segunda-feira, 21 de abril de 2014

Meninas recebem vacina contra HPV em Itinga

vacina HPV

Itinga do Maranhão - A exemplo de todo o Brasil, as meninas de Itinga na faixa etária de 11 a 13 anos já estão recebendo a vacina contra HPV. A campanha teve início em março com o treinamento de toda a equipe de saúde emprenhada na imunização, bem como das professoras que trabalham com o público alvo.

A campanha começou esse mês em todas as escolas da rede pública, mas será estendida também à rede particular de ensino para atingir todas as meninas na faixa etária estipulada pelo governo para receber a vacina.

O objetivo é imunizar meninas que ainda não tenham iniciado atividade sexual, no sentido de obter êxito quanto a prevenção do HPV, vírus responsável pela maioria dos casos de câncer no colo do útero.

De acordo com a secretária de saúde, as meninas que não estão na faixa etária exigida pelo Ministério da Saúde, mas que completam 11 anos ainda esse ano, devem procurar os Postos de Saúde para receberem as doses da vacina a partir da data de aniversário.

A segunda dose da vacina deverá ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose com cinco anos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a partir de 2015 a faixa etária deverá ser ampliada e a vacina deverá proteger meninas de 09 a 13 anos de idade.

Nenhum comentário: