segunda-feira, 22 de junho de 2026

AÇAILÂNDIA – MPMA oferece Denúncia em caso de injúria racial

 Vendedora acusou falsamente homem negro de furtar produtos alimentícios, em fevereiro de 2025


O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia, ofereceu, em 19 de junho, Denúncia contra a vendedora ambulante Nagela Martins Yara da Silva, pela acusação falsa de que um mototaxista havia furtado produtos alimentícios, em 20 de fevereiro de 2025, nas proximidades de um supermercado no município. A manifestação foi assinada pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

A vítima havia adquirido os produtos e apresentou o respectivo comprovante de compra. Mesmo após a confirmação do pagamento dos itens, a denunciada insistiu em acusá-lo publicamente de ter furtado as mercadorias.

Segundo o promotor de justiça, ao continuar a acusar a vítima, um homem negro, fica comprovada a  motivação discriminatória da denunciada, o que justifica o enquadramento dos fatos como injúria racial, o que é equiparada ao crime de racismo, além de outros delitos.

Além disso, a vendedora danificou os produtos pertencentes à vítima e resistiu durante a condução da ocorrência pela polícia.

“O combate ao racismo e todas as formas de discriminação é um dever das instituições públicas e também reafirma o compromisso com a proteção da dignidade da pessoa humana, igualdade e direitos fundamentais”, enfatizou o promotor de justiça.

Redação: CCOM-MPMA


Cerveja sem glúten vale a pena para quem não é celíaco?

 

Arte UOL


Samantha Cerquetani

Produtos sem glúten estão por toda parte, e essa moda chegou às cervejas. A notícia é ótima para quem é celíaco, ou seja, quem tem a condição em que o sistema imunológico ataca o próprio intestino delgado ao entrar em contato com o glúten. Mas para quem não tem essa doença, consumir uma cerveja sem esse tipo de proteína é melhor? Cervejas sem glúten são mesmo mais leves, como dizem por aí?

Especialistas consultados pelo VivaBem afirmam que trocar a cerveja comum por uma versão sem glúten não oferece benefícios comprovados ao corpo. Isso porque o impacto da bebida para a saúde depende mais do teor alcoólico, da quantidade consumida e do valor calórico do que da presença ou ausência de glúten.

A seguir, entenda o que o rótulo indica sobre a composição das cervejas sem glúten.

Cerveja comum x sem glúten: qual é a diferença?

A principal diferença entre as duas versões está na presença do glúten. Fora isso, calorias, carboidratos e teor alcoólico costumam ser semelhantes, com pequenas variações ligadas ao estilo da cerveja.

Cervejas sem glúten podem ser feitas com ingredientes como arroz ou sorgo, que não contêm a proteína. Outra possibilidade é usar processos que reduzem o glúten, preservando características próximas às versões tradicionais. Para quem não tem restrição alimentar, essa diferença costuma pesar pouco na escolha.

false

Na hora de escolher uma cerveja sem glúten, o rótulo traz informações importantes sobre a composição da bebida. A leitura atenta dos itens permite avaliar melhor o que está sendo consumido.

Vale destacar que as bebidas alcoólicas não seguem as mesmas exigências de rotulagem nutricional dos alimentos e podem trazer menos informações no rótulo.

false

Arte UOL

A seguir, alguns rótulos ajudam a ilustrar o que observar na composição das cervejas sem glúten. Todos os valores são referentes a 100 ml.

false

Arte UOL

false

Arte UOL

false

Arte UOL

Atenção ao consumo excessivo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que não existe uma quantidade segura de álcool. Consumir com frequência ou em grandes volumes aumenta o risco de doenças crônicas, como problemas no fígado, hipertensão, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Além disso, a cerveja é rica em calorias e pobre em nutrientes, o que pode afetar o metabolismo e o controle de peso. Mais do que escolher entre versões com ou sem glúten, é fundamental observar a quantidade e a regularidade do consumo.

Alguns cuidados simples podem ajudar a consumir cerveja de forma mais responsável:

Intercalar a bebida com água para se manter hidratado.

Evitar beber com o estômago vazio, reduzindo o impacto no metabolismo e a absorção rápida do álcool.

Ficar atento ao tamanho das porções e à frequência do consumo.

Observar sinais do corpo, como fadiga ou ganho de peso, que podem indicar excesso.

Fontes: Luciana Gibbert, nutricionista, mestre em alimentação e nutrição, doutora em ciências farmacêuticas e professora do curso de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Jaqueline Barbosa, nutricionista especialista em transtornos alimentares e supervisora do curso de nutrição da FASM (Faculdade Santa Marcelina); Renata Faggion Bortoluzzo, nutricionista, mestre em saúde pública e especialista em nutrição clínica.

Referências: Codex Alimentarius; Rotulagem de glúten em alimentos da Anvisa; Recomendação da OMS


COMEÇANDO A SEMANA COM MUITAS NOTÍCIAS

 

RODRIGO BUENDIA / AFP

Colômbia elege Espriella e se vira para a ultradireita após 1º governo de esquerda

Carolina Juliano

As principais notícias para começar o dia bem informado:

  • Internacional: Extrema-direita vence eleição na Colômbia
  • Mais Inter: Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia
  • Oriente Médio: Trump ameaça voltar a atacar o Irã
  • Esporte: Rebeca leva ouro no Pan-Americano do Rio
  • Falso alerta: Contas de agentes do Pará dispararam alerta 'misantropia'
  • Copa do Mundo: Messi, Mbappé e Haaland entram em campo hoje

Colômbia entra na onda de ultradireita da América Latina

  • Dados da contagem rápida de votos realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia apontam que o candidato da extrema direita Abelardo de la Espriella venceu a disputa pela Presidência deste domingo. Com 99,99% das mesas apuradas, Espriella obteve 49,66% dos votos, contra 48,70% do candidato esquerdista Iván Cepeda. Após quatro anos do governo de esquerda de Gustavo Petro, a Colômbia segue a tendência de El Salvador, Argentina, Equador e Chile e entra na onda de ultradireita que varre a América Latina.

Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia

  • O líder britânico Keir Starmer anunciou sua renúncia na manhã de hoje, após meses de pressão, dando início a um processo que levará o Reino Unido a ter seu sétimo primeiro-ministro em uma década. O processo de escolha de um novo líder para o partido será iniciado em julho e que ele permanecerá no cargo até lá. O anúncio ocorre um dia antes do 10º aniversário do referendo do Brexit, que desencadeou a saída do Reino Unido da União Europeia e uma rotatividade sem precedentes de primeiros-ministros. Após o anúncio, o líder do partido de extrema-direita e anti-imigração Reform UK, Nigel Farage, pediu a realização de eleições gerais.

Trump ameaça voltar a atacar o Irã

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que pode voltar a atacar o território iraniano caso o país continue a fazer uma "guerra por procuração" no sul do Líbano. "O Irã deve parar imediatamente seus aliados bem pagos no Líbano de causar problemas", escreveu na rede Truth Social. "Se não pararem, vamos atingir o Irã com muita força novamente". A declaração vem em meio a uma viagem de seu vice-presidente, J. D. Vance, à Suíça para tratativas de finalização do acordo de cessar-fogo, e após a publicação de Trump, a delegação iraniana deixou o local das negociações.

RICARDO BUFOLIN / USAGYM

Rebeca leva ouro em seu retorno às competições

  • A ginasta Rebeca Andrade conquistou ontem a medalha de ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica Artística do Rio de Janeiro. A brasileira alcançou média de 14.433 na final e terminou à frente da canadense Lia Monica Fontaine e da norte-americana Claire Pease. Rebeca foi a última atleta a se apresentar na decisão. O resultado confirmou a sua boa forma na volta às competições após ter dado uma pausa em setembro de 2024.

Contas de agentes do Pará dispararam falso alerta

  • Documentos enviados à Polícia Federal pela Defesa Civil e obtidos pela Folha de S.Paulo indicam que credenciais de acesso de dois agentes do órgão do Pará foram usadas no disparo de alertas falsos a milhões de celulares na madrugada de sábado. Os alertas de "misantropia" e "ataque alienígena", entre outros textos, chegaram a celulares de sete estados e do DF. Nos documentos, o governo federal diz que "agrava a ocorrência" o fato de os alertas terem sido direcionados a diversas regiões com credenciais de agentes estaduais autorizadas a enviar mensagens apenas para o Pará.

Messi, Mbappé e Haaland batalham por recorde hoje

  • O dia da Copa do Mundo terá mais uma batalha de artilheiros entre Messi (da Argentina), às 14h, contra a Áustria; Mbappé (da França), às 18h, diante do Iraque; e Haaland (da Noruega), às 21h, encarando a seleção do Senegal. Os três já disputam a artilharia do Mundial, depois que na primeira rodada Mbappé e Haaland marcaram dois, e Messi fez três. O argentino chegou a 16 gols na história, se igualando ao alemão Miroslav Klose como o maior artilheiro das Copas, e está na liderança.

Nova revelação de O Globo deve ampliar escândalo de Flávio Bolsonaro


 

Nova revelação de O Globo deve ampliar escândalo de Flávio Bolsonaro
A situação política e jurídica do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça degringolar de vez nos próximos dias. Justo no momento em que tenta pavimentar sua pré-candidatura à Presidência da República, o filho 01 do “capitão” foi atingido por um novo petardo, desta vez disparado pelo colunista Lauro Jardim, do diário carioca O Globo. A revelação não apenas reabre a ferida do seu envolvimento no caso Master, como explode a versão oficial que o parlamentar vinha sustentando a duras penas.


Segundo a nota de Jardim, Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, pivô de um milionário escândalo de fraudes financeiras, tiveram alguns encontros presenciais muito antes dos que o senador admitiria depois de ser desmentido.

O colunista revelou que, além da reunião de novembro de 2025 na casa do banqueiro em São Paulo (que Flávio alegava ter sido um esforço para “dar um ponto final” nas negociações de R$ 134 milhões para o filme Dark Horse), os dois teriam se reunido a sós no primeiro semestre do ano passado, na mansão que Vorcaro alugava em Brasília. Em tom irônico, Jardim destacou o ecletismo da residência, que também teria recebido o ministro Alexandre de Moraes, histórico desafeto do clã Bolsonaro.

O castelo de cartas das versões de Flávio

Essa nova descoberta joga por terra a intrincada rede de negativas que o senador teceu desde o início das investigações. O histórico de recuos de Flávio impressiona pela velocidade com que as versões oficiais ruíram diante dos fatos:

A negação inicial: No começo do escândalo, Flávio afirmou categoricamente que sequer sabia quem era Daniel Vorcaro.

A desculpa do telefone: Quando veio à tona que Vorcaro possuía seu contato direto na agenda de um celular apreendido pela PF, a justificativa do senador foi a de que seu número de telefone “não era segredo em Brasília” e que qualquer um poderia tê-lo conseguido a pedido do ricaço dono do Master.

O irmãozão e o achaque: O verniz de desconhecidos derreteu quando o portal The Intercept Brasil vazou mensagens mostrando uma intimidade profunda. Flávio chamava o magnata de “irmãozão” enquanto, na verdade, tentava tomar R$ 134 milhões do empresário, conseguindo abocanhar “apenas” R$ 61 milhões.

A visita ao condenado: A desfaçatez ganhou contornos ainda mais graves quando se descobriu que o senador viajou de Brasília a São Paulo exclusivamente para visitar Vorcaro após a prisão do banqueiro. O encontro ocorreu com o empresário já usando tornozeleira eletrônica e cumprindo estritas medidas cautelares.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Prefeita Paula do Quininha coloca definitivamente a cidade de Itinga do Maranhão no CLIMA DA COPA!



No clima da Copa do Mundo, nossa cidade ficou ainda mais bonita graças à criatividade e ao empenho da nossa gente! 🇧🇷💚💛

Parabéns às ruas vencedoras:

🥇 Rua Cajuapara

🥈 Travessa Genipapo

🥉 Rua José dos Reis Feitosa

Agradecemos a todas as ruas participantes e a cada morador que fez parte dessa linda mobilização, que resgata o orgulho de ser brasileiro e fortalece os laços da nossa comunidade.

Quando trabalhamos juntos, construímos uma cidade mais bonita, acolhedora e cheia de vida.


Conexões baianas: PF investiga Jaques Wagner no caso Master

 

O presidente Lula e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Segundo aliados do presidente no Congresso, até as pedras sabiam do risco de mantê-lo no cargo

O presidente Lula e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Segundo aliados do presidente no Congresso, até as pedras sabiam do risco de mantê-lo no cargo

Pedro Ladeira/Folhapress


Roger Modkovski

As investigações sobre irregularidades na quebra do Banco Master atingiram nesta quinta-feira (18) Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado. A Polícia Federal apreendeu US$ 66 mil e 39 mil euros em dinheiro vivo na casa do senador em Brasília.

A investigação agora tenta descobrir se Wagner recebeu vantagens para favorecer o ex-banqueiro do Master, Daniel Vorcaro, e quais as suas conexões com o banco, que sofreu intervenção do Banco Central. Wagner negou as acusações.

A colunista Daniela Lima apurou que o clima azedou no Planalto após a operação. Uma ala do governo avalia que Wagner não tem mais condições de permanecer na liderança do governo no Senado —e aposta que Lula vai cortá-lo. Aliados de Lula no Congresso, conta Daniela, dizem que o governo demorou a agir no caso, uma vez que "até as pedras sabiam do risco" de manter Wagner no posto.

Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, relata que Lula já tem uma resposta pronta para o caso: "Errou, paga". Segundo Carla Araújo, o governo vai defender a continuidade das investigações —e continua esperando explicações do senador.

Para Josias de Souza, Wagner deveria se antecipar e deixar a liderança. "Em meio a uma guerra eleitoral, o afastamento é um incontornável preço a pagar", diz Josias.

E, em meio a essa guerra, a operação já virou munição contra Lula nas redes sociais, relatam Luis Fakhouri e Felipe Bailez, destrinchando monitoramento da Palmer.

Por fim, o comentarista Leonardo Sakamoto observa que a investigação do petista Wagner sepulta o "mimimi" dos bolsonaristas, que sempre reclamavam sofrer uma suposta perseguição da Polícia Federal sob o governo Lula.

Fabio Serapião: PF apreende US$ 66 mil e 39 mil euros em endereços de Jaques Wagner

Fabio Serapião: Jaques Wagner e Augusto Lima são alvos de nova fase do caso Master

Mariana Barbosa: A origem das ligações de Jaques Wagner com o Master

Mariana Barbosa: Jaques Wagner comprou apartamento de R$ 9 milhões em Salvador

Consuelo Dieguez: Jaques Wagner e as conexões baianas do Master

Daniela Lima: Clima azedou no Palácio do Planalto

Daniela Lima: Ala do Planalto vê Jaques sem condições de ser líder e prevê corte de Lula

Daniela Lima: Wagner empurra para Lula a responsabilidade de livrá-lo do abismo

Mônica Bergamo: Lula já ensaiou resposta sobre Jaques Wagner, segundo aliados: errou, paga

Mônica Bergamo: Líderes do PT dizem que não é possível 'passar pano' para Jaques Wagner e defendem investigação

Carla Araújo: Planalto seguirá defendendo investigações e aguarda explicações de Jaques

Josias de Souza: Investigado, Wagner deveria deixar liderança do governo

Leonardo Sakamoto: Com Wagner, PF desmonta mimimi de que persegue bolsonaristas no caso Master

Narrativas em Disputa: Caso Master chega a Jaques Wagner e vira munição contra Lula nas redes

Painel: Mesmo desgastado, Wagner deve manter candidatura ao Senado

Duarte consolida força na disputa pelo Senado e mantém presença entre os líderes das pesquisas



Mesmo sendo um dos últimos nomes a anunciar oficialmente sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Maranhão, o deputado federal Duarte Júnior já aparece entre os principais concorrentes na corrida por uma das duas vagas que estarão em disputa em 2026.

A mais recente pesquisa do Instituto IPPI, divulgada ontem, mostra Duarte Júnior com 10,2% das intenções de voto para a primeira escolha ao Senado, ocupando a terceira colocação no levantamento.

O dado chama atenção por um motivo estratégico: enquanto outros pré-candidatos já movimentam suas articulações há meses, Duarte foi um dos últimos a oficializar sua entrada na disputa. Ainda assim, alcançou rapidamente um patamar competitivo, demonstrando forte potencial de crescimento à medida que a campanha avance e seu nome se torne mais conhecido em todo o estado. 

A performance repete uma tendência observada em outros levantamentos realizados nas últimas semanas. Em pesquisa divulgada pela AtlasIntel, Duarte apareceu entre os líderes da disputa senatorial, figurando ao lado da senadora Eliziane Gama entre os nomes mais competitivos para as duas vagas em disputa. 

Outro aspecto relevante é que a corrida ao Senado ainda apresenta elevado índice de indecisos. Na pesquisa IPPI, 15,8% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Esse cenário indica um amplo espaço para crescimento dos candidatos que conseguirem ampliar sua presença junto ao eleitorado nos próximos meses. 

Diante deste cenário, Duarte reúne características que historicamente favorecem candidaturas em ascensão: alto nível de conhecimento na Grande São Luís, forte presença digital, atuação parlamentar de alcance estadual e capacidade de dialogar com diferentes segmentos do eleitorado. Sua entrada tardia na disputa, longe de representar desvantagem, pode significar uma largada com menor desgaste político e maior potencial de expansão ao longo da pré-campanha.

Com pouco tempo de pré-candidatura e já figurando entre os nomes mais competitivos para o Senado, Duarte Júnior desponta como um dos protagonistas da disputa de 2026, consolidando-se como uma das forças emergentes do cenário eleitoral maranhense. A pesquisa IPPI foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho de 2026, com 1.500 entrevistas distribuídas em 79 municípios do Maranhão. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-03193/2026.

Orleans Brandão visita a cidade de Açailândia e é recepcionado pelo prefeito Dr. Benjamim de Oliveira e o pré-candidato a deputado estadual Aluísio Sousa.

A cidade de Açailândia, recebeu na data de ontem, dia 18 de junho de 2026, a visita de Orleans Brandão, em agenda de pré-campanha, buscando fortalecer as alianças políticas e o diálogo com as comunidades – essas visitas ocorrem por todas as cidades do Maranhão.

Orleans Brandão, ladeado pelo prefeito de Açailândia Dr. Benjamim de Oliveira e o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Aluísio Sousa

Durante a passagem por Açailândia, onde também contou com a companhia do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Aluísio sousa, Brandão ressaltou a importância de Açailândia como polo econômico e estratégico para o desenvolvimento regional, especialmente nos setores de siderurgia, comércio e agronegócio. Ele destacou ainda projetos voltados para educação e saúde, reforçando o compromisso de ampliar investimentos nessas áreas.

A visita movimentou a cidade, reunindo autoridades municipais, e moradores que acompanharam de perto os anúncios e discursos. Para muitos, a presença de Orleans Brandão simbolizou um momento de maior aproximação entre um futuro governo e a população local, fortalecendo o diálogo sobre demandas históricas da região.

A programação incluiu reuniões com autoridades municipais, representantes de entidades civis e lideranças comunitárias, além de visitas a obras de infraestrutura em andamento, conquistadas quando foi Secretário de Governo.




O evento terminou com uma coletiva de imprensa, onde Brandão reafirmou que Açailândia terá papel central em futuros projetos de integração econômica e social no Maranhão.

A visita foi marcada por uma ampla participação popular, evidenciando o interesse da comunidade em acompanhar de perto os anúncios e compromissos assumidos.

Ao final da agenda, Orleans Brandão concedeu entrevistas a emissoras locais, reafirmando que Açailândia terá papel central nos futuros projetos de integração econômica e social do Maranhão, consolidando-se como referência no processo de desenvolvimento sustentável do estado.