quinta-feira, 3 de abril de 2014

Secretária municipal de educação de Açailândia concede entrevista coletiva. Merenda escolar e redução da jornada de trabalho dos professores foram os assuntos mais questionados.

coletiva

Açailândia - A coletiva à imprensa aconteceu na manhã da última terça-feira (1º de abril), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de toda imprensa local que fizeram inúmeros questionamentos a secretária Ivanete Carvalho, que prontamente, de forma extremamente técnica, apresentou as soluções encontradas pela pasta.

A ideia inicial de equipe da Secretaria de Educação foi a de usar a Tribuna Livre da câmara para apresentar a população as ações governamentais no que se diz respeito a educação de Açailândia, mas em virtude de um entrevero provocado pelo vereador Pedro (PDT) que resolveu da tribuna, de forma irresponsável, incitar servidores contra um aliado da prefeita Gleide Santos, obrigou a presidente da câmara Lenilda Costa (PMN) a suspender a sessão ordinária.

Na Coletiva, a secretária de educação fez uma longa explanação dos problemas do setor educacional, que não é um privilégio do município de Açailândia, mas também apresentou todas as soluções cabíveis na forma jurídica, de modo a não comprometer, principalmente, o ano letivo dos alunos da rede municipal de ensino.

Na sequência Ivanete respondeu a todos os questionamentos da imprensa presente na coletiva, abordando cada assunto separadamente.

Merenda Escolar

Questionada sobre a falta ou a queda temporária da qualidade da merenda escolar nas escolas, a secretária respondeu de pronto, que o problema existiu em virtude do atraso do repasse do governo federal que aconteceu somente agora no mês de março, mas que, mesmo assim procurou refazer e adaptar o cardápio aproveitando o material que restou do ano passado, com isso houve uma queda na qualidade da merenda escolar, no entanto, como já foi feito o primeiro repasse do governo federal que, diga-se de passagem, não é suficiente para suprir a necessidade dos alunos e se faz necessário o complemento de mais de 200 mil reais, todo mês, pela prefeitura, e já se realizou também a licitação para compra de alimentos, significa dizer que, nos próximos dias tudo estará sendo normalizado e será servida novamente a merenda escolar com excelência de qualidade exigida pela prefeita Gleide Santos, e nos mesmos moldes de que se iniciou no ano letivo do ano passado.

ASG’s e Vigilantes

Outra questão foi a carência de pessoal na vigilância e merendeiras, mas que também será resolvida nos próximos dias, já que os procedimentos estão também em fase de conclusão. E a solução é contratar uma empresa terceirizada através de um processo licitatório, já que a maioria dos concursados não mora na cidade de Açailândia, e alguns abandonaram o concurso e outros estavam chegando atrasados e faltavam em demasia nos expedientes normais.

Escolas da Zona Rural

Algumas escolas da zona rural ainda estão sentindo a falta de alguns professores, mas somente em algumas disciplinas, pois foi realizado o seletivo simplificado, e segundo a professora Ivanete, é difícil encontrar professores que queiram lecionar em certa região, por conta da distância. A secretaria de Educação já fez a quarta convocação de excedentes e já se encontrou a solução da carência dessas escolas do município. O que está garantido também é o cumprimento ao que determina a LDB e serão ministradas todas as aulas dos 200 dias letivos e nenhum aluno será prejudicado.

Redução da Jornada de Trabalho do Professor

Ivanete Carvalho lamentou a falta de compromisso da gestão anterior de não se preocupar em resolver o problema da redução da jornada de trabalho dos professores de Açailândia, como aconteceu em outros municípios do Brasil, ou seja, fazer isso de forma paulatina, como determinou o próprio STF - Supremo Tribunal Federal ao decidir pela legalidade da lei. Ivanete ainda acrescentou que esse é um problema generalizado e que a solução só poderá acontecer envolvendo todo o Estado, os municípios e o Poder Judiciário, na construção de um Termo de Ajuste de Conduta, pois o impacto nos cofres públicos é muito grande – Em Açailândia gira em torno de mais de 6 milhões de reais de aumento na folha de pagamento, na contratação de novos professores para atender a carga horária determinada pela LDB. Assim, se faz necessário o bom senso de todas as partes, sejam eles professores, sindicato e a promotoria pública, para que através do diálogo possa ser resolvido esse impasse.

Por fim, a professora Ivanete reafirmou o compromisso da atual gestão em priorizar a educação e garantiu que nunca se investiu tanto neste município no setor da educação. “Em um ano melhoramos muito a educação, investimos em formações para educadores; através do PAR adquirimos 9 ônibus escolares; já está em fase de liberação o projeto para a construção de 32 escolas, incluindo campo e cidade; já foi comprado com recursos próprios quase 7 mil carteiras escolares, mobílias para as escolas, reformamos e ampliamos dezenas de escolas e muitas outras ações já foram feitas e podem ser sentidas pela comunidade” afirmou Ivanete.

Nenhum comentário: