quinta-feira, 27 de março de 2014

“Governo Municipal Presente”: continua o atendimento aos moradores dos bairros mais distantes. Agora foi a vez do Jacú e Pequiá.

itinerante1 (1)itinerante1 (2)itinerante1 (3)

Atendendo a solicitação de moradores dos bairros mais distantes da sede da prefeitura, toda semana uma equipe liderada pela prefeita Gleide Santos realiza uma espécie de mutirão de atendimento às comunidades mais carentes. O atendimento vai desde uma simples orientação para acesso às políticas públicas na área social, até o atendimento à saúde, hoje um dos grandes gargalos da administração pública de todo o país.

O último sábado foi a vez dos moradores do Bairro Maçaranduba no Pequiá, e a reunião comunitária foi centralizada na residência do casal Raimundo Nonato Calado e Dona Antônia Neves Calado, localizada na Rua “D” Quadra 08, Casa 06, nas proximidades da Praça Maçaranduba. “Estamos aqui para ouvir a população e esclarecer as dúvidas que por ventura existam, pois estamos planejando grandes obras para esse bairro que com certeza absoluta irão melhorar a qualidade de vida de todos”, foi como abriu a reunião a prefeita Gleide Santos.

Um dos primeiros questionamentos dos moradores foi referente ao processo de reassentamento do Pequiá de Baixo, uma antiga reivindicação daquela comunidade, sobre a qual a prefeita disse que aguarda o desenrolar de mais uma etapa dos muitos procedimentos existentes que precisam ser analisados para o cumprimento real do que determina o projeto de reassentamento daquela comunidade.

Ainda sobre habitação, a prefeita informou aos moradores de Pequiá que nos próximos dias anunciará oficialmente a construção de mais duas mil e quinhentas 2.500 casas populares do programa federal Minha Casa, Minha Vida, que foram conseguidas em Brasília graças aos esforços da sua equipe de planejamento.

Na reunião foram abordados outros assuntos diversos, como o melhoramento da quadra de esportes e a contratação de mais médicos para desafogar e melhorar o atendimento no Hospital Municipal de Pequiá. Gleide declarou que a grande dificuldade atual é a contratação de profissionais (médicos) que queiram trabalhar no interior dos Estados, e que assim que conseguir encontrar outros bons médicos como o Dr. Mauro destinará imediatamente alguns destes profissionais especialmente para melhorar os inúmeros atendimentos da saúde municipal do Distrito Industrial do Pequiá.

Bairro do Jacú

itinerante2 (1)itinerante2 (2)itinerante2 (3)

Na sexta-feira, dia 21, o governo municipal se fez presente levando políticas públicas aos moradores do Bairro do Jacú. A equipe escalada para acompanhar a prefeita Gleide Santos contou com a presença da secretária de ação e promoção social, Zetinha Sampaio, do secretário de indústria e comércio, Nelson Bragato, vários assessores e profissionais de várias áreas da administração pública do município.

As visitas aos bairros foi uma forma encontrada pelo governo municipal de atender às comunidades mais carentes que às vezes tem dificuldades de chegar até a prefeita e aos secretários e fazer suas reivindicações. Esse trabalho também funciona como uma espécie de ouvidoria popular, onde todas as solicitações são anotadas em uma planilha e se estipula um prazo para apresentar soluções, às vezes, alguns casos são solucionados ali mesmo no local. Os problemas ligados à saúde publica municipal como cirurgias, marcação de consultas e exames, são os mais procurados e cobrados pela população, além da inscrição em programas sociais como o programa Minha Casa, Minha vida; bolsa família; como também, infraestrutura das ruas, iluminação e limpeza pública.

Nenhum comentário: