
E agora?
Pendências de prefeituras ameaçam ajuda a cidades
Os 52 municípios que decretaram estado de emergência até ontem estão com problemas no Cadastro de Convênio.
Carla Lima Da equipe de O Imparcial
A ajuda prometida pelo governo federal para reconstrução dos municípios maranhenses atingidos pelas cheias pode não se concretizar. Ao anunciar a medida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou que o repasse somente será realizado com projetos consistentes e para os municípios em dia com as exigências legais para as transferências.
O problema é que 52 municípios, que haviam decretado estado de emergência até o início da tarde de ontem, estão com problemas no Cadastro Único de Convênio (Cauc), que é ligado ao Tesouro Nacional.Segundo dados da Defesa Civil Estadual, mais de 60 cidades do Maranhão foram atingidas pelas atuais enchentes até agora. A maior parte delas decretou estado de emergência, com o objetivo de assegurar recursos federais e estaduais específicos para a situação. Para estas cidades já estão garantidos pelo presidente Lula recursos para as medidas emergenciais de atendimento aos desalojados e desabrigados.
A reconstrução das moradias, da infraestrutura e das atividades produtivas, no entanto, somente poderá ser realizada após as chuvas cessarem e o nível dos rios baixar. Em sua visita ao Maranhão, na terça-feira, o presidente Lula disse que o governo vai assegurar os recursos para isso, mas que é preciso ter um projeto consistente e estar com as contas em dia com a Fazenda Pública Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário