quinta-feira, 18 de maio de 2017

Semana de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes mobiliza a população de Açailândia


Com abertura realizada no auditório da Câmara Municipal de Açailândia, na última quarta-feira (17), a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acompanha o calendário da Campanha Nacional do 18 de maio de 2017, que marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, contou com a presença de representantes do poderes públicos municipais, da promotoria da infância e juventude, Fórum DCA, Conselho Tutelar, além de outras entidades

Em Açailândia, a organização do evento é de responsabilidade do “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, coordenado pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que tem como titular a ex-vereadora Rosáurea Oliveira Ferraz e o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-Maranhão, presidido pela assistente social Ângela Márcia Lima Silva, órgão submissos à Secretaria de Assistência Social de Açailândia.

Baseado no tema: “Ele tentou e dessa vez contei para minha mãe”, durante a abertura as autoridades presentes defenderam a pauta do evento em favor das crianças e fortalecendo as campanhas de combate à exploração, uma vez que a campanha tem como finalidade a prevenção e o enfrentamento da violência sexual em todo o país, com ênfase na autoproteção de crianças e adolescentes.


A semana municipal de enfrentamento visa divulgar a temática através dos meios de comunicação, objetivando buscar o envolvimento de novos parceiros com a perspectiva de sensibilizar e ao mesmo tempo alertar as crianças, adolescentes, famílias, comunidades e sociedade para a necessidade de instituir a cultura da proteção para as próprias crianças e adolescentes que são as principais vítimas desse tipo de violência.

Nesta quinta-feira (18), a programação conta com manifestações pelas principais ruas de Açailândia seguida de panfletagem, bem como ações na Praça do Patizal, na Vila Ildemar. Este ano a campanha teve a presença e o empenho dos servidores da Secretaria de Assistência Social e outros setores.


O prefeito Juscelino Oliveira que estava cumprindo outro compromisso, se fez representado pelo Assessor de Comunicação Wilton Lima, ocasião em nome do prefeito colocou a instituição Prefeitura à disposição para o que for necessário no que diz respeito ao combate à violência contra as crianças e adolescentes do município.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

terça-feira, 16 de maio de 2017

Açailândia realiza a “Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra as Crianças e adolescentes”.


Sob o tema “Ele tentou e dessa vez contei para minha mãe”, a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Assistência Social realiza amanhã, dia 17, a abertura da “Semana Municipal de combate à violência contra às crianças e adolescentes de Açailândia”.

No decorrer da programação várias palestras relacionadas ao tema serão ministradas por autoridades competentes e de conhecimentos abrangentes aos vários tipos de violência.
Consta também na programação, a distribuição de panfleto na quinta-feira (18), a partir das 08h00, no centro comercial de Açailândia, na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, bem como na Praça do Patizal da Vila Ildemar. Na sexta-feira, 19, último dia, o evento se resume em palestras e tem como público alvo alunos, professores, gestores, associações e outros.

A campanha da Semana de Enfrentamento à violência se baseia no Projeto de Lei nº 001, de 16 de maio de 2011, aprovado na Câmara Municipal de Açailândia, que torna a adolescente MARIA MARTA DA SILVA BEZERRA, símbolo do enfrentamento à violência contra às crianças e adolescentes no município.

A época, o projeto foi de autoria da então vereadora Fátima Camelo, ocasião em que foi apresentado à Casa de Leis atendendo à solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Maria Marta aos 17 anos desapareceu da Praça da Bíblia depois de sair da Escola Antonio Carlos Galletti, onde cursava o 2º. Ano do ensino médio e sonhava em ser estilista. Ela foi estuprada e em seguida assassinada. O seu corpo só foi encontrado uma semana depois numa estrada vicinal próximo à colônia. O crime ocorreu em 2004. 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Prefeitura de Açailândia realiza mutirão de cirurgias de hérnia no Hospital Municipal


Tendo como meta melhorar a qualidade de vida da população e melhorar a qualidade da saúde, a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde deu inicio na última sexta feira, 12, um grande mutirão de cirurgia de hérnia. O objetivo é operar os pacientes que estão na fila de espera da Unidade. Somente no primeiro dia da ação foram realizadas 10 cirurgias.

"Eu estava aguardando há cinco meses, mas graças a Deus deu tudo certo agora, eu gostei do mutirão e acredito que vai beneficiar e muito a população", afirmou Danilo Silva, paciente.

Segundo a diretora do Hospital Municipal, Bernadete Oliveira, na primeira etapa do mutirão as cirurgias vão acontecer em três finais de semana, onde serão atendidos cerca de 100 pacientes. "Nesse primeiro momento nós teremos três finais de semana de mutirão com 10 pacientes por dia, e em seguida a gente vai está planejando novamente de acordo com a demanda e vamos atender até o ultimo paciente", declarou.


Ainda segundo a diretora Bernadete, a ação é um compromisso do Prefeito Juscelino Oliveira junto à população. "Esse mutirão atende todos os tipos de hérnia, a gente inicia essa campanha hoje, é grande a satisfação dos pacientes e a gente está muito feliz com isso porque além de está resolvendo um problema de saúde pública também está resolvendo um problema de trabalho porque muitos homens ficavam impossibilitados de ingressar no mercado de trabalho por conta desse tipo de patologia", finalizou.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

União dos Poderes: Prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira faz visita de cortesia à câmara municipal

Em reunião no gabinete do presidente “Ceará”, Juscelino fez questão de agradecer a aprovação da Medida Provisória pelo Legislativo que garantiu o aumento salarial do servidor público.
Na reunião estiveram presentes o prefeito Juscelino Oliveira, 12 vereadores, o diretor jurídico da câmara e o procuradore geral do município...

Este ano, o reajuste salarial do servidor público, um dos maiores do Estado do Maranhão, na ordem de 7,9% e 8% respectivamente, foi concedido pelo prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB) através de uma Medida Provisória.

A MP foi baixada em consonância com a câmara municipal, a fim de possibilitar o aumento do servidor já na folha de pagamento do mês de março – A MP foi apreciada pela câmara municipal de Açailândia na última quarta-feira (10), e aprovada por unanimidade.

Esse foi um dos principais motivos da visita de cortesia do prefeito Juscelino Oliveira ao parlamento mirim de Açailândia. No entanto, o que seria uma visita de cortesia acabou se tornando uma grande agenda de trabalho entre Executivo e Legislativo – A reunião durou mais de 04 horas.

Recepcionou o prefeito o presidente da Câmara, Josibeliano Chagas “Ceará”; os vereadores Joseli, Zelito, Heliomar, Caibim, Márcio Aníbal, Fânio, Evandro Gomes, Dr. Adjackson, Joilson, Irmão Jorge e Cézar Costa.

Na reunião, o prefeito Juscelino fez uma grande explanação das ações que estão sendo desenvolvidas no Município de Açailândia – em seguida foi a vez dos vereadores presentes apresentarem suas demandas – a principal delas, a forma como será distribuído os 15 quilômetros de asfalto, objeto de convênio com o governo do Estado.


Além de apresentar todo o estudo dos bairros e ruas que serão beneficiadas, o prefeito Juscelino ainda acrescentou aos vereadores, ter conseguido mais 5 quilômetros de asfalto, perfazendo agora 20 quilômetros de pavimentação para as vias de Açailândia que nunca receberam esse benefício.

“A boa convivência dos Poderes Executivo e Legislativo é saudável para a população, e o prefeito Juscelino tem demonstrado que tem o perfil de respeitar o parlamento. Nós também, como vereadores, temos que trabalhar para manter a harmonia e o respeito com o Poder Executivo para o bem da sociedade açailandense”, declarou o presidente Ceará.

Os demais vereadores foram unânimes em afirmar que, a visita do prefeito à Câmara é o reconhecimento do esforço e o compromisso de toda a casa legislativa, no sentido de viabilizar projetos importantes, que possam melhorar a qualidade de vida da população.


Ao final da reunião o prefeito Juscelino Oliveira reafirmou o compromisso de trabalhar irmanado com a câmara municipal e declarou que a partir de agora essas visitas ao legislativo serão mais constantes, pois o principal beneficiado com a harmonia entre os poderes é a própria população.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Prefeitura de Açailândia realiza seletivo para vagas na Ação Social

Foto Ilustrativa.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando processo seletivo simplificado, para provimento de vagas nos programas desenvolvidos pela respectiva Secretaria.

As inscrições podem ser realizadas já a partir desta quarta-feira, 10, e seguem até a próxima sexta-feira, 12. Quem tem interesse em se inscrever precisa buscar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - Idoso - SCFV, (Recanto do Idoso), localizado na Rua Projetada, Quadra 20, Lote 01 - no bairro Jardim de Alah.

Será aceita apenas uma inscrição por candidato no certame. Se constatada mais de uma inscrição, será considerada válida a mais recente. A inscrição do candidato não dependerá do recolhimento de taxa, e é preciso que o candidato conheça o edital para certificar-se de que atende a todos os requisitos exigidos. O documento pode ser baixado no site da Prefeitura de Açailândia no link www.acailandia.ma.gov.br

É exigido ao candidato que pretende participar do seletivo, qualificação na área social, conhecimento da política nacional de assistência social e da política nacional de juventude. Conhecimentos das políticas nacionais de inclusão (Estatutos do Idoso, deficiente, da mulher e da criança e do adolescente).

É preciso também que tenha noções fundamentais de direitos humanos, experiência na área de trabalho, conforme a função, disponibilidade de tempo, sensibilidade para as questões sociais, conhecimento da realidade do município e boa capacidade de relacionamento e de comunicação com pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.


Para se inscrever é necessário ter nacionalidade brasileira, estar em dia com as obrigações eleitorais, estar em dia com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino), conhecer as exigências estabelecidas no edital, e estar de acordo com elas.

Em Brasília, prefeito Juscelino Oliveira é recebido em audiência mais uma vez pelo Ministro da Educação Mendonça Filho.

Na  pauta,  o complemento do governo federal para as creches que estão praticamente concluídas na cidade de Açailândia.
 
Prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira (PCdoB) ao lado de autoridades estaduais e federais....

Os deputados Waldir Maranhão e José Reinaldo o secretário de Indústria e Comércio do governo do Maranhão Simplício Araújo, acompanharam na tarde ontem (09), os prefeitos de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, e o de Açailândia, Juscelino Oliveira – na pauta a retomada das obras de escolas, quadras esportivas e creches financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A paralisação das construções, além de provocar o desperdício do dinheiro público, traz sérios prejuízos ao aprendizado das crianças, segundo Waldir Maranhão. Em alguns casos, como em Açailândia, as creches estão praticamente concluídas, mas falta o complemento de recursos para que os locais possam receber as crianças. O ministro pediu aos prefeitos que façam a relação das obras prioritárias na avaliação da prefeitura para que a solução seja providenciada. 

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Prefeitura de Açailândia recupera ruas da Vila Ildemar que foram danificadas pelas fortes chuvas

No segundo semestre, através de um convênio com o governo do Estado, Açailândia vai receber mais de 15 quilômetros de asfalto.


Passado o período chuvoso, o que dificultava a realização de qualquer tipo de trabalho na área da infraestrutura, a prefeitura de Açailândia intensificou a recuperação das ruas que foram castigadas pelo rigoroso inverno.

 No centro da cidade uma força-tarefa deu início à “Operação Tapa-Buracos”. Por causa das fortes chuvas, em muitas ruas o asfalto ficou extremamente danificado, o que vinha causando muitos transtornos a pedestres e condutores de veículos. Este serviço já pode ser visto pelas ruas maior circulação, principalmente, no setor comercial da cidade.

Na Vila Ildemar, local onde as ruas foram bastante danificadas pelas chuvas, a prefeitura já colocou várias equipes de trabalho, para a recolocação de bloquetes e recuperação dos meios-fios.

Este trabalho está sendo feito no setor da Praça Jardim Wallace, onde no período de inverno acumula muita água da chuva. O mesmo trabalho está sendo feito na Quadra 112-Lote-30 e segue até a Quadra-131- Lote-329.



O objetivo da secretaria de infraestrutura e urbanismo é recuperar todas as ruas desse grande bairro.


No segundo semestre, através do Programa Mais Asfalto do governo do Estado, a cidade de Açailândia vai receber mais de 15 quilômetros de asfalto – ruas que nunca receberam esse tipo de pavimentação receberá esse benefício.

Inscrição para o Enem 2017 está aberta: saiba como fazer passo a passo

Cadastro deve ser feito pelo site do Enem até 19 de maio. Prazo para pagamento da inscrição vai até 24 de maio.


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começaram na manhã desta segunda (8). O sistema seria liberado às 10h, segundo previsão do MEC, mas a abertura foi adiantada e os candidatos já começaram a ter acesso ao site por volta das 8h30.


Será possível fazer a inscrição durante duas semanas. O prazo vai até as 23h59 de sexta (19). A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio.

Para fazer a inscrição, você precisar saber qual o endereço de acesso quais os documentos necessários como definir sua senha como pedir atendimento especializado como e quem pode solicitar a isenção

O processo de inscrição está distribuído em seis seções no site do Enem: "Dados pessoais", "Recursos", "Prova", "Ensino Médio", "Escola" e "Questionário".

Veja abaixo o passo a passo:
1. Endereço para inscrição
As inscrições ocorrem no site www.enem.inep.gov.br/participante.
2. Documentos necessários
O candidato precisa ter em mãos número do seu CPF. É necessário fornecer o dado, além da data de nascimento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), então, vai cruzar as informações com o banco de dados da Receita Federal.
Após incluir esses dados, o nome do participante, o nome da mãe e a data de aniversário serão preenchidos automaticamente e não poderão ser alterados. Em caso de erro, é preciso clicar no item que registra a incongruência. O estudante que verificou problema deverá procurar a Receita e solicitar a alteração.

Ainda na seção de dados pessoais, é preciso indicar o endereço para contato, número de telefones fixo e celular, além de e-mail.

3. Definição de senha

Logo após inserir os dados pessoais, os candidatos devem escolher uma senha com no mínimo seis e no máximo 10 caracteres. Ela pode ter apenas números e letras, com distinção de minúsculas e maiúsculas.

Neste ano, após polêmica com a falta de segurança na edição anterior, o Inep determinou que a recuperação da senha só vai ocorrer via SMS ou e-mail.

O Inep ressalta que os participantes devem guardar suas senhas para evitar possíveis complicações. No ano passado, milhares de pessoas ficaram com o acesso temporariamente restrito ao sistema porque esqueceram suas senhas e precisaram criar uma nova.

4. Solicitação de atendimento especializado

Após informar os dados pessoais, o candidato passa para a seção "Recursos". Nela vai ter que responder se precisa de atendimento especializado ou atendimento específico para fazer a prova.

São exemplos de casos que justificam o atendimento especializado: autistas, com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdo cegueira e visão monocular.

Em 2017, uma nova modalidade para auxiliar concorrentes surdos ou com deficiência auditiva será oferecida em caráter experimental: prova em vídeo libras. Esses participantes poderão selecionar apenas um tipo de recurso, já que também estará disponível a opção do tradutor-intérprete de libras.
Os estudantes que
 solicitarem esse tipo de recurso terão que indicar o código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e anexar o laudo médico em formato .pdf, .png, .jpg no ato da inscrição.

Uma comissão do Inep analisará a documentação anexada e deve enviar uma resposta sobre o deferimento do pedido em um prazo de 30 dias após o encerramento do registro – em 19 de maio.

Exclusivamente nos casos de atendimentos especializados, será disponibilizada uma hora a mais de prova.

5. Atendimento específico

Gestantes, lactantes, idosos, alunos em classe hospitalar – que por motivos de saúde estudam em unidades médicas – têm o direito a atendimento específico desde que informem sua condição no ato da inscrição.

Enem 2017 - solicitação de atendimento específico no exame (Foto: Reprodução/Inep).

A partir deste ano, essa solicitação também poderá ser feita para candidatos diagnosticados com algumas doenças. Por exemplo, diabéticos que usem bomba de insulina. O CID será exigido no momento da inscrição.

O atendimento específico não dá direito a um hora adicional de prova.

6. Nome social

Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame. Para isso, devem fazer sua inscrição normalmente no site até 19 de maio.

No período entre 29 de maio e 4 de junho, devem entrar novamente na página do participante do Enem e solicitar o uso do nome social. O candidato deve ter documentos comprobatórios de sua condição.

7. Escolha do idioma e cidade da prova

Dentro da seção "Prova", o estudante deve selecionar se quer responder a perguntas de inglês ou de espanhol como língua estrangeira.

Além disso, durante essa fase da inscrição o concorrente terá que indicar a cidade onde deseja realizar o exame, que pode ser diferente daquele cadastrado na seção de dados pessoais.

8. Informações sobre o ensino médio

Na seção "Ensino Médio", os participantes precisam informar a sua situação em relação à conclusão do ensino médio. O sistema dá quatro opções para o candidato escolher: já concluí o ensino médio; estou cursando a última série/ano do ensino médio; estou cursando o ensino médio, mas não concluirei no ano letivo de 2017 e Candidatos com menos de 18 anos que não vão concluir o ensino médio neste ano, os “treineiros”, receberão uma informação de que estão impossibilitados de usar os resultados da prova para acesso ao ensino superior.

9. Escola

Esta seção só é exigida para os candidatos que afirmaram que vão concluir o ensino médio em 2017. O participante terá que informar a unidade federativa, o município e nome da escola, ou o código da instituição.

10. Questionário socioeconômico

A penúltima etapa é o questionário socioeconômico, onde os candidatos informam questões sobre escolaridade e profissão dos pais e renda familiar.

Neste ano, os estudantes vão responder apenas 27 itens. Até 2016, eram 50.

11. Imprimir boleto ou pedir isenção

Os alunos que declararam a conclusão do ensino médio em 2017 e que estão matriculados na rede pública de ensino recebem isenção automática da taxa de inscrição e o processo é finalizado após o preenchimento do questionário socioeconômico.

Os demais concorrentes terão mais uma etapa pela frente: podem pedir para gerar o boleto de pagamento da inscrição ou solicitar isenção da taxa. Nesse último caso, os estudantes deverão identificar o motivo para esse requerimento.

Pedidos de isenção da taxa

Três grupos com direito à isenção:

Concluintes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino;

Membros de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico;

Membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em escolas particulares.

Ao declarar carência socioeconômica ou ao cadastrar o Número de Identificação Social (NIS), o estudante receberá automaticamente a informação se a isenção foi validada. Se a solicitação não for aceita, o sistema vai gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Em coletiva técnica para explicar o processo de inscrição no certame, a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos, explicou que o sistema está conectado ao banco de dados do Ministério do Desenvolvimento Social.

“A qualquer momento, o Inep poderá verificar as informações fornecidas pelos candidatos e tentativas de fraudes serão punidas com eliminação”, apontou.

Até 2016, a isenção era concedida por meio da autodeclaração. As mudanças nas regras de gratuidade, segundo o órgão, foram implementadas para evitar prejuízos com o volume de abstenções. No ano passado, o rombo aos cofres públicos foi orçado em cerca de R$ 226 milhões.

12. Confirmação de inscrição

Ao concluir todas as etapas do registro, será gerado o número da inscrição em uma página com o resumo das informações recebidas. A situação do cadastro deverá ser consultada pelo participante nessa etapa do processo.

13. Prazo para mudança de dados

Até o término das inscrições – 19 de maio –, os participantes têm a opção de atualizar os dados de contato, mudar o município escolhido para a realização das provas e a opção de língua estrangeira, e solicitar atendimento especializado ou específico. Terminado o prazo, não será possível fazer qualquer alteração.

Novidades

Estudantes com surdez ou deficiência auditiva vão fazer uma prova diferente daquela aplicada aos demais concorrentes. De acordo com Eunice Santos, o exame será “mais adaptado à realidade do surdo”. Questões que possam envolver conhecimentos musicais, por exemplo, não vão constar na avaliação.

Além disso, o Inep reformulou o layout do site do Enem. Informações importantes sobre o certame poderão ser acessadas por meio do endereço enem.inep.gov.br.

O aplicativo lançado em 2016 recebeu novidades para a edição deste ano. Há uma seção de notícias destinada ao público geral. Assim, professores e pais vão conseguir acompanhar determinadas áreas que não exigem o login do participantes.

O app fornece aos usuários o espelho da redação. gabaritos e o resultado individual. A ferramenta está disponível nas plataformas Android e IOS.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

'Você brocha' e 'você morre' são novos alertas propostos pela Anvisa para maço de cigarro

Proposta da Anvisa está em consulta pública até o dia 26 de maio. Imagens fortes de problemas decorrentes do tabagismo vêm sendo utilizadas em maços de cigarro no Brasil desde 2001.


As embalagens de cigarro podem ganhar, em breve, mensagens mais diretas para alertar sobre os malefícios do tabaco para a saúde. "Você brocha e fica impotente consumindo esse produto" e "Você morre de câncer de pulmão e enfisema consumindo este produto" são algumas das novas advertências propostas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). A mudança das embalagens e de regras sobre pontos de venda de cigarro estão em consulta pública até o dia 26 de maio.

Imagens fortes de problemas decorrentes do tabagismo vêm sendo utilizadas em maços de cigarro no Brasil desde 2001. Os nove modelos de advertência usados atualmente nos maços estão vigentes desde 2013 e incluem alertas como "Fumaça Tóxica", "Impotência", "Gangrena" e "Infarto". Mas já foram utilizados dois outros grupos de imagens anteriormente.