quarta-feira, 9 de julho de 2025

Haddad e Gleisi se reúnem com Motta e Alcolumbre para tentar reconciliação

 

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


Carolina Juliano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann se reuniram na noite de ontem com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, para buscar uma saída para o impasse em torno do decreto de alta Imposto sobre Operações Financeiras. O objetivo do governo e da cúpula do Congresso é discutir um alinhamento para a saída do impasse em torno da cobrança do imposto - que está suspensa por decisão do STF - antes da audiência de conciliação que ocorre no próximo dia 15. Esse encontro, marcado por Alexandre de Moraes, tem o objetivo de buscar uma saída negociada para a crise. A derrubada do decreto pelo Congresso e a decisão de Lula de recorrer ao STF contra o ato do Legislativo escalou uma crise política que tem atrapalhado o andamento de uma série de outros projetos. Leia mais.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais divulga nota de esclarecimento rebatendo FAKE NEWS de redes sociais.

 


Nota de Esclarecimento – IPSEMA

Circula nas redes sociais uma fake news afirmando que o IPSEMA teria pago mais de R$ 12 mil a uma gráfica. Isso não é verdade. O documento divulgado é apenas um orçamento, e não uma nota fiscal.

Nenhum valor foi pago. A maior parte do material foi enviada digitalmente à Câmara Municipal de Açailândia, reduzindo custos, em obediência ao princípio da economicidade.

O IPSEMA tomará medidas legais contra os responsáveis por divulgar essa informação falsa.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, notadamente com todos os servidores vinculados ao IPSEMA e também aos nossos colaboradores.

Direção do IPSEMA.

Açailândia ganha reforço na segurança pública com nova Delegacia de Homicídios


O Prefeito Dr. Benjamim esteve em agenda oficial com o Governador do Estado, Carlos Brandão, na capital São Luís, para tratar de demandas importantes do município. Um dos avanços já confirmados é a chegada da Delegacia de Homicídios em Açailândia, um passo fundamental no reforço à segurança pública da cidade.

A nova unidade contará com estrutura moderna, armamentos adequados e equipe especializada para atuar na elucidação de crimes, contribuindo de forma direta para a redução da violência e o fortalecimento da justiça no município.

Essa conquista é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, evidenciando os investimentos que vêm sendo feitos para melhorar a qualidade de vida da população. A instalação da Delegacia de Homicídios representa mais um avanço importante no compromisso com a segurança e a proteção dos cidadãos açailandenses.


Fonte: ASCOM-PMA

Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.

'Deixem ele em paz': o que significa o afago de Trump a Bolsonaro?

 

Os então presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro em reunião bilateral em 2020 no Japão. Qual o objetivo de Trump ao apoiar Bolsonaro? E terá consequências?

Os então presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro em reunião bilateral em 2020 no Japão. Qual o objetivo de Trump ao apoiar Bolsonaro? E terá consequências?

KEVIN LAMARQUE


Roger Modkovski

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou nesta segunda um post em que finalmente defende o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, réu por formação de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e atentado contra a democracia. "Deixem ele em paz", rogou o republicano, garantindo que Bolsonaro é alvo de uma "caça às bruxas" no Brasil.

A publicação gerou resposta da diplomacia brasileira e do próprio presidente Lula, que observou que nosso país não aceita "interferência", "tutela" ou "palpite". "A democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros", disse.

Já Bolsonaro afirmou ter recebido o apoio de Trump com "alegria" e voltou a criticar o que chama de "perseguição política".

Pressão no STF?

 

Tuítes à parte, a colunista Letícia Casado relata que uma possível declaração de Trump sobre o processo já estava "precificada" pelo STF, que vai julgar Bolsonaro. Segundo ministros do Supremo ouvidos por ela, o tribunal está blindado, e a declaração não altera nada no julgamento.

Já Amanda Klein relata que bolsonaristas em contato com Eduardo Bolsonaro, filho de Jair que está nos EUA, esperam que Washington mande sanções em breve contra Alexandre de Moraes, o juiz relator dos processos contra o ex-presidente.

 

Presente para Lula?

O colunista Leonardo Sakamoto argumenta que, antes de um apoio real e interessado a Bolsonaro, a intervenção trumpista é uma maneira de "cutucar" o presidente Lula por conta das questões tarifárias entre os países e da tentativa de regulação das big techs por aqui.

E Sakamoto conclui que Trump, ao "passar pano" para Bolsonaro, ainda que tardiamente, acaba dando um presente ao presidente Lula —que, já de olho em 2026, pode usar isso para galvanizar o apoio dos "verdadeiros patriotas" que em tese não simpatizam com ingerências indevidas em nosso país.

Reinaldo Azevedo concorda que a intromissão pode ajudar o petista, ao criar para 2026 uma nova polarização: entre a "autodeterminação" e a "submissão" do país.

 

Jamil Chade: Trump fala em 'caça às bruxas' e defende Bolsonaro: 'Deixem ele em paz'

Carla Araújo: Bolsonaro recebe apoio de Trump 'com alegria' e chama processo de aberração

Letícia Casado: Apoio de Trump a Bolsonaro já era esperado pelo STF, e Corte está blindada

Amanda Klein: Bolsonaristas esperam sanções contra Alexandre de Moraes nos próximos dias

Leonardo Sakamoto: Trump passa pano para Bolsonaro só para cutucar Lula por tarifas e big tech

Leonardo Sakamoto: Trump dá um presente a Lula ao interferir de forma indevida no Brasil

Reinaldo Azevedo: Trump se mete no Brasil; bom para Lula; Tarcísio sobe no telhado

Reinaldo Azevedo: O 'Projeto Tarcísio' traduz a ambição de ter um bolsonarismo sem Bolsonaro

Raquel Landim: Bolsonaristas avaliam que Trump aumentou chance de Eduardo na chapa de 2026

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Prefeitura de Açailândia realiza no próximo dia 14 de julho a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as mulheres.

 

A Secretaria Municipal da Mulher de Açailândia está ultimando os preparativos para a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as mulheres de Açailândia.

O evento que busca garantir mais democracia, mais igualdade e muito mais conquistas para as mulheres, será realizado no dia 14 de julho, no Auditório da Secretaria da Mulher de Açailândia, a partir das 08h da manhã.

A Secretaria da Mulher e o CONDIM ressaltam a importância dessa conferência para o fortalecimento da visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres no município, bem como o engajamento da população.

ASCOM-PMA

Prefeitura de Açailândia convoca beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Residencial Jardim Aulídia para vistoria nos imóveis sorteados.

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídia.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, das etapas 4 e 5, que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, a comparecerem ao residencial Jardim Aulídia, no escritório da Construtora União, localizada na Quadra 24, Casa 06.

O objetivo é a realização da vistoria dos imóveis, no endereço ao qual o beneficiário foi sorteado.

As vistorias serão realizadas nos dias, horário e local especificado conforme programação abaixo:

Programação da Vistoria Jardim Aulídia - ETAPA IV e V

TERÇA Dia 08/07/2025

Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 20,21,22.

QUARTA Dia 09/07/2025

Das 08:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 23,24,25,1.

QUINTA Dia 10/07/2025

Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 26,27,28,2.

SEXTA Dia 11/07/2025

Das 08:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 29,30,31,50,50 A.

SABADO Dia 12/07/2025

Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 3, 4 e demais quadras.

A Secretaria de Assistência Social reforça que, todos os sorteados deverão comparecer no local acima indicado, munidos de documentos pessoais, pois o contrato só será assinado se o beneficiário comparecer com a vistoria assinada pelos responsáveis da construtora.

Quaisquer dúvidas serão esclarecidas através do telefone, (99) 99182 1637 em dias uteis das 08:00 as 14:00h.

ASCOM-PMA

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Governo e Congresso ensaiam trégua na crise do IOF; debate tributário segue

 

Lula segura cartaz pedindo 'taxação dos super-ricos' em agenda na Bahia nesta quarta; tentando defender seu legado, presidente abraça a campanha e acena com negociação com o Congresso

Lula segura cartaz pedindo 'taxação dos super-ricos' em agenda na Bahia nesta quarta; tentando defender seu legado, presidente abraça a campanha e acena com negociação com o Congresso

Ricardo Stuckert / PR



Roger Modkovski

Depois de uma semana tensa, o governo Lula e o Congresso trocam sinais para um cessar-fogo na crise do IOF -detonada na semana passada quando os parlamentares derrubaram uma proposta de aumento da tarifa do imposto sobre operações financeiras, considerada pelo governo crucial para garantir o ajuste das contas públicas.

 

A colunista Amanda Klein relata que a bandeira branca, desejada pelos dois lados, veio com a aprovação, primeiro no Senado e depois na Câmara, de medidas favoráveis à pauta econômica do governo.

E Carla Araújo conta que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem dois "desejos" que gostaria de ver realizados para selar a paz com o governo federal. O primeiro é que Lula interrompa os ataques que transformam o Congresso em "inimigo do povo". O segundo é a cabeça do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De 513 a 531: Lula vai vetar?

 

Depois que a Câmara aprovou o aumento no número de deputados federais de 513 para 531, Leonardo Sakamoto questiona se Lula vai comprar essa briga, vetando o projeto, ou deixar quieto em nome da governabilidade. Para o colunista, criar 18 novas cadeiras mostra a falta de compromisso dos parlamentares com a questão fiscal.

Josias de Souza defende que Lula vete a criação das novas vagas, argumentando que esta é a obrigação de Lula como presidente da República -mas sabendo que não vetar pode lhe trazer vantagens políticas.

Reinaldo Azevedo também denuncia o "telhado de vidro" de um Congresso que quer cortes, mas não na sua carne. "Em matéria de gastos públicos, podemos enforcar o último recebedor do salário mínimo com a tripa do último aposentado, mas não podemos deixar desguarnecida a representação popular", pensam eles sobre a criação das vagas, segundo o colunista.

Debate sobre impostos esquenta

Os panos quentes começaram a ser jogados sobre a crise pelo mundo político, mas o debate sobre a carga tributária de ricos e pobres já ganhou as ruas -ou, pelo menos, as redes.

 

Leonardo Sakamoto afirma que a militância de esquerda acertou ao jogar na Web o debate sobre impostos e quem os paga.

E a colunista Letícia Casado relata que, após a crise do IOF, o governo adotou o lema "justiça social" como marca, colheu resultados "furando a bolha" de esquerda e agora se prepara para defender o legado de Lula.

Para Letícia, Lula 3 cansou de "apanhar calado". Porque, bem lembra ela, desde o começo da crise o foco é a sucessão presidencial de 2026.

 

Amanda Klein: Senado dá primeiros sinais de trégua na crise com o governo

Amanda Klein: Lula diz a aliados que vai procurar Motta e Alcolumbre

Carla Araújo: Os dois desejos de Alcolumbre para selar a paz com Lula

Leonardo Sakamoto: Deputados decidem se reproduzir e que se lasque o ajuste fiscal

Josias de Souza: Veto à criação de novas vagas de deputados tornou-se imperativo

Reinaldo Azevedo: Lula, deixe que o Congresso promulgue aumento do número de deputados

Reinaldo Azevedo: Os que querem quebrar os ovos dos pobres têm queixo de vidro para a crítica

Reinaldo Azevedo: Os absolutistas do Congresso se irritam com crítica da sociedade

Reinaldo Azevedo: Dino acerta; as emendas estão na raiz de crise de governabilidade

Leonardo Sakamoto: IA leva esquerda a fazer gol nas redes ao tratar de ricos contra pobres

Letícia Casado: Lula 3 abraça lema de 'justiça social' e faz ofensiva para proteger legado

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Reunião discute metas e prioridades para o Plano Plurianual em Açailândia


 

A Prefeitura Municipal de Açailândia realizou uma importante reunião no gabinete do Executivo, conduzida pelo Contador Geral do Município, Jeanes Alves, com a participação de secretários e assessores das diversas pastas que compõem o governo.

O encontro teve como pauta principal a elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento fundamental para o planejamento das ações e investimentos públicos nos próximos quatro anos. Durante a reunião, foram discutidos os objetivos e metas que irão nortear as políticas públicas municipais de 2026 a 2029.

Cada secretaria teve a oportunidade de apresentar suas propostas, prioridades e demandas específicas, contribuindo para a construção de um plano que reflita as reais necessidades da população de Açailândia.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o planejamento estratégico e a transparência na aplicação dos recursos públicos, visando sempre o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.

Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.

IPSEMA fortalece gestão previdenciária ao participar do 58º Congresso Nacional da ABIPEM em Foz do Iguaçu


O IPSEMA participou do 58º Congresso Nacional da ABIPEM, realizado em Foz do Iguaçu (PR), que marcou a comemoração dos 45 anos da entidade, e reuniu membros do Ministério da Previdência Social, da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, e representantes de RPPS de todo o país, entre outras autoridades.

Temas como a sustentabilidade dos RPPS; importância da certificação e da capacitação permanente; e o papel dos órgãos de controle e os caminhos para o aprimoramento; foram debatidos nos três dias de evento.

Destaque para o painel ministrado pelo Advogado, Professor e Mestre em Administração Pública, Dr. Fernando Ferreira Calazans, que discorreu sobre a Constitucionalidade do CRP e o Plano de Regularização aos Entes; bem como pelo Espaço SPREV, que ofereceu atendimento direto aos gestores e técnicos de RPPS, funcionando ao longo dos dias de congresso como canal de diálogo institucional e orientação técnica acerca da regularidade previdenciária, envio de dados ao CADPREV, compensação previdenciária, avaliação atuarial e certificação.

Na oportunidade, a Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal do DRPSP/MPS, Dr.ª Claudia Fernanda Iten, proporcionou um diálogo produtivo entre os especialistas, a Presidente Josane Maria e a Assessoria Jurídica, com troca de ideias e sugestões para melhorar a sustentabilidade do RPPS de Açailandia.

Finalmente, Josane Maria destacou o congresso como um espaço para troca, qualificação e fortalecimento institucional do IPSEMA enquanto autarquia municipal, e reforçou o comprometimento da equipe em buscar aprofundamento nas temáticas jurídicas, atuariais, financeiras e administrativas dos RPPS para uma melhor gestão.

Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.

Governo prevê crédito extraordinário para reembolsar aposentados do INSS

 

Divulgação


Carolina Juliano

A Advocacia-Geral da União protocolou ontem no STF os termos do acordo para devolver a aposentados e pensionistas do INSS os descontos ilegais realizados em seus benefícios. O acordo, firmado entre a União, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e INSS, prevê a abertura de crédito extraordinário —utilizado em situações em que a despesa é urgente e não está prevista no Orçamento. Para esse tipo de despesa não prevista, o governo não precisa explicar previamente a fonte dos recursos. O plano define o início dos pagamentos para 1,5 milhão de pessoas no dia 24 de julho. A associação ou o sindicato responsável pelo desconto tem 15 dias para contestar ou realizar o ressarcimento a partir da denúncia da vítima. Caso a instituição não responda ao pedido de devolução, o plano do governo prevê que o INSS arque com os valores para garantir a devolução. O plano também prevê que quem assinar o acordo para receber o dinheiro administrativamente terá sua ação individual na Justiça extinta e abrirá mão de pedir o pagamento de indenização por danos morais contra o INSS. O acordo está sob a relatoria do ministro Dias Toffoli, que deve ratificá-lo. Veja o passo a passo para receber.