quinta-feira, 24 de julho de 2014

Crianças de 01 ano e 11 meses já podem ser vacinadas contra a Hepatite “A”, em Açailândia

Vacinação (3)

Açailândia - Pais e mães de famílias com filhos na faixa etária de 01 ano e 11 meses de idade já podem levar estas crianças nas Unidades Básicas de Saúde localizadas no Centro e Bairros da periferia, para receber a dose da vacina contra a Hepatite “A”. A vacina já está disponível em todos os postos de saúde. Diferente de outras campanhas de vacinação que aconteciam em Praças e Escolas, a dose da vacina contra a hepatite “A” só pode ser encontradas nos postos de saúde.

Na semana passada a coordenadora do setor de imunização do município Adriana Parra recebeu todas as orientações dos coordenadores da Unidade Regional de Saúde (Estado do Maranhão) de como deverá acontecer o desenvolvimento da vacinação em Açailândia.

Adriana Parra convocou os enfermeiros, agentes de saúde, além dos coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, para uma reunião onde na ocasião, palestrou sobre o vírus da Hepatite “A”, o contágio da doença, o ciclo, a prevenção que é a vacina, e principalmente a faixa etária de idade que deve receber a dose da vacina . Ela falou também do processo de desenvolvimento da vacinação, além de outros assuntos na área de imunização a exemplo da campanha da 2ª dose do HPV que vai acontecer no próximo mês de setembro.

A vacina contra a Hepatite “A” está sendo incluída pela primeira vez no calendário nacional de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização/2014 (PNI), com a introdução da vacina adsorvida Hepatite “A” (inativada).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Hepatite “A” apresenta alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias socioeconômicas e constituem um importante problema de saúde pública no Brasil. O MS alerta ainda que, a doença é habitualmente benigna e pode raramente apresentar uma forma grave (aguda e fulminante) levando a hospitalização e ao óbito.

De acordo com a coordenadora de imunização ,Adriana Parra, a vacina contra a hepatite “A” é uma vacina de rotina e já foi distribuída em todas as Unidades Básicas de Saúde. E neste primeiro momento estão disponíveis pouco mais de 200 doses da vacina (meta estipulada pela Secretaria de Estado do Maranhão) que devem ter como público alvo crianças de 01 ano até menores de 2 anos. Ela explica que caso a quantidade de doses não atenda a demanda, será feito o pedido de mais doses. “Essa vacina vai ser incluída na rotina de vacinação da Secretaria de Saúde. Todos os meses, os pais devem procurar os postos de saúde e levar seus filhos para receber a dose da vacina”, finaliza Adriana, ressaltando que em Açailândia já existem casos confirmados de Hepatite “A” e que a meta de vacinação a ser alcançada é de 95%.

Nenhum comentário: