quinta-feira, 25 de junho de 2026

Terremotos atingem Venezuela e derrubam prédios; governo fala em 164 mortos

 

25.jun.2026 - Apartamentos aparecem em um prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira, a cerca de 30 km de Caracas

25.jun.2026 - Apartamentos aparecem em um prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira, a cerca de 30 km de Caracas

FEDERICO PARRA / AFP


Dois terremotos ocorreram em sequência, na costa da Venezuela, no início da noite desta quarta-feira (24), segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

O primeiro tremor teve magnitude 7,2 e ocorreu a oeste de Morón, comunidade localizada no litoral da Venezuela. O segundo, de magnitude 7,5, a aproximadamente 16 km a sudoeste da cidade.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram prédios e casas danificados, nuvens de fumaça e pessoas correndo pelas ruas. O Aeroporto Internacional de Maiquetía, principal do país, também foi atingido. Prédios balançaram em Caracas. Moradores deixaram edifícios e casas na capital venezuelana após o tremor, de acordo com a Associated Press.

A presidente interina, Delcy Rodríguez, confirmou 164 mortes e quase 1.000 feridos. Em pronunciamento, Delcy pediu união à população e anunciou estado de emergência, como determina a Constituição.

Segundo apurou o UOL, a Embaixada do Brasil em Caracas sofreu alguns danos, mas não houve feridos.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para Porto Rico e para as Ilhas Virgens dos Estados Unidos. O aviso foi divulgado pelo U.S. Tsunami Warning Centers após o terremoto. Horas depois, porém, o órgão informou que a ameaça havia passado.

O tremor também foi sentido no Brasil. Vídeos publicados no X mostram moradores nas ruas em Manaus e Pará. Segundo a Prefeitura de Belém, prédios nos bairros de Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram evacuados por medida de segurança.

Lula ofereceu apoio e prestou solidariedade ao país vizinho. Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que não foram identificados brasileiros entre as vítimas dos tremores, e salientou que o plantão consular do Itamaraty está à disposição para prestar assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência.

Leia mais

Deputado Josimar Maranhãozinho é alvo da PF em operação sobre emendas

 

Josimar Maranhãozinho

 O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) é alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em uma operação que apura suspeitas de desvio de recursos ligados a emendas parlamentares do chamado orçamento secreto, com diligências realizadas no Distrito Federal e no Maranhão, em investigação que envolve empresas contratadas para execução de obras financiadas por essas verbas, informa o G1.

Os alvos da operação incluem empresas responsáveis por executar obras financiadas por emendas parlamentares, além de endereços ligados ao próprio deputado, já que ele seria sócio de uma dessas companhias. As diligências ocorrem simultaneamente em diferentes localidades, ampliando o alcance da apuração.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos tanto no Distrito Federal quanto no estado do Maranhão. A investigação busca esclarecer o possível fluxo de recursos públicos destinados por meio de emendas parlamentares e sua aplicação em contratos firmados com empresas privadas.

A operação desta quinta-feira foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, responsável por permitir o avanço das diligências no âmbito da investigação.

Orçamento secreto

O chamado orçamento secreto é o nome dado às emendas de relator (RP9), mecanismo orçamentário da União no qual a distribuição de recursos ocorria a partir de indicações parlamentares sem transparência sobre os autores das solicitações ou critérios claros de divisão das verbas.

Nos sistemas oficiais, era registrado apenas o nome do relator do Orçamento, sem identificação dos parlamentares responsáveis pelas indicações, o que gerou questionamentos sobre a transparência e o uso político desses recursos públicos.


Bolsonaro volta à Papudinha? Moraes manda PGR se pronunciar sobre a prisão

 

Jair Bolsonaro chega a sua casa em Brasília para cumprir prisão domiciliar em 27 de abril. Ele fica ou volta para a Papudinha?

Jair Bolsonaro chega a sua casa em Brasília para cumprir prisão domiciliar em 27 de abril. Ele fica ou volta para a Papudinha?

Gabriela Biló/Folhapress



Roger Modkovski

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), considerou uma "falta grave" o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, ter mantido uma arma de fogo em casa.

O magistrado deu nesta quarta-feira (24) um prazo de 48 horas para a PGR (Procuradoria Geral da República) se pronunciar sobre o caso, antes de decidir se o ex-mandatário condenado e preso por tentativa frustrada de golpe de Estado será devolvido ao regime fechado —o prazo de sua prisão domiciliar vence nesta quinta-feira (25).

Em sua defesa, Bolsonaro disse que precisava da arma porque "tinha três mulheres em casa" para proteger, num condomínio fechado em Brasília.

O que acontece agora?

Para o colunista Leonardo Sakamoto, Bolsonaro aposta que Moraes, fragilizado pela questão do contrato da esposa com o Banco Master, vai "aliviar sua barra" e mantê-lo na domiciliar.

Josias de Souza também acha que a decisão se dará sob uma atmosfera política, apesar de o pedido de renovação da domiciliar feito pela defesa ter "consistência de gelatina". Ele acrescenta: "Com Bolsonaro na Papudinha, a vitimização subiria os palanques junto com o filho [Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência]".

Josias nota ainda que a suposta valentia alardeada por Jair Bolsonaro entra em contradição com a enfermidade que é, afinal, o motivo de lhe ter sido concedida a prisão domiciliar.

Leonardo Sakamoto: Bolsonaro aposta que o 'irmão em Cristo' Moraes vai livrá-lo

Josias de Souza: Futuro prisional de Bolsonaro é decidido sob atmosfera política

Josias de Souza: 'Mulheres em casa': valentia de Bolsonaro desdiz enfermidade

Wálter Maierovitch: Bolsonaro com o pé na Papudinha e outro na casca de banana

Carla Araújo: Defesa de Bolsonaro vai insistir na prisão domiciliar por conta de saúde

Daniela Lima: Argumento para explicar a arma de Bolsonaro é frágil

Qual o próximo jogo do Brasil na Copa 2026? Veja data, horário e chaveamento

 O Brasil garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo 2026 nesta quarta-feira, 24. Com a vitória sobre a Escócia por 3 a 0, a seleção brasileira também assegurou o primeiro lugar do Grupo C e segue na briga pelo hexacampeonato mundial.

Brasil garante primeiro lugar do Grupo C da Copa do Mundo e vai enfrentar segundo do Grupo F na próxima fase Foto: Werther Santana/Estadão

Na segunda fase, de 16 avos, a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti vai enfrentar o segundo colocado do Grupo F. Com isso, o próximo adversário será Holanda, Suécia ou Japão, que vão definir sua respectiva chave nesta quinta-feira, 25: os holandeses jogam contra a Tunísia, enquanto suecos e japoneses se enfrentam em duelo direto.

O duelo do Brasil na segunda fase será na próxima segunda-feira, 29, às 14 horas (horário de Brasília). O jogo será disputa no AT&T Stadium, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.

infographics
Vale destacar que, neste ano, a segunda fase do Mundial contará com 32 equipes: os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos e os 8 melhores terceiros colocados gerais. Esta etapa da competição acontecerá entre os dias 28 de junho e 3 de julho.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

“Não fechei com Braide”, explica Juscelino Filho…

 

Deputado federal que presidente a federação do PSDB com o Cidadania diz que vídeo em que aparece ao lado do ex-prefeito de São Luís é de tempos atrás; e foi editado pelo ex-prefeito Luciano Leitoa

 

JUSCELINO E BRAIDE EM EVENTO EM TIMON, MESES ATRÁS. Vídeo editado e postado agora subtende aliança entre os dois, negada pelo deputado

O deputado federal Juscelino Filho (PSDB) explicou a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta quarta-feira, 24, o contexto do vídeo em que aparece ao lado do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD), em Timon, dando a impressão de que os dois já haviam fechado aliança para as eleições de outubro.

“Esse vídeo é antigo, deve ter algumas semanas, até meses atrás. Foi no lançamento da candidatura a estadual do Luciano Leitoa, que é meu aliado, dobra comigo em Timon e é aliado dele, Braide. Pelo que vi, o vídeo foi editado e postado”, explicou o parlamentar.

  • o vídeo em questão foi postado nesta terça-feira, 23, nas redes sociais do ex-prefeito Luciano Leitoa;
  • da forma como foi editado, a fala de Braide dá a entender que ele e Juscelino estão fechados nas eleições.

“Respondendo: não fechei com Braide. O PSDB, federação com Cidadania a qual eu presido, continua na independência, observando a evolução do cenário majoritário estadual. Devemos nos posicionar somente próximo ou durante período das convenções de como iremos seguir na composição majoritária estadual”, afirmou o parlamentar.

Com forte repercussão na região de Timon, o vídeo já tem quase 23 mil visualizações. (Veja aqui)

Nem Luciano leitoa, nem o ex-prefeito Eduardo Braide quiseram comentar o episódio…


GIRO PELO MUNDO

 

Antonio Cruz/Agencia Brasil

Lula discute saída de Jaques Wagner da liderança, e Brasil enfrenta Escócia

Carolina Juliano

As principais notícias para começar o dia bem informado:

  • Master: Lula se reúne com Jaques Wagner em Brasília
  • Digimais: PF compara esquema do Digimais ao Master
  • Política: Defesa de Bolsonaro pede extensão da prisão domiciliar
  • Copa: Brasil encerra a fase de grupos hoje contra a Escócia
  • Internacional: Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru
  • Economia: Governo renova isenções a importação de carros elétricos

Lula e Jaques Wagner se reúnem em Brasília

  • O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, vai hoje a Brasília para discutir com o presidente Lula a sua permanência na liderança do governo após investigação da PF apontar ligações do senador com o Banco Master, de Daniel Vorcaro. De acordo com a Folha de S.Paulo, Wagner pretende convencer o presidente a mantê-lo no cargo até pelo menos o início do recesso, em 19 de julho. Segundo a reportagem, em conversas com aliados Wagner diz ser inocente das acusações de ter atuado a favor dos interesses do Banco Master no Congresso e argumenta que, por isso, não haveria justificativa para que peça licença da liderança. Auxiliares de Lula reiteram, no entanto, que o presidente pretende convencer Wagner a entregar o cargo.

PF compara esquema do Digimais ao do Master

  • A Operação Miragem, deflagrada ontem pela Polícia Federal para desarticular um suposto esquema de fraude ao sistema financeiro operado pelo Digimais, descreve o caso como semelhante ao do Banco Master. A instituição pertence ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e, segundo a investigação, teria manipulado dados contábeis para ocultar a real situação financeira da instituição. De acordo com a PF, o Digimais, a exemplo do extinto Master, acelerou sua captação no mercado por meio da emissão de CDBs com taxas superiores a 110% do CDI, uma remuneração acima da média do mercado. Outro ponto em comum seria a precificação de ativos do banco bem acima do seu valor de mercado.

Defesa de Bolsonaro pede extensão da prisão domiciliar

  • A defesa de Jair Bolsonaro pediu na noite de ontem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes a extensão da prisão domiciliar humanitária por prazo 'adequado'. O ministro concedeu a mudança de regime por 90 dias quando o ex-presidente precisou ser atendido em hospital para tratar uma broncopneumonia, e o prazo vence amanhã. Os advogados afirmam que Bolsonaro teve melhora em casa, mas que não dá para concluir que as condições clínicas que motivaram a domiciliar desapareceram. Assim como fez quando concedeu a prisão domiciliar, o ministro deve mandar a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre o pedido de prorrogação.

REUTERS/Mike Segar

Brasil encerra a fase de grupos da Copa hoje

  • A seleção brasileira disputa hoje a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e busca a liderança do grupo C. Até aqui, o Brasil está na frente, mas empatado em pontos com o Marrocos. Para terminar na liderança, precisa vencer a Escócia e torcer para Marrocos não vencer o Haiti por mais de quatro gols de diferença. Ou vencer a Escócia e torcer por um tropeço de Marrocos. Se o Brasil empatar com a Escócia, Marrocos precisa perder ou empatar com o Haiti para não avançar na frente. Veja os cenários possíveis para a 2ª fase.

Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru

  • Com mais de 99,85% das urnas apuradas e uma contagem de votos que se prolongou por mais de uma semana, já é possível afirmar matematicamente que a direitista Keiko Fujimori, herdeira do movimento fujimorista, é a nova presidente do Peru. Keiko lidera a disputa com 50,11% dos votos válidos, e a apuração oficial, atualizada na madrugada de hoje, aponta que ela recebeu 9.206.241 votos. O candidato de esquerda, Roberto Sánchez, não tem mais chances de virar o resultado, e soma 9.162.855 votos, que contabiliza 49,82%. Keiko é filha do ex-ditador Alberto Fujimori, acusado de crimes como execuções extrajudiciais e esterilização forçada de povos indígenas. Saiba mais sobre ela.

Governo renova isenções a importação de carros elétricos

  • O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior aprovou ontem a renovação por mais seis meses das cotas de importação isentas de imposto para veículos e componentes elétricos. A medida atende, basicamente, à chinesa BYD, pois, segundo as regras, as fabricantes só podem importar com base em seu desempenho histórico e, sozinha, a BYD respondeu por quase 85% das importações do setor. Com a decisão, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores considera ir à Justiça porque alega que o acordo com o governo era de que as cotas isentas de importação de componentes de veículos elétricos iriam somente até janeiro.

Réplica do Master? PF bloqueia R$ 670 milhões do banco do bispo Edir Macedo

 

Bispo Edir Macedo, da Universal: seu partido já ensaia tese de "perseguição política" ao Digimais

Bispo Edir Macedo, da Universal: seu partido já ensaia tese de "perseguição política" ao Digimais

Reprodução/Facebook/Bispo Edir Macedo


Roger Modkovski

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (23) nove mandatos de busca e apreensão em uma operação que investiga suspeitas de fraude na gestão do Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A decisão judicial também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, com sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.

Segundo representação da Polícia Federal obtida pelo UOL, o Digimais adotou "práticas financeiras temerárias e estreitamente análogas às do extinto Banco Master", do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, relatam Fabio Serapião e Natália Portinari.

Júlio Wiziack informa que Macedo descumpriu ordem do Banco Central de injetar R$ 250 milhões no banco e teria feito uma manobra contábil para tentar cobrir um rombo na instituição. O Digimais perdeu um acordo com o BTG que poderia salvá-lo e, segundo Wiziack, agora caminha para ser liquidado pelo BC.

O Digimais não se manifestou sobre a operação. O colunista Josias de Souza relata que a bancada de Macedo no Congresso, no partido Republicanos, já ensaia a tese de "perseguição política" contra o banco. O bispo não foi alvo de buscas hoje, mas seu nome está incluído no rol dos investigados, lembra Josias.

E Leonardo Sakamoto questiona: como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também do Republicanos, explica ter permitido que empréstimos consignados para policiais militares do estado tenham sido operados pelo banco ligado ao líder de seu partido? O UOL procurou o governo estadual para falar do assunto, mas não teve resposta.

Fabio Serapião e Natália Portinari: Banco de Edir Macedo replicou Master ao inflar ativos, diz PF

Júlio Wiziack: PF vê que Edir Macedo tentou enganar BC e Digimais perde acordo com BTG

Josias de Souza: Bancada de Macedo ensaia tese da 'perseguição' contra Digimais

Leonardo Sakamoto: Como Tarcísio explica deixar o consignado com o banco de Edir Macedo?

Leonardo Sakamoto: De Vorcaro a Edir Macedo, PF anuncia o milagre da multiplicação das fraudes

Mariana Barbosa: Eventual liquidação do Digimais pode elevar fatura do FGC para R$ 60 bi

Graciliano Rocha: Por que a Fitch rebaixou nota do banco de Edir Macedo, antes da ação da PF

Prefeito Dr. Benjamim se reúne com gestores da rede municipal de ensino de Açailândia



Na manhã desta terça-feira, dia 23, o prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, realizou uma reunião estratégica com os gestores da rede municipal de ensino. O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo alinhar ações e discutir melhorias para o fortalecimento da educação no município.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da parceria entre a gestão municipal e os profissionais da educação, ressaltando que investir na qualidade do ensino é investir no futuro da cidade. Foram abordados temas como infraestrutura escolar, valorização dos professores, programas de apoio pedagógico e estratégias para elevar os índices de aprendizagem dos alunos.

Os gestores presentes puderam compartilhar experiências, desafios e sugestões, reforçando o compromisso coletivo com uma educação inclusiva e de qualidade. Dr. Benjamim reafirmou que a administração municipal está empenhada em garantir melhores condições de trabalho para os educadores e ambientes mais adequados para os estudantes.

Ao final do encontro, ficou estabelecido um calendário de ações conjuntas e o fortalecimento do diálogo permanente entre a Prefeitura e a rede de ensino, consolidando a educação como prioridade na gestão.

ASCOM-PMA.