sábado, 31 de janeiro de 2015

TRE cancela recontagem dos votos de Deoclides Macedo; Alberto Filho assumirá mandato

dep  alberto filhoA juiza eleitoral Alice de Sousa Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, anulou hoje (30) a totalização dos votos do suplente de deputado Deoclides Macedo (PDT) e garantiu a posse de Alberto Filho (PMDB) como deputado federal no próximo domingo (1º).

A decisão é liminar.

Macedo teve 56.171 votos computados pelo TRE no dia 12 de janeiro, por força de despacho do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.

O acréscimo da votação do pedetista havia garantido vaga direta de deputado a Julião Amin (PDT) e a consequente “queda” de Alberto Filho para a primeira suplência.

Com a liminar em mandado de segurança impetrado pelo peemebebista, a Justiça Eleitoral restabelece o resultado das eleições de outubro de 2014 e, assim, Julião Amin e Deoclides Macedo seguem como suplentes de deputados.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deoclides Macedo é diplomado suplente de deputado federal no MA

Nas eleições, ele concorreu 'sub judice' ao cargo após candidatura indeferida. Diplomação certifica que candidato está apto a exercer o mandato, diz TRE.

Do G1 MA

Deoclides Macedo (PDT) foi diplomado após decisão do TSE (Foto: Divulgação / TRE-MA)Deoclides Macedo (PDT) foi diplomado após
decisão do TSE (Foto: Divulgação / TRE-MA)

Deoclides Macedo (PDT) foi diplomado suplente de deputado federal eleito pela coligação “Todos pelo Maranhão 2” nas eleições 2014, nesta quinta-feira (29), em São Luís, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Segundo o TRE-MA, a diplomação certifica que o candidato cumpriu as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato. A prestação de contas dele foi aprovada com ressalvas na sessão jurisdicional do dia 27 de janeiro.

No dia 12 de janeiro, o tribunal realizou a recontagem e retotalização dos votos proporcionais para contabilizar os 56.171 votos destinado ao então candidato Deoclides Macedo no 1º turno. A medida cumpriu decisão monocrática do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli proferida no dia 23 de dezembro.

Entenda
Nas eleições de 2014, Macedo concorreu sub judice ao cargo de deputado federal porque teve registro de candidatura indeferido pelo TSE após figurar como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) referentes à gestão municipal de 2005, quando ele era prefeito de Porto Franco.

No dia 23 de dezembro, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli decidiu pela validação dos 56.171 votos destinados ao candidato a deputado federal Deoclides Macedo. Com a decisão, a coligação "Todos Pelo Maranhão 2" (PDT, PTC e PROS) teve direito a mais uma vaga na bancada federal. Além de Weverton Rocha (PDT), Julião Amin (PDT) tomaria posse como deputado federal e, Deoclides Macedo, como primeiro suplente.

Amin obteve 64.896 votos nas eleições do dia 5 de outubro e não foi eleito. Ele já havia sido anunciado como secretário do Trabalho do governo Flávio Dino (PC do B) e diplomado como primeiro suplente em cerimônia realizada no dia 19 de dezembro, em São Luís.

Perdeu a vaga na Câmara Federal do candidato Alberto Filho (PMDB), da coligação "Pra Frente Maranhão 1" (PMDB, DEM, PTB, PV, PRB e PR), que também já havia sido diplomado para tomar posse.

Refinaria: uma reação já

10387680_1591915527694360_2359012323004280237_nPor Ricardo Murad

Uma decepção para os maranhenses a passividade da presidente Dilma com a decisão da Petrobras em cancelar a Refinaria Premium do Maranhão.

Ela jamais poderia fazer isso com o estado que lhe deu a maior votação dentre todos do país.

Milhares de pessoas e todo o Maranhão, há anos – governo, organizações sociais, iniciativa privada – desde que a refinaria foi anunciada, levaram em conta no planejamento de suas ações a construção da refinaria. A decisão nasceu e foi consolidada no governo do presidente Lula.

Cancelar uma obra de tal envergadura, estratégica para o desenvolvimento nacional e essencial para o Maranhão, após realizar gastos de bilhões de reais, com essa simplicidade, com um simples comunicado, é um desrespeito à nação e uma agressão ao Maranhão, que não pode ser prejudicado pelo descontrole, e muito menos, pela gestão irresponsável da direção da Petrobras, que já deveria já ter sido demitida.

Agora é a hora de se ouvir as vozes, de se sentir a reação enérgica do governador, dos senadores e dos deputados federais do Maranhão em defesa dos interesses maiores do Estado.

A minha é de grande indignação e no sentido de se exigir da presidente a imediata ordem para manter o investimento até que uma outra direção, legítima, isenta e profissional, avalie e decida como levar adiante a obra mais importante da história recente do Brasil.

Por causa de parentes, Folha classifica governo de Dino como “A Grande Família”

A nomeação de diversos parentes de aliados do governador Flávio Dino (PC do B) ganhou repercussão negativa na mídia nacional.

Em matéria publicada nesta sexta-feira (30), a Folha e São Paulo cita os casos mais recentes já denunciados pelo Blog do Luis Cardoso e pelo Atual 7.

Veja a matéria na íntegra abaixo.

Por Diogenes Campanha, SP

Principal adversário da família Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), abriga em postos importantes parentes, namorada e até sócio de aliados.

A prática não configura nepotismo, já que os nomeados não atuam nos mesmos órgãos que os auxiliares aos quais são ligados. Mesmo assim, vem rendendo críticas a Dino, que condenava o nepotismo no governo dos Sarney.

O secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, tem a namorada chefiando o gabinete do governador e a irmã dela como número dois da pasta de Esporte e Lazer.

A professora Joslene da Silva Rodrigues, namorada de Jerry, é dirigente do PC do B e próxima de Dino. Atuou na coordenação das campanhas e em seu gabinete quando ele foi deputado federal.

A irmã dela, Joslea, foi nomeada secretária-adjunta de Esporte. Ex-judoca, chefiou o departamento do idoso da pasta entre 2009 e 2013, no governo Roseana Sarney (PMDB), e atuou no Ministério do Esporte, comandado até 2014 pelo PC do B.

Na Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no DF, a adjunta carrega um sobrenome conhecido: Liz Ângela Gonçalves de Melo é irmã do presidente do instituto de terras do Estado.

Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador e futuro secretário de Minas e Energia, José Reinaldo Tavares, foi nomeada corregedora-geral do Estado.

Outro parente nomeado, o advogado César Pires Filho, assessor jurídico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, tem sangue oposicionista. Seu pai, o deputado estadual César Pires (DEM), foi líder do governo Roseana na Assembleia.

A presença de familiares no governo era uma das principais críticas da oposição nos anos de predomínio do grupo de Sarney. Um dos exemplos mais conhecidos era Ricardo Murad, cunhado de Roseana, que comandou a Secretaria da Saúde até o 2014.

Além de parentes, a gestão Dino terá o antigo sócio de um secretário justamente na pasta de Transparência e Controle, uma das principais promessas de sua campanha.

O titular, Rodrigo Lago, nomeou como chefe da assessoria especial Marcos Canário Caminha, com quem dividia um escritório de advocacia.

Embora o governo defenda as nomeações (leia texto abaixo), um de seus auxiliares admite “incômodo político”.

“Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney”, afirma o futuro secretário de Representação Institucional no DF, Domingos Dutra.

Outro lado

O governo do Maranhão disse seguir “rigorosamente” a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que trata de nepotismo – para o STF, não podem ser nomeados parentes de autoridades ou gestores em um mesmo órgão.

A gestão ressaltou que nenhum nomeado tem parentesco com Flávio Dino.

Afirmou ainda que Joslene Rodrigues, Joslea Rodrigues e Ana Karla Fernandes são funcionárias públicas de carreira e que, assim como César Pires Filho e Liz Ângela Gonçalves de Melo, foram nomeadas por suas aptidões.

Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, diz que eles encerraram a empresa que tinham para entrar na administração.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

TRE decide por unanimidade a permanência da Prefeita Vete Botelho no cargo

Na manhã dessa quinta-feira (29), por volta das 09:35h, o TRE-Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão foi unânime pela decisão de permanência da prefeita de Itinga do Maranhão Vete Botelho no cargo.

O processo por abuso de poder político vem se estendendo desde 2013, quando os Ministros do TRE decidiram pela casação da prefeita de Itinga do Maranhão em decorrência do aumento de salário dado aos servidores da educação e da saúde em ano eleitoral.

Com recurso cabível, que são os embargos de declaração (recursos este que é o último nessa instância), a prefeita Vete conseguiu demonstrar e esclarecer para os Desembargadores e Ministros, que o aumento efetuado em 2012 foi abaixo da inflação, sendo portanto, nesse nível considerado legal.

A matéria de defesa foi acompanhada por unanimidade pelos Desembargadores na manhã dessa quinta-feira (29), tendo como relator do processo o Desembargador Guerreiro Júnior, tendo este novo Acórdão revogado a primeira decisão com a votação de 5 X 0 favorável à prefeita Vete Botelho.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MP e Defensoria Pública media diálogo para viabilizar desocupação temporária do Mercado Municipal de Açailândia

Os feirantes deverão ocupar provisoriamente o antigo galpão da Sergal, Já alugado pela PMA, até a conclusão da obra. Nesse período os feirantes estarão isentos da cobrança das taxas mensais (DAM), além do pagamento de contas de água e luz.

DSC_0001

Reunião na Sede das Promotorias de Açailândia…

Mais uma capítulo da novela “Reforma do Mercado Público Municipal de Açailândia”, teve um desfecho na tarde ontem (27) na sede das promotorias da cidade de Açailândia, que reuniu os principais atores envolvidos no processo da desocupação temporária do logradouro público, que hoje não atende mais as exigências da vigilância sanitária, nem tampouco às necessidades básicas da população.

Alguns feirantes ainda teimam em resistir às decisões tomadas pelo município, mas pelo visto na reunião realizada pela promotoria e defensoria pública que objetivou claramente a intenção de viabilizar um diálogo para remoção dos comerciantes para um local provisório haja vista a necessidade da reforma da atual estrutura, é que, seria impossível a realização da obra da forma idealizada pelos exploradores do comércio daquela localidade, ou seja, uma obra por etapas, sem a saída dos feirantes.

Na reunião também ficou bem claro que o local para onde serão transferidos os feirantes (Antigo Galpão da Sergal) já está definido, bastando agora encontrar as formas ideais para a remoção temporária de todos os boxes hoje em funcionamento no Mercado Público.

Na reunião todas as partes foram ouvidas e uma nova reunião envolvendo a comissão criada pela prefeita Gleide Santos e pelo menos três representantes dos feirantes ficou marcada para o dia 24 de fevereiro onde o município se comprometeu em esclarecer detalhadamente todo o processo de remoção, quem irá sair e retornará ao mercado, bem como apresentar o cronograma e projeto da obra que envolve, além da reforma com um “layout” totalmente modificado, a ampliação e construção de uma praça de alimentação moderna e higiênica.

Uma ata de audiência extrajudicial foi assinada por todos os presentes, firmando os compromissos de todos os atores envolvidos, definidos na reunião realizada na sede das promotorias.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prefeituras têm até o final da semana para prestar contas e garantir repasse de verba à Saúde…

As prefeituras precisam prestar contas dos gastos que a administração municipal teve com a área da saúde, referentes ao 6º bimestre de 2014, até o dia 30 de janeiro de 2015, quando se encerra o exercício financeiro de 2014.

Os dados devem ser fornecidos ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

- Caso as prefeituras não cumpram o prazo estabelecido pela Lei Complementar 141/2012, a administração será penalizada com a suspensão do repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - alerta Walter Penninck Caetano, diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal.

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no ano passado, 245 municípios perderam o direito de ter acesso ao FPM, por descumprimento da norma.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Corregedor realiza primeira correição ordinária de 2015 na VT de Açailândia

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, realiza correição ordinária na Vara do Trabalho de Açailândia, no período de 9 a 13 de fevereiro. Aquela vara trabalhista será a primeira unidade judiciária a passar por correição ordinária em 2015.

Os servidores Marcos Pires Costa (secretário da Corregedoria), Fabiana Santalúcia Fernandes, Olívia Maria Oliveira Almeida, Luciano Rodrigues Chaves Filho e os agentes de segurança Carlos Alberto Aguiar, José Marlon Machado S. Brandão auxiliam o corregedor nos trabalhos correcionais.

A correição é realizada, pelo menos, uma vez por ano, em cumprimento ao do Provimento Geral Consolidado e ao artigo 27, inciso II, do Regimento Interno do Tribunal. Entre os itens analisados estão o andamento processual e o cumprimentos de procedimentos previstos no Regimento Interno.

Durante a correição, o desembargador ficará à disposição dos interessados na sede da VT de Açailândia, localizada na Rua Fortaleza, 272, Centro, para receber quaisquer informações ou reclamações sobre a ordem processual. O objetivo da visita correcional é verificar como está sendo feita a prestação jurisdicional na unidade correcionada.

A iniciativa facilita o acesso aos jurisdicionados locais que podem apresentar, pessoalmente, sugestões, críticas, elogios ou, ainda, solicitarem providências nos processos em tramitação, as quais poderão ser, também,  encaminhadas à Corregedoria Regional, na sede do TRT-MA, na Avenida Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha e, ainda para o e-mail correge@trt16.jus.br.

Vara correcionada – A Vara do Trabalho de Açailândia está sob a titularidade do juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos. Luiza Helena Braga Xisto é a diretora de Secretaria. Integram a jurisdicição da vara trabalhista os municípios de Açailândia, Cidelândia, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca e São Francisco do Brejão.

Calendário de correições - Em fevereiro, haverá correição, no período de 23 a 27, no Fórum Astolfo Serra e Seção de Execução (Juízo de Execução). Em março, passam por correição as VTs de Timon (02 a 06), 6ª VT de São Luís (09 a 13/03) e VT de Pinheiro (16 a 20). Em abril, na 3ª VT de São Luís (06 a 10) e VT de Chapadinha (13 a 17). Em maio, na 4ª VT de São Luís (04 a 08), na 5ª VT de São Luís (11 a 15) e na 1ª VT de São Luís (18 a 22). No mês de junho, passam por correição a 2ª VT de São Luís (de 01 a 05/06) e a 7ª VT de São Luís, de 15 a 19. Em agosto, haverá correição na 1ª e na 2ª VT de Imperatriz e Foro Manoel Alfredo M. e Rocha (de 03 a 07) e na VT de Barreirinhas, de 17 a 21/08. Na VT de Barra do Corda haverá correição no período de 31/08 a 04/09 e, na VT de Presidente Dutra, de 14 a 18/09. Em outubro, haverá correição nas VTs de Estreito e Balsas (05 a 09) e na VT de Santa Inês, de 13 a 16.

Em novembro, na VT de São João dos Patos (09 a 13) e VTs de Bacabal e Pedreiras (16 a 20). A VT de Caxias será a última unidade a ser correcionada, em 30/11 a 04/12. O calendário foi atualizado em 10 de dezembro do ano passado e está sujeito a alterações, conforme agenda do corregedor.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

R.I.P. SAULO PIRES

Meus sinceros sentimentos á família enlutada (Juscelino Oliveira), pela morte prematura do jovem advogado Dr. Saulo Pires…

saulo

Estado abre inscrições para contratação temporária de mil professores

O Governo do Estado do Maranhão abre a partir de segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.educacao.ma.gov.br até às 23h59 da próxima quinta-feira (29). Todas as informações estão disponíveis no site e no Diário Oficial do Estado.

A abertura do seletivo foi determinada pelo governador Flávio Dino durante a assinatura de seis decretos na terça-feira (20). De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a gestão estadual está empenhando todos os esforços para melhoria da rede estadual de ensino.

“É prioridade do governador Flávio Dino, iniciar o ano letivo, com professores em sala de aula e estudantes atendidos em todos os componentes curriculares. Além disso, o governador reajustou em 15% o salário dos professores contratados, valorizando assim, o trabalho docente,” declarou a secretária.

O processo seletivo será composto pela avaliação curricular de títulos e avaliação da experiência profissional na área de docência. Os interessados devem fazer a entrega de títulos (acompanhados da ficha de inscrição gerada na internet pelo próprio candidato) na Unidade Regional de Ensino (URE), correspondente à localidade escolhida para disputa de vaga.

Com base na demanda do último seletivo, o recebimento de títulos em São Luís ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. “Escolhemos o Centro de Convenções da UFMA por ser um espaço amplo e que pode receber os docentes dignamente. A categoria precisa ser tratada com respeito”, explicou o responsável pela Unidade Gestora de Atividades Meio (Ugam) da Seduc, Domingos Ferreira.

O seletivo visa atender as modalidades Ensino Médio Regular, EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Emiep). O regime de trabalho será de 20 horas semanais. Do número total de vagas oferecidas, 20% destinam-se às escolas de São Luís e as outras 80% serão distribuídas para o interior do estado, de acordo com as necessidades regionais. As disciplinas com maiores demandas são, respectivamente, Física, Química, Biologia e Matemática.

De acordo com o cronograma, o resultado do seletivo deverá ser divulgado no início de março, uma vez que o ano letivo de 2015 começará a partir do dia 9 de março na rede estadual de ensino.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeita Gleide Santos cria Comissão de Gestão do Mercado Municipal para o período de reforma e transposição de feirantes.

DSC_0012

Comissão criada para tratar dos assuntos pertinentes ao Mercado Público de Açailândia no período de Reforma…

Através da Portaria nº 1728/2015 – GAB, que dispõe sobre a composição de membros da Comissão de Gestão do Mercado Municipal no período de Reforma, a prefeita Gleide Santos (PMDB), nomeou 08 servidores públicos de diferentes secretarias e assessorias, que serão responsáveis por todas as discussões na transposição de todos os feirantes do atual mercado para outro local provisório, até que seja realizada toda reforma e ampliação do referido logradouro – A comissão ainda terá o apoio de outros servidores públicos que irão acompanhar de perto todo o remanejamento dos feirantes do Mercado Público.

Membros:

Washington dos Santos Carvalho – Sec. De Agricultura;

Gilson Menezes – Sec. De Indústria e Comércio;

Iranilde Silva Assunção – Assessora de Planejamento;

Wilton Lima – Assessor de Comunicação;

Cynthia Gonçalves Parente Fontenele – Dir. Departamento de Arrecadação;

Antonio Siqueira – Assessor Técnico;

Sebastião Curt Melo Duarte Júnior – Assessor Técnico;

Aldemir da Conceição Mendes – Dir. da Divisão de Mercados e Feiras.

Os membros se reuniram na manhã de segunda-feira (21), e ficou deliberado que será criado uma série de parâmetros para transposição dos feirantes que serão previamente notificados para tomada de providências. Ficou decidido que será criado todo um cronograma de forma a atender e acolher da melhor maneira possível todos os trabalhadores na localidade provisória, hoje, já devidamente locada e que está sendo preparada para recepcionar os feirantes.

A comissão nomeada pela prefeita Gleide Santos, tomará no decorrer desse processo outras tratativas que serão encaminhadas aos atores envolvidos na reforma e ampliação do Mercado Público de Açailândia.

TJMA repudia violência na comarca de Buriti

A presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, manifestou sua indiganação com os atos de violência em Buriti

A presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, manifestou sua indiganação com os atos de violência em Buriti

Teve início nesta quarta-feira (21) o ano forense no Poder Judiciário do Maranhão. Durante a solenidade de instalação dos serviços judiciários, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire, manifestou sua indignação e inconformismo diante dos atos de violência praticados por um grupo de pessoas em Buriti, contra decisão do juiz da comarca, Jorge Sales Leite, em processo que trata da cassação do prefeito municipal, na última terça-feira.

“Não temos outra atitude senão manifestar indignação e inconformismo ante as brutalidades praticadas contra a instituição judiciária e aquele legítimo representante (o juiz)”, declarou a presidente do TJ.

A desembargadora disse considerar a missão do juiz “sublime, bendita e sagrada, porque essencial à pacificação das relações sociais e humana”. “O dever legal de julgar, por si só, já nos preocupa e inquieta, mas também nos incomoda. Abala nossos sentimentos humanos e nos faz doer na própria alma”, completou.

A presidente informou que, de imediato, determinou ao diretor de segurança institucional do TJ o deslocamento à comarca a fim de tomar as providências cabíveis à apuração dos fatos junto à polícia civil, militar e polícia federal, e também que o juiz fosse retirado da comarca. Informou sobre a prisão de cinco acusados e disse ter solicitado uma audiência com o governador do Estado, Flávio Dino, para tratar de assuntos relacionados à segurança institucional.

Apoio

Vários desembargadores se manifestaram em repúdio aos crimes em Buriti e em apoio ao magistrado. O desembargador Cleones Cunha considerou o episódio “repugnante e repudiável”, que agride todos os magistrados maranhenses. “É lamentável que, por uma insatisfação com uma questão política, se cometa agressão ao magistrado no exercício pleno de sua jurisdição”, disse o desembargador.

A Corregedora Geral da Justiça, Nelma Sarney, enfatizou a importância do reforço às medidas de segurança nas comarcas de todo o Estado, como ação preventiva. A desembargadora alertou sobre a necessidade de o juiz encaminhar semanalmente as armas sob custódia da Justiça para a Comissão de Segurança Institucional, para a devida guarda, bem como a comunicação prévia de sessões de julgamento de grande repercussão na comarca, para que seja feito o reforço do policiamento – o que não houve, disse. “A falta de segurança existe em todas as áreas”, frisou a desembargadora.

O desembargador Jamil Gedeon sugeriu ao órgão especial a realização de um ato público conjunto na comarca de Buriti, em repúdio à violência e em apoio ao juiz Jorge Sales, medida que foi aprovada pela presidência e apoiada pelo Pleno.

Presidente da Comissão de Segurança Institucional do TJ, o desembargador Raimundo Barros informou que está acompanhando pessoalmente a investigação já iniciada, com o objetivo de que os responsáveis sejam punidos e advertiu que a população de Buriti não tem a natureza violenta.

Meta

O desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE, propôs a realização de uma força-tarefa, com ações programadas na área da segurança, nos municípios onde haverá julgamento da pauta de processos relacionados à meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário nacional, para evitar que o Tribunal seja surpreendido, como aconteceu em Buriti.

Conforme a Meta 4, devem ser julgados, até 31 de dezembro de 2015, todas as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas na Justiça de primeiro grau até 31 de dezembro de 2012.

As informações são do TJMA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Açailândia poderá solicitar vaga no Programa “Mais Médicos” do governo federal

Oito municípios da região, incluindo a cidade de Açailândia, podem solicitar vagas no Programa Mais Médico, do governo federal. Ao todo, no Maranhão, 50 cidades podem solicitar mais profissionais. O edital do Ministério da Saúde abre oportunidade para 1.500 prefeituras.

Podem solicitar vagas os municípios de: Açailândia, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina e Vila Nova dos Martírios. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do programa.

“A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento da Atenção Básica”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade.

Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Para a classificação do médico na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do Prouni ou Fies. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Secretaria de Educação de Açailândia reúne gestores para planejar o calendário do ano letivo 2015

Reunião Gestores (1)

A Secretária Municipal de Educação do Município de Açailândia, professora Ivanete Carvalho, e a equipe técnica da SME, se reuniram pela primeira vez este ano com gestores das escolas da rede municipal de ensino para socializarem entre outras questões, o calendário do ano letivo 2015.

A coordenadora pedagógica da SME professará Cássia Mônica, abriu o evento agradecendo a presença dos representantes do conselho municipal de educação e do SINTRASEMA. As entidades foram convidadas a dar sugestões na elaboração do calendário letivo deste ano.

Durante a reunião foram discutidos vários assuntos relevantes para o bom desempenho das ações educacionais no município, dentre estes, o controle e acompanhamento de matrículas, tema que foi tratado por Neldir Ribeiro, coordenador do departamento.

Outro a usar a palavra, foi o coordenador do departamento de inspeção escolar Manoel Sobrinho. Em sua fala, ele cobrou dedicação, responsabilidade, coerência e tratamento especial à clientela (pais e alunos) quando procurassem as unidades escolares.

Já as palavras da professora Ivanete Carvalho, Secretária de Educação, foi reforçando a questão do compromisso com a melhoria. Lembrou também que este ano o governo federal já anunciou cortes nos recursos para a educação, mas mesmo com a crise é preciso continuar lutando por uma educação de excelência.

“O desafio é grande, mas nós não devemos deixar para trás o projeto de melhorias para a educação em nosso município”, finalizou Ivanete.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Concurso da PRF é um dos mais aguardados de 2015

Pedido feito ao Ministério do Planejamento é para o cargo de policial rodoviário. Carreira exige nível superior (em qualquer área), além de CNH na categoria B. Remuneração inicial é de R$ 6.418

Fernando Cezar Alves

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

PRF

Entre os diversos concursos programados para ocorrer em 2015, um dos mais aguardados é o da Polícia Rodoviária Federal(PRF), que aguarda um parecer do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que possa oferecer 1.500 vagas para o cargo de policial rodoviário. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior completo em qualquer área de formação e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 6.418,25, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O pedido do concurso, que tramita no MPOG desde 30 de maio, foi devolvido para o Ministério da Justiça, em 3 de dezembro, para que sejam feitos alguns ajustes, antes da autorização do planejamento.

Destaque: Vídeoaulas para Polícia Rodoviária Federal.

Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior completo em qualquer área de formação e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 6.418,25, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Durante o exercício, o servidor conta com melhorias salariais. Ao ingressar, na terceira classe, após o padrão inicial, a carreira conta com mais dois, com remunerações, respectivamente, de R$ 6.482,43 e R$ 6.547,26. Na segunda classe, conta com seis padrões: I – R$ 7.839,27; II – R$ 7.908,57; III – R$ 7.987,66; IV – R$ 8.067,53; V – R$ 8.148,21; e VI – R$ 8.229,69.

Veja mais: carreira na PRF requer preparo intelectual e emocional

Na primeira classe são mais seis: I – R$ 8.942,59; II – R$ 9.210,87; III - R$ 9.487,19; IV – R$ 9.771,81; V – R$ 10.064,96; e VI – 10.366,91. Finalmente, na classe especial, existem três padrões:  I – R$ 10.968,98; II -  R$ 11.318,59; e III – R$ 11.658,15.

Atividades

Quem ingressar na carreira contará com atribuições de natureza policial, envolvendo fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro às vitimas de acidentes rodoviários e demais atribuições com a área operacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Último concurso

A seleção anterior para o cargo ocorreu em 2013 e foi organizado pelo Cespe/UnB. Ao todo foram registrados 109.769 inscritos para a oferta de 1.000 vagas. A seleção contou com prova objetiva, exame discursivo, testes de capacidade física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, investigação social e análise de títulos.

Segurança pública: confira todos os concursos abertos e previstos

A prova objetiva contou com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.  Conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, matemática, noções de direito constitucional, ética no serviço público e noções de informática. Já em conhecimentos específicos, noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação especial, direito humanos e cidadania, legislação relativa ao DPRF e física aplicada à perícia de acidentes rodoviários.

O órgão

A PRF está presente em todo o território nacional. Conta com uma unidade administrativa central, a Sede Nacional, em Brasília, e unidades administrativas regionais, com 22 superintendências nos estados de GO, MT, MS, MG, RJ, SP, ES, PR, SC, RS, BA, PE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, SE, RO e TO, além de cinco distritos, em DF, AC, AM, AP e RR. Também é formada por 150 subunidades administrativas, denominadas delegacias, e 413 unidades operacionais (Uops), totalizando 550 pontos de atendimento.

Objetivos

Cabe ao serviço da PRF garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e nas áreas de interesse da união. Além disso, tem por objetivo ser reconhecida pela sociedade brasileira por sua excelência e efetividade no trabalho policial e pela indução de políticas públicas de segurança e cidadania.

APOSTILA PARA AGENTE ADMINISTRATIVO - PRF

APOSTILA PARA POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL

Histórico do pedido no MPOG

30/05/2014 – A solicitação foi cadastrada no gabinete do ministro e encaminhada para a assessoria técnica e administrativa.

02/06/2014 – Pedido é encaminhado para a secretaria executiva e secretaria de gestão pública.

03/06/2014 – Pedido passa para o gabinete da secretária de gestão pública e é encaminhado para o departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

21/11/2014 – Solicitação é encaminhada ao gabinete da secretária de gestão pública

25/11/2014 – O processo, após apreciação, é devolvido ao departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

03/12/2014 - O pedido é encaminhado ao gabinete da secretária de gestão pública   

11/12/2014 - Solicitação é devolvida para o Ministério da Justiça para ajustes

* Matéria atualizada em 09/01 às 13h15

A verdadeira história do traficante brasileiro fuzilado na Indonésia

Jornalista entrevistou brasileiro quando estava na prisão

Do Diário do Centro do Mundo

O repórter Renan Antunes de Oliveira entrevistou Marco Archer numa prisão na Indonésia em 2005, ano em que recebeu a sentença de morte.

Abaixo, o relato:

Em 2005, logo depois de receber a sentença de morte num tribunal em Jacarta

Em 2005, logo depois de receber a sentença de morte num tribunal em Jacarta

O carioca Marco Archer Cardoso Moreira viveu 17 anos em Ipanema, 25 traficando drogas pelo mundo e 11 em cadeias da Indonésia, até morrer fuzilado, aos 53, neste sábado (17), por sentença da Justiça deste país muçulmano.

Durante quatro dias de entrevista em Tangerang, em 2005, ele se abriu para mim: “Sou traficante, traficante e traficante, só traficante”.

Demonstrou até uma ponta de orgulho: “Nunca tive um emprego diferente na vida”. Contou que tomou “todo tipo de droga que existe”.

Naquela hora estava desafiante, parecia acreditar que conseguiria reverter a sentença de morte.

Marco sabia as regras do país quando foi preso no aeroporto da capital Jakarta, em 2003, com 13,4 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de sua asa delta. Ele morou na ilha indonésia de Bali por 15 anos, falava bem a língua bahasa e sentiu que a parada seria dura.

Tanto sabia que fugiu do flagrante. Mas acabou recapturado 15 dias depois, quando tentava escapar para o Timor do Leste. Foi processado, condenado, se disse arrependido. Pediu clemência através de Lula, Dilma, Anistia Internacional e até do papa Francisco, sem sucesso. O fuzilamento como punição para crimes é apoiado por quase 70% do povo de lá.

Na mídia brasileira, Marco foi alternadamente apresentado como “um garoto carioca” (apesar dos 42 anos no momento da prisão), ou “instrutor de asa delta”, neste caso um hobby transformado na profissão que ele nunca exerceu.

Para Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, o outro brasileiro condenado por tráfico, que espera fuzilamento para fevereiro, companheiro de cela dele em Tangerang, “Marco teve uma vida que merece ser filmada”.

Rodrigo até ofereceu um roteiro sobre o amigo à cineasta curitibana Laurinha Dalcanale, exaltando: “Ele fez coisas extraordinárias, incríveis.”

O repórter pediu um exemplo: “Viajou pelo mundo todo, teve um monte de mulheres, foi nos lugares mais finos, comeu nos melhores restaurantes, tudo só no glamour, nunca usou uma arma, o cara é demais.”

Para amigos em liberdade que trabalharam para soltá-lo, o que aconteceu teria sido “apenas um erro” do qual ele estaria arrependido.

Na versão mais nobre, seria a tentativa desesperada de obter dinheiro para pagar uma conta de hospital pendurada em Cingapura – Marco estaria preocupado em não deixar o nome sujo naquele país. A conta derivou de uma longa temporada no hospital depois de um acidente de asa delta. Ter sobrevivido deu a ele, segundo os amigos, um incrível sentimento de invulnerabilidade.

Ele jamais se livrou das sequelas. Cheio de pinos nas pernas, andava com dificuldade, o que não o impediu de fugir espetacularmente no aeroporto quando os policiais descobriram cocaína em sua asa delta.

Arriscou tudo ali. Um alerta de bomba reforçara a vigilância no aeroporto. Ele chegou a pensar em largar no aeroporto a cocaína que transportava e ir embora, mas decidiu correr o risco.

O momento em que ele recebeu, nesta semana, a confirmação da data do fuzilamento

O momento em que ele recebeu, nesta semana, a confirmação da data do fuzilamento

Com sua ficha corrida, a campanha pela sua liberdade nunca decolou das redes sociais. A mãe dele, dona Carolina, conseguiu o apoio inicial de Fernando Gabeira, na Câmara Federal, com voto contra de Jair Bolsonaro.

O Itamaraty e a presidência se mexeram cada vez que alguma câmera de TV foi ligada, mesmo sabendo da inutilidade do esforço.

Mesmo aparentemente confiante, ele deixava transparecer que tudo seria inútil, porque falava sempre no passado, em tom resignado: “Não posso me queixar da vida que levei”.

Marco me contou que começou no tráfico ainda na adolescência, diretamente com os cartéis colombianos, levando coca de Medellín para o Rio de Janeiro. Adulto, era um dos capos de Bali, onde conquistou fama de um sujeito carismático e bem humorado.

A paradisíaca Bali é um dos principais mercados de cocaína do mundo graças a turistas ocidentais ricos que vão lá em busca de uma vida hedonista: praias deslumbrantes, droga fácil, farta — e cara.

O quilo da coca nos países produtores, como Peru e Bolívia, custa 1 000 dólares. No Brasil, cerca de 5 000. Em Bali, a mesma coca é negociada a preços que variam entre 20 000 e 90 000 dólares, dependendo da oferta. Numa temporada de escassez, por conta da prisão de vários traficantes, o quilo chegou a 300 000 dólares.

Por ser um dos destinos prediletos de surfistas e praticantes de asa delta, e pela possibilidade de lucros fabulosos, Bali atrai traficantes como Marco. Eles se passam por pessoas em busca de grandes ondas, e costumam carregar o contrabando no interior das pranchas de surf e das asas deltas. Archer foi pego assim. Tinha à mão, sempre que desembarcava nos aeroportos, um álbum de fotos que o mostrava voando, o que de fato fazia.

O homem preso por narcotráfico passou a maior parte da entrevista comigo chapado. O consumo de drogas em Tangerang era uma banalidade.

Pirado, Marco fazia planos mirabolantes – como encomendar de um amigo carioca uma nova asa, para quando saísse da cadeia.

Nos momentos de consciência, mostrava que estava focado na grande batalha: “Vou fazer de tudo para sair vivo desta”.

Marco era um traficante tarimbado: “Nunca fiz nada na vida, exceto viver do tráfico.” Gabava-se de não ter servido ao Exército, nem pagar imposto de renda. Nunca teve talão de cheques e ironizava da única vez numa urna: “Minha mãe me pediu para votar no Fernando Collor”.

A cocaína que ele levava na asa tinha sido comprada em Iquitos, no Peru, por 8 mil dólares o quilo, bancada por um traficante norte-americano, com quem dividiria os lucros se a operação tivesse dado certo: a cotação da época da mercadoria em Bali era de 3,5 milhões de dólares.

Marco me contou, às gargalhadas, sua “épica jornada” com a asa cheia de drogas pelos rios da Amazônia, misturado com inocentes turistas americanos. “Nenhum suspeitou”. Enfim chegou a Manaus, de onde embarcou para Jakarta: “Sair do Brasil foi moleza, nossa fiscalização era uma piada”.

Na chegada, com certeza ele viu no aeroporto indonésio um enorme cartaz avisando: “Hukuman berta bagi pembana narkotik’’, a política nacional de punir severamente o narcotráfico.

“Ora, em todo lugar do mundo existem leis para serem quebradas”, me disse, mostrando sua peculiar maneira de ver as coisas: “Se eu fosse respeitar leis nunca teria vivido o que vivi”.

Ele desafiou o repórter: “Você não faria a mesma coisa pelos 3,5 milhões de dólares”?

Para ele, o dinheiro valia o risco: “A venda em Bali iria me deixar bem de vida para sempre” – na ocasião, ele não falou em contas hospitalares penduradas.

Marco parecia exagerar no número de vezes que cruzou fronteiras pelo mundo como mula de drogas: “Fiz mais de mil gols”. Com o dinheiro fácil manteve apartamentos em Bali, Hawai e Holanda, sempre abertos aos amigos: “Nunca me perguntaram de onde vinha o dinheiro pras nossas baladas”.

Marco guardava na cadeia uma pasta preta com fotos de lindas mulheres, carrões e dos apartamentos luxuosos, que seriam aqueles onde ele supostamente teria vivido no auge da carreira de traficante.

Num de seus giros pelo mundo ele fez um cursinho de chef na Suíça, o que foi de utilidade em Tangerang. Às vezes, cozinhava para o comandante da cadeia, em troca de regalias.

Eu o vi servindo salmão, arroz à piemontesa e leite achocolatado com castanhas para sobremesa. O fornecedor dos alimentos era Dênis, um ex-preso tornado amigão, que trazia os suprimentos fresquinhos do supermercado Hypermart.

Marco queria contar como era esta vida “fantástica” e se preparou para botar um diário na internet. Queria contratar um videomaker para acompanhar seus dias. Negociava exclusividade na cobertura jornalística, queria escrever um livro com sua experiência – o que mais tarde aconteceu, pela pena de um jornalista de São Paulo. Um amigo prepara um documentário em vídeo para eternizá-lo.

Foi um dos personagens de destaque de um best-seller da jornalista australiana Kathryn Bonella sobre a vida glamourosa dos traficantes em Bali — orgias, modelos ávidas por festas e drogas depois de sessões de fotos, mansões cinematográficas.

Diplomatas se mexeram nos bastidores para tentar comprar uma saída honrosa para Marco. Usaram desde a ajuda brasileira às vítimas do tsunami até oferta de incremento no comércio, sem sucesso. Os indonésios fecharam o balcão de negócios.

As execuções são assim...

As execuções são assim…

O assessor internacional de Dilma, Marco Aurélio Garcia, disse que o fuzilamento deixa “uma sombra” nas relações bilaterais, mas na lateral deles o pessoal não tá nem aí.

A mãe dele, dona Carolina, funcionária pública estadual no Rio, se empenhou enquanto deu para livrar o ‘garotão’ da enrascada, até morrer de câncer, em 2010.

As visitas dela em Tangerang eram uma festa para o Staff da prisão, pra quem dava dinheiro e presentes, na tentativa de aliviar a barra para o filhão.

Com este empurrão da mamãe Marco reinou em Tangerang, nos primeiros anos – até ser transferido para outras cadeias, à espera da execução.

Eu o vi sendo atendido por presos pobres que lhe serviam de garçons, pedicures, faxineiros. Sua cela tinha TV, vídeo, som, ventilador, bonsais e, melhor ainda, portas abertas para um jardim onde ele mantinha peixes num laguinho. Quando ia lá, dona Carola dormia na cama do filho.

A namorada, uma presa conhecida por Dragão de Komodo

A namorada, uma presa conhecida por Dragão de Komodo

Marco bebia cerveja geladinha fornecida por chefões locais que estavam noutro pavilhão. Namorava uma bonita presa conhecida por Dragão de Komodo. Como ela vinha da ala feminina, os dois usavam a sala do comandante para se encontrar.

A malandragem carioca ajudou enquanto ele teve dinheiro. Ele fazia sua parte esbanjando bom humor. Por todos os relatos de diplomatas, familiares e jornalistas que o viram na cadeia de tempos em tempos, Marco, apelidado Curumim em Ipanema, sempre se mostrou para cima. E mantinha a forma malhando muito.

Para ele, a balada era permanente. Nos últimos anos teve várias mordomias, como celular e até acesso à internet, onde postou algumas cenas.

Um clip dele circulou nos últimos dias – sempre sereno, dizendo-se arrependido, pedindo a segunda chance: “Acho que não mereço ser fuzilado”.

Marco chegou ao último dia de vida com boa aparência, pelo menos conforme as imagens exibidas no Jornal Hoje, da Globo. Mas tinha perdido quase todos os dentes em sua temporada na prisão, como relatou a jornalista e escritora australiana. No Facebook, ela disse guardar boas recordações de Archer, e criticou a “barbárie” do fuzilamento.

Numa gravação por telefone, ele ainda dava conselhos aos mais jovens, avisando que drogas só podem levar à morte ou à prisão.

Sua voz estava firme, parecia esperar um milagre, mesmo faltando apenas 120 minutos pra enfrentar o pelotão de fuzilamento – a se confirmar, deixou esta vida com o bom humor intacto, resignado.

Sabe-se que ele pediu uma garrafa de uísque Chivas Regal na última refeição e que uma tia teria lhe levado um pote de doce-de-leite.

O arrependimento manifestado nas últimas horas pode ser o reflexo de 11 anos encarcerado. Afinal, as pessoas mudam. Ou pode ter sido encenação. Só ele poderia responder.

Para mim, o homem só disse que estava arrependido de uma única coisa: de ter embalado mal a droga, permitindo a descoberta pela polícia no aeroporto.

“Tava tudo pronto pra ser a viagem da minha vida”, começou, ao relatar seu infortúnio.

Foi assim: no desembarque em Jakarta, meteu o equipamento no raio x. A asa dele tinha cinco tubos, três de alumínio e dois de carbono. Este é mais rijo e impermeável aos raios: “Meu mundo caiu por causa de um guardinha desgraçado”, reclamou.

“O cara perguntou ‘por que a foto do tubo saía preta’? Eu respondi que era da natureza do carbono. Aí ele puxou um canivete, bateu no alumínio, fez tim tim, bateu no carbono, fez tom tom”.

O som revelou que o tubo estava carregado, encerrando a bem-sucedida carreira de 25 anos no narcotráfico.

Marco ainda conseguiu dar um drible nos guardas. Enquanto eles buscavam as ferramentas, ele se esgueirou para fora do aeroporto, pegou um prosaico táxi e sumiu. Depois de 15 dias pulando de ilha em ilha no arquipélago indonésio passou sua última noite em liberdade num barraco de pescador, em Lombok, a poucas braçadas de mar da liberdade.

Acordou cercado por vários policiais, de armas apontadas. Suplicou em bahasa que tivessem misericórdia dele.

No sábado, enfrentou pela última vez a mesma polícia, mas desta vez o pessoal estava cumprindo ordens de atirar para matar.

Foi o fim do Curumim.

Acidente de ônibus deixa 3 pessoas mortas no município de Açailândia

O ônibus de turismo de placa NHD-4333, de Parauapebas – PA, conduzido por José Raimundo da Anunciação, que trafegava de Vitória do Mearim/MA sentido Parauapebas/PA, tombou no km 602 da BR 222, próximo a ponte do Rio Pindaré,IMG-20150119-WA0002entre o Povoado Novo Bacabal e a cidade de Bom Jesus das Selvas.

Segundo o motorista, chovia no momento, e ao pisar no freio, numa preparação para fazer a segunda curva, à direita, o carro rodou, saiu da pista e tombou.

No acidente morreram Eliab Oliveira Santos; Eliezer Pereira da Silva e Keise da Silva Simão. Ficaram feridas cerca de 35 pessoas, que foram levadas para o Hospital Municipal de Açailândia – SESP.

Os passageiros são membros da Assembléia de Deus, formado na sua maioria por jovens. A comunidade evangélica em Açailândia se mobilizou para amparar as pessoas feridas, várias pessoas vitimadas ficaram alojadas em casas de membros da igreja logo após receberem alta hospitalar.

Com Informações da PRF

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AVISO SINE: Mudança de Endereço

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Açailândia avisa a todos os usuários de Seguro Desemprego, Cadastro de Trabalhadores e Emissão de Carteira de Trabalho, que em virtude da transferência do LINK de todo o Sistema, todos os serviços serão suspensos pelo período de 30 dias.

O novo endereço de funcionamento será na Rua Pau D’Arco, Bairro Jardim Glória II, próximo à Escola Arenyvia de Paula – Antigo local onde funcionava o SINE – Sistema Nacional de Emprego – Agência de Açailândia.

Atenciosamente,

SINE / MTE - Açailândia - MA

Concursos públicos têm 26,7 mil vagas com salário de até R$ 26,5 mil

Os concursos públicos oferecem 26.738 vagas em várias regiões do país. Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 26.523,20, dependendo da função desejada.

Para ver a lista completa de concursos, com todas as opções, acesse o endereço http://zip.net/bkqyRC.

Principais concursos públicos
  • Ministério Público do Trabalho - Vagas: 9 / Escolaridade: nível superior / Salário: R$ 26.523,20 / Inscrição: até 12/3 / Edital: http://zip.net/bsqwBt
  • Querência (MT) - Vagas: 277 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 780,63 a R$ 17.000 / Inscrição: até 21/1 / Edital: http://zip.net/bcqz56
  • Polícia Civil (DF) - Vagas: 417 / Escolaridade: nível superior / Salário: R$ 8.284,55 a R$ 15.370,64 / Inscrição: até 16/3 / Edital: http://zip.net/bwqzXp
  • São Gonçalo do Abaeté (MG) - Vagas: 79 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 724 a R$ 11.800 / Inscrição: até 13/3 / Edital: http://zip.net/bhqBk8
  • Tribunal de Contas do Estado (SP) - Vagas: 31 / Escolaridade: níveis médio e superior / Salário: R$ 4.277,43 a R$ 10.942,72 / Inscrição: até 23/1 / Edital:http://zip.net/bkqxNd
  • Conselho Nacional do Ministério Público (DF) - Vagas: 87 / Escolaridade: níveis médio e superior / Salário: R$ 5.007,82 a R$ 8.178,06 / Inscrição: até 21/1 / Edital: http://zip.net/bxqyH7
  • Ministério Público da União - Vagas: 25 / Escolaridade: níveis médio e superior / Salário: R$ 5.007,82 a R$ 8.178,06 / Inscrição: até 11/2 / Edital: http://zip.net/bmqCZ3
  • Campinas (SP) - Vagas: 29 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 1.382,88 a  R$ 7.994,14 / Inscrição: até 12/2 / Edital: http://zip.net/byqDHD
  • Araújos (MG) - Vagas: 96 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 732,47 a R$ 7.433,54 / Inscrição: até 8/4 / Edital: http://zip.net/byqDHP
  • Rubelita (MG) - Vagas: 135 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 724 a R$ 6.400 / Inscrição: até 20/3 / Edital: http://zip.net/bhqDdZ
  • Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa) - Vagas: 238 / Escolaridade: níveis médio e superior / Salário: R$ 2.408 a R$ 6.110 / Inscrição: até 27/1 / Edital: http://zip.net/bjqx2H
  • Corpo de Bombeiros (MG) - Vagas: 30 / Escolaridade: nível médio / Salário: R$ 5.769,42 / Inscrição: até 19/2 / Edital: http://zip.net/bgqxPJ
  • Pereiras (SP) - Vagas: 66 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 775,23 a R$ 5.689,75 / Inscrição: até 26/1 / Edital: http://zip.net/bqqDR3
  • Potim (SP) - Vagas: 340 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 788 a R$ 5.250 / Inscrição: até 23/1 / Edital: http://zip.net/bgqz0T
  • Subsecretaria do Sistema Penitenciário (DF) - Vagas: 1.100 / Escolaridade: nível superior / Salário: R$ 4.745 / Inscrição: até 24/2 / Edital:http://zip.net/bsqypZ
  • Cubatão (SP) - Vagas: 305 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 1.302,51 a R$ 4.471,27 / Inscrição: até 22/1 / Edital: http://zip.net/bqqBYL
  • Suzano (SP) - Vagas: 222 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 1.334,77  a R$ 4.347,69 / Inscrição: até 25/2 / Edital: http://zip.net/bpqDJz
  • Universidade Estadual de Goiás - Vagas: 500 / Escolaridade: níveis médio e superior / Salário: R$ 1.848,59 a R$ 3.080,97 / Inscrição: até 15/2 / Edital:http://zip.net/bbqBcL
  • Rio Branco (AC) - Vagas: 959 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 721,63 a R$ 2.981,04 / Inscrição: até 21/1 / Edital: http://zip.net/bkqCYx
  • Manhuaçu (MG) - Vagas: 437 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 730 a R$ 2.925,73 / Inscrição: 11/2 / Edital: http://zip.net/bhqx4M
  • Ibirité (MG) - Vagas: 482 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 741,44 a R$ 2.432,70 / Inscrição: até 1/2 / Edital: http://zip.net/bjqxJB
  • Secretaria de Estado de Educação (RJ) - Vagas: 1.697 / Escolaridade: nível superior / Salário: R$ 1.179,35 a R$ 2.211,25 / Inscrição: até 1/2 / Edital:http://zip.net/btqypW
  • Belo Horizonte (MG) - Vagas: 490 / Escolaridade: nível superior / Salário: R$ 2.092,22 / Inscrição: até 26/3 / Edital: http://zip.net/bnqBdG
  • Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - Vagas: 17.630 / Salário: R$ 1.005,46 a R$ 1.455,30 / Inscrição: até 1/2 / Edital: http://zip.net/byqyzl
  • Itatiaia (RJ) - Vagas: 466 / Escolaridade: todos os níveis / Salário: R$ 815,34 e R$ 1.311,44 / Inscrição: até 5/2 / Edital: http://zip.net/brqyyZ
  • Belo Horizonte (MG) - Vagas: 345 / Escolaridade: nível fundamental / Salário: R$ 1.020,58 / Inscrição: 2/2 a 13/3 / Edital: http://zip.net/bcqxTj
  • Belo Horizonte (MG) - Vagas: 246 / Escolaridade: nível fundamental / Salário: R$ 795,44 / Inscrição: 3/2 a 19/3 / Edital: http://zip.net/bcqxTk

Chefe amigo: sonho ou pesadelo?

chefe amigo

Todo mundo sonha com um chefe gente boa - mas o que pouca gente sabe é que isso pode ser desastroso para a sua carreira. Leia e entenda o porquê.

De um lado o funcionário descreve, entusiasmado, seu chefe como gente boa, compreensivo e sempre disposto a ajudar no que for preciso. Do outro, contudo, a opinião se inverte: o subordinado é, segundo o chefe, relapso e preguiçoso, embora tenha potencial.

Este situação, extremamente comum nas empresas, esconde perigosas armadilhas por baixo do clima de aparente cordialidade: um chefe pouco exigente que prefere apagar os incêndios do seu funcionário, em vez de contribuir para sua evolução profissional.

Já se sabe que é impossível evoluir sem feedback, simplesmente porque para melhorar em algo é preciso ter uma indicação clara sobre o próprio desempenho - e esta é uma das funções do chefe.

Em algumas empresas, no entanto, determinadas interações são desestimuladas e, assim, conversas importantes são varridas para debaixo do tapete.

Como Shackleton percebeu exatos 100 anos atrás, evitar o conflito não resolve o problema, apenas esconde esqueletos no armário que, com o passar do tempo e o acúmulo de novos atritos, podem transformar-se em verdadeiras assombrações.

É claro é desejável que os chefes (e não somente eles!) sejam compreensivos e prestativos, mas não a ponto de tratar seus funcionários como incapazes - com explica Amy Gallo em When Your Boss Is Too Nice. O problema é que muitos chefes - especialmente os mais inexperientes - incorporam uma personalidade gente boa em busca da aprovação de seus liderados e acabam, assim, perdendo o foco de seu verdadeiro papel na organização.

Deixemos claro, contudo, que dificilmente um chefe faz isso de propósito e raramente percebe que está sendo condescendente demais. E assim como um funcionário não consegue avançar se não tiver feedback, o mesmo vale para o chefe.

Se for o seu caso, tenha uma conversa franca com seu chefe. Reconheça, em primeiro lugar, que ele tem a melhor das intenções ao poupá-lo de determinados assuntos, mas que você gostaria de participar mais e que está ciente dos riscos envolvidos. Explique, ainda, que você considera os inputs necessários ao seu desenvolvimento e que está disposto a ouvir as críticas.

Mas se este tipo de conversa for impraticável, você ainda pode buscar o feedback necessário junto aos seus pares. Forme uma rede de colegas dispostos a se ajudarem mutuamente no que diz respeito às informações necessárias.

O que você não pode aceitar é deitar-se calmamente em sua rede de conforto, embalado por um chefe igualmente omisso, enquanto sua carreira dorme um sono profundo, estagnada para sempre.

sábado, 17 de janeiro de 2015

PM recupera em Cidelândia duas Hilux roubadas

Na tarde de ontem, sexta-feira (16), por volta das 16h, a guarnição da Policia Militar de Cidelândia,  recebeu informações que duas caminhonetes foram roubadas em Imperatriz e que estavam escondidas na Zona Rural do municipio de Cidelândia.

A Polícia caiu em campo, comandada pelo sargento Nogueira e os soldados Lucas e Rafael, e, conseguiram recuperar as duas Hilux´s, uma na cor Branca, de placa PCI 0658 de Teresina – PI e outra na cor Prata, de placa OLM 8370 de Tocantinópolis –TO, as mesmas foram encontradas próximo ao povoado Grotão, a 22 Km da BR 010.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Veja 10 truques para usar melhor o app WhatsApp

Aprenda a desativar notificações de leitura e acesso, colocar senha no aplicativo, economizar dados e recuperar conversas perdidas.

whatsearth300

Com 700 milhões de usuários no mundo, oWhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo.

Tornou-se comum usar o programa para bater papo com os amigos, enviar recados de voz e, cada vez mais, compartilhar fotos e informações.

Mas algumas pessoas talvez não saibam que alguns truques podem melhorar esta experiência. Confira a seguir dez dicas e funções pouco conhecidas do WhatsApp:

1. Evite que saibam que você leu uma mensagem
Em novembro, o WhatsApp lançou uma nova função, em que os sinais de mensagem entregue mudam de verde para azul para indicar que o remetente saiba que o texto foi lido.

Muitos não ficaram satisfeitos com a novidade. Mas há como desabilitá-la. É mais fácil para quem tem um celular com sistema Android: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".

Para iPhone, é um pouco mais complicado. Primeiro, é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store. Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler by BigBoss", que permite desativar a notificação de leitura.

Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.

2. Envie arquivos em outros formatos
O WhatsApp só permite enviar arquivos de foto, áudio e vídeo. Mas, ao usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone, é possível mandar arquivos PDF ou documentos do programa Word.

3. Bloqueie seu WhatsApp
Mesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns. Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.

4. Veja notificações pelo computador
Aplicativos como "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android permitem ver as notificações que chegam ao celular por meio do computador. Normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.

5. Instale o WhatsApp em seu tablet com Android
O WhatsApp não permite a instalação em um tablet, mas há uma saída. No aparelho, é preciso baixar a última versão do WhatsApp, no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo para computadores.

Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet.

No SRT AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp. Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under Phone calls". Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números.

6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vez
O WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez. Para evitar que isso seja informado, vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último. Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém. Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.

7. Recupere conversas que foram apagadas
Você pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu. Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memoria. Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens. Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.

8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamente
Uma das razões pelas quais mais se usa a franquia de dados de um plano é o fato das fotos e vídeos que chegam ao WhatsApp serem baixados pelo programa por conta própria - e muitos destes arquivos você pode nem querer ver,

Para evitar isso, há um forma fácil: Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia. Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

9. Veja suas estatísticas no WhatsApp
O programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas. Mas isso também pode ser útil: ao zerar as estatísticas, é possível monitorar o uso do programa em determinado período de tempo, algo que pode ajudar a economizar seu pacote de dados. Para isso, é simples. Vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.

10. Oculte uma imagem sobre outra
Sim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma. Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário por ver a outra. "Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.

Como fazer sua equipe amar a segunda-feira

Será que não querer voltar ao trabalho é necessariamente um problema pessoal?

segunda feira

"Profissionais mais satisfeitos com o que fazem e onde o fazem são colaboradores mais eficientes"

Para boa parte das pessoas, a segunda-feira é o pior dia da semana, pois significa voltar a uma rotina de trabalho muitas vezes enfadonha ou emocionalmente desgastante. Encerrar o final de semana de lazer e descanso para retornar às atividades corriqueiras é uma transição que deve acontecer semanalmente, mas o ideal é que essa adaptação não seja difícil e sim o mais natural possível. Quando isso não acontece, de quem é a culpa?

Há algumas respostas possíveis e cada caso é um caso, mas, em geral, o problema pode ser individual ou coletivo. No primeiro cenário, o profissional está passando por uma fase difícil, e apesar de gostar do seu trabalho e da empresa na qual colabora, não consegue encontrar satisfação ali. Essa é uma questão pessoal. Mas na grande maioria das vezes o ambiente de trabalho não é motivador o suficiente para que o funcionário deseje voltar toda segunda-feira disposto a fazer seu melhor.

No livro "Até que enfim é segunda", de Roxanne Emmerich, a consultora aborda justamente esse tema. Sua proposta é mostrar como criar um ambiente de trabalho que estimule a produtividade e consequentemente melhore os resultados financeiros da empresa em questão.

Ela dá o seguinte exemplo para ilustrar um ambiente desagradável: como em uma viagem de férias na qual a família briga no carro - um reclama, outro quer que todos sigam seu roteiro, outro está cansado e frustrado, enquanto alguém faz questão de dizer que não queria estar ali - uma empresa pode se tornar uma espécie de bolha tóxica, propícia à proliferação de comportamentos disfuncionais, transmitindo a negatividade aos clientes.

O ponto defendido pela autora é que transformar o ambiente de trabalho em um local agradável, produtivo e que nutre a criatividade, proporcionando as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas, é uma mudança que culminará em aumento de lucros e crescimento da empresa. Profissionais mais satisfeitos com o que fazem e onde o fazem são colaboradores mais eficientes, contribuindo de forma eficaz para o sucesso da equipe que integram. Um ambiente motivador é aquele para o qual se deseja voltar toda segunda-feira.

No referido livro, Emmerich compartilha suas dicas para alcançar essa atmosfera de produtividade e realização, por mais difícil que seja a situação inicial. Confira abaixo algumas das estratégias que farão você e sua equipe passarem a pensar "até que enfim é segunda".

Assuma a responsabilidade, tome a frente

É preciso tomar a iniciativa de transformar o lugar, ainda que não você não ocupe uma posição de liderança. Uma mudança de atitude em nível pessoal, acompanhada de persistência, pode desencadear uma transformação coletiva. Como fazer isso? Observar locais - lojas, bancos, outros estabelecimentos - que transmitam harmonia e positividade, para assim captar ideias de como criar um ambiente desse tipo.

Coloque no papel o que precisa ser mudado e que tipo de comportamento deve ser substituído. Abolir atitudes prejudiciais é um ponto importante. Atente para as pessoas que precisarão de ajuda para aceitar uma mudança, e se inclua nesse grupo, se for o caso. A honestidade com os outros e consigo próprio é a chave para identificar as áreas mais problemáticas do seu ambiente de trabalho, de forma que elas possam ser expostas para a equipe, com o objetivo de mostrar o quanto certas mudanças seriam benéficas para todos.

Motive a equipe e mantenha a comunicação aberta

Se colegas ou superiores não reconhecem os esforços e desempenhos uns dos outros, é difícil encontrar motivação para fazer um bom trabalho. A frustração se torna constante e pode resultar em desânimo, inveja, insegurança, sentimentos que contribuem para que o ambiente continue tóxico e pesado.

Ao invés de esperar festas de final de ano para elogiar alguém, faça isso sempre que sentir vontade ou achar que convém. "Trate a todos da forma como gostaria de ser tratado e admita isso - como qualquer pessoa, você também gosta de receber elogios", afirma Emmerich. Alimente boas expectativas com relação às pessoas à sua volta e recompense-as com reconhecimento e apreço verdadeiros. Mantendo a comunicação aberta dessa forma, será bem mais fácil tanto elogiar quanto fazer críticas construtivas, para que o ambiente seja agradável e inspire confiança.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tenente Coronel Eurico Filho deixa o comando da 5ª CI; subcomandante do 3º BPM de Imperatriz assume.

Promovido a tenente coronel no último dia 29 de dezembro de 2014, Eurico Filho deixará o comando da 5ª companhia independente de policia militar de Açailândia.

Quem assumirá seu lugar será o Major Brito Junior, subcomandante do 3º Batalhão de Policia Militar de Imperatriz. A passagem de comando acontecerá às 16h da próxima terça-feira (20) no quartel provisório, localizado na Rua Maranhão, no centro de Açailândia.

