terça-feira, 18 de março de 2014

Portadores de glaucoma recebem tratamento gratuito em Itinga

SAM_0485SAM_0486SAM_0487

Itinga do Maranhão - Cerca de cinqüenta pessoas portadoras de glaucoma receberam gratuitamente os colírios para o tratamento. A doação do medicamento foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, através de convênio realizado entre a prefeitura de Itinga e o governo federal. Para que isso fosse possível, no final do ano passado uma equipe de oftalmologistas conveniada com o governo federal e prefeitura de Itinga, esteve na cidade realizando os exames necessários para identificar os casos de glaucoma no município, onde cerca de cinqüenta casos foram identificados. A partir de agora, o tratamento será iniciado pelos pacientes.

É sabido que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e, dentre essas causas, é a maior causa de cegueira irreversível. Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pela doença. Com base nesses dados e convicto da necessidade de tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessível a todos o governo criou o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma. De conhecimento dessa realidade, a prefeita Vete firmou convênio com o governo federal e agora os portadores de glaucoma poder receber gratuitamente o colírio para tratamento.

O programa foi estabelecido pelas portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002 que determina que os pacientes portadores de glaucoma podem ter acompanhamento e podem receber a medicação antiglaucomatosa gratuitamente de Centros de Referência em Oftalmologia. Portanto, para que este acesso à medicação esteja garantido é necessário que as Instituições que prestam assistência em Oftalmologia se cadastrem como Centros de Referência para, posteriormente, ampliarem seu acompanhamento aos portadores de glaucoma e fornecerem os colírios de forma gratuita.

O preço dos colírios indicados para o tratamento do glaucoma pode variar de R$ 5,00 à R$ 120, 00, sendo que, na maioria dos casos o paciente deve utilizar mais de um colírio que deverá ser instilado de uma a três vezes ao dia. Isso pode tornar o tratamento inacessível e é a principal causa do abandono do tratamento.

Para ter acesso aos colírios gratuitos, procure a secretaria de saúde do município e peça informações sobre a distribuição de medicamentos. Se você já estiver sendo atendido por um oftalmologista do SUS, peça a ele a receita médica com a prescrição de seus colírios. Se não, marque com um oftalmologista do SUS e com a receita em mãos, procure a secretaria municipal de saúde para saber da possibilidade de adquirir os colírios gratuitamente.

Nenhum comentário: