terça-feira, 10 de maio de 2016

Por que a queda de um cadeirante gerou polêmica no revezamento da tocha

A queda de um cadeirante durante o revezamento da tocha olímpica causou muita polêmica nas redes sociais, gerou um vídeo que viralizou de forma negativa com mais de 5 milhões de visualizações e causou constrangimento para João Paulo Nascimento, jogador da seleção brasileira basquete em cadeira de rodas.
O atleta de 25 anos participava do revezamento no último dia 4 em Anápolis (GO) quando caiu ao passar o fogo para outro condutor. Sem ajuda dos voluntários, ele se levantou e voltou à cadeira. Foi o suficiente para diversos comentários maldosos serem feitos em seu perfil no Facebook e pessoas começarem a questionar sua idoneidade e deficiência física. Muitos disseram se tratar de uma farsa do Comitê Organizador para emocionar o público.
A repercussão foi tamanha que João gravou um vídeo e postou em seu Facebook para esclarecer o assunto e explicar às pessoas qual era a sua deficiência. Ele tem geno valgo,  a doença do joelho em "X". As pernas não ficam alinhadas e os joelhos se aproximam, deixando os pés afastados, o que dificulta o caminhar. 
Ao UOL Esporte, o atleta mostrou-se chateado com todo o ocorrido, mas afirmou que isso serve como uma lição para as pessoas e para esclarecer que nem todo cadeirante é paraplégico ou não tem todos os movimentos da perna.
"Vejo de forma muito negativa tudo o que aconteceu e fiquei muito chateado. Tive conhecimento por meio de uma amiga da faculdade que havia recebido o vídeo e diversos comentários. Fui muito xingado nas redes sociais e tive de ler muitas coisas maldosa de pessoas que não tê conhecimento. Minha mãe ficou revoltada com tudo isso", afirmou João.
"Mas se há algo positivo nisso tudo é que serviu para as pessoas entenderem que nem todo cadeirante é paraplégico. Eu tenho este problema de geno valgo que não me permite correr ou ficar muito tempo em pé", explicou.
João defendeu a seleção brasileira de cadeira de rodas pela primeira vez em 2014 e está na expectativa de ser convocado para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: