quarta-feira, 8 de julho de 2015

Com apoio da Prefeitura Municipal, Fórum Eleitoral de Açailândia intensifica recadastramento biométrico

Quem não realizar o procedimento terá o titulo eleitoral cancelado. Para o recadastramento a prefeita Gleide Santos (PMDB) disponibilizou 17 funcionários públicos que agora estão a serviço do Fórum Eleitoral.


No dia 17 de março o Juiz eleitoral de Açailândia, Ângelo dos Santos, esteve reunido com o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Sebastião Bonfim, diretor geral Gustavo Campos e com o secretário de Tecnologia da Informação, Wagner Sales para discutir os preparativos para a revisão do eleitoral de Açailândia pela biometria.

Na ocasião o Juiz Sebastião Bonfim afirmou que “O êxito deste recadastramento biométrico dependerá do esforço do poder público local”. Cerca de 75.000 eleitores de Açailândia devem ser recadastrados, e para que esta meta seja alcançada a prefeita Gleide Santos (PMDB) disponibilizou 17 funcionários públicos que agora estão a serviço do Fórum Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende cadastrar 1 milhão e 600 mil eleitores maranhenses já para as eleições de 2016. O recadastramento em Açailândia teve inicio nesta quarta feira (08), o eleitor precisa se deslocar até o Fórum Eleitoral do município, localizado na Vila Ildemar portando identidade, CPF, titulo eleitoral e comprovante de residência, é preciso levar uma cópia de todos estes documentos. Os trabalhos têm inicio as 08h da manhã e se encerram às 6h da tarde.

Estão sendo atendidas cerca de 200 pessoas por dia, o recadastramento ocorrerá em duas etapas e deve levar 6 e 4 meses, respectivamente, entre o recadastramento voluntário, quando o eleitor se desloca até o Fórum Eleitoral por livre e espontânea vontade e a revisão obrigatória, quando o eleitor que não realizou o procedimento deve ter seu título eleitoral cancelado.

Biometria


A identificação biométrica do eleitor assegura que uma pessoa não se passe por outra na hora de votar. Com a biometria, diminuem os riscos de fraudes nos procedimentos de votação e fica reduzido o tempo médio de espera do eleitor na fila.

Nenhum comentário: