quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PROTESTO: Trem da Vale paralisa temporariamente atividades no Estado

Reprodução/Internet

BOM JESUS DO TOCANTINS - O trem de passageiros da Vale paralisou as atividades no Maranhão. Segundo informações da TV Mirante, a paralisação aconteceu depois do bloqueio da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por representantes do Povo Indígena Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará.

De acordo com informações, o trem, que sairia da cidade de Parauapebas com destino a capital maranhense, não circulará.

Sobre o bloqueio da EFC, a Vale informou, por nota, que a operação ferroviária está paralisada e que as remarcações de passagens deverão ser feitas nas estações a partir desta sexta-feira (27).

Ainda, segundo a empresa, as providências necessárias estão sendo tomadas para a desobstrução da ferrovia e, consequentemente, para a retomada do tráfego ferroviário na região.

"(...) representantes da Vale estiveram reunidos com os indígenas nessa terça-feira, dia 24 de fevereiro e quarta-feira (25), como parte das negociações voltadas à renovação do Termo de Compromisso firmado com o Povo Indígena Gavião, que já estão em curso desde novembro. O referido termo prevê o apoio da empresa às ações relacionadas à atenção à saúde, educação, cultura, proteção do território, atividades produtivas e administração. Importante ressaltar que desde 1982, a Vale mantém diálogo permanente com o povo Gavião, por ocasião da construção da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e que, desde então, mantém apoio financeiro à comunidade indígena no que diz respeito à execução dessas atividades", informou a nota.

Cerca de 1300 pessoas viajam por dia pelo Trem de Passageiros fazendo o percurso de Parauapebas, no Pará, até São Luís, no Maranhão. A Vale disponibiliza canais gratuitos para informações, o Alô Ferrovia (0800 285 7000) e no próprio site(clique aqui).

Acidente

Na semana passada, um trem de cargas descarrilou na EFC, na madrugada do dia 18, em Miranda do Norte. Devido ao acidente, as viagens no trem de passageiros, na ocasião, foram canceladas, segundo a assessoria da Vale. As operações de transporte de cargas, também, foram prejudicadas.

Na época, a Vale informou que parte de uma composição de vagões descarrilou, impedindo temporariamente a operação de transporte de cargas.

Nenhum comentário: