quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Governo Estadual, Sebrae e Embrapa levam Agritec para Açailândia

FOTO UCM/SEBRAE NO MARANHÃO

AGRITECJoão Martins_Valdemício Souza Ferreira_Julio Correa

Legenda: João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Valdemício Ferreira, chefe geral da Embrapa Cocais, e Júlío Corrêa,  secretário adjunto de crédito e assuntos sócio-produtivos da SAF, coordenam a Agritec Território Cerrado Amazônico, que acontecerá em Açailândia de 8 a 10 de outubro.

A programação técnica da Feria de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec), Território Cerrado Amazônico, já está com a programação técnica definida. Serão 53 ações, entre oficinas, palestras, cursos conferências, mesas redondas, painéis e reuniões técnicas. Entre os assuntos tratados estão integração lavoura- pecuária, piscicultura, apicultura, tecnologia e inovação para agricultura familiar.

A Agritec é resultado de uma parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura familiar, com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Sebrae no Maranhão é parceira nos processos de coordenação geral, em ações para atender com soluções Sebrae para produtores rurais e potenciais empresários rurais.

“As feiras agropecuárias são importantes espaços de formação e acesso a novas tecnologias para os pequenos produtores. São oportunidades para que os pequenos produtores rurais conheçam novas formas de aperfeiçoar sua produção, que a tornem mais eficiente e sustentável, além de apresentar à população rural as políticas públicas destinadas a elas, ou colocar esses produtores frente a frente com entidades de fomento como as instituições bancárias. O Sebrae orgulha-se de participar dessas iniciativas também porque acredita que esses eventos contribuem para o desenvolvimento dos pequenos negócios, sua missão institucional”, acredita o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. 

Hoje o Sebrae no Maranhão mantém uma carteira específica para lidar com o agronegócio em micro e pequenas empresas, que mantém 17 projetos em todo o estado, que recebem cerca de 8% dos recursos do orçamento da instituição e onde são atendidos 1.230 produtores rurais, em mais de 50 municípios maranhenses. As áreas de concentração dos projetos são gado leiteiro, cadeia produtiva do mel, hortifruticultura, ovinocaprinocultura e piscicultura.

Açailândia

A edição da Agritec, Território Cerrado Amazônico, acontecerá em Açailândia de 8 a 10 de outubro, é será a segunda feira do ciclo previsto para este ano, que ainda inclui uma edição em Caxias, Território Cocais, de 11 a 14 de novembro e Bacabal, Território Vale do Mearim, de 10 a 12 de dezembro.

“A Agritec, que é um evento do Governo do Estado, com a parceria da Embrapa, Sebrae, poder público municipal e apoio de outras instituições. Com mais conhecimento por parte de quem está no centro do processo e ferramentas de inovação e tecnologia, esses produtos ganharão um incremento na qualidade e valor de mercado que, certamente, darão um novo horizonte para a agricultura familiar e agronegócio”, disse Martins.

Para a edição de Açailândia, o Sebrae mobilizou uma equipe de 40 analistas e consultores credenciados e será responsável ou terá participação em nove palestras, um painel e uma mesa redonda.

Estas ações irão tratar de assuntos como empreendedorismo rural, programa Balde Cheio, criação de peixes em tanques escavados, produção de hortaliças, gestão de pequenas propriedades rurais e beneficiamento de frutas.

Assessoria de Comunicação Sebrae

Nenhum comentário: