quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde deixa de aplicar corretamente TFD em Açailândia e Mães têm que fazer apelo em emissora de Rádio.

hidrocefalia

Açailândia – pudemos constatar pelo menos três casos recentes da falta da aplicabilidade correta dos recursos federais na secretaria municipal de Açailândia, principalmente concernente ao TFD – Tratamento Fora do
Domicílio.

O primeiro caso é o da Sra. Gilane Pereira Oliveira, 25 anos mãe de um garotinho de apenas 10 meses de idade, que sofre de “ictiose”, doença considerada rara, que foi obrigada a fazer apelos na Rádio Clube Fm para levar o filho até a cidade de Teresina, no Piauí.

icitiose

Outra denúncia foi registrada no Programa Rádio Cidadão, ontem (09), quando uma mãe revoltada, através do telefone, afirmou já ter procurado a defensoria pública do município para obrigar a secretaria municipal de saúde a aplicar corretamente o dinheiro do TFD.

Outro apelo ao programa Rádio Cidadão ficou por conta da jovem Elane de Sousa Rosa (21), moradora da Rua Sta. Helena, Qd. 03 - L. 16, Jardim Brasil, mãe de uma criança de apenas 05 meses de idade acometido de uma doença conhecida cientificamente por hidrocefalia (água na cabeça), diagnosticada pela secretaria de saúde de Açailândia, quando o mesmo tinha apenas três meses de idade.

hidrocefalia

“Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide. É tipicamente associado com dilatação ventricular e aumento da pressão intracraniana; pode ocorrer em crianças (diversas faixas etárias) ou adultos, tendo causas específicas”.

Em entrevista ao programa Rádio Cidadão da Rádio Clube FM 98,1MHz, apresentado pelos comunicadores Wilton Lima e Antonio Marcos, a mãe disse que após o diagnóstico apenas disseram para que ela levasse o filho para a cidade de Imperatriz, aonde também não encontrou tratamento para o filho.

É de conhecimento público que a atitude imediata da Secretaria de Saúde seria a de encaminhar a criança para um Tratamento Fora do Domicílio, que é um programa do governo federal que auxilia com passagens e ajuda de custo os usuários dos SUS quando o município não tem competência para tal tratamento – não agiu assim, obrigando a mãe a procurar ajuda na Rádio Clube Fm, única emissora que tem a coragem de expor a realidade da saúde de Açailândia. Por isso está sendo alvo de inúmeros processos judiciais.

Já bati em várias portas, mas não obtive resultados, e minha última esperança de conseguir alguma ajuda é aqui na Rádio Clube FM, ajuda que sei ainda não ser suficiente para solucionar o meu problema, mas de certa forma é o primeiro passo, pois pretendo levar meu filho à Teresina, que é tida por nós maranhenses como referência em saúde”, desabafou emocionada a mãe da criança.

Para ajudar essa criança, procure a Dona Elane na Rua Sta. Helena, Qd. 03 - L. 16, Jardim Brasil ou ligue no telefone: (99) 9185-3296.

Nenhum comentário: