quinta-feira, 10 de julho de 2014

Recadastramento do Cartão SUS não tem prazo para encerramento

recadastramento (1)

Açailândia - A Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde o início do ano o recadastramento do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), documento indispensável para todo atendimento de saúde do cidadão brasileiro em todo território nacional. O recadastramento está acontecendo na própria secretaria de saúde, localizada à Rua Anita Garibaldi, S/N, antigo prédio da (APIL).

O recadastramento do cartão tem como objetivo maior, o controle de beneficiários do município e principalmente a emissão do número definitivo do usuário. Outro motivo, é que pessoas de municípios vizinhos estavam recorrendo para Açailândia para requerer o documento, o que não é correto. Para se ter uma ideia, quando estas pessoas são atendidas pelo SUS, as despesas pagas pelo sistema são depositadas na conta do seu município de origem e não de Açailândia.

O documento é de grande importância para todo cidadão brasileiro e de posse dele cada pessoa deve tomar o devido cuidado de plastificar no ato do recebimento. A Secretaria de Saúde alerta a todos, que a emissão de 2ª ou 3ª. via, só será possível com a apresentação de um Boletim de Ocorrência (B.O). A secretaria ainda comunica que a troca do cartão está sendo, a princípio, os que iniciam com a numeração 1, 2 e 8.

A Secretaria de Saúde informa também e tranquiliza aos usuários que possuem o documento SUS com as numerações em questão, que se por acaso necessitem de atendimento de emergência, podem se dirigir até a recepção do Hospital Municipal e fazer o pré-cadastramento. Na ocasião, o paciente vai receber o número do Cartão SUS.

A Secretaria de Saúde está passando todas estas informações devido as pessoas estarem superlotando a secretaria, achando que o seu cartão não tem mais validade. Avisa ainda que não precisa ter pressa para fazer a troca ou recadastramento do cartão.

Para fazer o recadastramento a pessoas deve ter em mãos os seguintes documentos originais:

Carteira de Identidade (RG)

Carteira Profissional de Trabalho

Carteira Nacional de habilitação

CPF

Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio

PIS/PASEP

NIS ou Bolsa Família

Outras informações podem ser adquiridas com a coordenadora do SETOR/SUS com Núbia de Melo Santos na Secretaria de Saúde ou pelo Fone: 9129 8586 em horário comercial.

Nenhum comentário: