quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Itinga terá prédio próprio do CRAS e do CREAS

040502

Na manhã de ontem, quarta-feira (13), a prefeita Vete Botelho conseguiu mais uma grande conquista para a comunidade itinguense, que foi construção do prédio próprio para abrigar o Cras – Centro de Referência de Assistência Social e o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O convênio foi assinado pela prefeita Vete Botelho durante audiência com a governadora do estado, Roseana Sarney, que no mesmo dia assinou a ordem de serviço para que as obras sejam realizadas em tempo recorde.

O prédio será entregue pelo governo do estado totalmente mobiliado e equipado com uma caminhonete traçada e duas motos destinadas aos serviços exclusivo do CRAS e CREAS.

Vale ressaltar, que a luta da prefeita Vete para conseguir essa conquista começou há mais de dois anos com a apresentação do projeto junto ao governo do estado. Em 2012 foi feita a doação da área para a construção e finalmente o convênio e a ordem de serviço foram assinados nessa quarta-feira.

De acordo com a governadora Roseana, a obra deverá ser iniciada no próximo mês de setembro e deverá ser concluída em tempo recorde, sendo entregue totalmente mobiliada e com três veículos à disposição, uma caminhonete e duas motos.

Ao todo foram assinadas pela governadora a ordem de serviço para construção de 158 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 18 Centros de Referência Especializados de Assistência Social no Maranhão. Presentes na solenidade realizada no Palácio dos Leões, além do alto escalão do governo, centenas de prefeitos dos municípios beneficiados.

A prefeita Vete destacou ainda como os Cras e Creas vão modificar a economia do município, já que a obra será realizada com a mão-de-obra local, trazendo impacto positivo para a cidade, ajudando o cidadão a ter acesso a medidas sócio-educativas, aposentadoria, reconhecimento de seus direitos e cadastro no Bolsa-Família, vamos mudar a realidade sócio-econômica de Itinga com uma conquista dessa natureza” - reafirmou a prefeita.

A governadora Roseana Sarney falou sobre a importância dos centros para otimizar os trabalhos de Assistência Social em cada município: “São 103 milhões investidos na construção e mobília desses centros. Espero que as famílias que irão usufruir desse serviço tenham um atendimento mais humanizado e que nossos resultados sejam multiplicados”, disse.

O principal serviço ofertado pelos Cras é a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O órgão funciona como triagem e entrada de famílias em situações de vulnerabilidade e que necessitam de auxílio social para adentrarem no Sistema Único de Assistência Social (Suas), onde vão receber orientações e contribuições para o acesso aos seus direitos e melhoria de qualidade de vida.

Os Creas desenvolvem o trabalho de continuação do atendimento recebido no Cras. Oferecendo serviços de acolhida, escuta e reconstrução do ambiente familiar. Esses Centros de Referência Especializados podem ultrapassar o atendimento local, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta de atendimento.

Nenhum comentário: