terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ufma/Imperatriz conclui mais um módulo da Pós Graduação em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional.

A turma que concluirá o curso em dezembro é composta por 31 alunos da cidade de Imperatriz, 04 de Açailândia e 01 de São Francisco do Brejão.

No último final de semana (sexta, sábado e domingo) a Universidade Federal do Maranhão concluiu mais uma etapa da Pós Graduação em Ascom, oferecida a jornalistas recém-formados na academia, bem como, quem já exerce a profissão há muitos anos e procura agora se especializar na área. A disciplina desenvolvida pela Profª. Doutora Giovana Mesquita, de forma teórica e prática foi: a assessoria e as novas rotinas no jornalismo.

A Universidade Federal do Maranhão teve a percepção de que a atividade de assessoria de imprensa se consolidou definitivamente no mercado e vem se expandindo em grande escala. Atualmente, profissionalizada e estimulada pela tecnologia, as assessorias de imprensa (Ais) ganham cada vez mais espaço em grandes empresas e a importância que assumiram na comunicação organizacional é notória.

A instituição então preparou um projeto que contou com um time de professores altamente qualificados, em sua grande maioria já doutores, e outros professores em fase de conclusão de seus doutorados, daí a qualidade do curso de especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional.

A disciplina desenvolvida nos dias 28, 29 e 30 abordou, principalmente, sobre as novas mídias, responsáveis pelas mudanças que estão acontecendo no jornalismo mundial, na sociedade em geral, e nas empresas, buscando mostrar como a assessoria utiliza essas novas mídias, contemporaneamente, para o relacionamento com veículos de comunicação e com o público em geral.

Antes, as assessorias produziam para os veículos de comunicação para que estes produzissem para o público em geral, isso mudou drasticamente – agora, as assessorias produzem diretamente para o público, por meio de portais e de diversas outras mídias lançadas no mercado a partir do surgimento de novas tecnologias.


De forma didática, a professora Drª Giovana Mesquita apresentou aos alunos um novo mundo, um mundo conectado, e que a assessoria de imprensa ganha cada vez mais espaço nesse novo cenário da comunicação. Negar esse fato é simplesmente ignorar os avanços tecnológicos dos últimos anos.

O processo de adaptação às novas mídias pode ser fácil, mas alguns profissionais ainda resistem a essa transição. É o tipo de reação que podemos definir muito claramente em uma expressão bem brasileira: Remar contra a maré.

Pior ainda, alguns profissionais acreditam que a transição da assessoria de imprensa convencional para a assessoria de imprensa na Internet é apenas uma questão de “mudar de teclado”. Ledo engano.


O mundo online tem um formato próprio, uma dinâmica própria, e por isso, o profissional de assessoria de imprensa, comunicação social ou jornalismo, precisa se adaptar a esse formato e compreender suas regras, técnicas e dinâmica.

Nenhum comentário: