enfatizou Adriana.

A vacina previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Cada menina deve tomar três doses para completar o círculo de proteção. A segunda dose deverá ser aplicada depois de seis meses, sendo que a última só deverá acontecer cinco anos após a primeira aplicação.

Conforme o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde, a primeira dose acontece no período de 10 de março a 10 de Abril/2014, e será administrada prioritariamente nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir de 01 a 12 de Setembro/2014, será aplicada a segunda dose. (Seis meses após a 1ª dose), lembrando que a terceira e última dose só deverá acontecer cinco ano após a primeira dose.

A imunização pode ser feita também durante o período da campanha nos postos de saúde de todo o País. Para a adolescente poder ser vacinada, é necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Caso a adolescente não se vacine por imposição dos pais, nestes casos os mesmos deverão assinar um termo de responsabilidade ou de recusa.

Nenhum comentário: