quinta-feira, 3 de abril de 2014

Professores da rede pública municipal participam de oficina sobre “Patrimônio Cultural”.

OFICINA - LINHA DE TRANS      4

Açailândia - Durante dois dias, cerca de 20 professores da rede municipal de ensino de Açailândia, participaram de uma oficina sobre patrimônio cultural, ministrada pelo Mestre em História, Marcos Batista Schuh, com o objetivo de instrumentalizar professores e agentes comunitários para trabalhos de sensibilização, valorização e preservação do patrimônio cultural local.

Outro objetivo é propiciar reflexões a partir do presente sobre como nos relacionamos com nosso passado, instigando também aos participantes a se aprofundar nos conceitos de patrimônio cultural em suas diferentes dimensões como o patrimônio ambiental, material e imaterial; articular o conhecimento tácito dos ouvintes aos conceitos de patrimônio cultural; promover exercícios que visibilizem valores culturais mobilizadores e estruturadores do cotidiano; e demonstrar possibilidades de abordagem, cuidado, mapeamento e aproximação com os bens patrimoniais locais.

Outro ponto abordado pelo historiador Marcos Schuh foi a relação do patrimônio com a historicidade dos participantes, despertando o interesse e a curiosidade dos professores, para o uso dos espaços e dos acervos das casas de memória existentes, para assim promover o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico, cultural e paisagístico existente nos ambientes próximos à escola e junto à comunidade local. E com isso, introduzir noções de patrimônio arqueológico, formas de trabalho do arqueólogo e de salvaguarda.

A oficina está inserida no plano de Educação Patrimonial do projeto da instalação da Linha de Transmissão de Energia Elétrica 500 KV que abrange as cidades localizadas no trecho de Açailândia a Miranda do Norte e, se constitui em uma forma de retorno para a comunidade local das pesquisas sobre o Patrimônio Histórico e Arqueológico realizadas nos municípios localizados nesse trecho.

Segundo o pesquisador Marcos Batista Schuh, esse trabalho busca produzir a inserção de discussões em torno do patrimônio histórico e arqueológico local no processo educativo, através de atividade de sensibilização e instrumentalização da comunidade, a partir de exercícios que abordem a situação social, origem cultural, histórias individuais, relação com o lugar onde vivem, memórias e familiares, mapeando o universo referencial dos mesmos, suas experiências de vida e repertórios culturais.

Para isso, foi utilizado um prospecto informativo sobre o patrimônio cultural local especialmente desenvolvido para a ação educativa a partir das pesquisas realizadas na região de abrangência da referida Linha de Transmissão de energia elétrica. Foram utilizadas imagens por meio de equipamentos multimídia dos patrimônios identificados e salvaguardados pelo Estado, bem como, aqueles mapeados pela equipe de pesquisa.

A professora de artes, Neiva Antunes, falou da importância dessa oficina. “Nós sabemos que Açailândia foi construída a partir da chegada de pessoas de vários lugares e países que trouxeram sua cultura, e isso acaba agregando valores na sociedade local. E consequentemente poderemos trabalhar a diversidade cultural nas escolas através de projetos”, disse.

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