quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Prefeitura de Itinga continua parceria com IFMA

Itinga do Maranhão - A falta de formação da mão de obra local em diversos setores sempre foi um problema no município de Itinga do Maranhão. Mas, a partir da parceria entre a Prefeitura de Itinga, através da Secretaria de Educação e o IFMA –ifma (1) Instituto Federal do Maranhão, desde o segundo semestre do ano passado, esse quadro começa a ser mudado.

Os primeiros cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) trazidos pelo IFMA para o município foram Torneiro Mecânico e Manutenção de Computadores, que certificou 80 pessoas.

No início desse ano mais 110 pessoas da comunidade foram beneficiadas com os cursos de Torneiro Mecânico, Agricultura Familiar e Inglês Básico, e desde o último dia 24 que estão abertas as inscrições para mais cinco cursos, que terão início no mês de agosto, sendo: Soldador (40 vagas), Espanhol Básico (30 vagas), Frutas e Hortaliças (40 vagas), Derivados do Leite (35 vagas) e Técnico em Meio Ambiente (40 vagas), sendo que esse último é destinado apenas aos alunos do CEEFEM que estão cursando o 2º ano do ensino médio.

A parceria entre Prefeitura de Itinga e Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi mais o projeto realizado pela prefeita Vete Botelho, que sempre se preocupou com a educação do município e, principalmente com a formação de mão-de-obra local, objetivando capacitar pessoas da comunidade para exercerem profissões paralelas. Vale ressaltar, que muitos cursos ainda virão para o município, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho local e da região.

Nenhum comentário: