quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sancionada lei que permite filiações até seis meses antes das eleições

nova lei eleitoralA presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou ontem (29) o projeto de lei da reforma política aprovado pelo Congresso Nacional e manteve o artigo que alterou o prazo para filiações partidárias.

Agora, quem quiser disputar as eleições de 2016. pode se filiar até seis meses antes do dia de votação – antes, o prazo era de um ano, e acabava na sexta-feira desta semana (2).

O artigo que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais foi vetado, bem como o que instituía voto impresso.

Sobre as convenções, o novo prazo é entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Veja acima a lei completa.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Agora Lascou!!! No governo de Juscelino prevalece um peso e duas medidas. Pelo visto agora em Açailândia vale tudo. Cadê a promotoria? Cadê os vereadores?

201509281042462015092810424720150928104258

Crime Ambiental: Flagrante de carro-pipa colhendo água da “Lagoa do Joaquim

A Secretaria de Meio Ambiente do governo provisório de Juscelino Oliveira está sendo comandada pelo Blogueiro que denunciou Gleide Santos ao Ministério Público culminando com uma das derrotas da prefeita ainda afastada – Até ai, somente mais um escândalo comprovado da armação montada por Juscelino e seus 14 vereadores.

No entanto, o que se viu é apenas uma ponta do iceberg de problemas e os crimes que estão sendo cometidos na pasta do Meio Ambiente ao erário público nas barbas do atuante Ministério Público, na pessoa da Dra. Glauce Mara Malheiros.

Prática usual na Gestão Pública que não tem compromisso com a sociedade “Um peso e duas medidas” é o que vem sendo praticado a olhos nus.

Primeiro uma obra orçada em mais de 20 milhões que deveria beneficiar milhares de estudantes do IFMA foi embargada pela secretaria de meio ambiente, simplesmente pelo fato da empresa que está fazendo a terraplenagem ser comandada por adversários políticos do prefeito em exercício Juscelino Oliveira.

Curiosamente outra obra de idêntico porte, e que beneficiará único e simplesmente pessoas influentes e amiguinhos do poder que está sendo realizada nas proximidades do Hospital São Sebastião, nunca recebeu uma visita do Meio Ambiente.

Isso sem falar na perseguição aos pastores evangélicos, segundo o prefeito Juscelino, os irmãos estão atrapalhando o sossego público, no entanto, as festanças correm soltas na cidade.

Por último a população flagrou um carro-pipa que todas os dias retira milhares de litros de água da conhecida “Lagoa do Joaquim”, colocando em risco claro o meio ambiente – Para isso Juscelino faz vistas grossas – E onde está mesmo o atuante Ministério Público?

É simples assim: Açailândia está vivendo um governo de um peso e duas medidas – Enquanto isso os nobres vereadores que antes reclamavam de tudo, apenas aplaudem os atos insanos de um prefeito sem o mínimo de compromisso com a sociedade.

Dom Coxitos é o mais novo “point” do seu lanche em Açailândia

dom coxitos2dom coxitos3

Mesmo em meio às chamadas crises financeiras ora enfrentadas em todo o mundo os empresários da cidade de Açailândia demonstram um grande empreendedorismo e várias empresas abriram suas portas na cidade nos últimos meses. Exemplo maior é a da franquia Dom Coxitos, uma empresa do ramos de lanches rápido, que é hoje um dos “point’s mais disputados de Açailândia – Uma loja já está em funcionamento na Rua Dorgival Pinheiro de Sousa, ao lado do Banco Itaú e outra loja também será aberta na Avenida Principal da Vila Ildemar.

Ex-prefeita de Bom Jardim se entrega à Polícia Federal

Lidiane Leite, ex- prefeita afastada de Bom Jardim, se apresentou hoje (28) à Polícia Federal, na sede da superintendência, na Cohama.  Ela estava foragida desde o dia 20 de agosto quando teve prisão preventiva decretada.

Lidiane chegou a marcar com seu advogado a apresentação na primeira quinzena deste mês de setembro, mas se recusou depois que sofreu problemas depressivos. E continuou foragida.

Ela foi acusada, junto com o ex-marido, o empresário Beto Rocha, de desviar R$ 15 milhões de Bom Jardim, verba de programas federais.

Beto Rocha foi preso no dia 20 do mês passado e ainda permaneceu preso por 35 dias em Pedrinhas, o mesmo lugar para onde deve ir hoje no final da tarde a ex-prefeita.

Seus advogados já entraram com um pedido de habeas corpus, mas dificilmente será concedido nestes primeiros dias.

Lidiane Leite foi afastada do cargo por decisão judicial e posteriormente cassada por ausência prevista pela Lei Orgânica do Município de Bom Jardim.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Eu não queria, mas tive que voltar a usar o WhatsApp

Depois de quase dois anos ausente do app queridinho pelos brasileiros, retornei ao app e o motivo, no fundo, foi apenas um…

ImageProxy (2)

O ano era 2013. Em todos os cantos aonde ia, pessoas não desgrudavam os olhos de seus smartphones. Na maioria das vezes, imersos em um app de interação que dizia facilitar a comunicação virtual. Eu tinha esse aplicativo, usava, mas ficava desestimulado toda vez que ia para uma confraternização/aniversário, encontrar os amigos ou simplesmente ao observar como muitas pessoas deixavam de se relacionar por estarem obcecadas por suas pequenas telinhas portáteis. Que aplicativo é esse? É claro que você já sabe qual é: WhatsApp.

Apesar de estar imerso profissionalmente nas redes sociais, na internet, sempre fui avesso ao comportamento ultra conectado. Sempre dei muito valor ao contato pessoal, às relações tête-à-tête, olhos nos olhos, a verdadeiramente compartilhar aquele momento com a pessoa que está ao meu lado - seja em uma relação pessoal ou profissional. Ver tanta gente obcecada pelo app (apesar não ter esse perfil) e perdendo interações reais para ficar no celular, me deixava incomodado. Resolvi, naquela época, parar de criticar e cair fora do aplicativo. Deletei minha conta no WhatsApp.

Escrevi sobre isso aqui no Administradores e fiquei surpreso com a repercussão diante do simples fato. Foram mais de 620 mil visualizações no texto, muitas críticas (e até xingamentos) e também muitos aplausos e mensagens de pessoas que também resolveram seguir o mesmo caminho. Você pode até conferir aqui.

O ano é 2015. Em todos os cantos aonde vou, pessoas não desgrudam os olhos de seus smartphones. Na maioria das vezes, imersas em um app de interação que diz facilitar a comunicação virtual…

Sim, o cenário é o mesmo. Talvez até pior. Hoje todo mundo possui 3G, 4G, celulares mais rápidos. Todo mundo está mais conectado, mas também volúvel. Como destaca brilhantemente o filósofo Zygmunt Bauman, vivemos a liquidez do homem pós moderno, da tolerância e do relacionamento. E o líquido é mais do que frágil. Isso reforça nossa incapacidade de nos relacionamos com a pessoa do "outro" de maneira plena, de forma real. Algo que o app acaba fortalecendo. E a pergunta é: por que, então, retornar ao WhatsApp após dois anos? Eu explico.

O retorno

Confesso que fui bem resistente a retornar (não queria mesmo), meus amigos me chamavam de "inimigo do WhatsApp", mas três contextos diferentes - o profissional, o acadêmico e o pessoal - tendo, no fundo, o mesmo argumento, me levaram a avaliar melhor.

Profissional: tive um treinamento com um dos mais preparados homens de vendas do Brasil. Fui aprender como me relacionar melhor e ser mais efetivo com as pessoas. Afinal, o meu trabalho está diretamente relacionado a interagir com os outros. E algo que ele falou me deixou intrigado. "Temos que nos conectar onde as pessoas estão. Facilitar que nos achem e que nós as achemos. O WhatsApp é fantástico para aproximar e manter contato de forma rápida, já que quase todos estão presentes". Fiquei com aquilo na cabeça, mas, ainda sim, não foi o suficiente para me convencer que deveria voltar, afinal, poderia ligar e usar o e-mail, mas fiquei propenso a pensar na ideia.

Acadêmico: falávamos em uma aula do Mestrado sobre como os veículos de comunicação buscam, de diferentes formas, fidelizar o público, permancecer com aquele leitor. Na aula fizemos o paralelo de iniciativas da mídia que buscam isso - e o fiasco que grande parte obteve por tentar reinventar a roda. É muito difícil criar uma cultura para que as pessoas usem seu aplicativo, já tendo outros que façam coisas semelhantes e que são bem populares.

Ou seja, por que tentar criar um app que faça a mesma coisa que Facebook, Instagram ou o WhatsApp, porém para um veículo de comunicação? O professor destacou: "Criar um app para que as pessoas enviem mensagem para uma equipe de Jornalismo? Por que não usar o WhatApp? Afinal, todos já usam o tempo todo, é aproveitar a tecnologia já existente ao seu favor… todo mundo está lá!". E mais uma vez aquilo martelou na minha cabeça: todo mundo está lá.

Pessoal: passei a viajar mais. E, claro, a saudade da família e dos amigos próximos aumenta. Uma forma de transmitir o que está acontecendo para todos de forma rápida, barata e direta é através, sim, do WhatsApp. Ligações interurbanas? Funcionam, mas não muito para o bolso. Não existem outros apps? Sim, existem. Então, por que o Whats? Porque o brasileiro aderiu a ele e - "todo mundo está lá".

Moderação sempre

Aqueles que me criticaram euforicamente na época devem estar com aquele sorrisinho de lado. Mas, faz parte do ser humano voltar atrás, alterar o posicionamento, se adaptar. Como filósofo Kant já dizia: "O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca".

Para falar a verdade, ainda tenho muitas críticas àquelas pessoas que usam de forma exagerada. Que deixam o celular dominar o seu dia-a-dia e não o contrário. Existem tantas coisas que acabam não sendo aproveitadas por ficarmos olhando para baixo, para o celular.

Um recente comercial da Vivo levantou brilhantemente essa questão. Vale a pena conferir.

O que proponho aqui é: nem 8 e nem 80. Sem o exagero, sem o afastamento. Aproveite as potencialidades do virtual sim, mas não abandone o real (ele é muito melhor). O equilíbrio fará com que você aproveite ao máximo a sua vida, independente do momento e do mundo em que esteja vivendo.

Fábio Bandeira – Revista Administradores online.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

5 conselhos que eu gostaria de ter ouvido nos meus 20 e poucos anos

Quando olho para trás, penso que se eu soubesse de tudo isso quando tinha 20 e poucos anos, talvez eu tivesse aproveitado mais algumas coisas e perdido menos tempo com outras.

ImageProxy (1)

Em junho desse ano, eu fiz – INACREDITÁVEIS – 34 anos.

Sim, eu sei que não parece (por favor, digam que não parece, tá?), mas nem eu consigo acreditar que já tenho toda essa idade. Na minha cabeça, eu ainda tenho 24.

O engraçado é pensar que quando eu tinha 24, eu não conseguia sequer imaginar como seria a minha vida aos 34 anos. Estava tão, tão distante que era difícil até mesmo vislumbrar.

Não fazia muito tempo que eu tinha terminado a faculdade e tinha acabado de realizar 2 sonhos: conseguir um emprego em uma grande agência e comprar o meu primeiro carro (parcelado em 60 vezes, claro!).

Muita coisa mudou de lá para cá e, como a grande maioria dos meus leitores tem 20 e poucos anos, decidi fazer a tiazona e escrever sobre aquilo que eu gostaria que alguém tivesse me dito quando eu tinha essa idade. Mesmo que talvez, eu não tivesse ouvido.

1. Não se endivide

Por se endividar entenda ter tantas coisas para pagar todo mês que você mal vê o dinheiro passar pela conta bancária no dia do pagamento ou estar sempre no negativo. Quando isso acontece, você se torna refém do seu emprego, do seu salário e esse é o primeiro passo para o descontentamento com a vida.
Será que você realmente precisa comprar tudo o que compra ou viver nos padrões que você vive? Será que você está gastando o seu dinheiro de forma inteligente, com coisas que te fazem realmente feliz? Eu gostaria de ter percebido muito antes que não.

2. Guarde dinheiro

Não para comprar uma casa, um carro melhor ou para viajar nas férias. Guarde dinheiro para ter liberdade de escolha. Quando não temos nenhuma reserva ou guardamos dinheiro com apenas um propósito em mente, deixamos passar oportunidades que poderiam mudar totalmente a nossa vida no futuro.

Eu só fui começar juntar dinheiro depois dos 30 anos. Por isso, quando eu decidi usar esse dinheiro para viajar em vez de comprar um apartamento, muita gente achou que eu estava completamente louca.

A verdade é que eu não tomei essa decisão antes porque estava sempre endividada e sem dinheiro. Além disso, uma casa eu vou ter a vida toda para comprar, mas essa viagem com certeza não seria a mesma se eu fosse ainda mais velha.

3. Invista no seu bem-estar

Acho que a única coisa a qual eu me arrependo na vida é isso. Como eu queria que alguém tivesse me forçado a fazer exercícios físicos, a comer de forma mais saudável, a não tomar sol como uma louca sem protetor, a usar anti-rugas desde os 25 anos e a beber mais água.

Gente, sério, a coisa mais importante que nós temos na vida é a nossa saúde. Eu aprendi isso quando perdi meu pai ainda muito jovem e quanto mais cedo você se der conta disso, melhor. O seu “eu” mais velho vai te agradecer.

4. Não namore ou case com alguém só porque você está com ele ou ela há muito tempo ou porque “é o melhor que você pode arranjar”

Quando eu era mais nova, eu conhecia um cara num dia e no dia seguinte achava que ele era o amor da minha vida. Passava mais duas semanas, eu já estava apaixonada de novo, por outro. Isso sempre me fez pensar se eu realmente saberia quando o cara era realmente O CARA, sabe?

Aí eu comecei namorar para valer. Achei que ele fosse o tal cara. Depois de quase 5 anos, por mais amor que eu sentisse e por mais perfeito que ele fosse, eu não me via casada com ele.

Mesmo com quase 29 anos e achando que eu nunca mais arranjaria um namorado tão bacana, eu decidi terminar e hoje tenho certeza que foi o melhor para nós dois.

5. Assuma a responsabilidade pelas suas escolhas

Eu recebo muitos emails de pessoas cheias de sonhos que, por causa dos pais, do namorado, do que os outros vão pensar, desistem do que sonham.

Cada sonho que deixamos passar vira um fantasminha. E, pode acreditar em mim, um dia ele vai te assombrar.

Se você não muda de cidade por causa dos seus pais, você escolheu abrir mão disso porque não quer decepcioná-los. Se você deixou de tirar um sabático por causa do seu namorado, você escolheu não querer lidar com as consequências de ir mesmo contra a vontade dele.

Nunca culpe os outros pelas coisas que você fez ou deixou de fazer. Mesmo que você não perceba, você fez uma escolha e precisa ser responsável por ela.

Quando olho para trás, penso que se eu soubesse de tudo isso quando tinha 20 e poucos anos, talvez eu tivesse aproveitado mais algumas coisas e perdido menos tempo com outras.

Mas se soubesse, com certeza não teria aprendido nem metade do que aprendi e não poderia escrever esse texto dando alguns pequenos toques para você quem tem 20 a poucos anos, não é?

Por isso, não me arrependo de absolutamente nada. Tudo o que fiz me ajudou a estar aqui.

Agora, aos 34 anos, a minha vida é muito mais maravilhosa do que eu jamais poderia sonhar 10 anos atrás e espero que continue assim nos próximos!

Ah, e aproveitando o texto, quero pedir uma coisa para vocês! Se você está lendo esse texto e tem mais de 44 anos, que tal escrever nos comentários qual a sua idade e o que você gostaria de ter sabido nos seus 30 e poucos anos?

Texto originalmente postado no Feliz Com a Vida e cedido gentilmente pela autora

Em audiência pública, a deputada Rosângela Curado discute critérios de acesso à residência médica

Rosângela Curado na Comissão de Seguridade Social foto Antonio Augusto Câmara dos Deputados

A deputada federal Rosângela Curado (PDT) participou, nesta terça-feira (22), na Comissão de Seguridade Social e Família, de uma audiência pública que debateu os critérios de acesso a Residência Médica no Brasil. Participaram do evento o presidente da Comissão Nacional de Residência Médica, Vinícius Ximenes, o presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes, Arthur Hirschfeld Danila, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira.

Na ocasião, a deputada Rosângela Curado, titular da comissão, além de questionar qual seria o comprometimento do governo no financiamento e no acompanhamento das unidades formadoras de profissionais de medicina, alertou sobre a ausência de materiais hospitalares. “Hoje, falta tudo nos postos de saúde, como luva, medicamentos e o devido acompanhamento. Lamentavelmente, o Maranhão ainda possui a menor quantidade de médicos por mil habitantes do país”, pontuou.

Em seu pronunciamento, a pedetista acentuou, ainda, dois fatores, o apoio aos preceptores e o credenciamento por parte do Ministério da Saúde, de serviços especializados, a exemplo da área de oncologia.

Atendendo a indagação da parlamentar maranhense, o diretor do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, enumerou alguns avanços do programa “Mais Saúde”. O gestor salientou a real necessidade de um acompanhamento e a melhor formação dos profissionais de medicina. “Tivemos o aumento de 40% no número de vagas em medicina em todo o estado e, ainda, temos programado a formação de 10.000 preceptores para dar todo o suporte aos residentes”, garantiu.

O Presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, em consonância com a deputada Rosângela, demonstrou preocupação em relação à proposta de unidades formadoras de profissionais de medicina. “Não precisamos formar mais médicos, precisamos de melhores programas de especialização e médicos melhor formados”, ponderou.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ildon Marques e Rosângela Curado polarizam disputa em Imperatriz…A grande surpresa é Rosi Vicentine ex-moradora de Açailândia que aparece com 5%. ERRATA: Vicentine só alcançou 0,5%.

Ex-prefeito mantém liderança folgada, com a deputada federal na segunda posição; delegado Assis repete pesquisa passada e aparece bem posicionado. imperatriz

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ingressos já à venda para o 8º clássico entre Flamengo e Vasco de 2015

Os torcedores de Flamengo e Vasco já podem adquirir os ingressos para o clássico, que acontece no domingo, às 16h. As vendas, porém, acontecem apenas no site do Maracanã, e serão abertas nos pontos fixos só na quinta-feira. Os bilhetes estão sendo comercializados entre R$ 60 e R$ 185, todos com direito à meia-entrada.

HOME - Vasco x Flamengo - Copa do Brasil - Jorge Henrique e Canteros

HOME - Vasco x Flamengo - Copa do Brasil - Jorge Henrique e Canteros

Foto: Cleber Mendes / LANCE!Press

Vale destacar, porém, que, desde o final de semana, o Maracanã intensificou a fiscalização para a comprovação do benefício de meia-entrada. Com isso, o acesso dos torcedores que têm o benefício, em todos os setores do estádio, só será permitido com a documentação necessária em mãos.

Este é o primeiro confronto das duas equipes depois da eliminação do Rubro-Negro na Copa do Brasil. O duelo, porém, será oitavo e o último entre os rivais na temporada de 2015, entre Torneio Super Series, Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão. Neste período foram duas vitórias rubro-negras, dois empates e três triunfos da equipe de São Januário.

VALORES
Norte Nível 1 / Norte Nível 2 / Norte Nível 5 (Flamengo)
R$ 60 (Inteira) / R$ 30 (meia-entrada)
Sul Nível 1 / Sul Nível 2 / Sul Nível 5 (Vasco)
R$ 60 (Inteira) / R$ 30 (meia-entrada)
Leste Inferior (Setor Misto e com lugares marcados)
R$ 100 (Inteira) / R$ 50 (meia-entrada)
Leste Superior - (Setor Misto e com lugares marcados) – BLOQUEADO
R$ 100 (Inteira) / R$ 50 (meia-entrada)
Oeste Inferior (Setor Misto e com lugares marcados) - BLOQUEADO
R$ 100 (Inteira) / R$ 50 (meia-entrada)
Maracanã Mais (Setor Misto e com lugares marcados) – com serviços
R$ 185 (Inteira) / R$ 115 (meia-entrada)

PORTÕES DE ACESSOS

Os portões abrem às 14h e fecham no início do segundo tempo da partida. .

É de Flávio Dino ideia de aumentar CPMF, diz governador do Rio…

Luiz Fernando Pezão desmente o governador maranhense, que, mesmo sendo apontado como autor da ideia de criação da CPMF, negou que tenha articulado a volta do imposto

pezaoFoi do governador do Maranhão, Flávio Dino, a ideia de elevar a alíquota para 0,38% para que a diferença entre o percentual e a proposta de 0,20% do governo possa ser transferida para os estados e municípios”

Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro (Leia aqui)

Duas pessoas morrem e três ficam feridas em acidentes na BR-222, em Açailandia

Dois acidentes registrados na madrugada deste Domingo (20) na BR-222 mataram duas pessoas e deixou três gravemente feridas. O primeiro acidente aconteceu por volta das 2h da madrugada, próximo a lagoa do Joaquim.

VítimasSegundo informações, o motorista de um Golf supostamente embriagado que trafegava sentido Açailândia/Pequiá, invadiu a contra mão de direção e bateu de frente com uma motocicleta que vinha no sentido contrário.

O homem que pilotava a moto, identificado como Geovane da Silva Santos (27) teve a perna arrancada e morreu na hora. O motorista do automóvel se evadiu do local tomando rumo ignorado, ficando no veiculo uma mulher que foi socorrida pelo serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU e levada para o Hospital Municipal (SESP), onde segue internada.

O segundo acidente aconteceu por volta das 3h30 da madrugada no Povoado Reta, onde duas motocicletas colidiram frontalmente. Um dos condutores, identificado como Antonio dos Santos Lima (39), morador da Vila Ildemar, morreu na hora, um homem que estava com ele e condutor da outra motocicleta envolvida no acidente foram levados para o Hospital, em estado grave.

Golf

Vitima no ocal 1

Moto 1

Blog do Antonio Marcos

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bairro de Açailândia com o maior número de representantes na Câmara está simplesmente abandonado

Os três vereadores que deveriam representar o bairro e atender as demandas da população simplesmente "fecham os olhos" para os problemas. Vereador de primeiro mandato Bento Camarão é hoje um dos piores vereadores da história política de Açailândia.

vereadores

Bento Camarão, Márcio Aníbal e Bebezão… O Sorriso e o sarcamos!!!

Após as manobras políticas para permanecerem no jogo do poder, os três representantes do povo: Bento Camarão (PMDB), esse um dos piores da história política de Açailândia; Marcio Aníbal (SD), oficial de Justiça e deveria dar exemplo de seriedade, outro dia foi chamado de corrupto pelo ex-deputado Irmão Carlos; e Bbzão (PHS), esse dispensa comentários. Todos mudaram literalmente de lado para defender os interesses próprios, fechando os olhos para os problemas dos moradores do aglomerado de bairros que foram totalmente esquecidos pelo poder público.

Não é de hoje que a população açailandense está apreensiva com a inércia dos seus vereadores, e não adianta reclamar, pois nenhum deles faz nada.

A cidade está parada com poucas obras, com vários moradores de diferentes bairros reclamando que estão esquecidos e que muitos projetos que foram prometidos em campanha, até o momento não foram cumpridos pelos 03 três vereadores que inclusive residem no Jardim de Ala.

Sim, os três 03 vereadores estão mesmo com os olhos e ouvidos tapados, porque estão fazendo OPOSIÇÃO à própria POPULAÇAO que esta clamando para que estes "EDIS", realmente comecem a trabalhar pelo bairro e, deixem de fazer SITUAÇÃO oportunista para lutar pelos interesses do povo.

Vale a pena alertar aos nobres parlamentares representantes do Bairro Jardim de Alah, que eles podem ter fechados os olhos para a comunidade, mas a comunidade está de olhos abertos e de olho nas próximas eleições.

Com informações do Blog Folha de Cuxá.

Mercado Público de Açailândia do jeito que alguns vereadores queriam...

DSC_0047 (1)

Esgoto estourado dentro do Mercado Público de Açailândia…

Depois de uma campanha demagógica e politiqueira acirrada e vários embates judiciais, finalmente o Mercado Público de Açailândia ficou exatamente com alguns vereadores do Município queriam, uma verdadeira pocilga – O autor deste Blog chegou até a ser ameaçado de morte quando intitulou esse local, que deveria ser um modelo de higiene, como uma verdadeira “pocilga” – Eis que os fatos e fotos que naquela época já demonstravam isso chega ao ápice e comprovam tudo que foi afirmado.

A então prefeita de Açailândia Gleide Lima Santos (PMDB) chegou a realizar a licitação no valor de mais Oitocentos Mil Reais para a reforma do Mercado Público de Açailândia e outros quase Três Milhões já haviam sido provisionados para ampliação desse logradouro, no entanto, uma dezena de vereadores, alguns deles proprietários de boxes dentro do mercado, incitaram a população de feirantes e essa obra nunca chegou a ser realizada – Deu no que deu - Na manhã desta terça-feira (15), foi registrado um enorme um vazamento na rede de esgoto do mercado municipal deixando uma água suja e fedorenta empossada por várias horas no interior do logradouro.

Segundo os transeuntes que passaram pelo local, o mau cheiro entre os boxes era insuportável e os corredores eram desanimador para quem entrava e saia do mercado - Os banheiros estão ainda em pior à situação.

O prefeito em exercício Juscelino Oliveira outro dia mandou consertar algumas calçadas do Mercado Público – Não deu outra, virou motivo de piada: “Essa é a reforma e ampliação do mercado de Açailândia que Juscelino vai fazer”?

Enfim, o Mercado Público de Açailândia está ficando do jeito que alguns vereadores queriam...

Simples assim!!!

TRE/MA realiza mudanças no processo de recadastramento biométrico e melhora atendimento do eleitor de Açailândia

O Eleitor de Açailândia que não realizar o recadastramento biométrico até o prazo estipulado pela justiça eleitoral (início de dezembro) terá título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2016.

DSC_0016DSC_0022DSC_0032 (1)

Desde o início do setembro o eleitor de Açailândia que buscaram os dois postos de atendimentos instalados na cidade (Fórum Eleitoral e Secretaria de Educação) já teve maior facilidade para a realização do recadastramento biométrico e a troca de seu título. Para quem vai realizar apenas a revisão eleitoral não é mais necessária a apresentação de cópias dos originais, ficando somente obrigatória a apresentação de cópias no caso de novo alistamento, ou seja, o primeiro título, bem como quando se tratar de transferência do domicílio eleitoral.

As outras mudanças que já estão facilitando o recadastramento eleitoral em Açailândia são a isenção da multa aplicada na ausência de votação e o acréscimo substancial do número de agendamentos pela Internet.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras, especialmente na hora da identificação do eleitor. Nas Eleições de 2014, cerca de 21 milhões de eleitores foram identificados pelas impressões digitais.

O recadastramento biométrico dispõe de recursos para atendimento às pessoas com dificuldades ou limitações de identificação digital, por isso todos os cidadãos, independentemente de suas condições, podem participar do programa.

Outro fator importante são as correções que também estão sendo feitas no momento do recadastramento biométrico, como é caso de um sobrenome ou data de nascimento que porventura se encontravam com erro no alistamento anterior; bem como também garantir ao eleitor maior comodidade na sua votação levando-o a votar em uma sessão cada vez mais próxima da sua residência, evitando longos deslocamentos e o famoso transporte de eleitores no dia da eleição.

Em Açailândia, o recadastramento acontece na CENTRAL DE ATENDIMENTO BIOMÉTRICO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - Centro da cidade e no FÓRUM ELEITORAL – Residencial Tropical.

Açailândia tem hoje tem hoje 74.765 eleitores, segundo o TSE, e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão acredita que até dezembro terá concluído o recadastramento biométrico de todos os eleitores. O processo é rápido, leva menos de 10 minutos, o novo Título de Eleitor é impresso e entregue na hora. O Atendimento acontece nos dias úteis da semana, das 8h00min às 18h00min.

O agendamento precisa obrigatoriamente ser feito com antecedência pela internet e desta forma a pessoa não enfrentará fila. O agendamento é feito no site do TRE/MA, http://apps.tre-ma.jus.br/AgendaBiometria/publico/index.jsp.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Avaliação negativa de Dino já é maior que a positiva em São Luís…

Pesquisa Escutec revelou que 32,5% dos ludovicenses já veem o governo como “Ruim” ou “Péssimo”, contra 27,7% dos que entendem ser “Bom” ou “Ótimo”

O governador já não tem esta moral toda com a população de São Luís..

O governador já não tem esta moral toda com a população de São Luís..

A população de São Luís já cansou da falta de ações do governo Flávio Dino (PCdoB).

Pelo menos é isso que se denota da pesquisa Escutec divulgada pelo jornal O EstadoMaranhão.

O levantamento da Escutec

O levantamento da Escutec

O levantamento revela que 32,5% dos ludovicenses consideram o governo “Ruim” ou “Péssimo”.

Há um contingente ainda maior de pessoas – 38% – que veem a gestão dinista apenas como “Regular”. Ou seja, como se diz no dito popular, “não fede, nem cheira”.

O total dos que acham o governo “Bom” é hoje de apenas 20,6%. E só 7,1% dos moradores de São Luís ainda acham que o comunista faz um “Ótimo” governo.

Os números revelam o desgaste que Dino vem sofrendo por gerar falas espweranças na população, que não se concretizaram com ele no poder.

E a tendência é que a insatisfação aumente…

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Governador Flávio Dino pode ser recepcionado em Açailândia com manifestação e protestos de alunos da Rede Estadual

Visita do governador Flávio Dino pode não ser muito amistosa, mesmo porque, simplesmente abandonou a educação da cidade de Açailândia – Os prédios não oferecem mais uma estrutura condizente com as necessidades do alunado, e, para completar, vigias e zeladoras estão com seus salários atrasados há mais de 04 meses.

Flávio-Dino-e1392728169395

Desde que foi eleito com o discurso da mudança salvacionista, o governador Flávio Dino (PCdoB) esteve apenas uma vez na cidade de Açailândia, fato estranho, haja vista ter sido um dos municípios que proporcionalmente lhe deram uma das maiores margens de diferença de votos do seu principal oposicionista, Edinho Lobão (PMDB), nas eleições de 2014.

Na passagem rápida de Dino por Açailândia, até as promessas foram pobres, mesmo porque o governador apenas visitou seus correligionários políticos, e, mandou a população votante as “favas”. Na ocasião prometeu 10 quilômetros de asfalto que já haviam sido empenhados no governo de Roseana Sarney. Asfalto este que agora o governador promete assinar ordem de serviço que em sua quantidade é o mesmo que tapar um buraco do dente, levando em conta os inúmeros problemas de infraestrutura do Município.

manifestaçãoMarcada para a data de amanhã, dia 11, a visita do governador Flávio Dino pode não ser muito amistosa, mesmo porque, simplesmente abandonou a educação da cidade de Açailândia – Os prédios não oferecem mais uma estrutura condizente com as necessidades do alunado, e, para completar, vigias e zeladoras estão com seus salários atrasados há mais de 04 meses e se negam a realizar o trabalho de limpeza nas escolas – corredores e banheiros estão imundos e merecem uma visita do governador – uma manifestação já foi realizada pelos alunos exigindo respeito do governador – o resultado foi o pagamento de 01 mês dos 04 meses de salários atrasados dos trabalhadores.

Corpo de Bombeiros – Quem o pai da criança?

Como é comum em Açailândia, o prefeito “Periquito” assume toda e qualquer paternidade de investimentos realizados em Açailândia ainda iniciados na gestão da então prefeita Gleide Santos, desta feita através de um convite formal sua assessoria que assumir o “pai da criança”. O governador Flávio Dino parece que também foi contaminado pela gestão “Papagaio Come Milho, Periquito Leva Fama”, e também através de sua assessoria anuncia a inauguração do Corpo de Bombeiros na cidade de Açailândia – É pouco filho para tantos pais.

CONVITE PMACONVITTE ACIA

MEC cancela oito cursos oferecidos por faculdade particular do Maranhão. A Portaria atinge em cheio o Polo de Açailândia.

A Portaria abrange as turmas oferecidas na sede da Facam, em São Luís, e nos polos de Imperatriz, Açailândia, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra e Santa Inês.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) Portaria que cancela o reconhecimento de oito cursos de graduação oferecidos pela Faculdade do Maranhão (Facam) e proíbe o ingresso de novos estudantes na instituição. De acordo com o MEC, a faculdade teria infringido normas relacionadas à oferta de vagas em programas federais, como Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Foram cancelados os reconhecimentos dos cursos de licenciatura em Matemática e Letras; bacharelados em Serviço Social, Ciências Contábeis e Administração; e tecnólogos em Processos Jurídicos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A determinação abrange tanto as turmas oferecidas na sede da Facam, em São Luís, como nos polos das cidades de Imperatriz, Açailândia, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra e Santa Inês.

Segundo a Portaria, os cursos ficam reconhecidos em caráter excepcional, para fins únicos de expedição e registro de diplomas, apenas para os alunos ingressantes até o exercício de 2012, até a finalização das turmas. Dessa forma, fica vedado o ingresso de novos estudantes até a emissão de atos autorizativos para os referidos cursos.

O MEC determina, ainda, que a instituição divulgue a decisão ao seu corpo discente, docente e técnico-administrativo, por meio de aviso junto à sala de professores, à secretaria de graduação ou órgão equivalente e por sistema acadêmico eletrônico e site.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Rosângela Curado de Imperatriz é a mais nova deputada federal do Maranhão

Com a licença (não remunerada) do deputado Weverton Rocha, e a permanência de seu primeiro suplente Julião Amin na Secretaria de Trabalho do Estado do maranhão, quem assumiu na tarde desta quarta-feira foi a segunda suplente deputada Rosângela Curado.

Em seu discurso de posse, a deputada destacou a importância da representatividade feminina no Congresso Nacional, e ainda colocou seu mandato a disposição do povo maranhense, em especial a todo o povo da região tocantina.

Especialista na área de Gestão de Saúde, a odontóloga obteve 37.726 votos na eleição de 2014 para deputada federal pelo Partido Democrático Trabalhista. Tem como base política a cidade de Imperatriz segunda maior cidade do Maranhão, na Região Tocantina e teve experiências exitosas a frente da Subsecretaria de Saúde do Governo do Maranhão.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reforma do papa Francisco permitirá anular casamento em 45 dias

Na maior reforma da lei de anulação de casamento da Igreja Católica em mais de dois séculos, o papa Francisco pediu para que o novo procedimento termine em até 45 dias nos casos mais simples.

Nesta terça-feira (8), o Vaticano divulgou o documento redigido pelo pontífice, conhecido como Motu Proprio —"de sua própria iniciativa", em latim—, que altera a maneira como os católicos obtêm anulações.

O processo tem sido historicamente considerado longo, caro e longe do alcance de muitos católicos que querem casar novamente, especialmente em países pobres, onde a igreja não tem tribunais próprios estabelecidos.

Na carta, Francisco insiste que o casamento permanece uma união indissolúvel e que a reforma não visa ajudar a encerrá-lo, mas somente acelerar e simplificar o processo.

Andreas Solaro/AFP

Cardinal Francesco Coccopalmerio (R), president of the Vatican Pontifical Council for Legislative Texts, reads Pope Francis' details on the marriage annulments reforms in the Vatican press hall on November 8, 2015. In a letter to believers, the Argentinian pontiff said annulments would require approval by only one church tribunal, rather than two as currently. A streamlined procedure is to be introduced for the most straightforward cases and access to hearings will not cost anything, the letter states. AFP PHOTO / ANDREAS SOLARO ORG XMIT: ROM3088

O cardeal Francesco Coccopalmerio (à dir.) divulga detalhes da reforma da anulação de casamentos

O objetivo maior das novas regras, segundo Francisco, é "a salvação das almas".

A maior mudança anunciada é a criação de um novo procedimento expresso que, comandado por um bispo, pode ser completado em 45 dias. Ele poderá ser usado quando ambos os cônjuges solicitam a anulação ou não se opõem a ela, ou quando as provas da invalidez do casamento tornam desnecessárias investigações adicionais.

Francisco também pediu que todas as taxas relativas à anulação sejam proteladas, exceto pelo pagamento "justo" das custas do processo.

Outro ponto da reforma é a remoção do recurso automático após a primeira decisão. As novas regras ainda permitem ao bispo ser o juiz do caso, nas regiões do mundo onde um tribunal de três eclesiásticos não estiver disponível. Ele também pode delegar o processo a um padre e dois assistentes.

Uma anulação, conhecida formalmente como "decreto de nulidade", é o veredicto de que um casamento não é válido nos termos da lei da igreja porque certos pré-requisitos, como livre arbítrio, maturidade psicológica e disposição de ter filhos, não foram cumpridos. Isso permite aos antigos cônjuges voltar a se casar na igreja.

DIVÓRCIO

O catolicismo não reconhece o divórcio, portanto, aqueles que se separam e casam novamente são considerados pecadores pelo Vaticano e não têm acesso a alguns dos sacramentos, como a comunhão.

Uma anulação oficial do Vaticano poderia durar anos atualmente, além de ser financeiramente dispendiosa —sem a certeza de que seja deferida pelo Vaticano.

O monsenhor Pio Vito Pinto, deão da corte do Vaticano que julga as anulações, afirmou à imprensa que esta é a maior mudança nas regras desse tipo de processo desde o papado de Bento 14, que comandou a igreja entre 1740 e 1758.

O papa Francisco já havia pedido anteriormente o fim da taxação dos processos, argumentando que os católicos tinham direito ao acesso amplo à justiça.

Ele também já havia declarado, citando seu antecessor como arcebispo de Buenos Aires, que metade dos casamentos celebrados atualmente na igreja são essencialmente inválidos, pois os cônjuges entram nele sem se dar conta que é um comprometimento vitalício.

No último dia 1º, o pontífice já havia anunciado outra medida progressista: a concessão aos padres do poder de absolver mulheres que abortam e médicos envolvidos no procedimento, durante o próximo ano do Jubileu.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Justiça com as próprias luvas… Lutadora de Açailândia concede entrevista à Revista Veja.

Ao ter o celular roubado, a lutadora de jiu-jítsu do Maranhão correu atrás do assaltante e o imobilizou no chão com um golpe de luta. Até que a polícia chegasse, ela não deixou a multidão atacar o rapaz.

alx_monique-bastos-mma_originalDa revista Veja

Qual é a sensação de bater num bandido que fez mal a você?

De dever cumprido. Minha reação foi motivada pela indignação. Foi a segunda vez que me assaltaram e que reagi. Da primeira, também tive o celular leva­do. Corri atrás de dois moleques e arranquei o aparelho da mão de um deles.

O que acha de quem é contra o ato de fazer justiça com as próprias mãos?

Acho correto. Não se deve pagar da mesma forma. Agi pelo instinto de defesa, mas esperei a polícia. O rapaz era mais magro que você e não estava armado. Se a situação não fosse essa, partiria para o ataque do mesmo jeito? Não.

Como conseguiu pegá-lo?

Derrubei a moto em que eles estavam; eram dois. Um conseguiu fugir, mas agarrei o que estava pilotando. Levei o sujeito para a calçada e o imobilizei com um estrangulamento. Depois, eu o derrubei no chão e apliquei um golpe do jiu-jítsu, o triângulo invertido, que é quando o lutador joga as pernas por cima do pescoço do oponente, trava o braço esquerdo dele e pressiona com as pernas até quebrar o braço do cara ou causar um desmaio.

Você estapeou o rosto dele várias vezes. Acha que se excedeu?

Só fiz isso porque ele estava rasgando minhas coxas com as unhas. Avisei que, se ele não parasse, eu o apagaria.

Por que não deixou a turba agredi-lo?

Quando vi aquelas pessoas xingando, tentando chutá-­lo e até com facão na mão, fiquei com o coração mole para o lado do meliante.

Teve dó?

Não sou boa bisca; sempre bati nos moleques folgados da escola. Mas não foi uma questão de ter dó: aquela situação só a polícia poderia resolver. O que fiz foi segu­rá-lo por vinte minutos. Chamou Jesus, a mãe, o pai e até a polícia.

Eleitor de Açailândia que não realizar recadastramento biométrico terá título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2016.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras, especialmente na hora da identificação do eleitor. Nas Eleições de 2014, cerca de 21 milhões de eleitores foram identificados pelas impressões digitais.

O recadastramento biométrico dispõe de recursos para atendimento às pessoas com dificuldades ou limitações de identificação digital, por isso todos os cidadãos, independentemente de suas condições, podem participar do programa.


Em AÇAILÂNDIA, o recadastramento continua acontecendo nos postos do cartório eleitoral; CENTRAL DE ATENDIMENTO BIOMÉTRICO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CENTRO DA CIDADE e FÓRUM ELEITORAL – AÇAILÂNDIA, RESIDENCIAL TROPICAL. O município tem hoje 74.765 eleitores, segundo o TSE. O processo é rápido, leva menos de 10 minutos, o novo Título de Eleitor é impresso e entregue na hora.

O agendamento precisa obrigatoriamente ser feito com antecedência pela internet. Dessa forma, a pessoa não enfrenta fila. O agendamento é feito no site do TRE/MA, http://apps.tre-ma.jus.br/AgendaBiometria/publico/index.jsp.

O recadastramento biométrico é obrigatório e os eleitores que não o realizarem, terão o título cancelado ficando impedidos de votar nas próximas eleições de 2016, tirar CPF, matricular-se em concurso público, receber benefícios governamentais, dentre outras sanções previstas em lei. Portanto, faça seu agendamento e compareça ao Cartório eleitoral no dia e horário marcado, portando o Título de Eleitor, documento de identificação e comprovante de residência.

O Atendimento acontece nos dias úteis da semana, das 8h00min às 18h00min.

Guia de sobrevivência às vacas magras

Algumas dicas pontuais que podem ser úteis não só para o atual momento de crise, mas para todos os momentos.

ImageProxy

Ano passado, ao contrário de vários sinais que hoje parecem bastante óbvios, falava-se que não existia crise. Hoje, diz-se que 2015 é um ano ruim e 2016 será melhor.

Sendo assim, me parece que temos duas opções: acreditar nas projeções oficiais do governo (e antes que partidários de A ou B venham me atirar pedras, devo dizer que minha opinião é de que todos os governos mentem e sempre mentiram), ou se preparar para o que der e vier.

Digo “o que der e vier” pois também não me agrada seguir as projeções de consultores e afins que vivem de dar opiniões nos dizendo como o mundo vai ser daqui a sei-lá-quanto-tempo.

Para você, querido leitor, eu diria que pouco importa quem está certo ou errado. O que importa são as atitudes que podemos tomar para nos proteger e até tentar tomar vantagem em uma situação confusa como a que estamos passando. Como escreveu Warren Buffett, é quando a maré baixa que vemos quem está nadando pelado.
Assim, segue meu guia para não ser pego com as calças na mão:

Diversifique

Somos viciados em renda fixa e no mercado interno brasileiro. A maioria das pessoas diversifica pouco, confia demais em uma ou outra classe de ativos e quando resolve fazer algo diferente vê a coisa como uma “aposta”, seja em ações ou imóveis na Flórida. O que você deveria estar fazendo é nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Diversifique seus investimentos da melhor forma que o seu patrimônio permitir.

Assuma riscos equilibrados

Acabou-se a era do “vamos fazer para ver no que dá”. Ainda assim, a economia recompensa quem toma e aceita o risco. O jeito é buscar melhores formas de assumir riscos: evite apostas do tipo “tudo ou nada” e favoreça experiências pequenas que podem ser deixadas de lado caso seja necessário. Quebre suas iniciativas de mudança em etapas menores, cumpra uma etapa de cada vez como forma de limitar seu risco. E, por último, não tente ser seguro demais. Lembre-se: os barcos estão seguros no porto, mas não é para ficar ancorados que eles foram construídos.

Reconstrua seus custos

Há um motivo para algumas das companhias mais eficientes do mundo terem adotado práticas firmes de redução de custos. Esse é o momento de olhar para todos os seus custos, de sua casa e da sua empresa, e pensar se você os teria se começasse tudo do zero. Linha por linha, imagine que você está começando hoje. Aquele custo faz sentido? Se não fizer, é hora de mudar. Você não precisa ser radical, cortando tudo e vivendo como um monge, mas talvez descubra que está pagando a mais de um ano por aquele pacote extra de filmes que nunca assiste na TV a cabo, e pode continuar vivendo feliz da vida sem ele.

Não se esqueça de viver

Um dos exemplos mais famosos sobre o mecanismo de preço do Capitalismo é o seguinte: se o preço de algo subir, digamos o latão, as empresas que usam esse elemento vão consumir menos dele, procurando alternativas. Com isso, quem depende mais desse material vai pagar mais caro e quem precisa menos dele vai dar um jeito. Para o consumidor, pouco importa que esse ajuste seja saudável a longo prazo.

Na nossa vida individual, estamos abrindo mão de algo. Até aqui, tudo bem. Só não se esqueça de que nessa parte de abrir mão de algo precisamos continuar vivendo, nos divertindo e fazendo tudo aquilo que faz a vida valer a pena. Seu restaurante preferido ficou caro? Aproveite para conhecer a concorrência! O vinho subiu muito? Chame os amigos e faça uma degustação em casa. Enfim, procure opções mais baratas, mas não se esqueça de viver.

Essas são minhas sugestões para você viver melhor em momentos de crise. Pensando bem, são boas sugestões para qualquer momento. Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Fonte: Revista Eletrônica Administradores.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Prefeito de Açailândia em exercício Juscelino Oliveira vai sepultar o dia 7 de setembro

Desfile (3)_thumb[1]

Apresentações no desfile de 7 de setembro do ano passado, realizado pela prefeita Gleide Santos…

O tradicional desfile de 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, precisou ser resgatado pela prefeita Gleide Santos (PMDB), visto que não acontecia há pelo menos 08 anos, durante o mandato do ex-prefeito Ildemar Gonçalves (PSDB).

Nos últimos dois anos, 2013 e 2014, a festa cívica foi realizada na cidade de Açailândia levando multidões às ruas da cidade, reconquistando o valor patriótico e cívico da população. Mas assim como em todos os setores da administração pública de Açailândia comanda pelo prefeito em exercício Juscelino Oliveira, o desmando é a tônica, não seria diferente com a realização do tradicional desfile de 7 de setembro – Juscelino simplesmente sepultou a data cívica sem dar nenhuma satisfação à população.

No ano passado o desfile de 7 de setembro levou para as ruas o tema: “Açailândia, Expresso o Progresso”. Sessenta e quatro pelotões compostos por alunos das escolas da rede pública municipal, estadual e particulares, percorreram as principais ruas do centro da cidade.

Entre as novidades do ano passado, a população de Açailândia contou com a participação de um pelotão da Polícia Militar, do 50º BIS (Batalhão de Infantaria e Selva) do Exército Brasileiro, e do CRAI – Centro de Referência do Idoso e alunos com necessidades especiais.

Abusando da criatividade, os participantes atraíram a atenção e arrancaram aplausos de milhares de pessoas. E por onde passava o desfile todos queriam ver, filmar ou fotografar, essa, que com certeza, foi a mais bela festa cívica da história de Açailândia da última década – Esse ano a população de Açailândia tomará apenas conhecimento da decisão estapafúrdia do prefeito em exercício Juscelino Oliveira de não realizar o tradicional desfile de 7 de setembro.

Pelo visto Juscelino tem a certeza de que não permanecerá por muito mais tempo no cargo de prefeito, por isso a única preocupação é fazer caixa, ou seja, juntar bastante dinheiro e evitar qualquer gasto – Não se sabe pra onde toda essa dinheirama irá, já que não está realizando absolutamente nada de obras ou investimentos no Município.

Aos açailandenses apenas as lembranças abaixo do desfile do ano passado:

Desfile (1)_thumb[1]Desfile (5)_thumb[4]Desfile (2)_thumb[6]

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Lutadora que imobilizou assaltante vai representar o MA no MMA em São Paulo

fotoA lutadora de Jiu Jitsu, Monique Bastos, que imobilizou uma ladrão na cidade de Açailândia, foi alvo de notícias internacionais.

Ela revelou que esta foi a segunda vez que acabou sendo assaltada. Na primeira ainda salvou o celular e conseguiu também imobilizar o assaltante.

Nesta segunda vez, na noite de terça-feira, levou sorte novamente. Deu um mata leão e uma chave de triângulo no bandido que estava acompanhando do homem  que levou seu aparelho celular nas proximidades da academia.

Monique vai representar o Maranhão no dia 8 de outubro próximo em campeonato de MMA, na cidade de São Paulo. O bandido que tentou assaltar a lutadora e levou azar, é da cidade de Caxias e tem várias passagens pela polícia, desde quando era menor de idade.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Morte de ambientalista no Maranhão é denunciada à OEA

Raimundo dos Santos Rodrigues denunciava ação de madeireiros ilegais dentro Reserva Biológica do Gurupi desde 2012

O assassinato do ambientalista e conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi, Raimundo dos Santos Rodrigues, foi denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta segunda-feira, 31, pela ONG Justiça Global. Raimundo foi morto em uma emboscada, a tiros e golpes de facão, na estrada que liga as cidades de Bom Jardim a Buriticupu, no Maranhão. Sua esposa ficou gravemente ferida no atentado. Desde 2012, ele vinha denunciando a ação de madeireiros ilegais na região, o que o tornou alvo de constantes ameaças. Tanto que os madeireiros teriam elaborado uma lista com o nome do conselheiro e de outras pessoas marcadas para morrer.

As ameaças contra a vida de Raimundo já haviam sido comunicadas à Ouvidoria Nacional Agrária, mas nada foi feito. A Justiça Global manifestou à OEA sua preocupação com a segurança e a vida dos outros conselheiros da ReBio do Gurupi e com os moradores da Comunidade Brejinho das Onças, localizada no interior da reserva, onde Raimundo vivia com a sua família. Além do conflito com os madeireiros, a comunidade sofre também com a perseguição de um latifundiário, ligado a políticos locais.

Em julho deste ano, o Ibama apreendeu e incendiou caminhões que eram utilizados para extrair madeira ilegal do interior da ReBio. A Reserva está conectada com as Terras Indígenas Alto Turiaçú, Awá e Carú. Juntas, formam um mosaico que representa o que resta de floresta amazônica no Maranhão. Em abril, o agente indígena de saneamento Eusébio Ka’apor foi assassinado com um tiro nas costas, na mesma região. De acordo com informações, ele teria sido vitimado por madeireiros contrários às ações de autofiscalização e vigilância territorial dos indígenas contra a exploração ilegal de madeira na Terra Indígena Alto Turiaçu.

Apesar de ser uma reserva ambiental, a ReBio do Gurupi não conta com uma proteção efetiva dos órgãos federais. O informe foi enviado para as relatorias da OEA de Execuções Sumárias, Defensores de Direitos Humanos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.