Após 40 dias de internação, Raimundo Telefre Sampaio não resistiu à doença que o maltratava.
Após passar os últimos anos enfrentando sérios problemas renais, o ex-prefeito Raimundo Telefre Sampaio (87) teve seu quadro clínico piorado nos últimos meses, razão porque a família teve de levá-lo constantemente a algumas clínicas e até mesmo dotou sua residência e condições para que ele fosse atendido por médicos e enfermeiros em sua própria casa. Após ter passado vinte dias internado no Hospital São Sebastião, seu quadro de saúde agravou-se, quando então foi encaminhado para UTI da Unimed em Imperatriz, onde permaneceu até a noite desta terça-feira quando faleceu. De acordo com o boletim médico, seu estado piorou após uma infecção generalizada, o que ocasionou falência múltipla dos órgãos. O fato causou grande comoção na cidade, já que Sampaio era uma pessoa muito querida entre a comunidade açailandense. A partir do seu falecimento, o corpo do velho político foi transladado para sua cidade, onde foi velado na quadra de esportas da Igreja São Francisco. Centenas de pessoas, entre amigos, familiares, correligionários de seu tempo de política e admiradores foram prestar seu último adeus. O seu sepultamento aconteceu na manhã de quinta-feira (08), no cemitério Campo da Saudade.
HISTÓRIA POLÍTICA
Raimundo Telefre Sampaio chegou a Açailândia dia 03 de agosto de 1973, acompanhado da esposa D. Maria Rodrigues Sampaio e dos nove filhos do casal. Desde então começou com sua militância política ao lado de outros companheiros, lutando pela emancipação do maior distrito do município de Imperatriz que desejava se tornar independente. Em função de sua luta, foi eleito vereador no ano de 1976 na chapa vitoriosa do prefeito Carlos Gomes de Amorim. Em 06 de junho de 1981 Açailândia foi finalmente emancipada e Sampaio tornou-se o primeiro prefeito eleito pelo voto popular desta cidade. No ano de 1985, por querelas políticas, Sampaio foi afastado do cargo bem antes do final do seu mandato que terminaria em dezembro de 1988.
Fonte: Domingos Cézar e Baíra Ponce.
Um comentário:
Tenho lembranças muito boas do ex-prefeito. Cresci ouvindo de meu pai o quanto o Sr. Sampaio era um homem íntegro, justo e defensor das boas causas.
Meu pai, Raimundo Fiuza Lima Filho ( também já falecido) foi um fiel correligionário do ex-prefeito e, horas antes da morte aqui no Hospital de Base de Brasília-DF, ainda citou o nome do seu velho e querido amigo - o ex-prefeito. E agora se encontraram na Eternidade.
Que Deus, o justo Juiz, se apiede de suas almas.
Rosimary Ferreira LIma
rosymari1@hotmail.com
Postar um comentário