|
|

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) é alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em uma operação que apura suspeitas de desvio de recursos ligados a emendas parlamentares do chamado orçamento secreto, com diligências realizadas no Distrito Federal e no Maranhão, em investigação que envolve empresas contratadas para execução de obras financiadas por essas verbas, informa o G1.
Os alvos da operação incluem empresas responsáveis por executar obras financiadas por emendas parlamentares, além de endereços ligados ao próprio deputado, já que ele seria sócio de uma dessas companhias. As diligências ocorrem simultaneamente em diferentes localidades, ampliando o alcance da apuração.
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos tanto no Distrito Federal quanto no estado do Maranhão. A investigação busca esclarecer o possível fluxo de recursos públicos destinados por meio de emendas parlamentares e sua aplicação em contratos firmados com empresas privadas.
A operação desta quinta-feira foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, responsável por permitir o avanço das diligências no âmbito da investigação.
O chamado orçamento secreto é o nome dado às emendas de relator (RP9), mecanismo orçamentário da União no qual a distribuição de recursos ocorria a partir de indicações parlamentares sem transparência sobre os autores das solicitações ou critérios claros de divisão das verbas.
Nos sistemas oficiais, era registrado apenas o nome do relator do Orçamento, sem identificação dos parlamentares responsáveis pelas indicações, o que gerou questionamentos sobre a transparência e o uso político desses recursos públicos.
| |||
| |||
|
O Brasil garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo 2026 nesta quarta-feira, 24. Com a vitória sobre a Escócia por 3 a 0, a seleção brasileira também assegurou o primeiro lugar do Grupo C e segue na briga pelo hexacampeonato mundial.
Na segunda fase, de 16 avos, a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti vai enfrentar o segundo colocado do Grupo F. Com isso, o próximo adversário será Holanda, Suécia ou Japão, que vão definir sua respectiva chave nesta quinta-feira, 25: os holandeses jogam contra a Tunísia, enquanto suecos e japoneses se enfrentam em duelo direto.
O duelo do Brasil na segunda fase será na próxima segunda-feira, 29, às 14 horas (horário de Brasília). O jogo será disputa no AT&T Stadium, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.

JUSCELINO E BRAIDE EM EVENTO EM TIMON, MESES ATRÁS. Vídeo editado e postado agora subtende aliança entre os dois, negada pelo deputado
O deputado federal Juscelino Filho (PSDB) explicou a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta quarta-feira, 24, o contexto do vídeo em que aparece ao lado do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD), em Timon, dando a impressão de que os dois já haviam fechado aliança para as eleições de outubro.
“Esse vídeo é antigo, deve ter algumas semanas, até meses atrás. Foi no lançamento da candidatura a estadual do Luciano Leitoa, que é meu aliado, dobra comigo em Timon e é aliado dele, Braide. Pelo que vi, o vídeo foi editado e postado”, explicou o parlamentar.
“Respondendo: não fechei com Braide. O PSDB, federação com Cidadania a qual eu presido, continua na independência, observando a evolução do cenário majoritário estadual. Devemos nos posicionar somente próximo ou durante período das convenções de como iremos seguir na composição majoritária estadual”, afirmou o parlamentar.
Com forte repercussão na região de Timon, o vídeo já tem quase 23 mil visualizações. (Veja aqui)
Nem Luciano leitoa, nem o ex-prefeito Eduardo Braide quiseram comentar o episódio…
| ||||||||||
| ||||||||||
| ||||||||||
|
| |||
| |||
|
Na manhã desta terça-feira, dia 23, o prefeito de Açailândia,
Dr. Benjamim, realizou uma reunião estratégica com os gestores da rede
municipal de ensino. O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de
Educação, teve como objetivo alinhar ações e discutir melhorias para o
fortalecimento da educação no município.
Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da
parceria entre a gestão municipal e os profissionais da educação, ressaltando
que investir na qualidade do ensino é investir no futuro da cidade. Foram
abordados temas como infraestrutura escolar, valorização dos professores,
programas de apoio pedagógico e estratégias para elevar os índices de
aprendizagem dos alunos.
Os gestores presentes puderam compartilhar experiências,
desafios e sugestões, reforçando o compromisso coletivo com uma educação
inclusiva e de qualidade. Dr. Benjamim reafirmou que a administração municipal
está empenhada em garantir melhores condições de trabalho para os educadores e
ambientes mais adequados para os estudantes.
Ao final do encontro, ficou estabelecido um calendário de
ações conjuntas e o fortalecimento do diálogo permanente entre a Prefeitura e a
rede de ensino, consolidando a educação como prioridade na gestão.
ASCOM-PMA.