Por ser um profissional de segurança competentíssimo e de grande prestigio junto ao comando geral da PM, o tenente Coronel Eurico Filho assumirá a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos da policia militar do Estado do Maranhão.

Fonte: http://www.amarcosnoticias.com.br/ten-coronel-eurico-filho-deixa-o-comando-da-5a-ci-major-brito-junior-assume/

Beyoncé: lições de uma mulher de sucesso na indústria do entretenimento

beyoncé

Veja por que você vai querer aprender sobre negócios e marketing com Beyoncé

Qualquer nome além do primeiro é desnecessário quando se trata de Beyoncé. A performer se tornou uma marca maior do que ela mesma. E, na grande parte das vezes, quando um artista não precisa de sobrenome para ser reconhecido, isso significa que ali existe uma estrela. Mais do que isso, sua personalidade é um ícone que representa sucesso. Beyoncé Giselle Knowles-Carter começou a cantar desde criança. Natural de Houston, Texas, a moça venceu lá seu primeiro show de talentos, aos sete anos de idade. Aos poucos, a pequena cantora adquiriu notoriedade na cidade, participando de competições de canto e shows de talentos - e ganhando muitos deles.

Seu grande break aconteceu com o grupo feminino Destiny's Child, em 1996. A música No, No, No se destacou na Billboard, colocando as garotas no mapa dos gêneros Pop e R&B. Quando elas resolveram seguir caminhos diferentes, Beyoncé não teve dificuldades para se manter em evidência. A especialista em Marketing e Branding, Thálassa Coutinho, atribui essa permanência na indústria a uma série de elementos que, combinados, fazem da artista uma marca ímpar. "No sentido profissional, aliar voz, talento nato para dança, o alter ego da mulher poderosa e a facilidade para criar hits que agradam diversos públicos a tornam única", declara.

Queen B, como é chamada pelos fãs, faz questão de dizer que a família tem tudo a ver com o sucesso. No documentário sobre sua vida, Life is But a Dream (A vida não passa de um sonho, em tradução livre), Beyoncé comenta que sua mãe, dona de um salão de beleza, fazia as clientes lhe escutarem cantando quando criança. Ela lembra que muitas que estavam ali não queriam necessariamente ouvi-la, mas Tina Knowles não desistia de divulgar o talento da filha. Essa determinação é um dos pontos-chave da carreira da empresária multimilionária: seus pais lhe ensinaram que trabalho duro e persistência gerariam resultados. Beyoncé aprendeu a lição e a colocou em prática.

O pai, Matthew Knowles, foi seu gerente e mentor durante anos e lhe ensinou muito sobre como se comportar no meio musical: com educação, mas também firmeza, estratégia e clareza de objetivos. Ao montar uma turnê, por exemplo, e é preciso escolher setlists, figurinos, coreografias, e tantos outros detalhes, Beyoncé se serve de uma equipe altamente capacitada e ouve seus conselhos, mas sempre dá a palavra final. Como sua própria gerente, ela se permite fazer todos os ajustes necessários para que a imagem projetada pelos shows reflita a sua visão artística e de negócios. Segundo Karla Ikeda, especialista em Marketing de Serviços, esse cuidado com o branding e o marketing é essencial. "Vejo os artistas como empresas, e suas imagens são a marca que vendem; Beyoncé entende isso e investe na sua", afirma.

Aqui, o produto é a própria personalidade da cantora, e as mídias digitais são de grande importância na construção dessa persona que alcança o público. "Ela usa as redes sociais incessantemente, seja pra postar um teaser de um trabalho que está por vir e aguçar a curiosidade do fã, seja para postar seu look do dia, o lugar onde está ou um momento com a filha", explica Thálassa Coutinho. A artista sabe que as pessoas que consomem sua música e seus produtos consomem na verdade sua imagem; por isso investe na construção da projeção da sua personalidade junto ao público.

Dona de 17 troféus Grammy, Beyoncé é atualmente um dos maiores nomes da indústria musical. Com patrimônio líquido de US$ 450 milhões, ficou em primeiro lugar na lista anual de celebridades mais poderosas, elencada pela Forbes em 2014. No período entre junho de 2013 e junho de 2014, a artista acumulou US$115 milhões entre vendas de álbuns, shows, acordos publicitários e lucros provenientes de vendas de produtos que levam seu nome. Aos 33 anos, Beyoncé é uma marca global.

No final de 2013, Queen B lançou, sem avisos prévios, um "álbum visual", que estreou em primeiro lugar nas principais listas internacionais especializadas. O álbum a levou a fazer história como a primeira mulher a estrear cinco álbuns de estúdio seguidos no primeiro lugar da Billboard; além disso, o projeto foi o que vendeu mais rapidamente na história da iTunes Store. A turnê On The Run (Em Fuga), feita em parceria com seu marido, o rapper e produtor Jay-Z, poderá se tornar a segunda turnê mais bem sucedida da história, de acordo com cálculos feitos pela Forbes. Para completar, o canal de televisão por assinatura HBO comprou os direitos para exibir um especial com o último show da turnê, gravado em Paris.

Beyoncé é, portanto, uma multimarca milionária. Como ela chegou a esse patamar? A empresária sabe muito bem qual é a sua mensagem e investe nos meios adequados para transmiti-la. Assume o controle criativo de sua imagem e explora de forma exemplar a sua persona e performance como ferramentas de construção de marca. E, por fim, busca constantemente a inovação, guiada por uma clara visão de futuro. Em um mundo cheio de "cantores de um hit só", Beyoncé se destaca como exemplo de carreira sólida e duradoura. Construiu uma marca baseada em seu talento e personalidade, gerando grande identificação de público. Aprender as lições que a tornaram milionária antes dos 30 anos é uma tarefa para quem quer correr atrás do sucesso - e alcançá-lo.

Mensagem: "Quem comanda o mundo?/ As garotas"

O trecho acima, da música Run The World (Girls), demonstra que Beyoncé tem uma visão clara de quem é e de quem quer atingir. Sua mensagem é o empoderamento das mulheres, e o seu carisma aliado à imagem de mulher poderosa inspira em seus fãs uma identificação avassaladora. "Uma de suas principais características é o fato de ela ter um feeling apurado pra perceber o que o seu público quer, moldando esses desejos à artista que ela é", aponta Thálassa Coutinho.

clip_image001

(Crédito: iStock)

Controle criativo: "Segui a voz que você me deu/ Agora preciso encontrar a minha própria"

O pai de Beyoncé foi seu gerente, mas eventualmente ela assumiu o controle, tanto para preservar as relações familiares, quanto para executar sua própria visão. "É uma decisão que pode funcionar ou não, mas ter o controle sobre a carreira é o ponto vital pra qualquer profissional", afirma Coutinho. Dirigir, produzir e estrelar o documentário sobre sua vida é uma escolha que exemplifica como a cantora valoriza a forma como será vista. O sucesso de Beyoncé cresceu quando ela encontrou voz e caminho próprios, tomando a frente dos negócios e da própria imagem.

clip_image002

(Crédito: iStock)

Construção de marca: "Sou maior que todos/ Meu nome nos holofotes/ Sou a número 1"

A marca vendida por Beyoncé está inteiramente ligada à sua personalidade, mas ela confessa que não pensa em si como "uma estrela maior do que todas" e até se diz tímida fora do palco. Encarnar o alter ego da mulher poderosa na hora de se apresentar lhe dá confiança. Isso encoraja nos fãs o sonho de criar e projetar uma imagem para o mundo e chegar onde ela chegou. Ao invés de causar estranhamento, revelar o "segredo" da personalidade confere autenticidade à cantora. Esse jogo de equilíbrio entre o que é performance e o que é realidade é a chave da imagem e, consequentemente, da marca construída com maestria pela artista.

clip_image003

(Crédito: Wikimedia Commons/ José Goulão)

Inovação: "Sou uma mulher adulta/ Posso fazer o que eu quiser"

Beyoncé sabe que não precisa se prender a padrões, por isso, inova. O álbum Beyoncé, de 2013, é um exemplo. Foi lançado sem divulgação anterior: nada de coletivas de imprensa, singles e entrevistas. As 14 músicas acompanhadas de 17 clipes foram lançados de uma vez e só poderiam ser comprados por inteiro. Foi um marketing arriscado, mas que se mostrou eficiente. "Trabalhar em formatos diferentes de divulgação e embarcar em parcerias inusitadas são técnicas que ela domina bem", declara Karla Ikeda. Além de cantar e dançar, Beyoncé atua em filmes, possui uma linha de roupas e dirigiu seu próprio documentário. Ela inova nos produtos, nas estratégias de marketing e nas escolhas artísticas.