sábado, 18 de outubro de 2025

Adultos na sala: Brasil e EUA negociam tarifaço. E qual o prêmio de Trump?

 

Mauro Vieira, chanceler brasileiro, Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, se reuniram em Washington na quinta: promessa de continuidade nas conversas

Mauro Vieira, chanceler brasileiro, Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, se reuniram em Washington na quinta: promessa de continuidade nas conversas

Divulgação/Embaixada do Brasil em Washington



Roger Modkovski

A esperada reunião entre a alta diplomacia de Brasil e EUA sobre o tarifaço terminou sem conclusões na quinta-feira. Houve o protocolar discurso de que a reunião foi "ótima" e a promessa de trabalho conjunto no futuro e de uma conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump.

Para a colunista Daniela Lima, a reunião superou expectativas, principalmente porque havia o receio de que o enviado americano de alto nível, Marco Rubio, secretário de Estado, iria ideologizar a conversa, mas isso não ocorreu.

O analista Leonardo Sakamoto constata que Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo baseado nos EUA, traiu o Brasil à toa ao instigar os EUA a estabelecer sanções contra nosso pais —no final das contas, diz Sakamoto, Trump mostrou que não rasga dinheiro. Para Sakamoto, a função de Dudu nos EUA hoje resume-se a ser cabo eleitoral de Lula e motivo de constrangimento para a Câmara de Deputados.

Josias de Souza complementa: o filho de Bolsonaro está desesperado ao observar o desenrolar do processo diplomático entre Brasil e EUA sem que seu pai seja pelo menos citado.

Mas é bom lembrar que a difícil negociação ainda está em curso. Segundo Josias, o presidente Lula ainda precisa definir o tamanho do troféu que será cedido a Trump.

Com a negociação em andamento, diz o experiente repórter Ricardo Kotscho, nos resta comemorar que a negociação finalmente está sendo conduzida "pelos adultos na sala".

 

Daniela Lima: Planalto: Rubio era ponta de lança de ataques, e ação superou expectativas

Leonardo Sakamoto: Eduardo Bolsonaro traiu seu país à toa após Trump parar de rasgar dinheiro

Josias de Souza: Eduardo Bolsonaro se desespera com processo diplomático entre Brasil e EUA

Josias de Souza: Lula tem que definir tamanho do 'troféu' que será cedido a Trump

Ricardo Kotscho: Cordialidade entre Vieira e Rubio indica que adultos estão na sala

Jamil Chade: EUA citam China em reunião com Brasil e admitem preocupação com soja


Rubio promete agir por encontro entre Lula e Trump e não cita Bolsonaro

 

Divulgação/Embaixada do Brasil em Washington



Carolina Juliano

Integrantes do governo brasileiro avaliaram que a reunião que ocorreu ontem entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, representou a largada para uma negociação séria pela redução das tarifas que foram aplicadas ao país. Segundo interlocutores do governo, o chanceler brasileiro avaliou o encontro como "excelente" e "descontraído" e havia uma "clara disposição em trabalhar juntos". De acordo com fontes ouvidas pela colunista do UOL Daniela Lima, o nome de Jair Bolsonaro não foi mencionado na reunião e Vieira e Rubio se comprometeram a organizar o encontro entre Lula e Trump. Os dois tiveram um primeiro encontro que durou cerca de 15 minutos e depois uma conversa ampliada, com equipes de ambos os governos. Do lado americano, participaram o representante comercial Jamieson Greer e integrantes do Departamento de Estado. Do brasileiro, foram a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros diplomatas. Saiba mais.

 

Brasil e EUA divulgam comunicado sobre encontro. No fim do dia, os governos de Brasil e Estados Unidos divulgaram uma nota conjunta afirmando que o encontro realizado entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, foi positivo. A nota afirma que eles concordaram em trabalhar em colaboração, "conduzir discussões em múltiplas frentes no futuro imediato e estabelecer um caminho de trabalho a seguir". O comunicado, divulgado em conjunto pela Agência de Representação Comercial e pelo Departamento de Estado dos EUA, e pelo Itamaraty também diz que Donald Trump e Lula se encontrarão na "primeira oportunidade possível".


Dia do Médico: a força de quem escolheu acreditar no sonho e conquistar o direito de cuidar de vidas


Medicina segue sendo a profissão mais prestigiada e alvo de desejo dos jovens

Nascido em um ciclo familiar menos favorecido, no bairro Vila Ildemar, um dos mais tradicionais de Açailândia (MA), Moisés Oliveira (25 anos) vem de uma realidade na qual, como ele próprio explica, o estudo sempre foi um desafio e sonhar alto parecia algo muito distante. “Minha família nunca teve condições financeiras de pagar uma faculdade, mas desde cedo aprendi que a educação é o caminho mais poderoso para transformar vidas, e foi nela que escolhi apostar todas as minhas forças”, comenta o, hoje, estudante de Medicina no IDOMED Fameac.

O dia 18 de outubro é marcado pela celebração do Dia do Médico, uma profissão que desperta o desejo de milhões de jovens brasileiros. Segundo um levantamento do Observatório Febraban, Medicina aparece em primeiro lugar entre as profissões de maior prestígio do país, sendo escolhida por 89% dos entrevistados, o que explica o interesse - mesmo diante do surgimento de novas profissões e tendências de mercado - de muitos estudantes por essa carreira. Um desses jovens é o próprio Moisés, que está cada vez mais próximo de realizar o sonho de se tornar médico.

Atualmente cursando o 6º período de Medicina, ele relata que o caminho até aqui foi marcado por muito esforço, superação e determinação. “Foram meses intensos de estudo, disciplina, fé e renúncias. Eu não tinha condições de pagar uma faculdade, mas acreditava que o esforço e a fé me abririam caminhos. E abriram. Em 2023, fui aprovado em primeiro lugar em Medicina, conquistando uma bolsa integral pelo Programa Mais Médicos, no IDOMED Fameac. Aquele dia mudou completamente a minha vida, pois foi quando entendi que a educação é, de fato, a base de tudo”, detalha Moisés.

Difíceis decisões

Antes dessa conquista, Moisés precisou tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida. Mesmo faltando pouco tempo para se formar em Engenharia, curso que fazia anteriormente, percebeu que seu verdadeiro propósito estava em outro lugar. “Sempre admirei a Medicina pela forma como ela toca vidas e devolve esperança. Esse era o sonho que sempre pulsou dentro de mim: o de cuidar das pessoas e fazer a diferença na vida delas. Por isso, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida, trancar o curso e recomeçar do zero, dedicando-me inteiramente ao sonho de cursar Medicina”, relata o estudante.

“Muita gente achou loucura abandonar tudo, mas eu sabia que não podia viver com o arrependimento de não ter tentado. Hoje, como estudante de Medicina, cada aula e cada experiência prática me lembram da minha caminhada e do quanto valeu a pena acreditar. Quando visto o jaleco, lembro da fase da minha vida em que sonhava com esse momento e do jovem que, mesmo sem condições, nunca desistiu. Lembro da minha família e de todas as vezes em que pensei em parar, mas, seguindo minha força de vontade, continuei”, finaliza, emocionado, Moisés.

image.png

Cólicas em bebês: especialista ensina manobras eficazes que trazem alívio

Algumas estratégias e exercícios podem ajudar a soltar os gases da cólica, trazendo noites mais tranquilas para os bebês e para os pais

 


Noites em claro, choros incessantes e aquele aperto no peito a cada segundo, essa foi a realidade de Bernardo Edberg e Tauanne Gomez nos primeiros meses após a chegada do bebê. Como tantos outros pais de recém-nascidos, eles enfrentaram de perto os temidos episódios de cólica. “Depois de muitas tentativas e da ajuda de profissionais, as cólicas foram diminuindo, e poder ver nosso pequeno mais tranquilo trouxe um alívio e uma felicidade imensos”, compartilha o casal.

A enfermeira e professora de Medicina do IDOMED Fameac, em Açailândia, Taynara Logrado, explica que as cólicas em bebês estão relacionadas ao sistema digestivo, que ainda está em processo de consolidação e não possui maturidade suficiente para lidar com os gases que entram no organismo.

Taynara destaca que a opção ideal é procurar um pediatra para entender o cenário e indicar os melhores caminhos para evitar ou minimizar as cólicas. Em momentos mais urgentes, que exigem uma atuação imediata, algumas estratégias podem ajudar, como a aplicação de compressas ou banhos mornos (sempre com muito cuidado e testando a temperatura), além de massagens na barriga e exercícios simples.

Exercícios ajudam

A enfermeira indica três exercícios fáceis e eficazes para os casos mais emergenciais. Os pais podem colocar o bebê com a barriga apoiada sobre o antebraço, exercendo uma leve pressão nas costas para estimular a eliminação dos gases, o que ajuda a acalmar e confortar o recém-nascido. Outra manobra eficaz é deixar o bebê deitado e realizar uma massagem leve com as pontas dos dedos na barriga, no sentido horário, contemplando todos os quadrantes do abdômen. Também é possível, com o bebê nessa mesma posição, fazer movimentos horizontais e verticais de junção e afastamento entre o polegar e o indicador, na altura do umbigo.

A professora traz ainda uma palavra de consolo e mais algumas orientações: “Os pais podem ficar tranquilos que esse período de desconforto tem prazo para terminar. Por volta do quinto ao sexto mês o quadro de cólicas tende a desaparecer. Até lá, não ofereça qualquer medicamento sem antes consultar o pediatra. Procure sempre orientação médica antes de recorrer a remédios para garantir um tratamento seguro e eficaz”, finaliza.

image.png

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Com recursos próprios Prefeitura de Açailândia inicia abertura de Via Marginal da Br-222 como medida de segurança no trânsito

 

Projeto de Engenharia realizado pela equipe de engenheiros da SEGOV/AÇAILÂNDIA

A nova Via Marginal Direita, no sentido Sede do Município/Pequiá, inicia no Teatro Municipal da cidade e vai até a entrada da Vila Ildemar, passando por um alargamento de Rua, numa espécie de rotatória que vai melhorar de forma significativa o fluxo de veículos de pequeno porte que se utilizam da BR-222 para ter acesso ao maior bairro da cidade.

O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira e o secretário de planejamento Claúdio Queiroz, publicaram nas redes sociais um vídeo explicativo de como essa importante obra custeada com recursos próprios será realizada.

Essa é só mais uma medida da prefeitura de Açailândia, no sentido de buscar melhorias e segurança no trânsito, no âmbito das BR-010 e BR-222, rodovias responsáveis pelo crescente número de acidentes com vítimas fatais.

Imagem aérea da Via Marginal da BR-222 que será aberta atá a entrada da Vila Ildemar.

Na data de ontem, dia 16, foi realizada uma importante reunião, no Centro Empresarial de Açailândia com os principais atores envolvidos no trânsito da cidade, de onde saiu uma campanha para um trânsito mais seguro, com medidas educativas e fiscalização ostensiva de forma a combater o crescimento dos números de acidentes nas BR’s que cortam o município.

ASCOM-PMA.

 

Em ritmo acelerado asfalto do centro da cidade já chega ao setor rodoviário e bancário coração comercial da cidade.


Iniciado na Rua São Raimundo, o asfalto do Centro Comercial da Cidade, objeto de uma emenda parlamentar do deputado federal Duarte Júnior, segue em ritmo acelerado e já avançou pelas Ruas Rio de Janeiro e Bom Jesus, no setor rodoviário e bancário da cidade.

Ao todo serão 04 Km de asfaltamento de alta qualidade que estão sendo colocados de forma bastante criteriosa, sobre a pavimentação e bloquetes antigos e desregulados pelo tempo.


Essa medida da prefeitura de Açailândia visa melhorar o acesso e o fluxo de veículos e pedestres ao Centro Comercial da cidade, retirando uma grande quantidade de veículos que se utilizam da BR-222 para esse acesso – essa é mais uma medida de prevenção à acidentes que vem aumentando de forma vertiginosa no setor urbano da cidade.

O fluxo de veículos agora distribuídos em ruas que eram pouco utilizadas por conta das irregularidades na pavimentação de bloquetes, já pode ser notado por quem usa essas vias no seu dia a dia.

ASCOM-PMA

Prefeitura de Açailândia firma parceria com o governo do Estado e amplia o Programa Juros Zero na cidade.

O Programa Juro Zero é voltado para microempreendedores, microempresas, empreendimentos liderados por mulheres, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores informais, pessoa física (CPF) e CNPJ.

 


Lançado oficialmente nesta semana, o programa juros zero conta com um aporte de R$ 50 milhões e tem como objetivo descentralizar as políticas de desenvolvimento estadual, valorizando a Região Tocantina como polo de crescimento e inovação, garantindo crédito de até R$ 22 mil sem cobrança de juros, fortalecendo pequenos negócios na Região Tocantina bem como no município, que recebeu a Agência de crédito CEAPE para esclarecimentos de como irão atuar junto aos interessados no crédito,

Para facilitar o acesso dos empreendedores, além das agências do Banco do Nordeste, os interessados podem procurar os guichês do Juros Zero nos VIVA/Procon e as Salas do Empreendedor nos municípios. Nesses locais, os servidores foram capacitados pelo banco para receber propostas. A análise e a liberação serão feitas pela instituição financeira.

A secretaria de indústria e comércio e o Invest Açailândia, ligados diretamente ao programa, seguem as diretrizes do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira Açailândia, que aposta nas iniciativas de sempre estimular o empreendedorismo e dar suporte aos pequenos negócios, pois estes são a base da economia local.

A prefeitura de Açailândia, no sentido de oficializar o programa na cidade recebeu representantes do Sebrae e da Agência CEAPE para receber orientações das diretrizes a serem seguidas tomadas pela Sala do Empreendedor, pois a secretária de indústria e comércio será uma porta de entrada para negociações de microempresários que se enquadram no programa, garantindo mais oportunidades e fortalecendo cada vez mais a economia local.

O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, ressalta que o Programa Juros Zero fortalece a cadeia produtiva. “Toda cadeia produtiva, e, principalmente a dos municípios, começa com os micros e pequenos empreendedores, que são os que mais enfrentam dificuldade de acesso ao crédito e agora com esse incentivo do Governo do Estado, em parceria com o Banco do Nordeste e o Sebrae, esse setor fica mais forte e com melhores condições de ampliar seus negócios, aquecendo cada vez mais a economia da cidade de Açailândia”, frisou o prefeito.

O diferencial do programa implantado agora em Açailândia é que os juros das operações de crédito são totalmente custeados pelo Governo do Maranhão, cabendo ao empreendedor pagar apenas o valor principal. Os recursos podem ser usados para ampliação de empreendimentos, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa.

Além das agências do Banco do Nordeste, o atendimento também estará disponível com Agentes de crédito do CEAPE em atendimento domiciliar e na Sala do Empreendedor dos municípios.

Vale ressaltar, que a análise e a liberação do crédito serão feitas diretamente pela instituição financeira. O crédito é destinado à ampliação do empreendimento, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa.

A Presidente do Invest Açailândia Ivaneide Amorim ressalta os benefícios da iniciativa para fortalecer pequenos negócios. “Esse programa é fundamental, porque permite que o investimento faça o empreendimento crescer. Só tenho a agradecer por essa oportunidade em nosso município”, disse.

O Programa Juros Zero estará ativo até o mês de dezembro deste ano e os pontos de atendimento em Açailândia serão na Sala do Empreendedor, localizada na Superintendência da Receita Tributária; junto aos agentes de crédito CEAPE, através do WhatsApp (99) 99189-1740 (das 08h às 18h – Jhonatan); e, no Banco do Nordeste.

Instituições Financeiras credenciadas

Os empreendedores interessados em aderir ao Juro Zero devem procurar o Banco do Nordeste (https://www.bnb.gov.br), Ceape Brasil (https://www.ceapebrasil.org.br) e a Sicoob,https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentroleste/sicoob-centroleste) para solicitarem o crédito do programa.

ASCOM-PMA

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Prefeitura de Açailândia reúne sociedade civil para discutir medidas de urgência para reduzir o número de acidentes na zona urbana da cidade

 

Reunião no Centro Empresarial de Açailândia discute o alarmante aumento de acidentes de trânsitos nas Br-01 e Br-222, na área urbana da cidade.

A prefeitura de Açailândia, por meio da secretaria de planejamento, realiza na manhã desta quinta-feira, dia 16, no Centro Empresarial, uma importante reunião onde será tratado sobre o grande aumento de acidentes fatais ocorridos nos últimos dias, nas BR’s 010 e 222, na zona urbana da cidade.

A reunião em caráter de urgência visa tratar de medidas a serem tomadas no sentido de criar medidas emergenciais que possam reduzir esse grande número de ocorrências.

Na oportunidade, uma campanha de conscientização no trânsito foi lançada, com o objetivo de incentivar comportamentos responsáveis, evitar acidentes e reforçar o cumprimento das normas de trânsito entre motoristas, motociclistas, além de ciclistas e pedestres, que utilizam essas duas rodovias diariamente. Esta ação envolve atividades educativas e intensificação da fiscalização junto ao DNIT, PRF, SMT E DETRAN.

Secretário de Planejamento Claúdio Queiroz, cumprindo determinação do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, lidera esta importante reunião.

Em tempo

O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, desde o início do seu mandato tem como grande preocupação o alto índice de acidente ocorridos nas rodovias que cortam a cidade de Açailândia (Br-010 e Br-222).

Em virtude disso, reuniu o seu secretariado e exigiu uma solução para este grave problema, e um estudo já foi feito e está sendo ampliado junto ao DNIT para que essas soluções sejam colocadas em prática de forma emergencial.

“A educação no trânsito é muito importante, mas precisamos ir mais longe e oferecer a motoristas e pedestres uma infraestrutura que possa diminuir de forma imediata esse assombroso índice de acidentes nas BRs 010 e 222, muitos deles com vítimas fatais”, enfatizou o prefeito.

ASCOM-PMA.



'Centrão de toga' ou solução? Ministros pressionam Lula por Pacheco no STF

 

O presidente Lula, em 29 de setembro, no STF, na posse de Edson Fachin como presidente da casa.

O presidente Lula, em 29 de setembro, no STF, na posse de Edson Fachin como presidente da casa.

Ricardo Stuckert/PR



Roger Modkovski

Ministros do Supremo Tribunal Federal disseram ao presidente Lula que temem que a escolha de um "nome fraco" para a vaga aberta pela saída de Luis Roberto Barroso vá debilitar a corte, informa a colunista Mônica Bergamo. Em jantar, Lula não deu indicações claras sobre o nome que indicará, mas garantiu aos magistrados que eles podem ficar tranquilos.

Os ministros presentes (Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino) apoiam o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo, em nome da governabilidade. Lula, segundo fontes do Planalto, se inclina por Jorge Messias, advogado-geral da União.

Para o colunista Josias de Souza, quando magistrados articulam o nome de um colega com o presidente, o Supremo se transforma em um "centrão de toga", abdicando da independência prevista na Constituição ao "frequentar palácios e participar de conchavos".

Já o analista Reinaldo Azevedo defende que Lula ouvir membros do tribunal antes de definir sua escolha não é um problema, mas uma solução.

 

E Letícia Casado conversou com juristas e aliados de Lula que afirmam que, após a Lava Jato, o padrão para a escolha de ministros do STF mudou, com mais ênfase na confiança pessoal do que na excelência jurídica -movimento que começou quando o ex-presidente Michel Temer indicou Alexandre de Moraes.

 

Mônica Bergamo: Ministros do STF dizem a Lula em jantar que 'nome fraco' vai debilitar a Corte

Josias de Souza: Quando Supremo articula com presidente, vira centrão togado

Reinaldo Azevedo: Lula ouvir membros do STF para indicar o novo nome é solução, não problema

Reinaldo Azevedo: Proposta de cotas para o STF não é boa; fere uma das dimensões da política

Letícia Casado: Padrão de nomeação do STF mudou com escolhas pessoais após Lava Jato

Anna Virginia BalloussierMessias no STF divide líderes evangélicos entre empolgação, mal menor e rechaço

Leonardo SakamotoMulheres são só 9% do STF, 18% do Congresso e 26% dos ministros do governo


Sobres escutas, grampos e espionagem no Maranhão…

 

O ciclo político iniciado em  2015, com a posse do então governador Flávio Dino, foi marcado pelo corriqueiro monitoramento de autoridades públicas, que se mantém nos dias atuais

 

INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS. Flávio Dino e seus homens da Segurança Pública em 2015: prática que perpassa a década

Editorial

O blog Marco Aurélio d’Eça foi autor da primeira prova concreta sobre espionagem de autoridades públicas maranhenses, ainda em 2018, quando publicou, com exclusividade,  documento contendo orientações do gabinete do então governador Flávio Dino a comandantes policiais no interior maranhense.

Essa postagem foi publicada em 20 de abril de 2018, com o título “Flávio Dino usa PM para monitorar adversários no interior…”.

Além destas, este blog Marco Aurélio d’Eça tem nos arquivos inúmeras postagens – talvez dezenas, até centenas… – sobre essa prática que marcou a década passada na política.

Essa retrospectiva se faz necessária nesta postagem editorialista para resgatar a história de grampos, escutas clandestinas e espionagem, em prática em pleno governo Carlos Brandão (PSB).

A prática da espionagem estaria no DNA do grupo que venceu as eleições de 2014?!?

Quando apontam o dedo para as supostas práticas de arapongagem no governo Brandão, os dinistas sabem do que estão falando.

Os quase 10 anos do ciclo político iniciado por eles em 2015 produziu inúmeros episódios ilegais, que resultaram em ações e reações contra adversários políticos e até aliados.

Trata-se, portanto, de chumbo trocado entre os que se uniram para “salvar o Maranhão das oligarquias”.

E como diz a canção, chumbo trocado não dói…