Além de São Luís e Caxias, as buscas foram realizadas em Buriti Bravo, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.
Em uma escalada da operação que investiga o desvio de mais de R$ 50 milhões do Fundeb, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada estadual Daniella Jadão Meneses (PSB) na manhã desta terça-feira (19). A ação integra a Operação Lei do Retorno, que mira uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações municipais no Maranhão e no Piauí entre 2021 e 2025.
A deputada, que é esposa do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, teve seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão vistoriado por agentes federais em busca de documentos. Até o momento, a parlamentar não se manifestou publicamente sobre a ação policial.
A operação, que já havia cumprido 45 mandados, ampliou seu escopo com esta medida de maior repercussão política. O foco das investigações permanece sendo o desmantelamento de um esquema que desviava recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica por meio de procedimentos fraudulentos.
Além de São Luís e Caxias, as buscas foram realizadas em Buriti Bravo, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí. Os crimes investigados incluem formação de quadrilha, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, com penas que podem superar 50 anos de prisão.
A investigação segue em andamento para apurar a extensão total do esquema e o envolvimento de outros agentes públicos e privados. A PF não descarta novas fases da operação.
FONTE: CUBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário