quinta-feira, 26 de junho de 2014

Diretor do Centro de Zoonoses rebate acusações levianas do vereador Canela

zoonoses (1)zoonoses (3)zoonoses (4)zoonoses (5)

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Odacy Miranda, procurou a reportagem do jornal “A Tribuna” para se defender das denúncias feitas pelo vereador José Francisco Gonçalves de Sousa, o “Canela”, ocasião em que o edil usou a tribuna da Câmara de Vereadores e durante o seu pronunciamento “afirmou” que os cães apreendidos pela “carrocinha” e levados para o CCZ estariam morrendo de fome por falta de ração ou qualquer outro tipo de alimento.

Para provar o contrário e a leviandade da denúncia, Odacy Miranda convocou a reportagem do jornal “A TRIBUNA”, bem como, o vereador Sarney Moreira e mostrou “in loco” todo o procedimento alimentar dos animais de pequeno e grande porte que estão confinados no CCZ.

Segundo ele, o CCZ de Açailândia é de responsabilidade do governo do estado, porém administrado e mantido pelo governo municipal. O local conta hoje, com 12 profissionais e dentre estes, 01 profissional formado na área de zootecnia que é o caso da médica Daniela Vernner que atende todos os animais que chegam ao CCZ, tanto os que são apreendidos com sintomas da doença de Calazar, quanto aos que são pegos perambulando pelas ruas de Açailândia.

A médica veterinária ressalta que a primeira tarefa do dia dentro do CCZ é a realização da limpeza dos canis, bem como, do curral para animais de grande porte. Em seguida os funcionários seguem com a alimentação composta de ração para os cães, sendo uma pela manhã e outra na parte da tarde. Da mesma forma a alimentação acontece com animais de grande porte que recebem a alimentação diária quando estão apreendidos no centro.

Ainda de acordo com Odacy, afirma que no passado os animais apreendidos eram alimentados com vísceras recolhidas no matadouro público, que eram pré-cozidas em um fogão à lenha que foi construído apenas para esta finalidade. No atual governo, por determinação da prefeita Gleide Santos, o tratamento aos animais é feito com muito mais carinho, zelo e atenção.

Odacy ressaltou que, o vereador Canela atropelou-se com suas próprias palavras e diz que hoje a realidade é totalmente diferente. “Os animais nunca ficaram sem comer, um dia sequer. Hoje temos ração para alimentar os animais e sempre em estoque. Essa é a preocupação da prefeita e cumprimos à risca. O vereador poderia ao menos se dar ao trabalho de visitar o CCZ antes de usar a Tribuna daquela magnífica “Casa de Leis” com acusações levianas”, explica.

Odacy esclareceu ainda que o CCZ de Açailândia não atende só as necessidades de Açailândia, atende também outros municípios da região que vão desde a cidade de Buriticupu ao Itinga do Maranhão. Ele lembra que na última semana foi chamado para recolher 90 cães no vizinho município de Itinga e disse que a demanda é muito grande. Para isso está viabilizando recurso junto ao Ministério da Saúde para ampliação e reforma do CCZ, compra de veículos e computadores para parte administrativa.

O vereador Sarney Moreira que esteve no local para averiguar a denúncia disse estar cumprindo com o papel de vereador e líder do governo, e observou de perto a situação e testemunhou que a denúncia não tinha veracidade. “Olhei tudo e verifiquei que tudo o que foi falado pelo colega vereador não tem um “pingo da verdade”, inclusive constatei que o vereador Canela não veio verificar a situação pessoalmente. Ele recebeu uma informação de terceiros erradamente e não teve a preocupação de apurar com os seus próprios olhos aqui no CCZ. Vejo que o nobre edil fez denúncia precipitadas. Andei por toda estrutura e vi que os animais estão sendo bem alimentados, com o acompanhamento de uma veterinária que é a doutora Daniela. Sarney ressaltou ainda que, a equipe está se esforçado para fazer um trabalho a contento e sempre procurando prestar um serviço de qualidade à população”, explica o vereador.

Odacy Miranda se defende dizendo à população de Açailândia que as portas do Centro de Controle de Zoonoses de Açailândia estão abertas para visitação, inclusive para quem pretende ver a forma de trabalho do setor, e a quem deseja fazer adoção de animais, coloca ainda os telefones 9188 -1540 /8176-0030 à disposição da população para sugestões, reclamações e para qualquer tipo de informação, objetivando melhorar a qualidade do serviço. Ele ressalta ainda que o CCZ tem todo um cronograma de trabalho para melhor atender a grande demanda de chamados. Ele esclarece que o CCZ é de responsabilidade do Estado, mas tudo que compete ao município está sendo feito de acordo com as necessidades. “Estamos fazendo o que a prefeita pede e o pedido dela é para que não maltratemos os animais e aqui os animais recebem um tratamento adequado, pois de qualquer forma aqui acaba sendo uma espécie de orfanato deles e por isso merecem toda atenção”, finaliza Odacy.

Um comentário:

Anônimo disse...

O vereador Canela, deveria se preocupar com as contas do Ipsema, que Ildemar deixou inviabilido, mas o próprio, que sempre foi beneficiado com Ildemar, não tem condições políticas para tal... vereador... estão reclamando de que mesmo? Falta dinheiro? Interessante como Ildemar conseguiu silenciar esses sangue sugas... atroco de que? Vereador, vai cassar o que fazer....