quarta-feira, 8 de abril de 2009

DEU NO JORNAL HOJE



Em Bacabal, juiz manda soltar presos para acabar com superlotação nas cadeias


No interior do Maranhão, um juiz descobriu um jeito rápido de acabar com superlotação nas cadeias.



Ele simplesmente mandou os presos para casa. Na cela de 16 m2 deveriam estar apenas três presos. É o que diz a lei de execuções penais, mas em Bacabal, o juiz encontrou 16 homens nesse espaço apertado. “Aqui em Bacabal, no estado e no país o que nós temos são masmorras. E é uma situação intolerável. Precisa ser modificada”, diz Roberto Oliveira de Paula, juiz de direito.
Das 150 cadeias do Maranhão, 60 estão interditadas, segundo o Ministério Público. Em Bacabal, por causa da superlotação, o juiz tomou uma decisão polêmica: mandou os presos para casa, até o julgamento. Anderson Pereira e Anderson Mendes são acusados de roubo. Antonio, Francivaldo e João Batista estavam detidos por homicídio. Para sair, todos foram obrigados a assinar um acordo no fórum.
O seu Antonio, por exemplo, vai ficar na casa dos filhos. É um espaço bem mais amplo e ventilado que na delegacia. Mas este benefício da justiça tem uma restrição bem clara: circular aqui nas ruas do bairro ou em qualquer outro canto, só com autorização do juiz.
Quem desobedece é punido. Foi o que aconteceu com os dois Anderson. Pouco depois de conseguir o benefício, eles voltaram para a cadeia acusados de participar de assaltos ontem à noite na cidade. A população da cidade está assustada. “A pessoa que errou, ela tem que pagar pelo erro que cometeu”, diz.

Nenhum comentário: