quarta-feira, 21 de maio de 2014

Agentes de Desenvolvimento de Açailândia participam de encontro em Salvador

Evento foi uma realização da CNM e do Sebrae Nacional com o objetivo de debater temas referentes ao trabalho do agente.

Os Agentes de Desenvolvimento do município de Açailândia, Jorge Alberto Sousa Araújo , Maria Diva Leite e José Francisco Cunha Melo, que atendem na Sala do Empreendedor da cidade, estiveram participando, nos dias 07 e 08 de maio, do Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento, realizado em Salvador – BA.

O evento foi realizado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em parceria com o SEBRAE e contou com a participação de cerca de 450 agentes das regiões Norte e Nordeste, que durante os dois dias estiveram debatendo vários temas relacionados ao trabalho do agente no dia a dia.

Entre os temas discutidos estiveram como medir a efetividade do trabalho do Agente de Desenvolvimento, gestão orientada para resultados – revolução dos indicadores, como aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, captação de recursos para projetos de desenvolvimento econômico local, entre outros.

Para o agente José Francisco Cunha Melo, participar de eventos como esse proporciona ainda mais conhecimento tendo em vista que o papel do agente é ajudar no desenvolvimento da cidade.

O agente de desenvolvimento

A função de Agente de Desenvolvimento foi criada pala Lei Complementar 123/2006 e Lei Municipal 284/2007. A eles compete a articulação dentro do município em conjunto com os diversos atores e parceiros, coordenado pelo poder publico, através da Secretaria de Economia e Finanças. A partir disso foi constituído o Comitê Gestor da Lei Geral, composto por representantes da classe empresarial, sociedade civil organizada com a responsabilidade para discutir as políticas voltadas para as Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedor Individual, acompanhar a implementação da Lei nos municípios onde já está implantada com ênfase nas evidências tendo como foco principal a formalização dos pequenos empreendimentos, a geração de renda, tendo como consequência o desenvolvimento econômico dos pequenos e médios municípios.

Em Açailândia, a Sala do Empreendedor funciona no prédio do setor de Tributos, localizado na Rua Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. Diariamente os agentes atendem principalmente microempreendedores individuais para esclarecer sobre formalização e os direitos do MEI.

Nenhum comentário: