terça-feira, 23 de junho de 2026

GIRO PELO BRASIL

 

Reprodução/Facebook/Bispo Edir Macedo

PF faz operação contra banco do bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Carolina Juliano

As principais notícias para começar o dia bem informado:

  • São Paulo: PF faz buscas em banco do bispo Edir Macedo
  • Política: Bolsonaro presta depoimento à polícia do DF
  • Master: Wagner pede ao STF para anular operação contra ele
  • Copa: Messi marca mais dois e é o maior goleador das Copas
  • Datafolha: confiança na economia do país aumenta
  • Economia: Receita libera 2º lote de restituição do IR

PF faz buscas em banco do bispo Edir Macedo

  • A Polícia Federal faz na manhã de hoje a operação Miragem com o objetivo de desarticular um esquema voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos estão o Banco Digimais e o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal. Mais de 50 agentes federais cumprem nove mandados de busca e apreensão. A decisão judicial também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, e inclui sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670.348.945,70. Leia mais na coluna de Fabio Serapião.

Bolsonaro presta depoimento sobre arma apreendida

  • Jair Bolsonaro presta depoimento hoje à Polícia Civil do Distrito Federal no inquérito aberto para apurar o caso da arma, registrada em seu nome, que foi encontrada com um de seus seguranças em um bloqueio de trânsito. Ontem, o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou os advogados de defesa acompanharem o depoimento. Os esclarecimentos de Bolsonaro podem ser fundamentais para a decisão sobre a manutenção ou não de sua prisão domiciliar humanitária, que vence na quinta-feira. Em manifestação enviada ao STF, a defesa do ex-presidente disse que ele solicitou o conserto da pistola depois de ter constatado uma falha, e negou que esse pedido tenha qualquer correlação com o fim do prazo da domiciliar.

Jaques Wagner pede ao STF para anular operação contra ele

  • A defesa do senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, apresentou um recurso ao ministro do STF André Mendonça contra a decisão que autorizou a busca e apreensão em endereços seus. A defesa argumenta que existem "erros graves que comprometem a medida", entre eles o de que o senador "jamais atuou no Congresso Nacional para favorecer o Banco Master". A Polícia Federal vê indícios de que Wagner atuou a favor de Daniel Vorcaro no Congresso Nacional. Ministros do governo começaram na semana passada uma articulação para tentar convencer o senador a deixar a liderança do governo, mas ele tem se mostrado relutante. Leia mais na Folha.

Maja Hitij - FIFA via Getty Images

Messi se torna o maior goleador da história das Copas

  • O craque argentino Lionel Messi, que completa amanhã 39 anos, marcou mais dois gols na partida contra a Áustria e assumiu a artilharia isolada na história do torneio de seleções da Fifa, com 18 bolas na rede em seis participações. O camisa 10 perdeu um pênalti no início do jogo, mas balançou as redes ainda no primeiro tempo, superando o alemão Miroslav Klose e depois a brasileira Marta, com mais um gol convertido no fim da partida. Com a vitória, a seleção de Lionel Scaloni lidera o Grupo J, com seis pontos, e está classificada para a próxima fase da Copa. Veja os melhores momentos do jogo.

Cresce otimismo com a economia do país

  • Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostrou que a expectativa dos brasileiros para a situação econômica do Brasil melhorou nos últimos três meses e meio, com aumento do otimismo e queda no pessimismo com o futuro. Entre os ouvidos, 36% consideram que a economia brasileira vai melhorar nos próximos meses, um avanço em relação aos 30% que se declararam otimistas na pesquisa feita no início de março. O percentual dos que avaliam que a situação econômica do país vai piorar teve uma queda de 9 pontos percentuais, passando de 35% para 26% na mesma comparação. Veja todos os números.

Receita libera 2º lote de restituição do IR

  • A Receita Federal libera na manhã de hoje a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2026. A rodada contempla 9,6 milhões de contribuintes, que receberão R$ 16 bilhões no dia 30 de junho. Para verificar se está entre os contemplados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou no app. A soma dos dois primeiros lotes já alcança 80% das restituições deste ano e o pagamento desta parcela será realizado no próximo dia 30.

'Cofre do centrão' paga R$ 113 mi a firma de beneficiária do Bolsa Família

 

Arte UOL/IA


Julia Affonso

Nos últimos anos, quase sem chamar atenção, o centrão passou a influenciar uma área bilionária praticamente desconhecida da opinião pública: uma estrutura bilionária criada após o leilão do 5G.

Talvez você se lembre do leilão, anunciado como o maior da história das telecomunicações no Brasil. Mas ele não serviu apenas para ampliar a velocidade da internet.

As vencedoras tiveram de destinar quase R$ 10 bilhões para uma série de serviços públicos, como levar internet a escolas, trocar antenas parabólicas e ampliar a infraestrutura de fibra óptica no Norte do país.

É aqui que o centrão encontra o leilão. O grupo político do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), espalhou aliados em cargos estratégicos na estrutura que toma conta desta verba.

O leilão definiu um sistema que transita entre o público e privado. Por isso, opera sob baixa transparência, sem obrigação de fazer licitações ou dar transparência aos gastos.

O UOL mapeou essa área nas últimas semanas e identificou, por exemplo, um contrato de R$ 113 milhões com a empresa de uma beneficiária do Bolsa Família. Encontrou outro, de R$ 169 milhões, com uma companhia controlada por um fundo oculto.

LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NO UOL PRIME

Quem o Brasil pode pegar no mata-mata da Copa? Veja os cenários

 

Quem o Brasil pode pegar no mata-mata da Copa? Veja os cenários

O Brasil entra em campo na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo com boas chances de classificaçã. Porém, ainda segue sem saber qual será seu adversário na fase eliminatória.

A definição depende da posição final da Seleção Brasileira no Grupo C e também dos resultados do Grupo F. Ambos se cruza no chaveamento do mata-mata.

Com uma rodada restante, os cenários seguem abertos e podem mudar até o apito final.

Como está a situação do Brasil?

Após duas partidas, o Brasil lidera o Grupo C com quatro pontos. A equipe tem a mesma pontuação do Marrocos, mas leva vantagem nos critérios de desempate. A Escócia aparece na terceira colocação com três pontos e ainda sonha com a classificação. Já o Haiti não tem mais chances de avançar. Na rodada decisiva, a equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrenta justamente a Escócia. Ao mesmo tempo, o Marrocos encara o Haiti. Os resultados dessas partidas vão definir quem avança e em qual posição.


Quais seleções podem cruzar o caminho do Brasil?
Os adversários do Brasil sairão do Grupo F.
Neste momento, Holanda e Japão dividem a liderança da chave com quatro pontos cada. A vantagem é dos holandeses pelo número de gols marcados.
A Suécia também segue viva na disputa, com três pontos conquistados. Na última rodada, a Holanda enfrenta a Tunísia, que já está eliminada. Já Japão e Suécia fazem um confronto direto que pode mudar completamente a classificação do grupo.
Quem o Brasil pode pegar no mata-mata da Copa? Veja os cenários
Quem o Brasil enfrenta se terminar em primeiro?
O regulamento prevê que o líder do Grupo C enfrente o segundo colocado do Grupo F. Com a tabela atual, esse adversário seria o Japão.No entanto, a situação ainda pode mudar dependendo dos resultados da última rodada. Caso a Suécia avance ou haja alteração nas posições de Holanda e Japão, os cruzamentos também serão modificados.
E se o Brasil terminar em segundo?
Se encerrar a fase de grupos na vice-liderança, o Brasil enfrentará o primeiro colocado do Grupo F. Pelos critérios atuais da Fifa, esse adversário seria a Holanda, uma das seleções mais tradicionais da competição. Mas, assim como no outro cenário, a definição depende dos jogos finais do grupo.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

AÇAILÂNDIA – MPMA oferece Denúncia em caso de injúria racial

 Vendedora acusou falsamente homem negro de furtar produtos alimentícios, em fevereiro de 2025


O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia, ofereceu, em 19 de junho, Denúncia contra a vendedora ambulante Nagela Martins Yara da Silva, pela acusação falsa de que um mototaxista havia furtado produtos alimentícios, em 20 de fevereiro de 2025, nas proximidades de um supermercado no município. A manifestação foi assinada pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

A vítima havia adquirido os produtos e apresentou o respectivo comprovante de compra. Mesmo após a confirmação do pagamento dos itens, a denunciada insistiu em acusá-lo publicamente de ter furtado as mercadorias.

Segundo o promotor de justiça, ao continuar a acusar a vítima, um homem negro, fica comprovada a  motivação discriminatória da denunciada, o que justifica o enquadramento dos fatos como injúria racial, o que é equiparada ao crime de racismo, além de outros delitos.

Além disso, a vendedora danificou os produtos pertencentes à vítima e resistiu durante a condução da ocorrência pela polícia.

“O combate ao racismo e todas as formas de discriminação é um dever das instituições públicas e também reafirma o compromisso com a proteção da dignidade da pessoa humana, igualdade e direitos fundamentais”, enfatizou o promotor de justiça.

Redação: CCOM-MPMA


Cerveja sem glúten vale a pena para quem não é celíaco?

 

Arte UOL


Samantha Cerquetani

Produtos sem glúten estão por toda parte, e essa moda chegou às cervejas. A notícia é ótima para quem é celíaco, ou seja, quem tem a condição em que o sistema imunológico ataca o próprio intestino delgado ao entrar em contato com o glúten. Mas para quem não tem essa doença, consumir uma cerveja sem esse tipo de proteína é melhor? Cervejas sem glúten são mesmo mais leves, como dizem por aí?

Especialistas consultados pelo VivaBem afirmam que trocar a cerveja comum por uma versão sem glúten não oferece benefícios comprovados ao corpo. Isso porque o impacto da bebida para a saúde depende mais do teor alcoólico, da quantidade consumida e do valor calórico do que da presença ou ausência de glúten.

A seguir, entenda o que o rótulo indica sobre a composição das cervejas sem glúten.

Cerveja comum x sem glúten: qual é a diferença?

A principal diferença entre as duas versões está na presença do glúten. Fora isso, calorias, carboidratos e teor alcoólico costumam ser semelhantes, com pequenas variações ligadas ao estilo da cerveja.

Cervejas sem glúten podem ser feitas com ingredientes como arroz ou sorgo, que não contêm a proteína. Outra possibilidade é usar processos que reduzem o glúten, preservando características próximas às versões tradicionais. Para quem não tem restrição alimentar, essa diferença costuma pesar pouco na escolha.

false

Na hora de escolher uma cerveja sem glúten, o rótulo traz informações importantes sobre a composição da bebida. A leitura atenta dos itens permite avaliar melhor o que está sendo consumido.

Vale destacar que as bebidas alcoólicas não seguem as mesmas exigências de rotulagem nutricional dos alimentos e podem trazer menos informações no rótulo.

false

Arte UOL

A seguir, alguns rótulos ajudam a ilustrar o que observar na composição das cervejas sem glúten. Todos os valores são referentes a 100 ml.

false

Arte UOL

false

Arte UOL

false

Arte UOL

Atenção ao consumo excessivo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que não existe uma quantidade segura de álcool. Consumir com frequência ou em grandes volumes aumenta o risco de doenças crônicas, como problemas no fígado, hipertensão, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Além disso, a cerveja é rica em calorias e pobre em nutrientes, o que pode afetar o metabolismo e o controle de peso. Mais do que escolher entre versões com ou sem glúten, é fundamental observar a quantidade e a regularidade do consumo.

Alguns cuidados simples podem ajudar a consumir cerveja de forma mais responsável:

Intercalar a bebida com água para se manter hidratado.

Evitar beber com o estômago vazio, reduzindo o impacto no metabolismo e a absorção rápida do álcool.

Ficar atento ao tamanho das porções e à frequência do consumo.

Observar sinais do corpo, como fadiga ou ganho de peso, que podem indicar excesso.

Fontes: Luciana Gibbert, nutricionista, mestre em alimentação e nutrição, doutora em ciências farmacêuticas e professora do curso de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Jaqueline Barbosa, nutricionista especialista em transtornos alimentares e supervisora do curso de nutrição da FASM (Faculdade Santa Marcelina); Renata Faggion Bortoluzzo, nutricionista, mestre em saúde pública e especialista em nutrição clínica.

Referências: Codex Alimentarius; Rotulagem de glúten em alimentos da Anvisa; Recomendação da OMS


COMEÇANDO A SEMANA COM MUITAS NOTÍCIAS

 

RODRIGO BUENDIA / AFP

Colômbia elege Espriella e se vira para a ultradireita após 1º governo de esquerda

Carolina Juliano

As principais notícias para começar o dia bem informado:

  • Internacional: Extrema-direita vence eleição na Colômbia
  • Mais Inter: Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia
  • Oriente Médio: Trump ameaça voltar a atacar o Irã
  • Esporte: Rebeca leva ouro no Pan-Americano do Rio
  • Falso alerta: Contas de agentes do Pará dispararam alerta 'misantropia'
  • Copa do Mundo: Messi, Mbappé e Haaland entram em campo hoje

Colômbia entra na onda de ultradireita da América Latina

  • Dados da contagem rápida de votos realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia apontam que o candidato da extrema direita Abelardo de la Espriella venceu a disputa pela Presidência deste domingo. Com 99,99% das mesas apuradas, Espriella obteve 49,66% dos votos, contra 48,70% do candidato esquerdista Iván Cepeda. Após quatro anos do governo de esquerda de Gustavo Petro, a Colômbia segue a tendência de El Salvador, Argentina, Equador e Chile e entra na onda de ultradireita que varre a América Latina.

Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia

  • O líder britânico Keir Starmer anunciou sua renúncia na manhã de hoje, após meses de pressão, dando início a um processo que levará o Reino Unido a ter seu sétimo primeiro-ministro em uma década. O processo de escolha de um novo líder para o partido será iniciado em julho e que ele permanecerá no cargo até lá. O anúncio ocorre um dia antes do 10º aniversário do referendo do Brexit, que desencadeou a saída do Reino Unido da União Europeia e uma rotatividade sem precedentes de primeiros-ministros. Após o anúncio, o líder do partido de extrema-direita e anti-imigração Reform UK, Nigel Farage, pediu a realização de eleições gerais.

Trump ameaça voltar a atacar o Irã

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que pode voltar a atacar o território iraniano caso o país continue a fazer uma "guerra por procuração" no sul do Líbano. "O Irã deve parar imediatamente seus aliados bem pagos no Líbano de causar problemas", escreveu na rede Truth Social. "Se não pararem, vamos atingir o Irã com muita força novamente". A declaração vem em meio a uma viagem de seu vice-presidente, J. D. Vance, à Suíça para tratativas de finalização do acordo de cessar-fogo, e após a publicação de Trump, a delegação iraniana deixou o local das negociações.

RICARDO BUFOLIN / USAGYM

Rebeca leva ouro em seu retorno às competições

  • A ginasta Rebeca Andrade conquistou ontem a medalha de ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica Artística do Rio de Janeiro. A brasileira alcançou média de 14.433 na final e terminou à frente da canadense Lia Monica Fontaine e da norte-americana Claire Pease. Rebeca foi a última atleta a se apresentar na decisão. O resultado confirmou a sua boa forma na volta às competições após ter dado uma pausa em setembro de 2024.

Contas de agentes do Pará dispararam falso alerta

  • Documentos enviados à Polícia Federal pela Defesa Civil e obtidos pela Folha de S.Paulo indicam que credenciais de acesso de dois agentes do órgão do Pará foram usadas no disparo de alertas falsos a milhões de celulares na madrugada de sábado. Os alertas de "misantropia" e "ataque alienígena", entre outros textos, chegaram a celulares de sete estados e do DF. Nos documentos, o governo federal diz que "agrava a ocorrência" o fato de os alertas terem sido direcionados a diversas regiões com credenciais de agentes estaduais autorizadas a enviar mensagens apenas para o Pará.

Messi, Mbappé e Haaland batalham por recorde hoje

  • O dia da Copa do Mundo terá mais uma batalha de artilheiros entre Messi (da Argentina), às 14h, contra a Áustria; Mbappé (da França), às 18h, diante do Iraque; e Haaland (da Noruega), às 21h, encarando a seleção do Senegal. Os três já disputam a artilharia do Mundial, depois que na primeira rodada Mbappé e Haaland marcaram dois, e Messi fez três. O argentino chegou a 16 gols na história, se igualando ao alemão Miroslav Klose como o maior artilheiro das Copas, e está na liderança.

Nova revelação de O Globo deve ampliar escândalo de Flávio Bolsonaro


 

Nova revelação de O Globo deve ampliar escândalo de Flávio Bolsonaro
A situação política e jurídica do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça degringolar de vez nos próximos dias. Justo no momento em que tenta pavimentar sua pré-candidatura à Presidência da República, o filho 01 do “capitão” foi atingido por um novo petardo, desta vez disparado pelo colunista Lauro Jardim, do diário carioca O Globo. A revelação não apenas reabre a ferida do seu envolvimento no caso Master, como explode a versão oficial que o parlamentar vinha sustentando a duras penas.


Segundo a nota de Jardim, Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, pivô de um milionário escândalo de fraudes financeiras, tiveram alguns encontros presenciais muito antes dos que o senador admitiria depois de ser desmentido.

O colunista revelou que, além da reunião de novembro de 2025 na casa do banqueiro em São Paulo (que Flávio alegava ter sido um esforço para “dar um ponto final” nas negociações de R$ 134 milhões para o filme Dark Horse), os dois teriam se reunido a sós no primeiro semestre do ano passado, na mansão que Vorcaro alugava em Brasília. Em tom irônico, Jardim destacou o ecletismo da residência, que também teria recebido o ministro Alexandre de Moraes, histórico desafeto do clã Bolsonaro.

O castelo de cartas das versões de Flávio

Essa nova descoberta joga por terra a intrincada rede de negativas que o senador teceu desde o início das investigações. O histórico de recuos de Flávio impressiona pela velocidade com que as versões oficiais ruíram diante dos fatos:

A negação inicial: No começo do escândalo, Flávio afirmou categoricamente que sequer sabia quem era Daniel Vorcaro.

A desculpa do telefone: Quando veio à tona que Vorcaro possuía seu contato direto na agenda de um celular apreendido pela PF, a justificativa do senador foi a de que seu número de telefone “não era segredo em Brasília” e que qualquer um poderia tê-lo conseguido a pedido do ricaço dono do Master.

O irmãozão e o achaque: O verniz de desconhecidos derreteu quando o portal The Intercept Brasil vazou mensagens mostrando uma intimidade profunda. Flávio chamava o magnata de “irmãozão” enquanto, na verdade, tentava tomar R$ 134 milhões do empresário, conseguindo abocanhar “apenas” R$ 61 milhões.

A visita ao condenado: A desfaçatez ganhou contornos ainda mais graves quando se descobriu que o senador viajou de Brasília a São Paulo exclusivamente para visitar Vorcaro após a prisão do banqueiro. O encontro ocorreu com o empresário já usando tornozeleira eletrônica e cumprindo estritas medidas cautelares.