quarta-feira, 2 de julho de 2014

Prefeitura investe na formação de professores visando à melhoria da aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino de Açailândia

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No último dia 30 de junho, segunda-feira, as escolas da rede pública municipal de ensino de Açailândia encerraram o primeiro semestre de 2014, com o “Estudo: Leitura, Escrita e Formação de Leitores” direcionado para todos os educadores do município.

O evento aconteceu nos turnos matutino e vespertino, em cinco polos de estudos, nas Escolas Municipais Darcy Ribeiro – Pequiá; Fernando Rodrigues – Vila Ildemar; Jurgleide Alves Sampaio – Centro; Roseana Sarney – Centro; e Tânia Leite – Jacu. Os educadores da Educação de Jovens e Adultos foram atendidos na E.M. Rafael de Almeida, no turno noturno.

O principal objetivo dessa formação continuada é fortalecer a rede e investir na formação de todos os alunos, através do processo de leitura e escrita constantes para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, transformando-os em leitores e escritores assíduos.

Foram discutidos vários temas como: A Importância da Leitura; Diferentes Gêneros nas Aulas de Língua Portuguesa; Leitura na Creche; Leitura na Pré-Escola; Leitura no Ensino Fundamental I; Leitura no Ensino Fundamental II; Leituras em Todas as Disciplinas no Ensino Fundamental II; Leitura na Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores e Leitores. Além disso, foi proposta a produção de sequências didáticas a partir de sugestões diversificadas referentes a cada segmento e/ou modalidade de ensino, como também o debate sobre o vídeo “Formação de professores e alunos escritores”.

Desta forma a Secretaria Municipal de Educação, realiza ações que levam a efetivação de metas e medidas de aprendizagem previstas em suas Diretrizes Estratégicas de como melhorar o nível de desempenho de cada aluno, avançar na sua capacidade de ler com autonomia e senso crítico os diferentes gêneros textuais, compreendendo as suas funções sociais e a produzir diferentes tipos e gêneros de textos coerentes, seguindo as normas gramaticais com registro adequado à situação.

Este trabalho faz parte da metodologia do Sistema de Gestão Integrado/SGI, implantado com recursos próprios, pela Prefeitura Municipal de Açailândia através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Pitágoras.

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