São Luis - O TRE iniciou nesta quarta-feira o julgamento do processo de cassação do deputado Hélio Santos (PSD) e do prefeito de São Francisco do Brejão, Alexandre Araújo Santos. O parlamentar é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de pode econômico por conta do uso indevido dos meios de comunicação.
O jornal “Açaí Folha”, de Açailândia, onde o hoje deputado foi presidente da Câmara de Vereadores, se transformou num verdadeiro órgão de divulgação de sua campanha, segundo o MPE. “Hélio Santos estremece Açailândia na maior carreata da história” e “Hélio Santos imprime ritmo forte na reta final de campanha”, foram algumas manchetes do matutino.
O relator da matéria, Jaime Ferreira de Araújo, defendeu a punição ao político. Em seu voto, ele descartou a cassação e votou no sentido de que Hélio Santos fique inelegível pelos próximos três anos.
O juiz Magno Linhares votou contra. Ele disse que no ano passado o tribunal julgou processo parecido e acabou absolvendo o deputado federal Sarney Filho (PV). “Porque agora julgaríamos diferente?”, questionou.
Os juízes Raimundo Barros e José Jorge Figueiredo pediram vistas compartilhadas do processo. O juiz Francisco Ramos, o Chicão, que estreou hoje no TRE no lugar do Sérgio Muniz, resolveu aguardar o pedido de vistas.
São Francisco do Brejão
Jaime Ferreira de Araújo também foi relator do processo que pede a cassação do prefeito de São Francisco do Brejão, Alexandre dos Santos, e do segundo colocado na eleição Antonio Brandão.
Eles são acusados de captação ilícita de recursos durante a campanha, o que caracteriza o chamado “Caixa 2”.
Em seu voto, ele defendeu a cassação do prefeito e que fosse negada a diplomação do segundo colocado. Como a votação deles somadas supera os 50%, o relator pediu a realização de uma nova eleição na cidade em até 40 dias.
O julgamento foi adiado devido a um pedido de vistas de Magno Linhares.
Helio que nao e besta, viu que se ficasse no psdb, era certa a sua cassaçao, veio com o rabinho entre as perna se aliando ao grupo do sarney. espero que esses que irao julga-lo,reconheça que a lei esta acima de qualquer interesse politico, e que usar a maquina publica como vem sendo usada antes, durante e depois das eleiçoes em favor do grupo em açailandia, ja deveria ter um basta a muito tempo.
ResponderExcluirKkkk Mastem gente idiota. esse processo contra o helio é ridiculo e é claro q ele não vai ser cassado. so q os idiotas não se conformaa pq queriam o contrario. chupaaa Gleide...chupaaa Juscelino...Chupaaa Weverton rocha kkkkkkkk
ResponderExcluirA saúde de Brejão virou um cantinho do inferno com essa cão do prefeito Alex.Pessoal da saúde criem coragem vamos lutar por um Brejão melhor. Greve geral na saúde de São Francisco do Brejão. Paz sem voz não é paz é medo.
ResponderExcluir