quarta-feira, 12 de março de 2014

Sebrae Maranhão: Prefeita Gleide Santos está na disputa do prêmio Prefeito Empreendedor Etapa Estadual.

O Sebrae Maranhão vai premiar os gestores públicos maranhenses que colocaram os pequenos negócios na pauta de seus programas de governo. Vencedores da etapa estadual serão conhecidos nesta quinta-feira (13).

OFICIAL SEM

A classe política maranhense, autoridades, empresários, imprensa e demais convidados vão estar reunidos nesta quinta-feira, 13, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 17h30, para conhecer os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação é realizada pelo Sebrae há oito anos e marcará o final do primeiro dia do Fomenta Maranhão, que acontece pela primeira vez no Estado com objetivo estimular e promover a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca reconhecer os gestores públicos que, efetivamente, colocaram o empreendedorismo em pauta nos seus respectivos municípios, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios e modernização da gestão pública, favorecendo a economia local. 

No total, a etapa estadual da premiação reúne 11 projetos concorrentes. Estão competindo nesta oitava edição os gestores maranhenses Alan Linhares (Bacabeira), Amin Quemel (Carutapera), Aderson Filho - “Adersinho” (Porto Franco); Cícero Moraes – “Cecin”(Estreito); Gleide Santos (Açailândia); Iracema Vale (Urbano Santos); Luciano Leitoa (Timon); Nonato Silva (Cajapió); Soliney Silva (Coelho Neto) e Valmir Moraes (Campestre do Maranhão).

Durante o mês de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, responsável pela premiação estadual, organizou a pré-seleção dos 44 projetos inscritos – dos quais 32 foram habilitados e, destes, 26 passaram para a análise de pré-seleção.  Apurados todos os pontos, de acordo com o regulamento do prêmio, chegou-se aos projetos que seguiriam para as visitas técnicas.

“Após as análises ficaram 11 projetos de dez municípios para serem vistoriados. As visitas técnicas tiveram por objetivo aferir a veracidade das informações contidas em cada projeto. Após a aferição in loco, eles seguiram para a etapa do julgamento estadual realizado pela comissão estadual de julgamento, formada por representantes de instituições reconhecidas localmente, com capacidade de atuar neste fim, baseada nas informações e resultados das etapas anteriores. Esse colegiado julgou de forma independente, utilizando os critérios estabelecidos pelo Sebrae Nacional na matriz de pontuação para cada categoria”, informa a gerente da UPP do Sebrae no Maranhão, Cristiane Correa Silva.

Os prefeitos maranhenses concorrem nas categorias de Melhor Projeto Estadual; Lei Geral Implementada; Compras Governamentais; Desburocratização; Pequenos Negócios no Campo; Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos.

Julgamento estadual

Os projetos inscritos que passaram pelo julgamento para etapa estadual são:

1.      Incentivo à cadeia produtiva do mel como instrumento de inclusão socioeconômico e preservação ambiental (Bacabeira);

2.      Implementação da Lei Geral – Desburocratização (Coelho Neto);

3.      Novo jeito de governar: agricultura, empreendedorismo rural sustentável - a base da economia local (Urbano Santos);

4.      Sistema Municipal de Empreendedorismo Timonense (Timon);

5.      Desburocratizar para crescer (Cajapió);

6.      Turismo sustentável em Carutapera (Carutapera);

7.      Agroflorestal seringueira, cupuaçu e lavoura (Açailândia);

8.      Criação do Espaço Empreendedor à margem da BR-010 no perímetro urbano de Campestre do Maranhão (Campestre do Maranhão);

9.      Continuidade, consolidação e inovação – construindo uma nova cidade empreendedora (Porto Franco);

10.  Lei Geral promove o desenvolvimento de Estreito (Estreito) e

11.  Promoção do desenvolvimento e fortalecimento da economia local (Estreito).

Com informações do Sebrae Maranhão.

Nenhum comentário: