segunda-feira, 22 de junho de 2009

DEU NA IMPRENSA DA CAPITAL
Negligência favorece risco de infecção no Hospital Municipal de Açailândia
Por Daniel Matos/Imirante
Pacientes e funcionários do Hospital Municipal de Açailândia, mantido pela prefeitura, estão preocupados com o risco de um surto de infecção na unidade de saúde. Segundo uma fonte que conhece a rotina do hospital, as roupas de cama e de uso dos funcionários estão sendo lavadas com material e máquinas inapropriadas, o que pode favorecer a contaminação por bactérias ou outros microorganismos prejudiciais à saúde.

No hospital, todos estão preocupados porque as roupas, muitas das quais sujas de sangue e outras secreções, estão sendo lavadas em máquinas do tipo tanquinho. O correto, alertam, seria usar máquinas industriais, que garantes a desinfecção dos tecidos usados. O uso freqüente de sabão comum, em vez de um produto específico para hospitais, também está deixando alarmados os que trabalham e os que procuram atendimento na unidade hospitalar.


A fonte revela que os produtos químicos de limpeza e higienização apropriados e as máquinas industriais já foram licitados, mas nunca foram pedidos. ”Isso também demonstra descaso com o dinheiro público, pois o produto inadequado que está sendo usado é comprado sem licitação”, critica a fonte, que prefere não se identificar.

A prefeitura é acusada ainda de desrespeitar a lei de responsabilidade fiscal, pois mantém débitos com fornecedores desde gestões passadas.

Nenhum comentário: