sexta-feira, 21 de março de 2014

MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Açailândia realiza plantação de mudas de Açai e Buriti em área degradada.

DSC_0044DSC_0053DSC_0023

Açailândia - A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na manhã da última terça-feira, (18), realizou um grande serviço de arborização urbana em uma área de 3.200 metros quadrados, na Vila Bom Jardim.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fábio Batista Guimarães, nesta etapa será plantada 400 mudas de Açaí tipo híbrido da Embrapa e mais 400 mudas de Buriti, além também, do trabalho de revitalização e fechamento da área com a colocação de uma cerca de arame. No local que antes servia de abrigo para animais peçonhentos e deposito de lixo, agora servirá como área de preservação ambiental.

A intenção é que ao atingirem a idade adulta, daqui a dois ou três anos, as árvores formem uma espécie de amarração no solo, contribuindo para o melhoramento da paisagem, e no futuro a produção de frutos. A previsão é de que o local onde hoje o plantio foi realizado leve cerca de mais de cinco anos para ser totalmente recuperado.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Lourenço de Queiroz, a determinação da recuperação foi feita pela própria prefeita Gleide Santos, que após visitar pessoalmente a área viu a necessidade de que essa área fosse rearborizada, e nada melhor que plantar no local as mudas de açaí (Euterpe Oleracea) que é o grande símbolo ecológico do município.

Nenhum comentário: