quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dia “D” da vacinação contra o Sarampo e Poliomielite acontece neste sábado (08)

profissionais da saude se preparando para campanha de vacinação de sarampo (1) (1)

A Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado (08), o dia “D” de vacinação contra o Sarampo. Paralelamente vai acontecer também a vacinação contra a Poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde, além de concentração nas praças do Pioneiro e da Bíblia. A campanha vai acontecer também na zona rural e vai contar com todos os profissionais da secretaria de saúde.

O objetivo da campanha é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação definitiva do sarampo e rubéola no país.

A população alvo desta campanha são crianças de um ano até quatro anos, um mês e vinte e nove dias, totalizando 8.263 crianças. Deverão ser vacinadas indiscriminadamente, com exceção do estado do Ceará e alguns municípios de Pernambuco, onde a campanha foi antecipada em decorrência da situação epidemiológica da doença.

A meta mínima é vacinar 95% da população alvo, portanto, todos os municípios devem atingir cobertura de forma homogênea, para evitar manutenção ou formação de bolsões de não vacinados.

O sarampo é uma doença causada pelo paramixovirus mobiluvirus. Ele atinge o sistema respiratório e é altamente contagioso, podendo ser transmitido pela tosse ou pelas gotículas que saem da boca na hora da fala ou por objetos contaminados.

Nenhum comentário: