segunda-feira, 23 de março de 2015

É ESSE MERCADO QUE VOCÊ QUER PRA AÇAILÂNDIA?

* Por Guilherme Fernandes

MERCADO

Fotos internas e externas do atual Mercado Público de Açailândia…

Prestes a completar 35 anos de existência, Açailândia é a terceira maior Cidade do Estado, o berço ferroviário, agrícola e cultural do Maranhão, detentora de um potencial econômico sem precedentes em face de suas belezas naturais.

E de repente tudo isso vai por água abaixo quando se depara com um quadro indescritível de total podridão e que atrai a presença de ratos e animais que disputam sacos de lixo no interior de um dos maiores patrimônios e talvez um dos mais importantes da cidade, o MERCADO MUNICIPAL.

Todo esse quadro dantesco, que depõe contra  a credibilidade dos feirantes e atinge em cheio o trabalho da prefeita, que poderia ser evitado com a simples disponibilidade para saída dos mesmos para um ambiente totalmente preparado pela gestora, um ambiente propicio e de localidade agradável, onde de forma alguma afetaria a venda e comercialização de seus produtos, local provisório até a reforma concluída do prédio.

Decadente e sujo, o Mercado Municipal De Açailândia, é uma ameaça a comerciantes e consumidores do município. Parte dos cabos que sustentam o telhado de zinco está desabando, corroídas pelas ferrugens. Os próprios comerciantes estão assustados com as condições precárias que se encontra o mercado o municipal, a higiene e saúde dos consumidores são de total alerta para quem visita e faz compras.

Os problemas no mercado, situado no centro da cidade, agravam-se quando chove. Uma das maiores dificuldades para os frequentadores é o mau cheiro e a quantidade de moscas que é encontrado nos alimentos, sem contar com a péssima condição que se encontra os banheiros, assim o antigo mercado vai se descaracterizando e se deteriorando, o fato é que, se alguma providência não for tomada em curto prazo a situação tende piorar dia-a-dia, deixando o velho Mercado Municipal de Açailândia na mesma situação lamentável. Esses gargalos serão resolvidos com a construção de ambientes totalmente confortáveis para a população.

Apesar das brigas de um pequeno grupo de vereadores com interesses pessoais dentro do próprio mercado, a novela pode tomar um novo rumo e o Mercado Municipal passará por obras de reforma e ampliação que praticamente duplicarão a área construída e consolidarão o local como polo turístico e gastronômico. As mudanças deverão assegurar mais conforto aos usuários, pois o sonho da Prefeita Gleide Santos, em transformar o Mercado Municipal em cartão postal não parou até vê-lo concretizado, uma promessa de campanha que tende a melhorar visivelmente o aspecto do centro de Açailândia.

Guilherme Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

nao eu quero o melhor pra minha cidade . avante prefeita avante siga em frente construa um o melhor para nós.