quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe já teve início em Açailândia. O Dia “D” acontece neste sábado em todo o Brasil.

VACINAÇÃO1

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), iniciou na última terça-feira (22), e tem data prevista para encerramento no dia 09 de maio – essa é a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Amanhã, sábado, dia 26, acontecerá a Mobilização Nacional. Em Açailândia, o dia “D” acontecerá a partir 08h00 no Centro de Referência do Idoso (CRAI) e só deve encerrar por volta das 17h00. Simultaneamente neste mesmo dia a campanha estará sendo desenvolvidas nos postos de saúde e nas escolas da rede municipal.

A campanha priorizará diversos grupos, como pessoas idosas a partir dos 60 anos de idade; Crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde; gestantes em qualquer período gestacional; puérperas até 45 dias pós-parto, população Indígena e população privada de liberdade. Além destes grupos também serão incluídas pessoas portadoras de comorbidade.

A importância das vacinas nos grupos prioritários é detectada quando é observada a acentuada redução das internações e óbitos a partir das instituições das Campanhas Nacionais de Vacinação, uma vez que o custo benefícios destas ações é infinitamente inferior ao custo com tratamentos das intercorrências geradas pela gripe.

O Ministério da Saúde estabelece que o grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas, mantém-se a necessidade de prescrição médica que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes do SUS, das redes privadas ou conveniadas, devem buscar a prescrição médica com antecedência junto ao seu médico.

A meta a ser vacinada é de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa aproximadamente 49.577.178 pessoas em todo o Brasil e 1.533.092 só no Maranhão.

Nenhum comentário: