quinta-feira, 16 de abril de 2009

“Bebezão” discute necessidade de UTI para Açailândia


Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Açailândia – Em seu pronunciamento na manhã de ontem, 16, nas explicações pessoais da Câmara Municipal de Açailândia, o vereador Alexssandro “Bebezão” (PHS), destacou a necessidade de implantação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em Açailândia.

Bebezão exemplificou os prejuízos causados pela falta da unidade, através do caso do empresário Nilton Oliveira Amaral, popularmente conhecido como Baiano, falecido semana passada.

De acordo com o vereador, se houvesse em Açailândia uma UTI, os danos cerebrais sofridos por Baiano poderiam ser detectados e tratados de forma mais eficiente logo no município. “Baiano recebeu os primeiros socorros em Açailândia e logo depois foi transferido para Imperatriz, onde teve que aguardar uma vaga na UTI. Acredito que se o tratamento tivesse sido realizado logo na cidade, na unidade adequada, seu óbito poderia ter sido evitado”, considerou Bebezão.

O vereador ressaltou que manteve contato com o ex-secretário de Saúde, Marcondes Carneiro, quando este ainda respondia pela pasta, onde foi informado das dificuldades para a implantação de uma UTI na cidade, principalmente pela questão de investimento e manutenção.

Ele disse que entende que o município não dispõe de condições, na atual realidade, para manter a unidade, no entanto reivindicou parceria com os governos do estado e federal. “Eu tenho consciência que pelo alto custo, o Executivo de Açailândia não tem como manter a UTI, por isso é necessário que se busque parceria com o Estado e com a União, a fim de viabilizar a implantação da unidade”, destacou.

Alexssandro disse também que é necessário que a Casa se organize com a sociedade civil, para levar a questão ao Governo do Estado, mesmo diante a atual situação de instabilidade gerada pelo processo de cassação do governador Jackson Lago (PDT). “Mas não é relevante quem é o governante, a questão é que a UTI é necessária e o governo não pode fechar os olhos para Açailândia”, criticou

Governo – Bebezão disse que caso o governador Jackson Lago não esteja mais no cargo, considerando-se sua boa vontade e compromisso com Açailândia, e diante a possibilidade da posse da senadora Roseana Sarney (PMDB/MA), seria uma oportunidade para ela demonstrar seu carinho com o município. “Caso a senadora Roseana assuma o cargo, essa instalação de uma UTI na cidade seria a grande resposta aguardada por todo o município. Ela nos deve isso”, pontuou o parlamentar.

Foto: Assessoria.

2 comentários:

Unknown disse...

Precisou morrer uma pessoa importante para um vereador tomar essa iniciativa . Quantas pessoas já morrerem por falta de uma UTI no Municipio ? Numa cidade com mais de 100 mil Habitantes .

Anônimo disse...

Realmente é uma necessidade básica da saúde açailandense uma UTI, e se comparar com outros municípios menores (ou de menor importância econômica de arrecadação no maranhão)perdemos feio em não ter também o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Fica aí a "dica" de como melhorar as coisas...