quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Embrapa Cocais realiza curso sobre manejo de açaizais nativos

 -

Nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, no Povoado Vertente, localizado no município de Amapá do Maranhão-MA, técnicos e agroextrativistas irão participar de curso sobre manejo de açaizais nativos, como parte das atividades da Embrapa Cocais no Fundo Amazônia por meio do projeto "Manejo floresta e extrativismo do açaí no Maranhão". O evento tem a coordenação da Embrapa Cocais, participação técnica da Embrapa Amapá e apoio da Secretaria de Agricultura Familiar-SAF e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão – Agerp.
 “Serão capacitados 36 multiplicadores e instalada Unidade de Referência Tecnológica – URT, que será acompanhada por dois anos (tempo de duração do projeto), de seis em seis meses”, explica o pesquisador da Embrapa Cocais José Mário Frazão. Essa será a primeira capacitação, mas haverá outras, de forma continuada. Espera-se, com a iniciativa, difundir a tecnologia de manejo de açaizais e incrementar a produção na região, que além ser a maior produtora de açaí no Maranhão tem grande potencial de crescimento, inclusive no quesito qualidade.
No programa do curso, está previsto abordagem dos seguintes temas: florestas nativas e o açaizeiro, novo Código Florestal e manejo dos açaizais, diversidade e estrutura das florestas de várzea, princípios e requisitos para o manejo da floresta de várzea, licenciamento ambiental e ainda manejo sustentável de um açaizal nativo.  Como etapas de intervenções, haverá demarcação de blocos, limpeza do açaizal, inventário florestal, análise dos dados e planejamento, intervenções de manejo, manutenção do açaizal manejado e resultados do manejo do açaizal. 
As ações da Embrapa Cocais no projeto "Manejo floresta e extrativismo do açaí no Maranhão", do Fundo Amazônia englobam também os municípios Curutapera, Luiz Domingos, Godofredo, Viana, Cândido Mendes.
Fundo Amazônia – Embrapa participa com o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto busca promover a produção e a disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas para a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia, por meio de apoio a projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, intercâmbio de conhecimentos e comunicação rural.
O projeto está estruturado em quatro arranjos, cada um composto por projetos de abrangência regional, estadual ou local, selecionados através de chamadas internas e executados por centros de pesquisa que atuam naquele bioma. A Embrapa Cocais atua Arranjo 2 - Restauração, manejo florestal e extrativismo, cujas prioridades são: desenvolvimento e transferência de tecnologias de manejo florestal, com ênfase no manejo florestal comunitário e na agricultura familiar; avaliação e monitoramento do manejo de espécies madeireiras nativas da Amazônia; desenvolvimento e transferência de tecnologias para restauração florestal, incluindo manejo, produção e armazenamento de sementes e mudas e sistemas silviculturais para o bioma Amazônia; desenvolvimento e transferência de tecnologias de coleta, armazenamento, beneficiamento e agregação de valor de produtos da sociobiodiversidade; transferência de tecnologias e treinamento em boas práticas para a produção de produtos florestais não-madeireiros; e regularização ambiental e recuperação de Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal.
Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2222
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Nenhum comentário: