quarta-feira, 4 de março de 2015

Deu no Marcos D’Éça: Mais uma grave denúncia contra o Judiciário maranhense…

A associação de classe não gosta de ver seus membros expostos – e tenta intimidar quem denuncia atos estranhos de autoridades judicantes – mas o fato é que se sucedem acusações em cima de acusações contra juízes, em todos os níveis; e que precisam de respostas e soluções urgentes da cúpula deste poder

Editorial

juizA denúncia do deputado federal Hildo Rocha (PMDB) – de que um prefeito teria sido cassado pelo TRE por que não quis dar dinheiro a emissários de membros da Justiça Eleitoral, é uma das mais graves já feitas contra o Poder Judiciário no Maranhão.

E não basta ao TRE calar-se diante da acusação, como se ela se encerrasse em si mesma.

Há muito se ouve histórias de juízes vendendo sentenças, magistrados que se acusam mutuamente e até de membros do TRE expostos por supostos pagadores de propina que não tiveram seus pleitos atendidos.

A Associação de Magistrados fica irritada quando a classe é exposta desta forma.

Mas ao contrário de cobrar postura correta dos seus membros,tenta intimidar quem ousa falar de coisas que ocorrem rotineiramente nos bastidores de fóruns e do próprio Tribunal de Justiça.  Este blog, por exemplo, já foi interpelado pela AMMA, por ter a coragem de tocar no assunto, que parece forçar pelo esconderijo.

Essa intimidação leva muitos jornalistas – a maioria, por sinal – a temer tocar no assunto. Este blog não tem este problema.

Não se está aqui dando nome de ninguém. Até porque, a obrigação é da própria Justiça – por meio de sua corregedoria – e da associação de classe, em saber quem são seus membros e associados que se desviam do código de ética.

justiaHildo Rocha não tergiversou. É clara a sua denúncia: um prefeito foi procurado por emissários de membros do TRE, pedindo dinheiro para que não fosse cassado. Como não deu, perdeu a causa. (Releia aqui)

Mas a denúncia de Hildo não é a única.

Leia também:

A mãe de todas as corrupções é a corrupção no Judiciário…

Coisas a explicar no Tribunal de Justiça…

Quem não se lembra do histórico bate-boca entre os desembargadores Jorge Rachid e Bayma Araújo, com acusações de negociatas e esquemas, em plena reunião do TJ? (Relembre aqui)

Outro caso no mesmo TRE: um prefeito foi cobrar a devolução do dinheiro que pagou pra um juiz por uma causa na Justiça Eleitoral e gritou nos corredores do TRE, pra todo mundo ouvir.  (Relembre aqui).

Certa feita, diante de um post, o então presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior – hoje presidente do mesmo TRE denunciado por Hildo Rocha – ligou ao titular deste blog ameaçando processo se não fossem dados os nomes.

A resposta do blog veio no post “Guerreiro Júnior quer nomes; aqui estão eles…”

E nunca mais o desembargador tocou no assunto.

A própria Corregedoria de Justiça já anunciou investigação de emissários de fóruns cobrando dinheiro para resolver processos. (Leia aqui)

Inúmeros juízes foram aposentados pelo CNJ por irregularidades na atuações judicante, e isto também é publico e notório.

A nova denúncia – feita com a autoridade de um deputado, em plena Çâmara Federal, não é, portanto, um caso isolado.

E a sociedade merece explicações e respostas.

Sem ameaças de processo ou intimidações.

É simples assim…

Nenhum comentário: