terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Cenário Político de Açailândia para as Eleições 2016, sob a ótica do Jornalista Maycon Sousa

Juscelino Oliveira


Atual prefeito do município, está filiado ao PCdoB, partido do Governador Flávio Dino. O presidente da sigla no Estado, Márcio Jerry afirma que o PCdoB estar pronto para disputar eleições majoritárias em mais de cem cidades. Açailândia não fugirá a regra, Juscelino Oliveira e seu grupo já se prepara para concorrer a reeleição. 

Atualmente o gestor que é ficha limpa conta com popularidade, os problemas acumulados nos últimos três anos da ex-gestão não reflete necessariamente em sua pessoa devido o pouco tempo em que se encontra no comando da administração (seis meses). 

Tido antes apenas como um vice-decorativo, Juscelino Oliveira em pouco tempo tem se articulado para conquistar recursos e benefícios para a cidade, por exemplo, a UPA abandonada nos últimos anos e que deve ser entregue no inicio de fevereiro.  Juscelino Oliveira pode fazer valer a máxima "não se meche em time que está ganhando". 

Ildemar Gonçalves

Este não é um adversário a ser batido facilmente, Ildemar Gonçalves, do PSDB, atualmente surfa em popularidade devido aos problemas acumulados nos últimos anos da ex-gestão. Antes que a ex-prefeita Gleide Santos fosse cassada, o povo alimentava o sentimento de que a aposta na mudança não havia sido uma escolha acertada. 

Em 2012 concluindo seu segundo mandato, Ildemar não podia se candidatar, mas fez de seu escolhido, Elson Santos, um candidato forte alcançando 22.113 votos, ou seja 39,51% dos votos válidos, contra Gleide Santos que a época chegava a liderar pesquisas de intenções de votos com até 56%. 

Agora Ildemar pode ser novamente candidato, e não esconde o desejo dos amigos mais próximos e familiares. "Se o cenário estiver favorável eu irei", é o que os correligionários tem ouvido na Bola 07. Correligionários afirmam que o grupo que o seguiu em 2012 não estar esfacelado, bastando apenas um aceno. Ildemar fez demonstração do seu prestigio durante filiação de Lúcio Flávio em Itinga, quando levou várias autoridades do PSDB, inclusive o vice-governador Carlos Brandão para o evento. Alguns problemas com contas de gestão não deve ser empecilho para sua possível candidatura. 

Benjamin Oliveira

Não é possível até o momento analisar o quanto o médico Benjamin Oliveira - ficha limpa- pode ser forte, isto porque até então o mesmo não possui em seu "curriculum" uma campanha - nunca foi candidato. Em 2012 ensaiou candidatura a prefeito, mas antes que a campanha ganhasse ruas se uniu ao ex-prefeito Ildemar Gonçalves. 

Agora tem dito aos correligionários e lideranças do seu rol politico que será candidato. Ele é filiado ao PRB, no fim do ano de 2015 especulou-se que deixaria a sigla para se filiar ao PSB, do Senador Roberto Rocha, mas por algum motivo não migrou. 

Nos bastidores é oficial de que Benjamin sendo candidato, o Pastor José Alves Cavalcante, suplente de Deputado, será seu vice. Desde 2013 que ambos são aliados, Benjamin já participou até de eventos da Igreja a qual Cavalcante é presidente, com direito a fotos. A quem aposte no recuo de Benjamin caso Ildemar seja de fato candidato, correligionários do médico, porém dizem que 2012 não se repetirá. A seu favor Benjamin possui o sentimento de que é preciso "renovação" na politica.

Professor Milton

Filiado ao PSOL, Professor Milton - ficha limpa- tem em seu curriculum politico uma marca histórica, em 2012 alcançou uma votação até então nunca obtida por um candidato do partido. Em meio a uma briga de "gigantes" ao fim do combate, Professor Milton sagrou-se com 4.685 votos, ou seja, 8,69% dos válidos. Milton faz o estilo corpo a corpo e segue rigidamente o histórico do PSOL, se mantém longe de grandes estruturas e faz alianças seletivas. Seus votos se mantiveram, em levantamentos nas redes sociais seu nome é apontado de forma espontânea. Mesmo aconselhado a ser candidato a vereador, onde teria vaga garantida, Milton é candidato a prefeito. 

Vanderlei Trombela

A grande surpresa no cenário é o empresário Vanderlei Trombela - ficha limpa, ex-presidente da Associação Comercial de Açailândia - Acia, Trombela tem sido o nome aclamado em meio a classe empresarial do município. Eles apostam na capacidade de Vanderlei em gerenciar crises e fomentar o desenvolvimento, dentre outras áreas, da economia. 

O forte grupo de empresários que se formou em torno do seu nome aposta entre outras coisas na sua personalidade, descrita como sendo de alguém com bom caráter e compromisso. Vanderlei está filiado ao Partido Social Democrático - PSD, além de empresário é formado em administração e defende o fim da reeleição para cargos.

Jardel Bom Jardim

O Empresário Jardel Bom Jardim - ficha limpa - é filho de Açailândia, sua família - Bom Jardim, é pioneira na cidade. 

Ele está filiado ao PHS e é o nome do partido para disputar as eleições 2016 com os demais candidatos a prefeito. Não é possível medir seu potencial eleitoral já que o jovem até então não participou de eleições.

Wilton Lima

O Comunicador Wilton Lima - ficha limpa- também é pré-candidato a prefeito de Açailândia. Ele estar filiado ao PMDB, que tem como pré-candidatos também Zetinha Sampaio. 
Wilton Lima tem pós em gestão pública pela UEMA, faz pós em assessoria de Comunicação na Ufma, e é servidor de carreira com mais de 15 anos de serviço. 

Se escolhido como candidato do PMDB, Wilton Lima, abre mão de uma vaga de vereador na Câmara Municipal. Ele seria o nome a representar o partido que tem como vice-presidente a ex-prefeita Gleide Santos. 
Nota do Blog

Estes são os nomes que se preparam oficialmente para a corrida eleitoral de 2016. O restante é parte apenas de pura especulação, no fim apenas os sete acima, caso não ocorra recuos, irão de fato para o jogo. 

Em breve o Blog realizará o levantamento dos nomes que podem ser a renovação da Câmara Municipal de Açailândia. Aguardem!

Nenhum comentário: